Buscar

Estudo Dirigido Opção 1 - Comportamento Para Empregabilidade - Teste - Ed 05 - Avaliação On-line

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teste – Ed 05 – Avaliação On-line
1) 1- Observe as figuras abaixo:
Figura 1 – Aparência pessoal
1                 2 
3                4 
5                 6
 7 
Fonte: Disponível em: <http://anamariatardelli.blogspot.com.br/2012/04/entrevista-de-emprego-com-que-roupa-eu.html>. Acesso em: 17 mai. 2015.
Com relação a detalhes da aparência pessoal  para participar de uma entrevista de emprego,  assinale a alternativa que apresenta a sequência de números de uma imagem inadequada:
Alternativas:
a)3 - 4 e 7.
b)1 - 2 - 4 e 7.
c)2 e 3.
d)4 - 5 e 6.
e)6 e 7.
2) Fazer escolhas sobre o desenvolvimento da carreira profissional nem sempre é fácil, esteja a pessoa procurando um trabalho ou avaliando as propostas, portanto aprender a gerir a própria carreira é um exercício que se deve realizar constantemente. Nesse sentido, sobre a gestão da carreira, podemos afirmar que:
(I ) A empresa é a única responsável pela gestão da carreira de seus empregados.
(II) O investimento financeiro em programas de qualificação profissional cabe única e exclusivamente às empresas.
(III) Investir na própria carreira é a melhor e única maneira de manter-se trabalhando, tendo em vista que depende somente dos esforços pessoais.
(IV) A empregabilidade é a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e à dinâmica do mercado de trabalho.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas:
a)III e IV.
b)II - III e IV.
c)I e II.
d)I e IV.
e)I e III.
3) Em entrevista, James Heckman, prêmio Nobel de Economia, destaca que “a transição para um modelo sustentável vai resultar em pessoas mais criativas e conscientes do impacto de suas ações para o coletivo. Para tanto, educação não pode ser mais medida exclusivamente com nota de prova, mas como formação de cidadãos.”
Figura 2 – James Heckman 
Fonte: Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/rio20/a-nova-economia-exige-mais-do-individuo-diz-james-heckman-4849222>. Acesso em: 17 mai. 2015.
De acordo com a citação assinale as afirmações a seguir, destacando se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
  I.        É importante desenvolver a competência interpessoal e de cidadania.
 II.        As pessoas devem refletir e conscientizar-se sobre o impacto de suas ações para a coletividade.
Para esse modelo sustentável é importante o individualismo e progredir obtendo altas notas na carreira escolar.
A educação deve levar em conta uma formação global do ser humano e não apenas de conhecimento técnicos.
Alternativas:
a)V – V – F – V.
b)V – V – V – F.
c)F – V – V – F.
d)V – V – F – F.
e)V – F – F – V.
4) Na gestão da carreira é importante levar em conta alguns aspectos que na contemporaneidade têm sido valorizados, nesse sentido podemos afirmar que se deve atentar para:
Alternativas:
a) A habilidade de lidar com as pessoas e aprender a se colocar no lugar do outro; o conhecimento que você está precisando adquirir ou atualizar e da imagem pessoal e profissional.
b)Pós-graduações, especialização técnica e a capacidade de lidar com temas burocráticos, tendo em vista que são escassos os profissionais nesse tipo de carreira.
c)Competência e habilidade para lidar com o mercado de trabalho estável, pois raramente ocorrem modificações no mercado de trabalho.
d)Ser criativo e ao mesmo tempo buscar experiência prática em detrimento de teorias e abstrações.
e)Aprender a lidar com as mudanças e se preparar para focar múltiplas carreiras, sendo extremamente minucioso e detalhista nas tarefas a serem desenvolvidas.
5) Avalie a figura abaixo:
Fonte: Disponível em: <www.facebook.com/Zikzila>. Acesso em: 17 mai. 2015.
Relacionando a figura e a importância da educação para garantir a empregabilidade, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a) Se você ensinar alguém a pescar, a pessoa estará pronta para qualquer desafio que venha enfrentar.
b) Se conseguir ensinar alguém a pensar de forma crítica, essa pessoa será um cidadão que exercerá seus direitos.
c) Se ensinar alguém a utilizar os recursos existentes, corre o risco da pessoa se alimentar, porém com escassos limites.
d) Se a você entregar pronto os recursos para uma pessoa, ela estará limitada àquilo que você forneceu para ela.
e) O ensino superior pode ser uma alternativa para ensinar as pessoas a pensarem de modo crítico e lutar pelos seus direitos.
6) A respeito do perfil médio do profissional brasileiro, leia abaixo: 
O profissional “dos sonhos” das empresas
Segundo pesquisa, há um grande descompasso entre os que as empresas querem e o que os brasileiros são.
Lucas Rossi, da Figura 4 – O profissional dos sonhos das empresas
Fonte: Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-profissional-dos-sonhos-das-empresas>. Acesso em: 17 abr.2015.
Nos últimos cinco anos, 3 milhões de profissionais registraram seus currículos no site de recrutamento Vagas.com, com sede em São Paulo. Enquanto cadastravam suas informações, cada candidato fez o teste DISC, um teste de comportamento consagrado, utilizada por empresas do mundo todo para avaliar perfis psicológicos de funcionários e candidatos a um emprego.
A partir dessa vasta base, a consultoria carioca Etalent extraiu o perfil médio do profissional brasileiro em quatro estágios da carreira: analista, gerente, diretor e presidente. A maior surpresa revelada pelo teste é que o trabalhador nacional tem dificuldade de manter relacionamentos.Os resultados também confirmam a presença de características pouco favoráveis no DNA profissional do brasileiro: desorganizado, centralizador, desconfiado e avesso a conflitos. "A maioria das pessoas é pouco produtiva e o que fazem é de baixa qualidade", diz Jorge Matos, presidente da Etalent e responsável pelo levantamento. "Só quem trabalha bem gera bons resultados e consequentemente interessam às organizações."
A pesquisa conduzida pela consultoria Etalent, mostrou que o profissional brasileiro:
Alternativas:
a)Tem dificuldades relacionais e na gestão dos conflitos nas relações de trabalho.
b)É bastante produtivo e descentralizador.
c)Apresenta bons resultados porque seu trabalho é de alta qualidade.
d)Possui habilidades e competências que garantem sua empregabilidade.
e)Tem um estilo de liderança que favorece a participação da equipe nas decisões.
7) O quadro a seguir foi adaptado da publicação da revista Você SA, edição 140, faz referência às mudanças no planejamento da carreira. 
Figura 5 – Planejamento de carreira
Fonte: Disponível em: http://www.elainemedeiros.com.br/noticias/vale-a-pena-planejar_/30. Acesso em: 17 mai. 2015.
Após sua análise e observação destaque as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(I )       Hoje os estudos de graduação e pós-graduação determinam a capacidade do profissional de estar empregado.
(II) Antes o desenvolvimento profissional considerava primeiramente os projetos pessoais em detrimento dos profissionais.
(III)         Atualmente é comum trocar de cargos e funções dentro dos setores das empresas, sendo que antigamente a carreira era para a vida toda.
(IV)        Atualmente valorizam-se as habilidades interpessoais e a experiência tanto quanto a formação acadêmica.
Assinale a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)V – V – F – F.
b)V – V – V – F.
c)V – V – F – V.
d)F – F – V – V.
e)F – F – F – V.
8) Considerando que a habilidade de lidar com conflitos nas relações de trabalho é uma das habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, avalie o recorte da matéria abaixo:
A gestão de pequenos conflitos
Rita Palladino/ Press & Mídia
.
[...] “A administração de conflitos no trabalho tem uma característica muito interessante: não é ensinada na escola. No entanto, esta é uma habilidade básica que pode ser importantíssima para a sobrevivência profissional e tem que ser amplamente praticada”, diz o consultor de RH Arnaldo Nascimento. 
Para ele, os conflitos no trabalho ocorrem quando uma pessoa está sujeita a algum tipo de pressão, ou com expectativas elevadas a respeito de um projeto, ainda quando há um choque
de personalidades. “Para pôr fim a conflitos é necessário ter uma forte capacidade de negociar, de discutir a natureza do problema e não dos sentimentos envolvidos”, continua ele. O consultor diz ainda que é bom haver, eventualmente, algum tipo de conflito, “pois propiciam também inovação, melhoria, vantagem competitiva e o debate de ideias”.
“Eliminar por completo os conflitos não deve ser o objetivo do administrador, e acredito que saber lidar com conflitos é algo que deveria fazer parte do currículo de qualquer profissional”, diz ele, continuando: “Todo profissional deve desenvolver a sua capacidade de entender a natureza dos conflitos e rapidamente estabelecer uma estratégia de solução, de maneira que não haja ressentimento de nenhuma das partes envolvidas, nenhuma sensação de derrota e muito menos um ambiente de trabalho ruim para qualquer das partes”. 
Arnaldo afirma ainda que a capacidade de manejar situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações e que isso é como uma “fonte geradora de mudanças, pois das tensões conflitantes, dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de crescimento mútuo”, diz. (NASCIMENTO, 2015 ).
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) Todo profissional, para lidar com os conflitos, deve desenvolver a habilidade de negociação  e  discutir com os envolvidos,  a natureza do problema.
b)Mesmo bem administrado, o conflito sempre será um fator negativo e prejudicial no ambiente organizacional.
c)A falta de comunicação ou de liderança dificilmente podem ser fontes de conflitos.
d)Não é possível afirmar que haja relação entre fatores de personalidade e os conflitos no ambiente organizacional.
e)Para lidar com os conflitos a dica é sempre lidar com os sentimentos envolvidos na situação.
9) Observe a figura abaixo:
Analisando a citação do filósofo Jean-Paul Sartre, e refletindo sobre a gestão da carreira, assinale a alternativa CORRETA:
NASCIMENTO, Arnaldo. A gestão de pequenos conflitos. Disponível em:<http://hgmconsultores.com.br/noticia/69>. Acesso em: 17 mai. 2015).
Figura 6 – Jean Paul Sartre
Fonte: Disponível em: <cronicaexistencial.blogspot.com>. Acesso em: 17 mai. 2015.
Alternativas:
a) Ao planejar a carreira fazemos escolhas que trarão consequências para o viver.
b)Viver e planejar a carreira consiste em pensar a curto prazo sem levar em consideração as consequências.
c)No nosso viver e planejamento de carreira a escolha da profissão uma vez decidida não acarretará consequências pessoais.
d)As escolhas profissionais não acarretam consequências para nosso viver.
e)Temos um destino definido e em nossas escolhas não precisamos levar em consideração as consequências.
10) Avalie o trecho da matéria a seguir:
Troca frequente de emprego prejudica currículo, diz pesquisa Currículo: lugar com maior índice de intolerância a profissionais instáveis é Hong Kong
Figura 8 – Mercado de trabalho 
Fonte: Disponível em: www.gettyimages.com. Acesso em: 17 mai. 2015.
Adeline de Daniele , INFO Online
Sâo Paulo - Se você vive trocando de emprego por qualquer motivo é melhor começar a tomar cuidado: uma pesquisa realizada pela Robert Half revela que profissionais com histórico de pouca permanência nas empresas são facilmente descartados de processos seletivos. É o que afirmam 95% dos CFOs brasileiros. Segundo o levantamento, 20% dos entrevistados afirmam que cinco trocas de emprego em 10 anos já é o suficiente para considerar um candidato como profissional instável. Outros 18% consideram sete um número alto de mudanças durante uma década e 15% apontam que 10 transições no mesmo período é algo preocupante. Para 15%, três movimentações de emprego nesse intervalo de tempo merecem atenção. Segundo o diretor da Robert Half, Sócrates Melo, um profissional valorizado no mercado deve ser capaz de completar ciclos de projetos e aprendizados. “A contratação é um investimento da empresa no colaborador. Se ele não permanece tempo suficiente para atuar nos projetos do início até o momento de colher os resultados, torna-se difícil compreender sua capacidade de entrega e seu valor para a organização”, explica. Além disso, o executivo explica que existem razões plausíveis para curtas permanências nos empregos, mas o profissional pode ser classificado como instável pelo recrutador caso ele sempre deixe um emprego sem justificativas claras (HALF, 2015 ).
 
DANIELE, Adeline de. Troca frequente de empregos prejudica currículo, diz pesquisa. Disponível em: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/2014/11/historico-de-instabilidade-em-empregos-prejudica-curriculo-diz-pesquisa.shtml. Acesso em: 17 mai. 2015.
A pesquisa conduzida pela Robert Half, nos revela que:
(I) O tempo de permanência na empresa, é avaliada pelos recrutadores e selecionadores, e que acima de 5 trocas de emprego em 10 anos, já é restritivo.
(II) O tempo de permanência não é um critério considerado nos processos de seleção.
(III) Quanto mais mudanças de emprego, mais o candidato é atrativo para o mercado de trabalho.
(IV) Se o colaborador não acompanhar todo o ciclo do projeto, torna-se difícil compreender sua capacidade de entrega e seu valor para a organização.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas:
a)I e IV.
b)I - III e IV.
c)III e IV.
d)I - II e IV.
e)I e II. 
11) Observe a frase abaixo:
Fonte: Disponível em: <http://www.tvjaguar.com.br/site/noticia.php?Tid=8449>. Acesso em: 17 mai. 2015.
Com base na citação do antropólogo e sociólogo Leonardo Boff, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)O valor de uma pessoa é a capacidade de colocar em prática os conhecimentos que possui para transformar o mundo.
b)O importante é ter conhecimento prático.
c)
O valor de alguém é medido pelo saber que ela tem.
d)Fazer e agir de forma prática vale mais que teorias e conhecimento técnicos.
e)É importante a pessoa ter sabedoria para si, independente da ação.
12) Leia parte da crônica de Luiz Carlos Cabrera:
Feio é fazer bico
HALF, Robert. Profissionais instáveis têm má reputação no mercado de trabalho. Disponível em: http://www.roberthalf.com.br/portal/site/rh-br/menuitem.b0a52206b89cee97e7dfed10c3809fa0/?vgnextoid=02c632df80b0a410VgnVCM100000180af90aRCRD. Acesso em: 27 mai. 2015. 
Luiz Carlos Cabrera é professor da Eaesp-FGV, diretor da AmropPanelli Motta Cabrera e membro do AdvisoryBoard da AmropInternational(redacao.vocesa@abril.com.br)  11/03/2011.
Você já recebeu uma crítica em público? Já esteve diante de situações de pressão no trabalho em que achou que fosse ter uma crise de nervos? Já
se sentiu injustiçado diante de um pedido negado, uma negociação de aumento, por exemplo? Pare e relembre como você reagiu diante de casos assim. Nesses momentos, sua resiliência estava sendo testada. [...] 
[...] Na sociedade moderna, os pais, por excesso de zelo e tempo restrito de convivência, cercaram a educação dos filhos de tanta proteção que eles não desenvolveram resiliência suficiente para enfrentar os atropelos da vida adulta. É crescente entre as grandes empresas a observação da pouca resistência dos jovens às frustrações e à pressão. Como um profissional resolve a questão? Aprimorando o autoconhecimento, dedicando-se a atividades como esportes coletivos e aprendizado de trabalhos manuais ou de instrumentos musicais. Situações desse tipo contêm desafios que podem ser gradualmente superados. [...] (Fonte: Disponível em: <http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/feio-fazer-bico-625316.shtml>. Acesso em: 17 de mai. 2015).
Assinale a alternativa que contraria a tese do Prof. Luis Carlos Cabreira:
Alternativas:
a)As organizações têm percebido que os jovens profissionais apresentam traços de resiliência, quando submetidos a situações de pressão, frustrações e stress.
b)A educação recebida dos pais, que por amor, poupam os filhos de enfrentar as adversidades, tem dificultado a aquisição de atitudes resilientes na vida adulta.
c)O autoconhecimento,
a música e os esportes contribuem para a aquisição de atitudes resilientes perante a vida.
d)Os jovens profissionais necessitam desenvolver a habilidade de resiliência.
e)Os jovens necessitam enfrentar desafios.
13) Leia a nota a seguir: 
13 05 14
A IMPORTÂNCIA DE UM BOM CURRÍCULO
Muitas pessoas não sabem da importância de um bom Currículo. Por isso, muitas vezes fazem por fazer e não se preocupam com seu conteúdo e qualidade. 
Figura 9 – Curriculum vitae
Fonte: Disponível em: <http://www.rhnossa.com.br/dicas_artigos/68-a-importancia-de-um-bom-curriculo>. Acesso em: 17 mai. 2015.
Ele é visto somente como um pedaço de papel sem importância. Para quem tem esse pensamento, um alerta. O documento pode ser essencial na seleção de profissionais em determinada empresa. O formato e as informações constantes no currículo selam o seu destino: a lista de melhores candidatos ou a lata de lixo. “O currículo é uma das melhores formas de marketing pessoal. É por meio dele que uma empresa avalia o perfil de um profissional”. Explica o consultor da Aims – Internacional Management Search, José Kantek. De acordo com o especialista em Marketing, Propaganda e Gestão Empresarial Alexander Baer, as empresas buscam pessoas que melhor saibam vender sua marca. “Um profissional que sabe trabalhar suas qualidades, tem melhor potencial para a venda da marca da empresa”, disse Baer.
 Um bom currículo deve ser sucinto, claro e objetivo, sem rasuras ou informações inúteis. Nada de informar cursos não compatíveis com a área de atuação desejada ou exagerar nas qualidades. [...]
A nota acima nos revela que o currículo:
Alternativas:
a)É o seu cartão de visita, o primeiro contato com a empresa e muito importante para a empresa avaliar o seu perfil profissional.
b)Apenas um documento que pode ser abolido, quando se faz contato pessoal com a empresa.
c)No processo de seleção, o currículo é menos importante que a entrevista de seleção.
d)Deve ser muito minucioso e extenso.
e)Deve constar todas as certificações, mesmo aquelas que não se relacionam com o cargo que você está se candidatando.
14) “O momento histórico atual é caracterizado por frequentes e rápidas transformações de tecnologia e de equacionamento econômico demandando mobilização de mudanças nos indivíduos e nas instituições (HUTTON & GIDDENS, 2004[1]). Busca-se a flexibilidade de ação, de estrutura e de vida pessoal, como meio de ajustamento a novas contingências e condições econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e políticas. O desempenho profissional nessas condições obriga o indivíduo a administrar sua vida profissional, ou seja, a trabalhar arduamente na reposição de si mesmo, uma vez que as referências ao seu redor, através das quais ele atribui sentido e valor para si mesmo, estão em constante alteração ” (BARLACH; FRANÇA; MALVEZZI, 2008[2]).
A expressão, usada pelo autor, [...] “trabalhar arduamente na reposição de si mesmo”[...], diz respeito à:
[1] HUTTON, W.; GIDDENS, A. (Eds). No limite da racionalidade: convivendo com o capitalismo global. Rio de Janeiro: Record, 2004.
[2] BARLACH, Lisete; LIMONGI-FRANCA, Ana Cristina; MALVEZZI, Sigmar. O conceito de resiliência aplicado ao trabalho nas organizações. In: Interam. j. psychol., Porto Alegre: v. 42, n. 1, abr. 2008.
Alternativas:
a)Necessidade de se renovar sempre, ser flexível e adaptar-se às mudanças.
b)Mudar sempre de emprego.
c)Buscar, constantemente, novos desafios.
d)Não mudar de opinião, ser firme.
e)Investir em sua rede de contatos.
15) Dados da questão:
Para ganhar bem, não se pode parar de estudar nunca. Uma pesquisa da FGV acrescenta novas comprovações à já consolidada tese de que o investimento em educação aumenta salários e reduz a possibilidade de desemprego. A taxa de ocupação entre os brasileiros em idade ativa que nunca passaram de um ano de estudo é de 60%. Entre os que estudaram dezoito anos ou mais, 91% têm trabalho. Quanto aos salários, cada ano de estudo adicional representa um aumento médio de 15% no valor recebido no fim do mês. O ideal, portanto, é não ficar só no diploma universitário. Cursos de especialização e pós-graduação fazem diferença no contracheque de carreiras em que o conhecimento técnico é essencial, como medicina e análise de sistemas. "Uma experiência sólida no exterior, seja acadêmica, seja profissional, também influencia positivamente no nível salarial e no rumo que a carreira toma", diz Renato Bagnolesi, headhunter da Robert Wong Consultoria Executiva. Trata-se de um investimento com um alto retorno na vida pessoal. Afinal, um bom salário costuma ser diretamente proporcional à satisfação no trabalho (REVISTA VEJA, 2009[1]).
Com base no trecho da reportagem, assinale a alternativa CORRETA:
[1] Revista Veja, edição 2138, 11 de novembro de 2009. Disponível em: <https://revistaveja.wordpress.com/>. Acesso em: 27 mai. 2015.
Alternativas:
a)A qualificação profissional através dos estudos aumenta a chance de obter maiores rendimentos.
b)Com o diploma da faculdade, há um aumento de renda não sendo necessário continuar estudando.
c)A experiência no exterior não é valorizada por organizações brasileiras.
d)O ganho de bons salários não tem nada a ver com a satisfação na atividade laboral que desempenha.
e)Deve-se escolher priorizar o conhecimento técnico ou a busca de experiência, tendo em vista que são incompatíveis.
16) Leia os trechos a seguir:
Trecho 1: 
Torna-se cada vez mais evidente que, nos tempos atuais, o emprego como uma carreira contínua, coerente e fortemente estruturada não é mais uma opção que esteja amplamente disponível. Empregos permanentes estão cada vez mais restritos a poucas e velhas indústrias ou a algumas profissões que estão rapidamente desaparecendo. Os novos postos criados tendem a ser flexíveis no tempo, no espaço e na duração, dando origem a uma pluralidade de contratos de trabalho: em tempo parcial, temporários ou por conta própria. (SORJ, 2000, p. 31[1]).
 
Trecho 2: 
O crescimento da precariedade laboral, caracterizada pelo desemprego e trabalho precário atinge principalmente milhões de jovens-adultos com alta escolaridade que percebem que seus certificados e diplomas são pouco mais que bilhetes de loterias, vivendo, deste modo, o que Guy Standing em seu livro The Precariat, salientou como sendo “frustração de status”. Na verdade, existe hoje, mais do que nunca, o perigo de uma bolha educacional global, como milhões de estudantes tentando sobreviver com o fardo de enormes dívidas. Enfim, o precariado vive em situação de insegurança social e econômica, sem identidades ocupacionais, entrando e saindo de empregos, constantemente preocupado com os seus rendimentos, habitação e muito mais. (ALVES, 2012[2]).
 
Assinale a alternativa INCORRETA:
[1] SORJ, Bila. Sociologia e trabalho: mutações, encontros e desencontros. In: Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2000, v.15, n.43, pp. 25-34. 
[2] ALVES, Giovanni. O enigma do precariado e a nova temporalidade histórica do capital – Parte 3. 2012. Disponível em:http://blogdaboitempo.com.br/2012/07/13/o-enigma-do-precariado-e-a-nova-temporalidade-historica-do-capital-parte-3/). Acesso em 27 mai. 2015.
Alternativas:
a)Atualmente o mundo do trabalho tem absorvido toda massa de trabalhadores qualificados, garantindo estabilidade e direitos sociais aos cidadãos.
b)As transformações no mundo do trabalho provocaram alterações nas relações contratuais de trabalho, podendo ser flexível, porém em alguns casos com precariedade, insegurança social e econômica.
c)Há atualmente uma parcela da população altamente escolarizada, culta e pobre, muito preocupada com suas dívidas.
d)Os empregos estáveis e permanentes com as garantias sociais estão cada vez mais restritos, surgindo assim novas formas de trabalho em alguns casos mais flexíveis ou precárias.
e)A qualificação profissional não será a garantia de um emprego permanente e estável, pois formas flexíveis de tempo e espaço têm aumentando significativamente.
17) Engolir um sapo pode ser bom nos negócios
Ninguém gosta
de levar desaforo para casa. Mas suportar uma situação incômoda pode ser útil para superá-la de vez.
Sidney Santos
Figura 10 – Engolindo sapos
Fonte: Disponível em: https://www.flickr.com/photos/. Acesso em 17 mai. 2015.
Se um cliente ou fornecedor falha comigo, deixo passar.  Sei como usar isso a meu favor
São Paulo - Menino, engole o choro agora mesmo! Era o que minha mãe dizia quando eu era pequeno e começava a chorar. Cresci e me tornei empreendedor. Certo dia me reencontrei com o Sidney criança ao me dar conta de que jamais choro quando algo dá errado nos negócios.  Às vezes, quando a vida está muito difícil, admito que tenho vontade de chorar. Então ecoam na minha cabeça as palavras de minha mãe para eu engolir as lágrimas. Até aí, tudo bem, eu aprendi essa lição — mas houve outra muito mais difícil de assimilar: a arte de engolir sapos.  Talvez por eu ter tido uma infância pobre e sofrida, cresci achando que jamais se deve levar desaforo para casa. Hoje, aos 40 anos, percebo que aquele Sidney que iniciou sua empresa sem dinheiro, mas com coragem e ousadia de sobra, também deveria ter adicionado à rotina a arte de engolir sapos. Um sapo aqui e outro ali não fazem mal a ninguém, mas minha juventude não me deixava perceber isso.  O duro é ver que ainda hoje muitos empreendedores deixam-se levar pela arrogância e não engolem sapo algum sob a justificativa de que isso é coisa de gente fraca. Penso exatamente o contrário. Forte é quem consegue engolir sapos  (SANTOS, 2012[1]).
O depoimento acima afirma que para os sucesso dos negócios e carreira profissional, é importante:
[1] SANTOS, Sidney. Engolir um sapo pode ser bom nos negócios. 2012. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0052/noticias/engolir-um-sapo-pode-ser-bom>. Acesso em: 17 mai. 2015.
Alternativas:
a)Ter controle de suas emoções e administrar todos os conflitos e frustrações.
b)Reagir agressivamente, sempre que provocado.
c)Mostrar a sua força e poder através de posições firmes e radicais.
d)Não “engolir sapos” porque isto é coisa de gente fraca.
e)O marketing pessoal, através de uma postura firme e inflexível.
18) Avalie os dados da pesquisa sobre o estado emocional em uma mesa de negociação:
Atitude diante da negociação
Redação VOCÊ S/A (redacao.vocesa@abril.com.br) 03/04/2012
Credito: Thkstock
 
SANTOS, Sidney. Engolir um sapo pode ser bom nos negócios. 2012. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0052/noticias/engolir-um-sapo-pode-ser-bom>. Acesso em: 17 mai. 2015.
 
Figura 11 – Desenvolva sua carreira
 
Fonte: Disponível em: <http://vocesa.abril.com.br/blog/carreira-em-geracoes/2011/09/21/o-que-o-mercado-espera-dos-jovens-profissionais/>. Acesso em: 17 mai. 2015.
 
O LinkedIn divulgou hoje estudo sobre o comportamento de profissionais frente a negociações de carreira, como pedir um aumento ou fechar um negócio, em cinco categorias: medo, ansiedade, confiança, empolgação e indiferença. A maior rede profissional do mundo tem mais de 150 milhões de usuários, sendo sete milhões no Brasil. Os profissionais brasileiros apresentaram a maior porcentagem de participantes que admitiram sentir medo para negociar (21%). Em toda a pesquisa, 35% das pessoas reportou sentir ansiedade ou medo em relação à negociação. Trinta e quatro por cento são confiantes, enquanto 10% diz que negociações são empolgantes e 10% é indiferente com relação à atividade. 
Apesar de registrar o maior índice no quesito medo entre os oito países nos quais o LinkedIn conduziu a pesquisa, o Brasil foi o terceiro mais confiante (38%). O país também ficou em sétimo lugar como o mais ansioso, com 20% dos profissionais ansiosos com relação ao ato de negociar. Doze por cento sente-se empolgado com a atividade, colocando o Brasil em terceiro lugar em comparação aos demais países pesquisados.
O LinkedIn conversou com mais de dois mil profissionais no mundo todo para a pesquisa. Quarenta e oito por cento dos profissionais que visita o LinkedIn diariamente admitiu sentir confiança na hora de negociar, enquanto apenas um terço dos profissionais que visita a rede menos de cinco vezes por mês sente a mesma confiança.
 
A pesquisa da rede profissional Linkedln demonstra que:
Alternativas:
a)Os profissionais brasileiros apresentaram a maior porcentagem de participantes que admitiram sentir medo para negociar.
b)A grande maioria dos profissionais que visita o LinkedIn diariamente admitiu sentir confiança na hora de negociar.
c)Apenas uma minoria dos profissionais não possui segurança na hora de negociar.
d)Os profissionais brasileiros são os que vão para uma mesa de negociação com a menor confiança.
e)A grande maioria dos profissionais pesquisados é indiferente a um processo de negociação.
19) Avalie e analise, abaixo, os resultados da pesquisa que  tinha como principal propósito investigar  “o que  o mercado espera dos jovens profissionais”:
A partir de um levantamento que fizemos em 2010, pudemos mapear as competências mais requisitadas pelo mercado em todos os programas de trainee que realizamos nesse ano. O resultado foi revelador! Entre todas as competências a mais citada foi a que chamamos de Estímulo à inovação, cujos comportamentos esperados são a capacidade de trazer soluções, gerar ideias novas para a situação proposta e não se limitar ao contexto apresentado. Em outras palavras, o famoso “pensar fora da caixa”. Além disso, as competências de Trabalho em equipe, com comportamentos de cooperação e colaboração, foco no resultado, no qual a pessoa empreende esforços para obter resultados, e a capacidade de análise, que envolve o uso de raciocínio lógico e da habilidade de sintetizar e organizar, também marcam presença na ambição das empresas em relação ao jovem talento procurado.
Os resultados da pesquisa acima nos apontam que os jovens profissionais necessitam
Alternativas:
a) Ser inovadores e aprender a lidar com conflitos porque o mercado requer habilidade de trabalhar em equipe.
b)Ter pouca flexibilidade, porque vão fazer sempre os mesmos trabalhos.
c)Apenas cumprir as determinações do chefe.
d)Ser especialista, focar apenas em seus resultados individuais em detrimento do contexto.
e)Ser apenas muito  pontuais.
20) Avalie a tirinha abaixo e o fragmento do texto a seguir:
 
Figura 12 – Tirinha da Mafalda
Fonte: Disponível em: <http://tirasdemafalda.tumblr.com/>. Acesso em: 17 mai. 2015.
[...] Observo nessa vida real muitas dificuldades: egos que se manifestam, emoções negativas, posições rígidas, competitivas, falta de simetria e poder, falta de preparo. Aliás, falta de preparo é uma das grandes causas de negociações fracassadas. Situações de conflito geram reações emocionais e racionais. É necessário controlar a situação, criar uma forma ou método que impeçam que as emoções negativas assumam o controle da situação. Humano (LAMPOGLIA, 2015[1]).
LAMPOGLIA, Marco Antonio. É difícil ser um excelente negociador!. Disponível em: <http://www.guiarh.com.br/x5.htm>. Acesso em: 17 mai. 2015.
A tirinha da Mafalda e a citação acima apontam para a necessidade dos gestores:
[1] LAMPOGLIA, Marco Antonio. É difícil ser um excelente negociador!. Disponível em:. Acesso em: 17 mai. 2015.
Alternativas:
a)Flexibilizar suas atitudes para ter maior controle em situações de gerenciamento de conflitos e negociações.
b)Endurecer nos processos de negociação.
c)Desenvolver apenas seu lado racional e prático.
d)Não se preocupar com as pessoas e nem tampouco com os conflitos instalados no ambiente de trabalho.
e)Assumir que tem poder e autoridade e exigir que se cumpram integralmente as ordens sem questionamentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais