Buscar

Exame de Estudo das relações étnico-raciais para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Dessa forma, a constituição de um governo eletrônico pode sim ser percebida como democrática, em termos de numa perspectiva funcional do Estado e suas relações provimento de serviços à sociedade, por estar acessível na web, mas em sendo, como veremos abaixo, esse acesso socialmente diferenciado e mesmo questionável em termos da qualidade da informação e da interatividade disponibilizadas.
 
RUEDIGER, Marco Aurélio. Governo eletrônico ou governança eletrônica-conceitos alternativos no uso das tecnologias de informação para o provimento de acesso cívico aos mecanismos de governo e da reforma do Estado. In: VII Congresso del CLAD. 2002. P. 4
 
O excerto acima evidencia o impacto das novas tecnologias da informação nas mais variadas instancias. Isso posto, descreva como as tecnologias da informação impactam a questão da igualdade social?
 
Nota: 33.3
	surge uma nova fonte de desigualdade, agora matizada por aqueles que sabem operar as novas tecnologias e aqueles que não sabem. Ver pg. 160-161 do livro-base.
Resposta: Com o surgimento das novas tecnologias de informação, começou a se produzir uma nova desigualdade entre aqueles que as dominam e os que não conseguem fazê-lo. os pensadores liberais dão maior peso à igualdade de oportunidades e só aprovam a igualdade de renda na forma de um nível mínimo de provisão, ao qual cada pessoa teria direito. o salario mínimo, por exemplo, seria um mecanismo para garantir essa renda básica a cada trabalhador. 
Questão 2/3
Tema: Raça
Sobre o estudo da raça, temos a escola etnológica-biológica, a escola histórica e a escola darwinista social.
Escreva sobre o que defendia a escola histórica referente a questão de raça.
Nota: 33.3
	 Essa escola contribuiu na difusão da ideia de uma superioridade da raça ariana com relação às demais. Ideia de caráter negativo em relação à miscigenação. (Carvalho, 2012, p. 103)
Resposta: A escola histórica, contribui na difusão da ideia de uma superioridade da raça ariana com relações as demais, enfatizando principalmente o papel da Inglaterra e Alemanha como "topos" dessa escola hierárquica das raças humanas. Essa ideia viria "alimentar" fortemente as ideologias de superioridade racial da Europa e, de forma mais especifica, desses dois países que, segundo esses princípios, seriam os verdadeiros responsáveis pela escrita da história das civilizações. 
Questão 3/3
No contexto atual existe muita discussão sobre práticas discriminatórias e preconceito. Ambas, afinal, são hoje socialmente reprováveis. Contudo, é preciso entender que há uma importante diferença entre estes dois conceitos. Assim, explicite tais diferenças justificando sua resposta. Qual a ligação entre preconceito e discriminação.
Nota: 33.3
	Preconceito é um juízo de valor antecipado. E discriminação é uma atitude de tratar diferente ou negar algo a alguém com base em um preconceito. Enquanto o preconceito acontece no plano das ideias, a discriminação acontece no plano da ação. Ver pg. 147 e 148 do livro-base.
Resposta: O preconceito corresponde a um juízo de valor antecipado, a discriminação é o ato de estabelecer diferenças, distinções e separações, ou seja, é a materialização do preconceito.
A discriminação gera e reforça o preconceito enquanto o preconceito cria uma ideológica para a discriminação e sua racionalização. O preconceito é uma atitude hostil contra um individuo que pertence a um grupo socialmente desvalorizado, as principais formas de preconceito são: sexual, racial, étnico e social; além disso, existem três componentes do preconceito são eles: cognitivo, afetivos e comportamentais.
Preconceito se refere a crenças e valores negativos em relação a um grupo social, e discriminação se refere a ações e praticas de distinção e diferenciação. Os mecanismos de manutenção do preconceito: a socialização e o conformismo.

Outros materiais