Buscar

TRAB.GRUPO CHISLENE 8º SEM. EJA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 ENTREVISTA: EJA ANOS INICIAIS........................................................................7
4 PROPOSTA DE PROJETO......................................................................................8
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
ANEXOS....................................................................................................................13
��
1.INTRODUÇÃO
A necessidade da alfabetização torna-se cada dia mais urgente em nosso país, afinal onde as diferenças culturais e sociais demonstram ser o impedimento para o sucesso e a estabilidade econômica de todo um povo, pois o baixo nível cultural nas camadas sociais desprovidas de condições para cultivar o estímulo a educação e cultura torna a participação crítica em sociedade quase nula, sem que o indivíduo use a sua capacidade crítica de cidadão para construir uma nova visão política, econômica e social.
Para que a realidade da falta de alfabetização de muitos diminua, o ensinar e aprender deve envolver um processo coletivo de troca de experiências e idéias, e a educação de Jovens e Adultos (EJA) é um programa que demonstra não só na teoria, mas também na prática que é possível mudar os rumos sociais do nosso país através da educação, alfabetização; proporcionando aos jovens e adultos a alfabetização consciente, sendo esta, a formação para transformação do cidadão em seu exercício social.
A EJA permite que todos independente de suas idades tenham acesso a uma educação de qualidade e igualitária sem preconceito e restrições, pois atende jovens, adultos e idosos, com ou sem necessidades especiais.
Com uma perspectiva diferenciada de ensino e com uma grande variedade de alunos a EJA busca não apenas ensinar, mas também permitir que estes indivíduos aproveitem os conhecimentos já adquiridos seja por estudos anteriores ou experiências de vidas, assim a EJA faz com que seja possível que os indivíduos se tornem aptos a ler, escrever e entender as diferentes mensagens que o mundo os possibilita conhecer.
2.DESENVOLVIMENTO
O perfil do aluno na EJA é composto por uma grande variedade, pois engloba tanto jovens, adultos e idosos que por motivos diversos não iniciaram ou abandonaram os estudos e mais tarde decidiram retomar de onde pararam, ou dar inicio a sua vida escolar, como a EJA é também ofertada em turno noturno, isso facilita a procura por parte destes indivíduos, pois permite que eles trabalhem durante o dia e estudem a noite.
A EJA também é acessível para alunos da educação especial, portadores de alguma deficiência. Ela proporciona direitos a educação iguais promovendo a inclusão destes alunos com os demais, inserindo-os na sociedade e permitindo um convívio social sem discriminação.
A EJA esta presente não apenas em escola, mas também em prisões, permitindo desta forma que todos tenham acesso a educação, dando a oportunidade de mudarem de vida e terem chance de um recomeço melhor quando estiverem em liberdade.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; “A EJA nas prisões não se limita apenas à escolarização, mas também reconhece a educação como direito humano fundamental para a constituição de pessoas autônomas, críticas e ativas frente à realidade em que se encontram.”
Os conteúdos podem ser adaptados levando em consideração os conhecimentos anteriores dos alunos beneficiados como no caso da EJA na educação do campo, que procura meios de ensinar agricultura familiar, cooperativismo entre outros conteúdos relacionados com a vida no campo e as experiências já vivenciadas por estes indivíduos.
O mundo esta cheio de diversidade e na EJA não é diferente, a pessoas de todas as classes sociais, etnias, crenças, cores e raças, portanto é passado também em sala a importância da diversidade, do respeito com os outros, da igualdade de gêneros, da multiculturalidade em busca de uma sociedade mais humana e justa, e um ensino de qualidade com igualdade para todos.
Para facilitar o acesso a educação a EJA possibilita realizar os estudos através de um portal de educação online, com materiais impressos, para aqueles alunos que não possuem meios para participar de aulas presenciais diariamente.
A EJA também oferece cursos de qualificação e técnicos através do projeto PROEJA que oferece um ensino de qualidade que atende jovens e adultos que desejam se especializar em alguma área de trabalho, tendo assim mais chances no mercado de emprego, que atualmente tem ficado cada vez mais exigente em quesito qualificação.
De acordo com Santos, 2006;
“A modalidade de EJA está atrelada à concepção de educação permanente, em que o sujeito aprendiz: jovem, adulto e idoso assume diversos papéis sociais e pertence à classe trabalhadora. Nesse sentido, os sujeitos da EJA têm essa marca diversa que perpassa suas experiências de vida. Essa especificidade implica que se pense numa metodologia que contemple a integralidade entre os aspectos sociais, políticos, cognitivos e afetivos, contribuindo no processo de aprendizagem desses sujeitos.”
Os eixos integradores da EJA beneficiam os conhecimentos adquiridos pelos alunos anteriormente ao processo de educação, portanto se preocupa em introduzir cultura, tecnologia e trabalhos nos eixos. Os alunos da EJA em sua maioria trabalha levando isso em conta é importante que os eixos integradores permita que eles continuem com suas rotinas.
O diagnóstico escolar na EJA é fundamental, pois auxilia em um ajuste do Projeto Político Pedagógico de forma que se possa seguir os parâmetros curriculares sem prejudicar a capacidade de aprendizado dos alunos beneficiados, proporcionando uma educação de qualidade.
Na visão de Santos (2006); as perspectivas de avaliação na EJA são muito importantes, pois;
“A avaliação deve estabelecer uma relação de autonomia do estudante, de possibilidades de reflexão sobre sua prática educativa, seus saberes e a (re)significação desses saberes dialogados com novos conhecimentos. Portanto orienta-se processos avaliativos que compreendam e reconheçam os saberes adquiridos a partir de suas trajetórias de vida. A maneira como dialogam esses saberes com novos conhecimentos construídos na escola sinaliza para o rompimento de um modelo de avaliação autoritária e exclusivamente classificatória.”
A formação continuada dos docentes na EJA é tão importante quanto os materiais utilizados nas aulas, pois “esses professores vivem realidades que exigem um conhecimento e um fazer diferenciados, pois estão em contato com um novo tipo de aluno, diferentes em relação ao perfil, aos interesses e às condições de vida.” (SILVA, 2006)
Os materiais didáticos utilizados na EJA são diversificados possibilitando uma melhor compreensão por parte dos alunos, utilizando todos os recursos disponíveis incluindo portais educativos, musicas, vídeos, livros, portfólios, feiras culturais, murais, produção de blogs, relatórios, peças teatrais, softwares, entre outros.
A estrutura curricular da EJA é composta por três segmentos beneficiando os anos iniciais de 1º ao 5º ano, os anos finais de 6º ao 9º ano e ensino fundamental, no primeiro e segundo segmento a carga horária é de 1600h já no terceiro segmento a carga horária é de 1200h.
Os componentes curriculares do primeiro e segundo segmentos de acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal são:
I.Linguagens: Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna; Arte; Educação Física;
II. Matemática;
III. Ciências da Natureza;
IV. Ciências
Humanas: História; Geografia;
V. Ensino Religioso.
No terceiro segmento os componentes curriculares são:
I.Linguagens: Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira moderna; Arte (em suas diferentes linguagens: cênicas, plásticas e musical); Educação Física;
II. Matemática;
III. Ciências da Natureza: Biologia; Física; Química;
IV. Ciências Humanas: Geografia; História; Filosofia; Sociologia.
3 ENTREVISTA: EJA nos anos iniciais
A EJA nos anos iniciais atendem alunos do 1º ao 5º em sua maioria adultos que resolveram retomar os estudos, em busca de maiores chances no mercado de trabalho. O fato de poderem estudar a noite facilita a permanência destes alunos na instituição, pois eles trabalham durante o dia, a prova disto é que cada vez mais alunos se matriculam na EJA para dar inicio ou concluir seus estudos.
Boa parte dos alunos que iniciam seus estudos em idade mais avançada tem dificuldades principalmente com a língua portuguesa, não sabendo ler e escrever corretamente, para facilitar, “o conteúdo é exposto em sala de modo que motive os alunos, dando suporte e atenção individual as suas necessidades no processo de aprendizagem, mediante atividades diversas, tais como orientações de estudo.”
O planejamento e a organização das aulas são distribuídos por áreas de conhecimento, ficando a critério do professor adequar as aulas de acordo com as necessidades de cada turma.
Os materiais didáticos utilizados nas aulas variam de acordo com o conteúdo a ser exposto, podendo ser tecnologias educacionais, acervos literários, livros didáticos, obras de referencias como dicionários e outros, e também recursos multimídia.
A avaliação é realizada por meio de um processo contínuo, compreensivo, sistemático, comparativo, informativo e global, sendo aplicado a todos os alunos permitindo avaliar o conhecimento geral de forma particular de cada aluno.
Os dados apresentados foram colhidos através da observação de uma aula e de uma entrevista realizada com a professora que esclareceu alguns pontos referentes a conteúdo, material didático, avaliação e organização das aulas como mostra o anexo da entrevista.
A proposta de projeto foi elaborada tendo em vista os conteúdos de língua portuguesa beneficiando os anos iniciais da EJA, não sendo exatamente o que se foi pesquisado, porem foi baseado sim na aula assistida e na entrevista com a professora, sendo uma proposta elaborada pelo grupo com o objetivo de atender aos requisitos da grade curricular de forma pessoal.
4. proposta de PROJETO
OBJETIVOS
Desenvolver a oralidade a partir de situações significativas de comunicação verbal e não-verbal;
Reconhecer a língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação;
Valorizar a leitura como forma de conhecimento e utilizá-la adequadamente em seu cotidiano;
CONTEÚDO
Os conteúdos abordados têm como objetivo favorecer o aprendizado dos alunos beneficiados, levando em consideração os conhecimentos já adquiridos por estudos anteriores ou experiências de vida.
Os conteúdos serão divididos em um total de seis aulas contendo atividades que contemplem a escrita, leitura e fala.
Em todas as aulas sem exceção será apresentado o alfabeto se dividindo em vogais e consoantes para reconhecimento dos alunos, leitura e escrita podendo dar a chance do professor saber exatamente quais as dificuldades e o grau de conhecimento de cada um de forma particular.
Na 2º aula haverá elaboração de textos verbais e não verbais para fazer com que os alunos pratiquem a leitura assim como o reconhecimento das letras.
Na 3º aula eles aprenderão a colocar suas idéias de forma clara e objetiva em um texto.
Na 4º aula os alunos darão inicio a discursos abertos a todos, para melhorar tanto a fala quanto a leitura, e principalmente aprender a argumentar e expor sua opinião sobre determinado assunto.
Na 5º e 6º aula alem de praticar o discurso os alunos terão maior compreensão da importância da oralidade em suas vidas.
TEMPO DE REALIZAÇÃO
	Atividades
	Junho
	1º aula
	2º aula
	3º aula
	4º aula
	5º aula
	6º aula
	Julho
	Escolha dos temas
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Preparação do material
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Alfabeto
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Escrita
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Produção e compreensão oral
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	Texto verbal e não verbal
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	Leitura
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Organização das informações no texto
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	Texto oral como pratica discursiva
	
	
	
	
	X
	X
	X
	
	Compreensão do discurso oral
	
	
	
	
	
	X
	X
	
	Avaliação
	
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Termino do conteúdo
	
	
	
	
	
	
	
	X
RECURSOS
Recursos humanos: professores, alunos, sociedade, família, direção escolar.
Recursos materiais: cadernos, livros, canetas, lápis, borracha, textos impressos, quadro, giz.
AVALIAÇÃO
Toda atividade será avaliada com intuito de se saber quais os níveis de conhecimento de cada aluno e suas particularidades, para que nenhum seja prejudicado com avanço de conteúdo causando maior incompreensão.
Sendo assim os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas tanto nas atividades escritas quanto nas atividades orais, buscando formas de atender as necessidades de cada aluno.
5.CONCLUSÃO
A educação é um bem primordial na vida das pessoas, e um direito que não pode ser negado. A EJA atende a uma população que por vários motivos se afastaram ou nem ao menos iniciaram sua vida acadêmica na infância, tendo somente mais tarde a chance e os recursos necessários para estudar.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola.
Felizmente, podemos concluir que o conceito vem mudando dia após dia, pois entre os grandes desafios desse tipo de ensino agora se inclui também a preparação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho através da educação profissional que oferece a chance de especialização em cursos de qualificação profissional e técnicos, contribuindo para formação não apenas de um cidadão, mas também de um trabalhador bem especializado.
REFERÊNCIAS
SANTOS, Adão Martins et al. Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos. Secretaria de Estado de Educação Distrito Federal. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/cur_mov/7_educacao_de_jovens_e_adultos.pdf. acesso em: 01 set 2015 
SILVA, Regina Celi Delfino da. Necessidades de Formação Continuada dos Professores da Educação de Jovens e Adultos. Vol.1. João Pessoa. 2006. Disponível em: http://www.ce.ufpb.br/ppge/Dissertacoes/dissert06/Regina%20Celi%20Delfino/Regina%20Celi%20Delfino%20da%20Silva.pdf. Acessado em: 01 set 2015
VENÂNCIO, João Carlos & GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini Di. As Séries Iniciais da Educação de Jovens e Adultos em Nível Municipal e as Políticas Publicas Implementadas – em busca de novos significados. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/246/258. Acessado em: 05 set 2015
ANEXOS
ANEXO A – entrevista EJA anos iniciais.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia
CLAUDIENE PEREIRA DA SILVA DE ANDRADE
CHISLENE QUEIROZ DE ASSIS
MÁRCIA FERREIRA DE SOUZA
MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA
educação para todos
Iporá
2015
CLAUDIENE PEREIRA DA SILVA DE ANDRADE
CHISLENE QUEIROZ DE ASSIS
MÁRCIA FERREIRA DE SOUZA
MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA
educação para todos
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual em Grupo.
Tutor eletrônico: Giselle Christina Pereira
Rosa
Tutor de sala: Cleidiana Correia da Silva
Iporá
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais