Buscar

Planilha 5W2H: Organização e Planejamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

5W2H
http://www.youtube.com/watch?v=cp0bc-TLmCA
2
O que é 5W2H
	A planilha 5W2H é uma ferramenta administrativa que pode ser utilizada em qualquer ORGANIZAÇÃO a fim de registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, 
	Seu nome não é por acaso, pois designa uma sigla que contem todas as iniciais dos processos em inglês, sendo:
1 – What (o que)
2 – Who (quem)
3 – When (quando)
4 – Where (onde)
5 – Why (por que)
1 – How (como)
2 – How Much (quanto)
Importância da planilha 5W2H
	Em uma empresa que deseja fazer bons planejamentos, a planilha 5W2H é extremamente útil. O melhor é que pela sua praticidade, ela pode ser feita em organizações de qualquer porte, pois não necessita de uma equipe técnica especializada desde que tenha alguém que saiba realizar todo o processo e organizá-lo de maneira a obter muito sucesso.
	É um método muito simples que agiliza todos os processos de uma empresa, ou seja, se tempo significa dinheiro, a empresa pode ganhar ainda mais dinheiro com a planilha 5W2H. Além disso, em um mercado altamente competitivo, a falta de planejamento de ações e processos pode gerar inúmeros prejuízos, além de perda de vantagem competitiva.
1 – What? O que será feito?
	A resposta nada mais é do que o objetivo que você deseja alcançar. 
2 – Why? Por que isso será feito?
Quais os motivos que justificam o que será feito (What). 
3 – Where? Onde (em que local) será feito?
	Muitos “pulam” esta parte da planilha 5W2H porque consideram que o local sempre será a empresa em si. É importante detalhar ainda mais o lugar onde será executada a ação, como por exemplo, o departamento responsável.
4 – Who? Quem irá fazer?
	Sabe o seu objetivo inicial (What)? Quem irá te ajudar a alcançá-lo? Se para chegar lá é preciso a elaboração de diversos processos e ações, quem ficará responsável por cada ação?
5 – When? Quando será feito?
	Todo bom planejamento possui um prazo determinado para que o objetivo principal seja alcançado. 
1 – How? Como será feito?
	Detalhe qual o processo que será feito para atingir o seu objetivo. Tente ser o mais específico possível.
2 – How Much? Quanto irá gastar?
	Não se esqueça de incluir todas as despesas com pessoal (Who), equipamentos, processos, etc. Por isso é importante seguir as etapas anteriores de maneira correta para fazer o cálculo preciso de quanto custará e ver se isso se adéqua aos seus recursos disponíveis.
	Respondidas as perguntas de maneira correta, sua planilha 5W2H estará completa e depois é só colocar tudo em prática para ganhar muito mais dinheiro em sua empresa.
Como fazer a planilha 5W2H
	Para fazer a planilha 5W2H é necessário ter em mente as causas do problema e realizar cada etapa de maneira cuidadosa sempre de forma correta. Após o término de sua planilha, ficará algo como o exemplo abaixo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais