Buscar

3ª Lista Eletromagnetismo - Potencial Elétrico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2ª Lista de Exercícios – Potencial elétrico
	Profº: Raquel Menezes Disciplina: Física II 
	
Nome: _______________________________________________________________________
	
Curso: Engenharia 
	Data:
_____/_____/_____
	Valor: 5,0
	Resultado obtido:
________________
Duas cargas puntuais Q1= 5,0 μc e Q2= 2,0 μc, colocadas no ar, estão separadas por 10 cm (veja a figura deste problema). Sabendo-se que o ponto A está situado no meio do segmento que une Q1 e Q2 e que o ponto B dista 10 cm de Q1. Calcule:
O potencial do ponto A.
O potencial do ponto B.
A diferença de potencial entre A e B.
Num ponto P, que dista igualmente de duas cargas q1 e q2, há um campo elétrico E cuja direção está mostrada na figura. Para que tal fato ocorra:
q1 tem que ser positiva e q2 negativa. 
q1 tem que ser negativa e q2 positiva.
As duas cargas devem ser positivas.
As duas cargas devem ser negativas.
As cargas q1 e q2 estão neutras.
Considere uma carga puntiforme Q, positiva, fixa no ponto O, e os pontos A e B, como mostra a figura:
Sabe-se que os módulos do vetor campo elétrico e do potencial elétrico gerados pela carga Q no ponto A são respectivamente, E e V. Nessas condições, os módulos dessas grandezas no ponto B são, respectivamente:
Dois pontos A e B estão separados por distâncias mostradas na figura e no interior de um campo elétrico conforme ilustrado a seguir. As distâncias valem 4 cm na direção vertical e 3 cm na horizontal. De acordo com os dados da questão, podemos afirmar que:
a) O trabalho realizado pelo campo para transportar uma carga de A até B não depende da trajetória e depende da distância horizontal.
b) O trabalho realizado pelo campo para transportar uma carga de A até B depende da trajetória e depende da distância horizontal.
c) O trabalho realizado pelo campo para transportar uma carga de A até B não depende da trajetória e depende da distância vertical.
d) O trabalho realizado pelo campo para transportar uma carga de A até B depende da trajetória e depende da distância vertical.
A figura mostra duas cargas pontuais de mesmo módulo e sinais contrários, mantidas em repouso, em pontos equidistantes do ponto P.
Analise o esquema e responda:
O Campo Elétrico em P é > 0, = 0 ou < 0? JUSTIFIQUE.
O Potencial Elétrico em P é > 0, = 0 ou < 0? JUSTIFIQUE.
Sendo Q o módulo das cargas Q 1 e Q 2 , r a distância que as separa do ponto P e k a constante eletrostática do vácuo, CALCULE o Potencial do ponto P em relação a um ponto infinitamente distante.
Rigidez dielétrica de um meio isolante é o valor máximo do campo elétrico a que o meio pode ser submetido, sem se tornar um condutor. Durante tempestades, um tipo comum de descarga elétrica acontece quando cargas negativas se concentram na parte mais baixa de uma nuvem, induzindo cargas positivas na região do solo abaixo dessa nuvem. A quantidade de carga na nuvem vai aumentando até que a rigidez dielétrica do ar é alcançada. Nesse momento, ocorre a descarga elétrica. Considere que o campo elétrico entre a nuvem e o solo é uniforme. Para a solução desta questão, utilize estes dados, que são típicos de descargas elétricas na atmosfera:
Com base nessas informações, DETERMINE a diferença de potencial elétrico estabelecida entre a nuvem e o solo ao se iniciar a descarga.
Três cargas elétricas, de mesmo módulo Q, encontram-se nos vértices de um triângulo equilátero de lado l conforme mostra a figura ao lado. Sobre o campo elétrico E e o potencial elétrico V no centro geométrico do triângulo, podemos afirmar que valem.
a) E = 0 e V = 0
b) E = 0 e V ≠0
c) E ≠0 e V = 0
d) E ≠0 e V ≠0
Dois pontos A e B de um campo elétrico têm potenciais iguais a 150V e 100V, respectivamente, em relação a um certo ponto de referência. Qual o novo potencial de A, adotando-se B como referencial? 
A diferença de potencial elétrico entre dois pontos A e B é VA – VB = 10V. O trabalho realizado pela força elétrica no transporte de uma carga q = 2,0μC de A para B é, em Joule: 
Entre dois pontos A e B existe uma diferença de potencial eletrostático VA – VB = 40V. Uma carga puntiforme q = 1,5x10-8C é deslocada do ponto A até o ponto B, sobre a reta AB, vagarosamente: 
Calcule o trabalho realizado pelo campo elétrico nesse deslocamento e explique o significado do seu sinal algébrico. 
b) Seria possível calcular o trabalho realizado se a partícula se deslocasse de A até B, porém não sobre a reta AB? Por quê?
 
A figura a seguir mostra duas cargas iguais q = 1,0.10-11C, colocadas em dois vértices de um triângulo equilátero de lado igual a 1cm. Qual o valor, em Volts, do potencial elétrico no terceiro vértice do triângulo (ponto P)? Dado K0 = 9.109 N.m²/C². 
Duas cargas elétricas –Q e +q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direita de B e situado sobre a reta que une as cargas, encontra-se um valor nulo. Se |Q| = 3.|q|, qual o valor em centímetros da distância BC?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais