Buscar

Apol 1 e 2 - Gestão Sustentabilidade Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/3
O desenvolvimento possui raízes sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais que não podem ser anuladas.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O desenvolvimento jamais possuirá os matizes e as características particulares dos locais onde emerge, mas será um processo de mudanças eminentemente quantitativas.
	
	B
	O desenvolvimento sempre possuirá os matizes e as características particulares dos locais onde emerge e será um processo de mudanças eminentemente qualitativas.
Você acertou!
O desenvolvimento sempre possuirá os matizes e as características particulares dos locais onde emerge e será um processo de mudanças eminentemente qualitativas. (Página 29 do livro base)
	
	C
	O desenvolvimento é um bloqueio que não nos deixa pensar as relações sociais e políticas, uma vez que ele existe se não atribuirmos às pessoas a capacidade de mudar e escolher seu futuro.
	
	D
	O desenvolvimento enseja uma postura antiética, que desvaloriza o diálogo e o bem-estar, a preocupação com o outro, a autorrealização e a felicidade.
Questão 2/3
Enquanto a teoria da modernização postulava que as nações deveriam seguir os passos trilhados pelos países já desenvolvidos e industrializados, transformando o sistema social, tornando-o mais moderno, as teorias cepalina e da dependência mantinham uma postura mais crítica, advogando que o subdesenvolvimento não era um problema de etapa de desenvolvimento, mas de posição na estrutura econômica mundial.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - Os teóricos da Cepal defenderam a substituição de importações como via de desenvolvimento para a América Latina, procurando apontar também os fatores econômicos internos que impossibilitavam o crescimento.
II – Os pensadores da teoria da dependência mostravam que os fatores internos de obstáculos para o desenvolvimento eram de natureza política e econômica, sustentando que as elites nacionais dos países dependentes se aliaram e se orientaram para o exterior, formando uma estrutura histórica de dominação.
III – Os teóricos da Cepal e, também, os pensadores da teoria da dependência não defendiam a substituição de importações como via de desenvolvimento para a América Latina. Estes pensadores mostravam que os fatores externos de obstáculos para o desenvolvimento eram de natureza política e socioeconômica.
	
	A
	Apenas a alternativa I é correta.
	
	B
	Apenas a Alternativa II é correta.
	
	C
	Apenas as alternativas I e II são corretas.
Você acertou!
Gabarito:
Apenas as alternativas I e II são corretas. Página 51 do livro base.
	
	D
	Apenas as alternativas I e III são corretas.
Questão 3/3
O desenvolvimentismo não pode ser entendido apenas como política econômica – conforme Hernet, o desenvolvimento baseia-se em diagnósticos realizados nos países ditos subdesenvolvidos, nos quais os resíduos de uma sociedade arcaica seriam passíveis de um processo de modernização social e cultural a ser comandado pelas elites, o qual não se limitaria ao aparato da produção.
Sobre o desenvolvimentismo, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	No período após a Segunda Guerra, o ideário do desenvolvimento para as nações “atrasadas” aliou-se à ideia de regresso econômico, ou seja, não havia crescimento econômico, o que aboliu o surgimento do desenvolvimentismo.
	
	B
	Após a Segunda Guerra não houve desenvolvimento, por não se caracterizar uma política econômica.
	
	C
	O desenvolvimentismo se caracteriza como uma política econômica cuja ênfase recai no crescimento industrial, na aplicação da infraestrutura e no aumento do consumo na participação ativa do estado.
Você acertou!
O desenvolvimentismo se caracteriza como uma política econômica cuja ênfase recai no crescimento industrial, na aplicação da infraestrutura e no aumento do consumo na participação ativa do estado. (Página 37 do livro base)
	
	D
	O desenvolvimentismo não se caracterizou por que o estado não teve um papel central nesse processo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais