Buscar

Fundamentos da EJA e Educação Popular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR
PEDAGOGIA – TEREZA RENOU
AULA DE REVISÃO AV1
Rio de Janeiro, agosto de 2011 
1
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
FUNDAMENTOS DA EJA E EDUCAÇÃO POPULAR
A disciplina apoia-se nas últimas perspectivas teóricas do campo da EJA, que a toma como um processo contínuo de aprendizagem por toda a vida.
Inspira-se especialmente nas CONTRIBUIÇÕES dePAULO FREIRE.Conceitos centrais do seu pensamento se tornam referência:LIBERTAÇÃO; CONSCIENTIZAÇÃO e AUTONOMIA
2
2
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
3
EMENTA: Os novos paradigmas da Educação de Jovens e Adultos. Abordagem histórica da EJA no Brasil. Os condicionantes socioeconômicos que explicam o analfabetismo. Possibilidades curriculares na EJA. Os sujeitos da EJA. Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos. Trajetória intelectual de Paulo Freire. Conceitos freireanos na Educação Popular.
Aula 1: Os Novos Paradigmas da Educação de Jovens e Adultos: Educar Quem e Para Quê?
Aula 2: Abordagem Histórica da EJA no Brasil – Anos 40/50/60
Aula 3: Abordagem Histórica da EJA no Brasil – Anos 70/80/90
Aula 4: Abordagem Histórica da EJA no Brasil – Anos 2000
Aula 5: Os Condicionantes Socioeconômicos que explicam o Analfabetismo e novas possibilidades Curriculares na EJA.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
4
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
5
Aula 1: Os novos paradigmas de Educação de Jovens e Adultos: educar quem e para que?
A identificação dos determinantes socioeconômicos que produzem e produziram um significativo contingente de indivíduos. NÃO escolarizados no Brasil. 
COMO se dá as relações educacionais e os SUJEITOS envolvidos na EJA nos dias atuais. 
HOJE, avanço no debate teórico e metodológico. Destacando-se a trajetória dos movimentos populares nesse processo
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
Abertura Política (1985) - Redemocratização do país, a ação dos movimentos sociais pressiona o poder público e ao meio acadêmico para a incorporação das contribuições da matriz crítica freireana na formulação de políticas e pesquisas no campo da EJA.
6
A leitura do mundo precedendo a leitura da palavra
= Novos pressupostos metodológicos
O Golpe Civil Militar de 1964 - Interrompe o trabalho de PAULO FREIRE e TODAS as iniciativas da Educação Popular são silenciadas 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
7
Anos 2000 - Novos marcos conceituais e normativos da EJA, Aprovação do Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 
Com esses avanços legais e políticos, já temos uma EJA crítica e vinculada as necessidades dos alunos jovens e adultos trabalhadores? Não
E por que isso acontece? A escola ainda encara a EJA numa perspectiva COMPENSÁTORIA 
COMO entender a razão de tantos FRACASSOS? Entender quem SÃO os SUJEITOS da EJA
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
Como Miguel Arroyo define esses SUJEITOS da EJA? Como reverter esse modelo de escolarização, para atender especificamente essa modalidade? Como diminuir os FRACASSOS?
8
A escola espaço de socialização, de trocas culturais e de construção significativa do conhecimento escolar e social. 
Na perspectiva freireana, a sala de aula de EJA é um espaço de riqueza e desafio, sendo ensinar e aprender um ato político e transformador. Os sujeitos envolvidos, educadores e educandos, ressignificam suas experiências de escola, de trabalho e de vida. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
9
Aula 2:Abordagem histórica da EJA no Brasil – Anos 40/50/60
Recuperação do processo histórico de surgimento e fortalecimento da EJA da 2ª metade do século XX no país. 
1º:determinações internacionais em prol da educação de adultos dos anos de 1940 e as Campanhas de Educação desenvolvidas no Brasil nas décadas de 40 e 50. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
10
2º: Os anos de 1960, marcado por iniciativas e ações educacionais no campo dos movimentos sociais de base. As experiências em alfabetização popular tinham como referencial político, filosófico e metodológico os princípios educativos do educador brasileiro Paulo Freire. 
Os anos de 1940 e 1950 
EJA considerada como uma necessidade societária significativa no cenário internacional e nacional. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
11
O contexto econômico e político estava exigindo: 
a formação de uma mão-de-obra; 
ampliação das bases eleitorais
e integração dos migrantes aos centros urbanos. 
FORÇA das CAMPANHAS
1942  Fundo Nacional de Ensino Primário – inclusão do ensino supletivo para adolescentes e adultos analfabetos. Visão do analfabetismo das grandes massas de adultos como um problema nacional. A criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
1947  Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), a primeira política pública nacional oferecida a população brasileira não escolarizada. 
1952  Campanha Nacional de Educação Rural (CNER). Mesmo com essas iniciativas, a visão estigmatizadora de nossos governantes para a população não escolarizada se mantinha. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
12
Campanhas tinham um caráter profilático, onde o analfabetismo era considerado uma “doença” e o analfabeto era visto como incapaz e despreparado para o Brasil moderno que estava sendo gestado pelas nossas elites. 
1958  foi realizado, no Rio de Janeiro, o 2º Congresso Nacional de Adultos, se tornando o epicentro para o país desse debate e da nova concepção para a EJA. Paulo Freire fazia parte da delegação de Pernambuco, defende, em seu relatório, que o problema do analfabetismo no Nordeste era um problema social, NÃO um problema educacional. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
13
Para esses EDUCADORES, era a miséria da população que gerava o analfabetismo: ou se enfrentava a miséria ou não se conseguira enfrentar o analfabetismo de forma verdadeira e eficiente. 
Abordagem histórica da EJA no Brasil: os anos de 1960
Emergência de novas idéias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área série de iniciativas oficiais e não oficiais ganham projeção no cenário nacional da EJA. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
14
Destaque, ainda, no cenário dos movimentos sociais em prol da educação de adultos as seguintes iniciativas no período: 
Centros Populares de Cultura (CPC), levados a cabo pela União Nacional dos Estudantes (UNE); 
O Movimento de Cultura Popular (MCP) no Recife/PE com o apoio do governo de Miguel Arraes; esses movimentos instituíram os círculos de cultura, que eram grupos populares que se reuniam com educadores nos Centros de Cultura, influenciando a inúmeros projetos educativos desse período.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
15
Experiências que reuniam uma concepção de adultos e se comprometia a incorporar em suas propostas politico-pedagógicas as características socioculturais das classes populares. 
Campanha “De Pé no Chão também se Aprende a Ler”, da Secretaria de Educação de Natal/RN, entre 1961 e 1964;
Movimento de Educação de Base (MEB), desenvolvido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)de 1961 a 1966.
Lei de Diretrizes e Bases – Lei 4024/61 = vê a educação como direito de todos e ampliam-se as políticas públicas para a EJA = os exames de madureza para a certificação para Jovens e Adultos não escolarizados. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
16
É no interior do Círculo da Cultura que nasce o chamado “método de alfabetização” de Paulo Freire. 
Os temas tratados nos círculos vinham de uma consulta aos grupos que estabeleciam quais seriam discutidos, cabendo aos educadores tratar a temática proposta pelo grupo. 
Estava posta a premissa do referencial freireano para a educação de adultos: o diálogo como princípio de uma educação voltada para a libertação. 
Para Paulo Freire, a educação é o instrumento de análise crítica da realidade (leitura do mundo) e como ferramenta para transformação de estruturas
sociais injustas. 
O ANALFABETISMO vai ganhando cada vez mais uma conotação política e o governo federal vai instituir, coordenado pelo MEC, em 1963, o Plano Nacional de Alfabetização (PNA), que tinha como referência pedagógica a produção de PAULO FREIRE, que é convidado a coordenar o Programa, tinha por objetivo alfabetizar cinco milhões de brasileiros, sob a perspectiva de conscientização e organização política da população. 
17
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
Golpe militar interrompe a efetivação do Plano que desencadearia todos os programas. O “modelo de desenvolvimento” adotado pelos novos donos do poder entendia como a ameaça à ordem. 
Em 1964, ironicamente o Brasil tinha na época, os movimentos de bases político-sociais mais organizados da sua história. 
O Golpe Militar 1964
Com o Golpe Civil-Militar, todas as iniciativas governamentais e não-governamentais foram suspensas e muitos dos militantes do campo da educação de Jovens e Adultos foram presos ou exilados. 
São SILENCIADOS: TODOS os engajados e articulados.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
18
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
19
Aula 3: Abordagem histórica da EJA no Brasil – Anos 70/80/90
Reformas e os projetos educacionais implementados pelos governos militares no campo da EJA no Brasil, enfatizando os seus aspectos políticos e ideológicos.
 Principais políticas no período da Ditadura Militar: a Cruzada ABC, o Mobral e a regulamentação do Ensino Supletivo.
Resgate do processo histórico com a redemocratização do país. 
Novas bases legais e Curriculares implementadas na Educação de Jovens e Adultos a partir dos anos de 1990: a Constituição de 1988 e a LDB 9394/96.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
20
1. Abordagem histórica da EJA no Brasil: os anos 70.
Governos militares ingressa na fase capitalista monopolista, o Estado atua como agente condutor da economia dependência internacional.
Desenvolve um modelo econômico/social baseado na concentração de renda e na aceleração econômica, pautada em empréstimos internacionais, subordinando, nossa economia ao capital e à tecnologia externa. 
Em relação à sociedade civil, os anos dos governos militares ficaram marcados pelo distanciamento das organizações sindicais e populares da participação política. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
21
O rígido controle das iniciativas de organização popular estava inserido na Doutrina de Segurança Nacional, ideologia que marcou o caráter autoritário e excludente dos governos militares. 
A educação é vista como espaço privilegiado de produção e reprodução das relações sociais, foi amplamente reformada e usada pelos tecnocratas do governo ditatorial civil/militar. A expansão da educação pós-64 esteve pautada pela transferência de verbas públicas para o empresariado da educação. 
Com expansão há adequação do sistema escolar brasileiro aos preceitos da teoria do “capital humano”, apropriado para o trabalhador ascender na escala da escolarização formal. Sendo a educação encarada como investimento=produtividade
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
22
O conteúdo programático das escolas supervalorizou as áreas tecnológicas com destaque ao treinamento específico = perda de importância das áreas humanas e das ciências sociais. 
Entre as ações dos governos militares para a EJA foram: 
 A expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967.
 Após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral).
 Depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos. 
Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC), substituindo o Plano Nacional de Alfabetização, coordenado por Paulo Freire, do período anterior ao golpe, vinculando a EJA à formação para o trabalho e a formação moral.
 1967 O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), perdurou durante todo o período da ditadura militar com significativa força política e financeira. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
23
Diferenças entre as concepções alfabetizadoras e as intencionalidades políticas existentes entre o MOBRAL e a proposta teórico-metodológica de PAULO FREIRE. O MOBRAL buscou assemelhar-se às concepções freireanas na técnica pedagógica e na forma do material didático, mas era completamente esvaziado da ótica problematizadora e conscientizadora da perspectiva freireana. 
O ENSINO SUPLETIVO foi regulamentado pela Lei nº 5692/71 e concebido dentro de uma visão sistêmica, que compreendia quatro funções: suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
24
2. Abordagem histórica da EJA no Brasil: os anos 80 e 90.
A política de rápido crescimento econômico iniciada pelo Governo Geisel, começa a dar sinais de esgotamento no final dos anos 70 e a partir dos primeiros anos dos 80, a economia brasileira conhece momentos de estagnação, tornando-se urgente uma nova estratégia de sobrevivência para nossas elites.
Temos a falência do modelo autoritário de governo e sob o controle dos militares o Brasil entra num lento e gradual processo de transição para a democracia. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
	
25
O MOBRAL foi extinto em 1985, já no início da chamada Nova República, transformado na Fundação Educar (1986-1990), em muitos sentidos representou a continuidade do Mobral
No governo Collor, nos anos de 1990, um novo sentido das políticas para a EJA começa a se delinear: utilizando-se um discurso que valorizava o combate ao analfabetismo, em resposta ao Ano Internacional da Alfabetização, convocado pela UNESCO, cria o Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania (PNAC) que não teve nenhuma ação expressiva.
Era um avanço legal a questão da garantia do financiamento para os alunos Jovens e Adultos, porém, muitos desafios para a implementação, pelos sistemas municipais e estaduais, de uma efetiva política educacional para esse público ainda estavam a ser concretizados nos anos de 2000.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
26
 Aula 04: Abordagem histórica da EJA no Brasil – Anos 2000.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
27
As principais características da nova legislação e  documentos oficiais da EJA nos anos 2000, bem como suas repercussões práticas.
Os avanços das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos - Parecer CEB/CNE 11/2000 onde será analisado as três funções da EJA presentes no documento: a REPARADORA, a EQUALIZADORA e a QUALIFICADORA. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
28
O censo escolar de 2001 dimensionou a inserção da EJA na escolarização oficial dessa década, segundo o INEP o censo escolar indicou 3,7 milhões de alunos matriculados na modalidade de EJA. 
Sônia Rummert apontou a possibilidade, de se somar a esse quantitativo, as matrículas de Jovens e Adultos, que incluídos no ensino fundamental e médio regular, apresentam faixa etária de EJA: 8,4 milhões de matrículas no fundamental e 4,3 milhões de matrículas no ensino médio. 
São incluídos nessa modalidade alunos de 15 anos que apresentam distorção idade e série para o ensino fundamental e com mais de 18 anos o ensino médio. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
29
A ampliação de matriculas na modalidade de EJA foi acompanhada pela construção de novos paradigmas político-pedagógicos para a escolarização de alunos jovens e adultos. Porém, a formação de professores não tem acompanhado essa mudança de paradigma. 
Como foram formados os professores que atuam na EJA? 
Na Formação Inicial, NÃO foi considerado os novos marcos conceituais e normativos da EJA, principalmente o Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para tal modalidade. O professor ainda encara a Educação de Adultos e Jovens numa perspectiva compensatória. 
DCN é considerado um marco na mudança de concepção e função da Educação de Adultos, passa-se de um visão de educação compensatória (que tinha o papel de suprir a escolarização não realizada na infância e na adolescência) para
uma concepção de Educação continuada ao longo da vida. 
Reconhecidos e validados os conhecimentos, trazidos pelos alunos dos seus espaços cotidianos de vida.
O parecer elaborado pelo professor Jamil Cury, apresenta três funções para a educação de jovens e adultos: a REPARADORA: restaura o direito à educação que foi negado à grande parcela da população brasileira. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
30
A EQUALIZADORA: proporciona e garante a entrada e reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção; 
QUALIFICADORA: possibilita ao aluno da EJA a oportunidade de se qualificar como sujeito no processo de construção do conhecimento. É o próprio sentido do EJA, numa perspectiva de uma educação permanente que pode ser plenamente desenvolvida ao longo da vida.
MUDAR O OLHAR
Investir na FORMAÇÃO
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
31
Na década, o atendimento da EJA foi de forma descontínua e diversificada; passando a ser realizado por meio da criação de uma rede de cursos de qualificação profissional, cabendo sua gestão e financiamento ao Ministério do Trabalho. Sendo executada por diversas instituições acentuadamente assistencialista. 
Quanto à certificação o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA;
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
32
A conseqüência da exclusão da EJA dos recursos do FUNDEF contribuiu para que o MEC mantivesse a EJA na posição marginal que ela já ocupava nas políticas públicas de âmbito nacional.
Desestímulo do setor público a expandir o Ensino Fundamental de EJA. 2001, criado o Programa Recomeço, destinando um apoio financeiro a alguns municípios mais pobres. 
2003, passou a chamar-se Programa Fazendo Escola estendendo o apoio, por meio de transferência direta de recursos, às redes de ensino que participaram do Programa Brasil Alfabetizado.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
33
AVANÇOS na lei no que tange ao direito ao acesso à escolarização e à autonomia pedagógica dos sistemas de ensino MAS não tem correspondido a alterações significativas na inclusão da EJA como política pública de direito, assegurando aporte contínuo de recursos financeiros necessários para garantir qualidade social às classes de EJA nos sistemas de ensino. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
34
Aula 5: Os condicionantes socioeconômicos que explicam o analfabetismo e novas possibilidades curriculares na EJA
Panorama Educacional atual AINDA produz um contingente significativo de Adultos e Jovens analfabetos e de baixa escolaridade 
QUAIS as RAZÕES desse processo e as conseqüências que estigmatizam e excluem tais alunos
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
35
Resgatar novas possibilidades curriculares e analisar as questões político-pedagógicas norteando a escolarização de Jovens e Adultos, relacionando à EJA aos conceitos freireanos AUTONOMIA, CONSCIENTIZAÇÃO e LIBERTAÇÃO = EDUCAÇÃO como um ato político e de posicionamento do DOCENTE. 
Século XXI
Realidade de atraso e exclusão 
Dados alarmantes: 10% da população jovem ainda se encontram à margem de uma escolaridade básica, cerca de 16,6 milhões de pessoas; na faixa etária de 15 a 17 anos mais da metade (52,6%) estão no ensino fundamental.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
36
A condição de ser analfabeto (Jovem – Adulto) inserido numa sociedade letrada, onde o código escrito ocupa lugar de privilégio e poder, oferece suficientes elementos para localizarmos onde esses indivíduos se encontram socialmente. 
Ser ANALFABETO ou estar à margem de uma escolaridade básica determina uma série de privações: mercado profissional, práticas do convívio social, exercício pleno de participação política e cidadã, acesso ao lazer e cultura e outros.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
37
A abordagem dessa questão, na nossa história, sempre foi marcada pelo preconceito, discriminação e estigmatização. 
CONSEQUENCIAS: no histórico político a garantia tardia do direito ao voto para o analfabeto, em decorrência de uma equivocada associação do analfabetismo e MARGINALIDADE.
A CONSTITUIÇÃO 1988
Garante... 
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” (art. 206), 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
38
MAS COMO SE DÁ NA PRÁTICA? 
O mesmo acontece com a DIRETRIZES determinando uma série de garantias que não foram cumpridas.
Igualdade de condições e o acesso de oportunidades no âmbito da educação impõem-se como um grande desafio para a nossa sociedade, principalmente no que tange à população adulta e juvenil não escolarizada. 
POR QUE o JOVEM e o ADULTO estiveram ou estão FORA da ESCOLA? 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
39
QUAIS são as RAZÕES que produzem a ruptura desses alunos com o ENSINO FORMAL? QUAIS dificuldades de diálogo entre a EJA e a ESCOLA? HÁ a necessidade de construção de novas possibilidades CURRICULARES para essa modalidade.
A produção do fracasso continua como uma marca do MODELO de ESCOLARIZAÇÃO. Que CURRICULO é trabalhado? Quais são os DESAFIOS enfrentar? 
Como ajudar o ALUNO a criar novas imagens e auto-imagens de si? 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
40
A MARCA do FRACASSO atravessa a existência de vida desses indivíduos e determina a forma como uma turma de EJA encara: o seu lugar como aluno, o papel do professor, a relação com o conhecimento, suas próprias possibilidades e potencialidades cognitivas. Essas impressões estão marcadas no que chamamos de CURRICULO OCULTO da escola. 
Oque é CURRÍCULO OCULTO? E por que ele é tão determinante na produção dessas imagens e auto-imagens dos alunos da EJA? 
Silva: “O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explicito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens relevantes”.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
41
ENFOQUE 
sociologia funcionalista
perspectiva crítica
Práticas diferentes
O debate em torno do CURRICULO OCULTO tem procurado identificar o seu papel, ainda, na formulação de valores culturalmente dominantes ligados as questões de gênero, raça e sexualidade. 
Mas como se desenvolve no interior das práticas curriculares?
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
42
“O currículo oculto ensina, ainda, através de rituais, regras, regulamentos, normas. Aprende-se também através das diversas divisões e categorizações explícitas ou implícitas próprias da experiência escolar: entre os mais “capazes” e os menos “capazes”, entre meninos e meninas, entre um currículo acadêmico e um currículo profissionalizante.” SILVA, T. "Documento de Identidades, 2005.
A crítica de currículo oculto contribui enquanto instrumento analítico das práticas curriculares cotidianas e de seus sutis mecanismos de formação. Essa noção formativa e deformativa do currículo são aspectos relevantes para o aluno da EJA e do como o currículo oculto que atravessou sua formação escolar foi construindo uma auto-imagem negativa e de fracasso. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
43
COMO Romper com um currículo oculto que constroem e perpetua uma imagem de fracasso?
Incorporar no debate curricular da EJA o referencial curricular freireano.
Questões que devem estar presentes em novas possibilidades curriculares para a EJA: 
Responsabilidades da ESCOLA e dos EDUCADORES que terão de enfrentar: multiculturalismo, raça, poder, identidade, significado, ética e trabalho. Para tanto redefinição do sentido e dos propósitos da escolarização = novo significado de Ensinar e Aprender num mundo ao mesmo tempo mais globalizado e mais diversificado. 
Proposta de atuação Docente Libertadora
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
44
Reconhecer que as categorias de classe social, cultura, conhecimento, poder, ideologia e racismo atravessam o currículo escolar. Dessa maneira, os professores poderão compreender melhor como indivíduos e grupos são oprimidos por fatores relacionados à raça, classe
social e gênero. 
A ESCOLA tem que acolher conhecimentos e valores subjugados e confrontá-los com os saberes dominantes = espaço estimulador e motivador da construção de conhecimentos significativos e relevantes para o aluno e para a sua luta em prol da transformação social. Trabalhar a diferença entre conhecimento cultural e conhecimento escolar para que o docente possa considerar o conhecimento cultural dos alunos e articulá-lo com o conhecimento escolar. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
45

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais