Buscar

Ética e Fundamentos filosóficos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ética e Educação
	Data de início:
	09/03/2015 19:58
	Prazo máximo entrega:
	09/03/2015 21:13
	Data de entrega:
	13/03/2015 18:51
Questão 1/3
Segundo Vasconcelos (2011), o filósofo marxista Louis Althusser é considerado 
anti-humanista, pois relega ao mínimo o papel dos sujeitos individuais no processo histórico. No campo da educação, qual é a contribuição mais importante do filósofo Althusser?
Nota: 33.3
	Expectativa de resposta: a contribuição mais importante é o conceito de aparatos ideológicos do Estado. Para esse autor, o Estado é formado por uma série de instituições, como a administração pública, o exército, a polícia etc., que exercem um controle coercitivo na sociedade.
BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta:Althusser se afirmava como marxista,mas seu modo de pensar a educação tambem pode ser enquadrado na perspectiva funcionalista.
Para ele a educação tem um papel fundamental, a busca da ruptura e da evolução, o papel da educação e suas operações são determinadas fora dela, na base econômica da sociedade, raros são os professores que vão contra a ideologia. contra o sistema e contra as práticas que aprisionam os alunos.
Ele deu uma grande impotância no campo da ideologia.
E para complementar o trabalho ele descreve as estruturas ,as quais seriam inevitáveis a repreensão haja vista ser impossível escapar ou lhe ser obediente.
POis a tal ideologia naquele tempo deveria ter sido uma estrutura insólida, o bom e que atravès do Althusser hoje podemos viver essa ideologia de tudo, de pensamento de querer e até mesmo de agir.
Questão 2/3
Vasconcelos (2011) aponta em seu livro que o Iluminismo representa o auge de uma ruptura com a tradição medieval. Nesse sentido, discorra sobre o Iluminismo.
Nota: 33.3
	Expectativa de resposta: o iluminismo é um movimento de ruptura com a tradição medieval. Para protestar contra os privilégios dos nobres, os filósofos iluministas de inspiração burguesa, empreendiam uma dura crítica ao regime monárquico e à Igreja. Os iluministas criticavam o clero, visto como uma categoria que, ao lado da nobreza, mantinha vantagens políticas e econômicas indevidas.
BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta:O iluminismo é a saída dos homens do estado do estado de minoridade devido a eles mesmos.
Minoridade e a incapacidade de utilizar o próprio intelecto sem a orientação do outro.
E extensão da crítica a toda e a qualquer crença e conhecimento sem exceção, realização de um conhecimento,por estar aberto a crítica inclua e organize os instrumentos de sua própria correção,o uso do conhecimento assim atingido como melhorar a vida privada e social dos homens.
Ele pretende levar as luzes da razão as trevas da ignorância e obscurantismo.
O iluminismo será decisivo para afastar a química da alquimia e assinalar as etapas fundamentais do desenvolvimento das ciencias biologicas.
Questão 3/3
Segundo Marilena Chauí (2001), “toda cultura e cada sociedade instituem uma moral”. Como podemos, então, relacionar cultura e moral?
Nota: 33.3
	Expectativa de resposta: diferentes formas de cultura têm sua racionalidade própria e estas se relacionam com o contexto das sociedades que as produziram. Quase todas as ações humanas não são naturais, mas estão marcadas pelas soluções dadas pela cultura em que o sujeito vive.  A estrutura da personalidade do indivíduo, que marcará seus comportamentos e ações, é sempre marcada pelos valores essenciais da cultura a que pertence. A convivência dos homens em sociedade deve ser dada dentro de uma ordem e pautadas por regras, leis e normas que regulamentem o convívio humano. Podemos dizer que é um ethos cultural, isto é, um sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados que usamos para definir as nossas atitudes diante do meio cultural em que vivemos.
BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta:Moral é o conjunto de regras no convívio ou seja moral é e pode ser uma tradiçâo,há certas regras que interferem diretamente diretamente na convivência de seus habitantes.
Muitas vezes para obter moral numa sociedade e preciso seguir culturas e tradições.
cultura conjunto de comportamentos e modo de pensar de uma sociedade, e tradições sociais e tudo aquilo que recebemos do ambiente em que nos criamos e desenvolvemos.
Não se póde falar de cultura sem relação de valores morais,esses valores são adquiridos dentro dos padrões de cada cultura e que não significa que haja uma moral relativa em cada cultura,os valores morais são universais e independentes.
Já os valores morais são dadas por várias instituições como as escolas e centros religiosos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais