Buscar

ATIVIDADE ECONÔMICA DO ESTADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
O vídeo “A Ilha” mostra a história de um rapaz chamado Edu, onde ficou preso em um pequeno espaço, similar a uma ilha, que dividia uma avenida de uma metrópole muito movimentada, onde teve dificuldade de atravessar. 
Nesse curta-metragem ficou clara a dificuldade encontrada no dia a dia de grandes e pequenas cidades. Na primeira situação, as pessoas ficaram cada vez mais individualistas, começaram a interpretar cada um que passa na rua como uma ameaça. A outra situação é que a estruturação das grandes cidades não é pensada no crescimento repentino da população. Muitos projetos de planejamentos não coincidem com as necessidades popular, que deveria ser dado maior importância. O Estado exerce a sua função em obter, gerir e aplicar os recursos públicos. Será que isso acontece na pratica? 
O Estado cobra tributo da sociedade que gerara a receita, que devera ser retornado a própria população através de bens e serviços com o intuito no bem comum. Para isso acontecer é preciso de planejamento, visando dar prioridade aos problemas. Quando se é investido recursos públicos na construção de uma rodovia, iram analisar se essa obra tem uma visão que possa beneficiar o máximo possível de pessoas ou de cidades. No próprio vídeo em uma cena onde Edu tenta atravessar a avenida e não conseguiu, aparece uma luz onde desse um deus que faz nascer um farol de transito e uma faixa de pedestre, onde ele conseguiu depois de muito tempo atravessar, isso só aconteceu depois que ele teve essa ajuda.
 Esse deus é como o Estado, ele vai aplicar os recursos onde à população esta precisando dessa ajuda. Se falta escolas, hospitais, saneamento básico, eles iram tenta resolver para manter o bem comum da sociedade. O intuito da atividade financeira do Estado é manter o bem estar coletivo, administrando corretamente os recursos obtidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes