Buscar

REVISÃO SOCIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO SOCIOLOGIA
UTILIDADE DA SOCIOLOGIA: 
Ter uma visão da sociedade, reconhecer as relações sociais, estabelecer críticas para essa sociedade e se desvencilhar do senso comum para transformar a sociedade. Reconhecer os problemas e suas origens e estabelecer respostas para esses problemas.
SENSO COMUM – oposição à ciência, pensamento subjetivo que varia em cada cultura e é passada pela tradição. Forma acritica de conhecimento, repetição por meio da tradição.
CIÊNCIA SOCIAL – OBJETO – MÉTODO
OBJETO: As relações sociais
ANTROPOLOGIA – Diferentes culturas (o que se repete e o que pode agregar valor).
CIÊNCIAS POLÍTICAS – Sistemas de poder (o Estado, as leis, o exercício do poder).
SOCIOLOGIA – As relações sociais, como são estabelecidas as normas (o que é geral em todas as comunidades).
PROBLEMAS SOCIAIS – Situação que afeta um grande número de pessoas. (o trânsito)
PROBLEMAS SOCIOLÓGICOS – Observação sistemática dos fenômenos sociais. (quando os cientistas sociais investigam o problema do trânsito)
SOCIALIZAÇÃO – É o meio que a sociedade faz com que os indivíduos se transformem em seres sociais embuídos de cultura (valores, regras e normas de uma cultura). Movimento de dar cultura e transformação. Nós sofremos influência da socialização.
SOCIÓLOGO – É quem busca entender os processos de socialização formais e informais.
CULTURA – É o que dá sentido às relações sociais. Nasce dos símbolos (regras, valores). É a arte, a lingua, a roupa. É o que nos diferencia dos animais. 
ETNOGRAFIA – Método da Antropologia. Estudo por meio do choque entre culturas, pensar no que é estranho como algo familiar e vice e versa. Questionar nossos valores por meio do contato com outras culturas. Técnica de observação participante, longe do escritório e imersa nessa cultura. Questiona os etnocentrismos.
ETNOCENTRISMO – Achar que a sua cultura e etnia é superior às outras. Colocar uma cultura no centro e as outras como menos relevantes. Hierarquizar as culturas. 
ALTERIDADE – Contato do EU com OUTRO que nos conhecemos, eu reconheço o diferente e eu olho para mim.
ILUMINISMO – Pensamento moderno na maneira de encarar o mundo. Corrente de ideias formada pela burguesia. Olhar racional, distante da igreja católica. Pensamento científico com provas e razão. Luz (idade média = trevas). Ciênca para levar o homem ao progresso. Abolição das injustiças. IGUALDADE, FRATERNIDADE. 
Após isso (ILUMINISMO) veio a REVOLUÇÃO FRANCESA
Fim do ABSOLUTISMO > Diminuição de IMPOSTOS > Diminuição da DESIGUALDADE Social e Política. Com a mudança na forma de enxergar a sociedade e a vontade de transformação.
QUEDA DA BASTILHA
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL > Máquinas na produção > mudança do trabalho ARTESANAL para > MANUFATURA.
ARTESANATO – O trabalhador domina (sabe) todo o processo de produção e é dono dos meios de produção. Trabalho Manual. Ele determina o ritmo de produção.
MANUFATURA – O trabalhador executa só uma etapa do processo de produção. Trabalho com máquinas. Os trabalhadores foram trabalhar em outras fábricas, onde não são donos das ferramentas de trabalho e nem dominam toda a produção. Ele obedece às regras do dono e vende sua força de trabalho. DIVISÃO DE TAREFAS. GERA A ALIENAÇÃO DO TRABALHO – MARX
CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE DA REV. INDUS.
- Desigualdade Social, miséria dos trabalhadores das fábricas em contraposição ao aumento de produção. O benefício da indústria é usufruido por poucos.
- Exploração do trabalho pelo burguês que é dono e explora quem não é dono de nada e não paga o devido (mas valia).
- Falta de Leis Trabalhistas para garantir a qualidade de vida.
COM ISSO, SURGIRAM IDEOLOGIAS ANTICAPITALISTAS – Propriedade Privada.
- Queria a mudança na distribuição de riquezas > mudança estutural do sistema capitalista > Sociedade mais Igualitária na distribuição de riquezas. 
SOCIALISMO UTÓPICO – Sociedade Igualitária
SOCIALISMO CIENTÍFICO – Um caminho para alcançar através do pensamento, do método. Passar a riqueza para o ESTADO distribuir as riquezas até, > Não precisar mais do ESTADO> Alcançar a Igualdade plena.
ANARQUISMO – Não colocar o poder na mão do ESTADO. A Igualdade sem hierarquização de poder. Revolução na sociedade > Vida em comunidade Igualitária. 
PENSADOR – COMTE - POSITIVISTA
Pai da sociologia, influenciado pela revolução científica, garantir por meio da ciência o progresso e a ordem. Exalta a Ciência, criou as leis gerais para entender a sociedade. Criou o POSITIVISMO.
É contra os revolucionários e os conservadores. A ciência positiva deveria encaminhar ao progresso e a ordem. Ciência Otimista, olhar racional, metódico. Entusiasmo pela ciência que controla e planeja. Administrar a vida como se administra uma indústria. Não acredita na desordem para transformar. 
PENSADOR – DURKHEIN – FATOS SOCIAIS – CRIOU A SOCIOLOGIA
O objeto de estudo é o fato social. É externo ao indivídio e anterior a ele. Fenômenos Sociais que independe da subjetividade. É a generalidade do comportamento que influencia cada um. 
PENSADOR – MARX – MATERIALISMO – MODO DE PRODUÇÃO
Queria construir uma sociedade igualitária. A origem da desigualdade é a posse da prorpiedade privada. O que detinha a posse explorava quem não tinha nada. DOMINADORES - ricos X DOMINADOS - pobres.
Deveria haver um conflito entre os pobres contra os burgueses > REVOLUÇÃO SOCIALISTA. A desigualdade só teria fim, com o fim do CAPITALISMO.
As relações econômicas determinam a história da sociedade. Defende o CONFLITO DE CLASSES.
CAPITALISMO > Luta de classes proletariado x burgueses = SOCIALISMO > Não precisaria mais haver o ESTADO = COMUNISMO.
PENSADOR – MAX WEBBER – NÃO ERA UM SOCIÓLOGO POLÍTICO – AÇÃO SOCIAL
Não aceita que somente a luta de classes transformava a sociedade.
Preocupa-se com as RELAÇÕES ENTRE OS INDIVÍDUOS SUBJETIVAMENTE. 
Não acredita na separação da Burguesia e do Proletariado.
O capitalismo poderia se adaptar a nova sociedade.
O foco da sociologia é entender como cada pessoa dá sentido a sua ação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais