Buscar

APOL 4 LU 100 %

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 4
Questão 1/5
A cultura influencia as relações intra e extra organizacionais, nas redes sociais, nos julgamentos de valor e nas experiências. Assim sendo, um determinado conhecimento pode ser aceito ou não de acordo com os julgamentos de valor dos colaboradores. O conhecimento pode ser socializado e disseminado, pode ser desenvolvido ou não, de acordo com a cultura organizacional.
Sobre o papel da cultura na gestão do conhecimento, avalie as afirmativas a seguir:
I – Geralmente setores intensivos em conhecimento, como os de tecnologia são vistos como os únicos que demandam ou se adequam à cultura do conhecimento.
II – O compartilhamento de insights e de conhecimentos é muito maior em organizações onde hajam ambientes agradáveis, transparentes e com confiança.
III – O desenvolvimento de uma cultura possibilita criar estratégias baseadas no conhecimento criando condições para a obtenção de uma vantagem competitiva e de adição de valor.
Estão corretas:
	A	Apenas I
	B	Apenas II
	C	Apenas III
	D	Apenas I e III
	E	Apenas II e III
Questão 2/5
Grandes empresas, com grandes produtos, os quais são resultado de muito conhecimento, não seriam capazes de chegar a tal patamar sem conhecimentos vindos do ambiente ou de parceiros e fornecedores. Muitas pessoas têm um tão cobiçado iPhone, reconhecido como um produto da empresa Apple, mas poucos sabem que a Apple teve diversos parceiros que forneceram conhecimentos importantes para o desenvolvimento do iPhone 4. A Figura a seguir demonstra os parceiros mais significativos da Apple para este produto.
Sobre o caso da Apple, avalie as afirmativas:
I – Infere-se que grandes empresas, a exemplo da Apple, não são detentoras de todo conhecimento relativo a um produto, mas sim, que estas empresas estão no centro de uma rede onde existem diversos outros parceiros
II – Um parceiro, como a Samsung no caso do iPhone 4, pode, por sua vez, ter outros parceiros de onde advém parte de seu conhecimento, caracterizando assim como uma empresa de sistema fechado, isolada, sem trocas com o ambiente.
III – Conclui-se que a Apple é autossuficiente na produção de sua linha de produtos.
Estão corretas:
	A	Apenas I
	B	Apenas II
	C	Apenas III
	D	Apenas I e III
	E	Apenas II e III
Questão 3/5
Cada organização oferece um plano de benefícios que é desenhado de acordo com critérios próprios e específicos. Sobre as etapas do desenho do plano de benefícios analise as afirmativas a seguir:
I - Na etapa de estabelecer os objetivos e a estratégia de benefícios utiliza-se estratégia pacificação, onde se procura oferecer aos colaboradores os benefícios que desejam, em função de suas expectativas.
II - Uma das fases envolve a comunicação aos colaboradores sobre os benefícios.
III - Uma fase diz respeito ao monitoramento dos custos, sendo necessário apenas a análise na implementação do benefício para o colaborador.
IV - A comunicação sobre os benefícios aos colaboradores não deve ser feita por meios eletrônicos, tais como e-mail, intranet.
Estão corretas:
	A	Apenas as afirmações I, II e IV.
	B	Apenas a afirmação I.
	C	Apenas a afirmação IV.
	D	Apenas as afirmações I e II.
	E	Apenas as afirmações III e IV;
Questão 4/5
Sendo o conhecimento algo que está na mente das pessoas, nada mais importante do que gerenciar esse recurso (pessoas). Os pesquisadores que se dedicam a este tema já quebraram o mito de que somente a remuneração atua como motivador. Fatores como condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento também passaram a ser fatores observados pelas organizações, uma vez que é o que os colaboradores demandam.
Sobre o papel da gestão de pessoas na gestão do conhecimento, considere as afirmativas a seguir:
I – Nos processos de recrutamento e seleção se pode utilizar uma seleção baseada em competências, onde as competências chave para a função são elencadas e então observa-se os candidatos que as possuem.
II – É imprescindível que os colaboradores se desenvolvam para continuarem competitivos no mercado de trabalho e, assim, esta responsabilidade é unicamente das organizações.
 III – Através do sistema baseado em competências, pode ser instalado um sistema de promoções, de acordo com o plano de carreira implantado na organização.
Estão corretas:
	A	Apenas I
	B	Apenas II
	C	Apenas III
	D	Apenas I e III
	E	Apenas II e III
Questão 5/5
As leis que sustentam a Previdência Social, assim como sua metodologia para fins de aposentadoria, vêm se tornando cada vez mais defasadas. Sobre os planos de benefícios e os planos de previdência, analise as afirmativas a seguir:
I - Os planos tradicionais de Previdência Social não permitem que sejam rateados entre o colaborador e a organização.
II - Os planos de previdência privada se dão por meio de contribuições mensais, feitas em favor do colaborador durante um período e com valor estipulado pelo depositante.
III - O capital acumulado correspondente ao plano de previdência privada é atualizado apenas pela inflação.
Estão corretas:
	A	Apenas as afirmações I e II.
	B	Apenas a afirmação I.
	C	Apenas a afirmação II.
	D	Apenas as afirmações II e III.
	E	Apenas as afirmações I e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando