Buscar

apol 04 C fase II respondidas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 04
Questão 1/5
Analise o caso abaixo:
A empresa Frigimais produz frigideiras com revestimento em teflon de alta qualidade, as quais são capazes de cozinhar ou fritar alimentos sem a necessidade de óleo. Devido sua qualidade seu grande apelo é a saúde e a facilidade de limpeza. A Frigimais precisa manter continuamente a qualidade e promover a melhoria contínua de seu produto. Estas são características que resultam de um intensivo uso de conhecimento, desse modo o foco da empresa é o desenvolvimento e produção do produto, enquanto que a embalagem e a logística, por exemplo, são atividades relativamente simples que podem ser terceirizadas. Ainda em relação ao produto, o foco da empresa é a qualidade do teflon, enquanto que a produção do cabo é uma atividade secundária.
Fonte: Adaptado do Capítulo 5 do Guia de Estudo de Gestão do Conhecimento e Mapeamento de Competências.
A partir da análise do caso, considere as afirmativas a seguir:
I –  As empresas devem concentrar seus esforços em uma quantidade pequena de competências e conhecimentos, a exemplo da Frigimais que tem o foco na qualidade do Teflon.
II – A Frigimais está equivocada ao terceirizar as atividades mais simples e menos desenvolvidas como embalagem e logística, pois estas podem vir a ser um diferencial.
III –  O relato do caso da Frigimais sinaliza sua facilidade em desenvolver e gerenciar todos os conhecimentos, contemplando as áreas de produção do Teflon, cabos plásticos, embalagem e logística.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas I
	
	B
	Apenas II
	
	C
	Apenas III
	
	D
	Apenas I e III
	
	E
	Apenas II e III
Questão 2/5
Cada organização oferece um plano de benefícios que é desenhado de acordo com critérios próprios e específicos. Sobre as etapas do desenho do plano de benefícios analise as afirmativas a seguir:
I - Na etapa de estabelecer os objetivos e a estratégia de benefícios utiliza-se estratégia pacificação, onde se procura oferecer aos colaboradores os benefícios que desejam, em função de suas expectativas.
II - Uma das fases envolve a comunicação aos colaboradores sobre os benefícios.
III - Uma fase diz respeito ao monitoramento dos custos, sendo necessário apenas a análise na implementação do benefício para o colaborador.
IV - A comunicação sobre os benefícios aos colaboradores não deve ser feita por meios eletrônicos, tais como e-mail, intranet.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas as afirmações I, II e IV.
	
	B
	Apenas a afirmação I.
	
	C
	Apenas a afirmação IV.
	
	D
	Apenas as afirmações I e II.
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV;
Questão 3/5
As leis que sustentam a Previdência Social, assim como sua metodologia para fins de aposentadoria, vêm se tornando cada vez mais defasadas.  Sobre os planos de benefícios e os planos de previdência, analise as afirmativas a seguir:
I - Os planos tradicionais de Previdência Social não permitem que sejam rateados entre o colaborador e a organização.
II - Os planos de previdência privada se dão por meio de contribuições mensais, feitas em favor do colaborador durante um período e com valor estipulado pelo depositante.
III - O capital acumulado correspondente ao plano de previdência privada é atualizado apenas pela inflação.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas as afirmações I e II.
	
	B
	Apenas a afirmação I.
	
	C
	Apenas a afirmação II.
	
	D
	Apenas as afirmações II e III.
	
	E
	Apenas as afirmações I e III.
Questão 4/5
A cultura influencia as relações intra e extra organizacionais, nas redes sociais, nos julgamentos de valor e nas experiências. Assim sendo, um determinado conhecimento pode ser aceito ou não de acordo com os julgamentos de valor dos colaboradores. O conhecimento pode ser socializado e disseminado, pode ser desenvolvido ou não, de acordo com a cultura organizacional.
Sobre o papel da cultura na gestão do conhecimento, avalie as afirmativas a seguir:
I –  Geralmente setores intensivos em conhecimento, como os de tecnologia são vistos como os únicos que demandam ou se adequam à cultura do conhecimento.
II – O compartilhamento de insights e de conhecimentos é muito maior em organizações onde hajam ambientes agradáveis, transparentes e com confiança.
III – O desenvolvimento de uma cultura possibilita criar estratégias baseadas no conhecimento criando condições para a obtenção de uma vantagem competitiva e de adição de valor.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas I
	
	B
	Apenas II
	
	C
	Apenas III
	
	D
	Apenas I e III
	
	E
	Apenas II e III
Questão 5/5
Sendo o conhecimento algo que está na mente das pessoas, nada mais importante do que gerenciar esse recurso (pessoas). Os pesquisadores que se dedicam a este tema já quebraram o mito de que somente a remuneração atua como motivador. Fatores como condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento também passaram a ser fatores observados pelas organizações, uma vez que é o que os colaboradores demandam.
Sobre o papel da gestão de pessoas na gestão do conhecimento, considere as afirmativas a seguir:
I –  Nos processos de recrutamento e seleção se pode utilizar uma seleção baseada em competências, onde as competências chave para a função são elencadas e então observa-se os candidatos que as possuem.
II – É imprescindível que os colaboradores se desenvolvam para continuarem competitivos no mercado de trabalho e, assim, esta responsabilidade é unicamente das organizações.
 III – Através do sistema baseado em competências, pode ser instalado um sistema de promoções, de acordo com o plano de carreira implantado na organização.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas I
	
	B
	Apenas II
	
	C
	Apenas III
	
	D
	Apenas I e III
	
	E
	Apenas II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais