Buscar

Lista de Exercícios - Pavimentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LISTA DE PAVIMENTAÇÃO 
01. O que é pavimento e quais as suas funções?
Estrutura construida após a terraplanagem, destinada econômica e simultaneamente a resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais produzidos pelo tráfego, melhorar as condições de rolamento quanto a comodidade e segurança e a resistir esforços horizontais que nela atuam, tornando mais durável a superficie de rolamento. 
2. Quais as camadas constituintes dos pavimentos e qual a função de cada uma?
Subleito: Camada compreeendida entre a superfície da plataforma de terraplanagem e a superfície paralela, situada no limite inferior da zona de influencia das pressões aplicadas na superfície do pavimento. É o terreno de fundação do pavimento.
Reforço do subleito: camada executada com o objetivo de reduzir a espessura da sub-base. Resiste e distribui esforços verticais, não tendo as características de absorver definitivamente esses esforços.
Sub-base: Camada corretiva do subleito ou complementar da base.
Sub-base do pavimento flexível: Camada situada entre o subleito ou reforço de subleito e a base e pode ser constituida por materiais granulares graúdos.
Sub-base do pavimento rígido: Camada situada imediatamente abaixo das placas de concreto de cimento Portland, podendo ser constituido por materiais estabilizados granulometricamente ou estabilizados quimicamente.
Base: é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos do trafego e distribui-los, situada acima da sub-base.
Revestimento: Camada impermeável que recebe diretamente a ação do trafego e destinada a melhorar a superfície de rolamento quanto as condições de conforto e segurança, além de resistir ao desgaste.
3. Qual o objetivo do Ensaio de Índice de Suporte Califórnia. Dê um exemplo da aplicação deste Ensaio.
Consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa mistura padrão de brita estabilizada granulometricamente. Os valores de CBR são utilizados para o dimensionamento da estrutura do pavimento rodoviário. 
5. Identifique no gráfico abaixo os diferentes tipos de curva granulométrica existentes. Explique cada uma delas.
Curva 1: Solo bem graduado – possui uma maior variedade granulométrica
Curva 2: Solo mal graduado – Apresenta descontinuidade na curva, assumindo menor variedade granulometrica.
Curva 3: Uniforme – Caracteristica de solos com baixissimas variação granulométrica, praticamente uniforme 
6. Qual o objetivo da compactação de solos nas obras de pavimentação?
Tem como objetivo aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar a camada de solo mais homogênea melhorando as suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade.
7. Qual a importância do ensaio Proctor em obras de pavimentação?
É importante pois indica a umidade ótima necessária para compactar um solo sob uma determinada energia de compactação. 
8. Uma amostra de solo A-2-4 está sendo avaliada para utilização como camada de reforço do subleito. Para este material foi realizado o ensaio Proctor na energia normal e na energia intermediária. Sobre os resultados dos ensaios é correto afirmar:
c) Com o aumento da energia de compactação espera-se uma diminuição no valor da umidade ótima e um aumento do valor da massa específica aparente seca máxima.
9. Explique o comportamento do solo no ensaio de compactação quando este se encontra no ramo seco (umidades baixas), no ponto ótimo (umidade ótima) e no ramo úmido (umidades altas) da curva de compactação.
Ramo seco: A energia de compactação não é suficiente para vencer o atrito entre os grãos, ou seja, não há diminuição no numero de vazios 
Ponto ótimo: A água presente no solo lubrifica os grãos facilitando a aproximação entre eles atingindo valores de massa específica aparente seca mais elevadas.
Ramo úmido: A água amortiza a compactação começando a ter mais água do que sólidos, assim a massa específica aparente seca decresce.
10. EXERCICIO COM CONTAS
11. Quais as fases de operação da construção de aterros nas obras de pavimentação?
Desmatamento e limpeza do local, descarga do material, espalhamento, umedecimento ou aeração, compactaçao do solo, acabamento, controle tecnológico e liberação da camada.
12. Cite 6 equipamentos utilizados em obras de pavimentação e suas respectivas funções.
Rolo Pé de carneiro: compactação de baixo para cima
Rolo liso: compactação de cima para baixo
Rolo Chapa: Acabamento
Motoniveladora: Espalhamento do material 
Caminhão basculhante: Carregamento e despejo do solo 
Pá carregadeira: Escavação e carregamento do solos
13. EXERCICIO COM CONTAS
14. Os tipos de asfalto de petróleo são: Cimentos asfálticos (CAP), Asfaltos diluídos (ADP), Emulsões asfálticas (EAP), Asfaltos modificados. Qual o emprego de cada um deles em obras de pavimentação?
CAP – Material termoplastico utilizado na construção de revestimentos de pavimentos flexíveis da destilação do petroléo. APLICAÇÃO: Misturas a quente (CAP 50/70 e 30/45), areia asfalto, concreto asfaltico e concreto betuminoso usinado a quente, emulsões asfalticas e asfaltos modificados
ADP – Material resultante da diluição do cimento asfáltico por destilados leves de petróleo e necessita de um tempo de cura. APLICAÇÃO: Serviços de imprimação 
EAP – São dispersões de cimento asfáltico em fase aquosa e emulsificantes, com ruptura variável. APLICAÇÃO: Serviços de penetração, pintura de ligação, PMF, areia asfalto a frio, mistura na estrada, lama asfáltico. 
Asfalto modificado: É obtido a partir da dispersão do CAP com polímeros, podendo ou não haver reação quimica para sua estabilização.
15. Quais os principais ensaios realizados em ligantes asfálticos?
Ensaio de Penetração, ensaio de viscosidade, ensaio de ponto de amolecimento, ensaio de ponto de fulgor, ensaio de recuperação elastica.
16. Cite as vantagens técnicas no uso de asfaltos modificados como ligante asfáltico de misturas betuminosas.
Menos suscetibilidade a temperatura, melhor caracteristica adesiva, maior resistência ao envelhecimento, aumento de elasticidade, maior resistência a deformação permanente, melhores características de fadiga.
17. Qual a importância da Curva Viscosidade X Temperatura do ligante asfáltico utilizado em misturas betuminosas a quente?
É muito importante a caracterização do CAP para a correta definição das temperaturas de usinagem e compactação.
18.
a) Indique as temperaturas de usinagem e as temperaturas de compactação deste CAP;
Temperatura de mistura: 149 a 154° C
Temperatura de compactação: 138 a 142°C
b) Quais as conseqüências de se trabalhar com cimento asfáltico acima e abaixo das temperaturas de usinagem e de compactação?
Temperatura excessiva causa craqueamento químico
Temperatura baixa prejudica na viscosidade ideal da mistura, ocasionando complicação com a compactação.
19. Qual o objetivo da Dosagem Marshall? Quais os problemas que poderão ocorrer no revestimento asfáltico em casos de má dosagem onde há excesso e onde há falta de ligante?
Através da dosagem Marshall determina-se a quantidade ótima de ligante a ser utilizada em misturas asfalticas usinadas a quente. Os problemas de má dosagem podem causar deformação permanente e fadiga
20. Para que serve o ensaio de adesividade? Quais as medidas que podem ser efetuadas para se tentar melhorar a adesividade em casos onde não há aderência entre ligante e agregado?
Serve para testar a adesividade do material agregado ao material betuminoso (ligante). Para se melhorar a adesividade, pode-se utilizar a cal e aditivos 
21. O que significa um baixo valor de equivalente de areia? 
Baixo valor de Equivalente de Areia significa contaminação do agregado por argila.
22. O que é Estabilidade Marshall? Qual sua ligação com a mistura asfáltica?
 É a força vertical
máxima aplicada que leva a amostra a ruptura. É sensível ao teor e a viscosidade do ligante e a resistencia ao cisalhamento dos agregados, e esta ligada a resistencia mecanica da mistura. 
23. O que é Fluência? O que pode indicar valores elevados de Fluência? E valores baixos?
Fluência é a deformação vertical sofrida pela amostra imediatamente antes da ruptura. Valores elevados indicam problemas de deformação permanente e valores baixos problemas de durabilidade. 
24. Qual sua ligação com a mistura asfáltica?
 Valores baixos podem indicar volume de vazios elevado com teor de ligante insuficiente trazendo problemas de durabilidade. 
25. Observe os gráficos abaixo obtidos em uma Dosagem Marshall feita para o projeto de uma camada de ligação (Binder) de pavimento. A partir da interpretação dos gráficos para volume de vazios igual a 5,0% indique: Teor ótimo de ligante, Densidade Aparente, Resistência à tração, Volume de Agregado Mineral (VAM), Relação Betume-Vazios (RBV) e Estabilidade Marshall.
Teor ótimo de ligante: 4,3%
Densidade aparente: 2,345
Resistência a Tração: 15,2 Kgf/cm²
Volume de Agregado Mineral: 15,1%
Relação Betume vazios: 66%
Estabilidade Marshall: 1250 Kgf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando