Buscar

OBJETIVA - PSICOLOGIA VOLTADA À GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s): 
Psicologia Voltada à Gestão das Organizações
Questão 1/10
Alguns autores sugerem que existem sete características básicas que, em conjunto, fazem com que aprendamos a cultura das organizações.   Quando falamos sobre o grau em que a organização estimula que seus funcionários se enxerguem como concorrentes ao invés de competitivos, estamos falando de qual característica básica?
	
	A
	Atenção a detalhes. 
	
	B
	Agressividade.
Você acertou!
Agressividade refere-se ao grau em que a organização estimula que seus funcionários se enxerguem como concorrentes ao invés de competitivos. (p. 95)
	
	C
	Estabilidade.
	
	D
	Orientação para pessoas.
Questão 2/10
No início dos anos 70, as teorias da administração migraram de um caráter prescritivo para um caráter mais descritivo, explicativo e crítico. Surge, então, uma escola que estuda os efeitos do ambiente e da tecnologia no contexto da organização do trabalho. Nesse contexto, desponta a necessidade de a psicologia ampliar seu foco de estudo e essa ciência passa a vislumbrar o trabalhador como um sujeito desejante, ou seja, aquele ser que pensa, que possui desejos internos e que faz escolhas, compreendendo-o com base em seu processo inconsciente, ou subjetivo. A psicologia passa, então, à sua terceira fase dentro das organizações, tendo como objetivo promover a saúde e o bem estar do trabalhador.   Como é denominada esta última fase? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Psicologia institucional. 
	
	B
	Psicologia do trabalho.
Você acertou!
O objetivo da psicologia do trabalho é promover a saúde e o bem estar entre os integrantes das organizações. (p. 43) 
	
	C
	Psicologia organizacional. 
	
	D
	Psicologia sociocomunitária. 
Questão 3/10
Alguns autores sugerem que existem sete características básicas que, em conjunto, fazem com que aprendamos a cultura das organizações. Quando falamos sobre o grau em que se cobra dos funcionários atenção aos detalhes e que demonstrem precisão e análise, estamos falando de qual característica básica?
	
	A
	Atenção a detalhes. 
Você acertou!
Atenção a detalhes refere-se ao grau em que se cobra dos funcionários atenção aos detalhes e que demonstrem precisão e análise. (p. 95)
	
	B
	Agressividade. 
	
	C
	Estabilidade.
	
	D
	Orientação para pessoas.
Questão 4/10
Por meio do diagnóstico organizacional é possível fazer uma análise da interação dos três elementos que compõem as organizações.   Quais são esses elementos?
	
	A
	Estrutura, regras e regulamentos. 
	
	B
	Liderança, clientes e produtos. 
	
	C
	Pessoas, tarefas e grupos. 
Os três elementos que compõem as organizações são pessoas, tarefas e grupos. (p.130)
	
	D
	Serviços, marketing e departamentos. 
Questão 5/10
É sabido que o clima organizacional é avaliado por meio de muitos fatores ou variáveis, dependendo do interesse da empresa. “É o conjunto de vantagens habitualmente atribuídas ao empregado, em contraprestação de serviços ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias e da família”.   A qual fator a afirmação acima está relacionada?
	
	A
	Imagem da empresa. 
	
	B
	Comunicação. 
	
	C
	Remuneração. 
Você acertou!
Remuneração refere-se ao conjunto de vantagens habitualmente atribuídas ao empregado, em contraprestação de serviços ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias e da família. (p. 107)
	
	D
	Carreira. 
Questão 6/10
Marque (C) para as características que definem a Cultura Organizacional e (CO) para as características que definem o Clima Organizacional. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.   
( ) Possui cunho avaliativo. 
( ) Pode responder a objetivos tanto corretivos quanto preventivos. 
( ) Possui cunho descritivo. 
( ) É um indicador de que as crenças e expectativas sobre a vida organizacional estão sendo concretizadas. 
( ) Ocupa-se da natureza das crenças e expectativas sobre a vida organizacional. 
( ) É determinado pelo corpo estratégico da organização.
	
	A
	CO, C, CO, CO, CO, C.
	
	B
	C, C, CO, CO, C, CO.
	
	C
	C, CO, CO, C, CO, C.
	
	D
	CO, CO, C, CO, C, C.
Você acertou!
A cultura organizacional possui cunho descritivo, ocupa-se da natureza das crenças e expectativas sobre a vida organizacional e é determinada pelo corpo estratégico da organização (p. 109). O clima organizacional possui cunho avaliativo, pode responder a objetivos tanto corretivos quanto preventivos e é um indicador de que as crenças e expectativas sobre a vida organizacional estão sendo concretizadas (p. 109).
Questão 7/10
Muitos estudiosos têm se dedicado a pesquisar o conceito e as diferentes formas de cultura organizacional.   Qual dos autores apresentados a seguir afirma que a cultura organizacional tem um caráter dinâmico, mutável e aprendido?
	
	A
	Schein (1985). 
Você acertou!
De acordo com Schein (1985), a cultura tem um caráter dinâmico, mutável e aprendido. (p. 90)
	
	B
	Becker (1982). 
	
	C
	Daft (1999). 
	
	D
	Srour (1998). 
Questão 8/10
Dependendo da estrutura da organização teremos determinado tipo de poder aplicado a ela. French Junior e Ravem (1959), em seu estudo, propuseram cinco fontes de poder.   Relacione os tipos de poder (1ª coluna) com as afirmativas apresentadas na 2ª coluna. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  
1) Poder coercitivo
2) Poder de recompensa
3) Poder legítimo
4) Poder de competência
5) Poder de referência
      
( ) Para alcançarmos as metas tanto pessoais quanto organizacionais precisamos ter o conhecimento, as habilidades e as atitudes para transformamos o que foi planejado em resultados. 
( ) Quanto mais um indivíduos deseja o que o outro possui, maior será o poder de influência que esse segundo exercerá sobre o primeiro. 
( ) As pessoas desejam ser como o líder e, por isso, modelam seus comportamentos e atitudes para serem parecidas com ele.   
( ) É aquele que é aceito por uma hierarquia organizacional.   
( ) É o mais utilizado, embora condenado socialmente.
	
	A
	2, 4, 5, 3, 1.
	
	B
	4, 2, 5, 3, 1.
Você acertou!
O poder coercitivo e o mais utilizado, embora condenado socialmente (p. 76). No poder de recompensa quanto mais um indivíduos deseja o que o outro possui, maior será o poder de influência que esse segundo exercerá sobre o primeiro (p. 78). O poder legítimo é aquele que é aceito por uma hierarquia organizacional (p. 79). De acordo com o poder de competência, para alcançarmos as metas tanto pessoais quanto organizacionais precisamos ter o conhecimento, as habilidades e as atitudes para transformamos o que foi planejado em resultados (p. 79). O poder de referência se manifesta quando as pessoas desejam ser como o líder e, por isso, modelam seus comportamentos e atitudes para serem parecidas com ele (p. 79).
	
	C
	2, 5, 4, 1, 3.
	
	D
	5, 4, 1, 3, 2.
Questão 9/10
No final do século XIX e início do século XX surgiu a Administração Científica, que se tornou um dos modos de administração, cujas teorias e práticas se aperfeiçoaram no decorrer do tempo, sendo utilizadas ainda hoje nas organizações. Seu fundador foi Frederick W. Taylor, que lançou um livro no qual descreveu o método científico que poderia ser utilizado para melhorar a eficiência no local de trabalho, ou seja, definiu a melhor maneira de um trabalho ser feito.   Como essa obra foi intitulada?
	
	A
	A riqueza das nações. 
	
	B
	Os princípios da administração científica (the principles of scientific management).
Você acertou!
Cerca de 100 anos atrás, Taylor lançou o livro “The principles of scientific management”, no qual descreve o método científico que poderia ser utilizado para melhorar a eficiência no local de trabalho, ou seja, definiu a melhor maneira de um trabalho ser feito. (p. 15)
	
	C
	Motivação e personalidade.
	
	D
	O lado humano da empresa.
Questão 10/10
O comportamento meso-organizacional estuda o comportamento das pessoas que trabalham em equipes e grupos. Dentro desse contexto, a liderança é um fator que pode diferenciar as organizações entre si e ajuda-las a adquirir vantagens competitivas.   Sobre liderança, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A liderança é genética, ou seja, o líder nasce pronto. 
	
	B
	A liderança não é uma capacidade que pode ser desenvolvida. 
	
	C
	É possível afirmar que o líder é aquele indivíduo que consegue influenciar as pessoas que estão sob sua supervisão para que estas atinjam os resultados esperados. 
Você acertou!
É possível afirmar que o líder é aquele indivíduo que consegue influenciar as pessoas que estão sob sua supervisão para que estas atinjam os resultados esperados. (p. 61-63)
	
	D
	Todo líder precisa ter o estilo autoritário como forma de tratar seus subordinados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais