Buscar

REVISÃO DE ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSODE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA; ESTRUTURA E PROCESSO ORGANIZACIONAIS
NOME: 
REVISÃO PARA AP1 DE ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Qual a finalidade do organograma e os tipos de organogramas existentes. Aula 1 - Pág.16 a 19.
Tomando por base uma organização, podemos listar alguns dos objetivos mais importantes da departamentalização, quais são: Aula 2 - Pág.32 e 33
	(1) Agregação
	( ) as atividades devem ser agrupadas de maneira que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando um controle eficaz e eficiente.
	(2) Coordenação
	( ) trabalha com o conceito de delegação, que você aprenderá detalhadamente na aula seguinte, mas que consiste basicamente em determinar certo grau de responsabilidade e autoridade às unidades organizacionais o qual gera um processo de descentralização benéfico à organização.
	(3) Controle
	( ) colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho, a fim de possibilitar a troca de experiências, ampliando o grau de conhecimento de cada um deles e, assim, aumentando a eficiência da organização.
	(4) Descentralização
	( ) as atividades correlatas e de objetivos comuns devem ser agrupadas em um mesmo órgão, de modo a obter unidade de ação.
3 - Considerando os tipos departamentalização existentes (pág. 33), identifique o tipo que faz parte do organograma abaixo, cite uma vantagem e uma desvantagem e quando é indicado seu uso .Aula 2 - Pág. 42, 43, 44: 
�
4 – Complete: Aula 3 – pág. 62
Chamamos de atividade de ______________, a atividade dos administradores diretamente responsáveis, em toda a cadeia de comando da organização, por alcançar os objetivos desta.
As atividades de assessoria (ou ______________) referem-se aos indivíduos ou grupos que, numa organização, fornecem serviços e conselhos à linha. O conceito de assessoria abrange todos os elementos da organização que não sejam classificados como de linha. Tipicamente, as atividades de assessoria (ou de staff) possuem as seguintes funções: – execução de serviços:
Considerando os aspectos referentes às atividades de linha e assessoria (ou de staff) discutidos anteriormente, numere a segunda coluna de acordo com a primeira: Aula 3 pág 66
( 1 ) Atividade de linha ( ) Gerenciamento da produção 
( 2 ) Atividade de assessoria (ou de staff) ( ) Consultoria jurídica 
 ( ) Pesquisa de mercado
 ( ) Elaboração de relatório técnico
 ( ) Direção de marketing
 ( ) Consultoria financeira 
 ( ) Gerenciamento de vendas 
 ( ) Controle da qualidade
 
5- Descreva CENTRALIZAÇÃO e DESCENTRALIZAÇÃO: Aula 3 – pág 71.
R:
	
6 – Diferenças entre Organograma, Funcionograma, Fluxograma e Lotacionagrama
	Organograma
Aula 1 – Pág 16
	( ) Destina-se a fornecer uma visão exata da disposição dos recursos humanos dentro da instituição. É um gráfico ou instrumento que facilita a coordenação das reservas de recursos humanos, tanto intelectuais quanto operacionais, de modo a ajudar nas tarefas de remanejamento ou de reorganização desses recursos.
	(2) Funcionograma 
Aula 4 – pág 78
	( ) Técnica de representação gráfica que utiliza símbolos previamente convencionados, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou as unidades organizacionais envolvidas.. Dessa forma, ele permite maior clareza e precisão na descrição dos fluxos – sejam eles operacionais ou simplesmente de informação.
	(3) Fluxograma
Aula 6 – pág. 116
	( ) Representação gráfica que contém, ao mesmo tempo, a divisão do trabalho e as relações de poder (hieraquias) no âmbito de uma organização.
	(4) Lotacionagrama
Aula 4 – pág. 82
	( ) Gráfico de organização cuja finalidade é dar o posicionamento dos órgãos, indicando as suas atribuições. Ele é, portanto, uma espécie de ampliação setorial do organograma, que consiste em um gráfico de colunas que descrevem as atividades desenvolvidas por um órgão e as respectivas responsabilidade
. 
7 - O levantamento é uma fase fundamental do trabalho de análise do processo. Consiste na obtenção (ou coleta) de todos os elementos (ou dados) necessários para o conhecimento quantitativo e qualitativo do processo em estudo, de modo a permitir uma proposta de melhoria. Sendo assim, cite as técnicas de levantamento de processo e quando devem ser utilizadas:
Aula 5 – Págs: 95,96, 98, 99, 104, 105 e 108.
	Técnica de levantamento de processo:
	Quando são usadas:
	
	
	
	
	
	
	
	
8 – Identifique os tipos de fluxogramas
	(1) Fluxograma descritivo – Aula 7 – Pág 132
	( ) Também é denominado folha de análise, folha de simplificação de trabalho ou diagrama de processo. É o mais utilizado para identificar as rotinas existentes em qualquer setor de trabalho.
	(2) Fluxograma vertical – Aula 6 - pág 118
	( ) Oferece visão “global” que oferece do fluxo de trabalho e também porque os órgãos aparecem no fluxo sob a forma de colunas. Ele pode ser utilizado tanto no levantamento dos processos quanto na descrição de novos procedimentos e rotinas. É a técnica mais apropriada para transmitir o fluxo de trabalho a toda a organização, porque através dele a equipe de analistas pode ter melhor visão da inter-relação e da interdependência de todas as atividades executadas pelas áreas envolvidas
	(3) Fluxograma Global ou de Colunas 
Aula 8 – pág. 144
	( ) Descreve, por meio de símbolos padronizados, o fluxo de atividades, documentos e informações que circulam num processo. Ele é aplicado principalmente durante a fase de levantamento do processo, pois é durante esse levantamento (pesquisa da documentação existente, entrevista, questionário ou observação direta) que o desenho do fluxograma vai sendo elaborado. Sua preparação é um pouco mais difícil do que a do fluxograma vertical. 
9 – O fluxograma vertical tem simbologias que colaboram na identificação dos processos, identifique-os: Aula 6 – pág. 119
	SÍMBOLO
	DISCRINAÇÃO
	
	Operação
	
	Arquivo provisório
	
	Transporte
	
	Inspeção ou análise
	
	Demora ou atraso
	
	Arquivo definitivo
10 - Após um levantamento realizado na Newpharma S.A. verificou-se que a empresa possui uma diretoria administrativa composta pelos departamentos de materiais e de recursos humanos, os quais possuem as atividades relacionadas abaixo. Com base nessas atividades, elabore um funcionograma para a diretoria administrativa da empresa Newpharma S.A. – AD 1
Atividades:
- Compras de materiais
- Recrutamento e seleção
- Treinamento de pessoal
- Administração dos estoques
- Planejamento dos estoques
- Administração da freqüência e da folha de pagamento do pessoal
Divisão de Operações
Região Nordeste
Região Sul
Região Norte
�PAGE �
�PAGE �5�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais