Buscar

Caso Concreto Semana 09 NCPC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Processo Civil II – Caso Concreto – NCPC – SOMENTE RESPOSTAS
Semana 09
Semana 09
Questão 01
Primeiramente vale ressaltar que está questão não foi muito bem formulada, como indica a própria questão tem que reler para entender, no meu caso muitas vezes (RISOS).
O advogado da administradora JOIA RARA Ltda, já havia requerido a produção de prova documental e testemunhal, em momento oportuno, tendo este requerimento de provas deferido pelo magistrado. Ocorre que, em outro momento a autora por meio de seu patrono, requereu prova pericial, tendo está prova sido indeferida pelo juiz, com o fundamento que o momento para produção de provas já precluiu. 
Cumpre destacar que um dos momentos para requer produção de prova é na inicial, para o autor e para o réu, destaca-se no artigo 336 do NCPC. Para elucidar a resposta acho pertinente a citação ao artigo 319, VI do mesmo diploma legal, que diz que, “A petição inicial indicará: VI – as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados”.
Ademais, o artigo 369 do NCPC trata do capítulo das provas, que diz que “As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz”, é oportuno ressaltar também o parágrafo único do artigo 370 do NCPC “Parágrafo único - O juiz indeferirá, em decisão fundamentada, as diligências inúteis ou meramente protelatórias”. 
Isto posto, como a prova é produzida para o convencimento motivado do juiz, e uma vez encerrada a fase instrutória, não há mais o que se falar em requerimento de novas provas.
A prova pericial é aquela que depende da participação de um técnico. Perícia é a prova destinada a levar ao juiz elementos instrutórios sobre algum fato que dependa de conhecimentos especiais de ordem pública.
Já a inspeção judicial consiste no exame ou verificação de fatos ou circunstâncias relativas a lugar, coisas ou pessoas, diretamente pelo juiz, nos termos do artigo 481 do NCPC.
Questão Objetiva
Questão 1 – Gabarito ( c ).
Questão 2 – Gabarito ( c ).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais