Buscar

grupo fabiana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Ensino Presencial Conectado
 PEDAGOGIA 
 
 FABIANA MARIA PEREIRA DA CRUZ 
 ROSA LINA JUAQUINA de souza GONSAGA
 MARIA JOSÉ FONSECA DE ALMEIDA DIAS
 
O protagonismo na educação infantil
LONDRINA
2015
 FABIANA MARIA PEREIRA DA CRUA 
 ROSA LINA JUAQUINA de souza GONSAGA
 MARIA JOSÉ FONSECA DE ALMEIDA DIAS
 
O protagonismo na educação infantil
Disciplinas: Organização e Didática na Educação Infantil; Arte Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas Linguagens; Seminário Interdisciplinar IV. Semestres: 3º flex e 4º regular. Professores: Edilaine Vagula, Tatiane Jardim, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini, Raquel Corrêa Lemos.
LONDRINA
2015
Sumario
1introduçao.................................................................................3
 2.2 desenvolvimento...................................................................4
 6 considerações finais................................................................6
 7 referenças.............................................................................7
introduçao 
As traves deste trabalho vêm-lhes apresentar o espaço escolar, como um local utilizado para formação da criança como agente transformador, mostrando a capacidade de ser protagonista nos dias atuais e no futuro, para construir uma sociedade com mais dignidade. O protagonismo transformador é uma das características para que as crianças possam fazer a diferença no ambiente em que estão inseridas, podendo promover mudanças positivas. A criança tem características empreendedoras, é necessário um espaço que contribua para que elas conheçam seus próprios talentos. O espaço escolar é o mais apropriado onde elas possam participar ativamente deste processo, com atividades direcionadas pelo professor. A escola é à base da educação formal e nossa sociedade tem passado por muitas mudanças sociais, econômicas e sustentáveis é necessário que os professores criem novas estratégias de aprendizagem, focadas no empreendedorismo e no protagonismo, que ajudem a fazer com que os alunos debatam criem possibilidades, pensem em soluções, tenha objetivos, onde eles possam trabalhar em grupos podendo ser conscientes sabendo tomar decisões. 
É despertando este lado protagonista nas crianças que sejam através de atividade executadas que elas vão se tornar adultos preparados para os desafios no futuro. 
Desenvolvimento 
A palavra protagonista tem origem grega; protagnistés e significa “Ator”, a aquele que ocupa o primeiro lugar num acontecimento. A criança-sujeito se constitui pela interação com outras crianças e com os adultos, com o meio físico, social e ideológica. A criança é o sujeito ela constrói pela interação com outras crianças, com adulto. Na interação com o meio físico, são muito importantes as brincadeiras principalmente as tradicionais (fazer parte do folclore que é cultura) essa cultura infantil que é construída passo a passo por elementos culturais, através dos vídeos assistido pude conhecer como é realizados os trabalhos pelos professores em Reggio Emília e o termo protagonismo infantil.
Quando trabalhamos teatros na educação infantil as crianças atuam interagem, se expressa através das brincadeiras das artes visuais, pinturas, desenhos e outros.
A ideia de Reggio Emília foi criada por Lóris malaguzzi que nos transmite essa concepção distinta da infância e sua participação como atores sócios. Protagonismo onde a criança e o professor é o principal personagem da historia. 
A metodologia de Reggio Emília é deixar que a criança aprendesse através dos seus próprios conhecimentos para que elas possam se sentir um integrante do meio social, valorizando os outros e a si mesma.com esta metodologia a criança aprendem com prazer e como se fosse um trabalho pra elas. 
 “A criança é feita de cem...
A criança tem cem linguagens
 (e depois cem,cem,cem)
mas roubam-lhe noventa e nove. “A criança é feita de cem...
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo...
Dizem-lhe enfim:
Que o cem não existe.
A criança diz:
Ao contrário o cem existe”
Lóris malaguzzi.
Nos professores somos protagonistas nas mudanças, devemos sempre esta renovando nossos conhecimentos, pois podemos transformar a realidade da escola os professores devem ser criativos e estimulantes. Quando o profissional da educação foca na criança o ensino deixa de ser linha de transmissão e passa ser de aprendizado assim sendo a criança o protagonista principal do meio.
Os adultos precisam encontrar um equilíbrio entre proporcionar estrutura ou direção e esperar que as crianças assumam as responsabilidades por si mesmas.
Quando as crianças que estão acostumadas a se organizar em atividades lúdicas de aprendizagem tendem se tornar mais confiantes e criativos do que aquele que não tem a oportunidade de se expressar ou criar algo que vem de sua imaginação.
A criança precisa se sentir segura, no ambiente escolar para que elas possam dominar ações e ideias, para que elas posam formular perguntas discutir coisas com seus colegas é só assim que elas vão esclarecer ideias. Devemos respeitar os princípios étnicos de a criança deixar que elas façam escolhas de seus próprios brinquedos e brincadeiras para que ela venha ter oportunidade de ser independentes.com essa independência ela aprendem ter noção de democracia.
Toda criança é cidadã e tem direitos políticos. 
 O principio da cidadania significa que a criança tem o direito a todos os tipos de brinquedos e brincadeiras sem separar brinquedos de meninos e meninas sem distinguir criança ricas de pobres, pela cor de pele ou outro traços físicos ou diferença. Nos tempos de hoje as crianças não são como nos éramos antes na nossa infância nos corríamos pelo quintal, subíamos em pé goiaba fazíamos brincadeiras da época hoje vemos que tudo foi se modificando em nossa contemporaneidade as crianças já não se importa mais com brincadeiras, pois a tecnologia veio com tudo muitas crianças preferem ficar em frente a um computador muitas das vezes eles nem tem espaço para brincar ou com quem brincar por isso é muito importante nas escolas resgatar as brincadeiras tradicionais para que as crianças venham ter infância. O professor deve trabalhar com as crianças dentro do condiciono delas com projetos que envolvem a família e a escola proporcionando tarefas onde a família tenha contato com o filho e a escola. A criança é protagonista não só na escola como também na sociedade ate mesmo na Televisão veem os talentos que elas possuem em se protagonizar em diversos papeis.   
As crianças possuem características próprias ao seu momento de desenvolvimento o que não as tornam menos competentes enquanto atores sócios nem seres incompletos ou imperfeitos, mas caracterizam elementos configuradores de um grupo singular na existência humana (qvortrup1991, 1995; Sarmento, 200, 2001,2003). No entanto, ainda que a concepção atual de infância promova a invisibilidade e afonia infantis, as crianças seguem participando ativamente da construção da cultura (boto 2002, p57).
Para zaporozhets (1987), se pudermos garantir á crianças às condições adequadas de vida e de educação, ela desenvolve, intensamente, enquanto e ainda muito pequena, capacidades intelectuais, caráter. Sobre isso, Leotiev (1998) enfatiza que desde que nasce e neste sentido, forma para si as capacidades, habilidades e aptidões humanas, que não são naturais aos seres humanos, mas que foram criadas pelas gerações
que nos antecederam, ao longo da historia, e que como tais, devem ser devem ser aprendida pelas novas gerações, num processo que costumamos chamar de desenvolvimento, mas que é efetivamente, um processo de educação.
Essa nova concepção de criança, que vemos construir-se em nossos dias, a partir de estudos teóricos e da observação que nos mesmo podemos realizar acerca do fazer infantil, questiona a velha concepção que tiramos e que nos levava a ver a criança como um ser de incapacidades.
De acordo com dahlberg, moss e Pence, essa visão centrada no adulto, não nos deixa perceber as capacidades das crianças, que são diferentes das capacidades dos adultos, pois são próprias das crianças pequenas. 
A criança pequena e entendida e reconhecida como sendo parte da sociedade. Ela não existe apenas no lar da família, mas também no mundo mais amplo. Isto significa ser cidadão, com direitos de cidadã e, quando ela for capaz de assumi-lo com responsabilidades de cidadão. (2003, p.72).
 
 Considerações finais 
Através deste texto podemos perceber o quanto é importante trabalhar o lúdico na educação infantil, por que são através das brincadeiras que as crianças aprendem por isso e necessário que resgatemos as brincadeiras as cantigas de roda que antigamente eram vistas em todos os espaços na comunidade porque é brincando que o individuo vai desenvolver suas habilidades.
Percebemos também que na educação infantil a criança tem muitos conhecimentos para repassar para o professor. Precisamos deixar que os alunos falem e expõem suas opiniões que são muito valiosas .
Toda criança tem suas habilidades que devemos explorar deixando elas se desenvolverem através dos seus trabalhos das suas criatividades, respeitando o tempo de cada uma. É assim que vamos ter cidadãs de bem para a nossa sociedade.
Bibliografias:
WWW.ufcar.br/pedagogia/novo/files/tcc/tcc/2007/28992.pdf
Revista escola. abril.com. br/educação-infantil/4/6anospedagogia-sentidos-422945.sntm
WWW.ovante.org.br/educacao-infanti-emreggioemília-esta-praticamente-univeralizada
WWWpenaestrda.org/2015/05/25/educação-infantil-em-reggio-emilia-as-cem-linguagens-dacrianca
Cava Laura Célia Sant’ Ana Cabral
Ensino de Arte e Música/Laura Célia Sant’ Ana
Cabral Cava - Londrina: Uno par, 2014-Páginas 130 a 132

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes