Buscar

Indústria Petroquímica: Histórico e Características

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Petroquímica
*
*
Histórico
	A petroquímica surgiu nos Estados Unidos da América, em 1920, quando a Standard Oil e a Union Carbide fabricaram isopropanol e glicol. Desenvolveu-se durante a Segunda Guerra Mundial, com a demanda de produtos estratégicos (como tolueno e glicerina para explosivos). No período de 1940 e 1950, os E.U.A. duplicaram sua produção petroquímica.
	A atividade petroquímica no Brasil, tem uma existência da mesma ordem do restante do mundo e teve o seu desenvolvimento estabelecido no Estado de São Paulo, onde nos primeiros anos da década de 50, já estavam instaladas, duas fábricas de poliestireno; uma da Plásticos Kopers e outra da Bakol, que operavam com matéria prima (estireno) importada.
*
*
Características da petroquímica 
Ela pode ser definida como a parcela da indústria química cujos produtor são originados do petróleo e/ou do gás natural. Esta definição simples oculta, no entanto, uma enorme complexidade, derivada de grande diversidade e quantidade de substancias envolvidas, tornando o estudo desta indústria mais difícil do que o de outras mais homogêneas. Acresce ainda, a dificuldade de isolá-la do conjunto da indústria química, sendo raro os casos de empresas químicas se dediquem apenas às atividades petroquímicas.
*
*
Industria química pesada
	Indús­trias de base ou pesadas, elas constituem, em qualquer país, o alicerce da industrialização, pois elaboram matérias-primas pro­venientes da natureza e produ­zem para o abastecimento de outras indústrias – fornecendo-lhes máquinas, produtos benefi­ciados, etc. – ou para o desenvol­vimento da infraestrutura de transportes, energia, habitação, etc. 
*
*
Segmentos da indústria petroquímica
	Atualmente, é possível identificar produtos de origem petroquímica na quase totalidade dos ítens industriais consumidos pela população tais como embalagens e utilidades domésticas de plástico, tecidos, calçados, alimentos, brinquedos, materiais de limpeza, pneus, tintas, eletro-eletrônicos, materiais descartáveis e muitos outros.
*
*
Petróleo: origem, composição e fracionamento
	Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. 
	O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgânicos, está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis, tais como arenitos ou calcários. Uma camada impermeável, quando constitui uma “armadilha”, permite a acumulação dos hidrocarbonetos, impedindo-os de escapar.
*
*
Fracionamento
1 - Dessalinização do petróleo bruto
2 - o óleo é aquecido a 320° C em fornos de 
fogo direto
3 - O petróleo aquecido é introduzido na
 parte inferior da coluna junto com vapor 
de água para facilitar a destilação.
4 - Desta coluna surgem as frações ou 
extrações laterais, que ainda terão de ser 
Transformadas
5 - Obtenção dos produtos finais desejados. 
*
*
*
*
Gás natural
	O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos, na sua maior parte gasosos, cujo principal componente é o metano. Os outros componentes são o etano (fonte de produção de olefinas), propano, butano e uma fração líquida leve, denominada gasolina natural. O gás natural é encontrado de forma isolada ou, mais frequentemente, associado ao petróleo. Nesse caso, uma parte do gás é rejeitado nos poços para aumentar a percentagem de recuperação de óleo cru.
*
*
*
*
Indústria Petroquímica
*
*
Pirólise da Nafta
Fracionamento
da Nafta
Armazenamento
de Butadieno
Hidrogenização de
Gasolina de Pirólise

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais