Buscar

AVALIAÇÃO DE ADERENCIA DE RHIZOBIM EM PLANTAS DE GLYCINE MAX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE ADERENCIA DE RHIZOBIM EM PLANTAS DE 
GLYCINE MAX
	
 
Faculdade Anhanguera
RESUMO
Avaliando o desenvolvimento da soja, em diferentes tipos de solo, sendo eles: arenoso, argiloso e solo com grande presença de matéria orgânica.
Durante todo o período de avaliação, podemos observar claramente que as sementes plantadas em solo com matéria orgânica se desenvolveu com maior vigor, tanto na massa aérea, quanto na produção de rizóbios, em comparação as outras plantas.
Palavras chave: Rhizobium, FBN, desenvolvimento de soja.
ABSTRACT
Assessing the development of soybean in different soil types , namely: sandy, loamy soil and with great presence of organic matter .
Throughout the trial period, we can clearly see that the seeds planted in soil with organic matter developed more vigorously, both in air mass, as in the production of rhizobia , compared to other plants.
Keywords: Rhizobium, FBN, soybean development.
INTRODUÇÃO
A fixação biológica do nitrogênio promove vários benefícios para os cultivos agrícolas, dentre os quais destacam-se: o menor uso de adubos nitrogenados, que resulta em economia para o produtor; a característica de contribuir para o auto-fornecimento do nitrogênio utilizado para a formação da planta minimiza os impactos do nitrogênio sobre o meio ambiente; o uso de leguminosas como adubos verdes eficientes para FBN fornece nitrogênio para o solo e melhora suas propriedades físicas, químicas e biológicas; aumento de produtividade, especialmente em solos deficientes em nitrogênio disponível.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para o experimento realizado, utilizamos sementes de soja, vasos de aproximadamente 5 litros em 3 tipos de solos para compararmos em qual se desenvolveria melhor. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação.
Para o experimento, colhemos amostras de solo, peneiramos as mesmas e medimos a mesma quantidade para todos os vasos. Das amostras de solo selecionadas, separamos pequenas quantidades de terra para fazermos a Capacidade de Campo (C.C). Podemos ver na tabela a baixo:
	Médias da Capacidade de Campo dos solos (C.C.)
	Argiloso
	45%
	Matéria Orgânica
	45%
	Arenoso
	30%
Após plantarmos 3 sementes em cada vazo, fizemos a identificação dos mesmos, contendo o tipo de solo e a C.C do solo.
Regamos as plantas sempre que o solo apresentava que estava seco.
Acompanhamos o desenvolvimento desde 19/09/2014 até 14/11/2014, totalizando 57 dias.
DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS
O uso e manejo do solo, sem uma avaliação prévia das suas potencialidades e limitações, tem sido um dos motivos da degradação dos recursos naturais fundamentais para a sobrevivência do homem. A degradação, os altos índices de salinidade ou manejo equivocado, por meio do excesso de água, adubações, tráfego de máquinas e falta de um planejamento incluindo sistemas de culturas e sistemas de preparo do solo estão ameaçando as oportunidades e flexibilidades de aumentar os serviços prestados pela natureza e, consequentemente, leva ao aumento de demanda em investimentos para a conservação de solos e recuperação de áreas degradadas. A exploração agrícola com o cultivo de melão em sistemas irrigados, nos solos do Semiárido Tropical brasileiro, pode causar degradação dos solos e consequentemente ameaçar a qualidade e a sustentabilidade do agronegócio da região. O solo degradado não exerce suas funções e com isso compõe sistemas não sustentáveis de produção agrícola.
No trabalho realizado o solo influenciou claramente no desenvolvimento das plantas, vemos na tabela abaixo que as plantas do solo com presença de matéria orgânica apresentou maior crescimento da parte aérea, desenvolvimento maior em raízes e também em rhizobios.
	Comparação de desenvolvimento da soja em diferentes tipos de solo
	Tipo de solo
	Parte aérea
	Raiz
	Rhizobium
	Argiloso
	4,25g
	7,47g
	0,34g
	Matéria orgânica
	31,15g
	41,67g
	1,69g
	Arenoso
	1,50g
	1,01g
	0,29g
Se compararmos a C.C do solo, com os níveis de desenvolvimento de rizóbios, vemos que quanto maior a retenção de agua no solo, também é maior o nível de desenvolvimento de Rizóbios.
Como vemos na tabela a C.C do solo, influenciou claramente no desenvolvimento das plantas, tanto no desenvolvimento da parte aérea, quanto no desenvolvimento dos rizóbios.
Quanto ao desenvolvimento da parte aérea, as plantas com maior vigor foram a do solo com grande presença de matéria orgânica, que também tiveram maior concentração de rizóbios.
CONCLUSÕES E DISCUSSÕES FINAIS
Através do trabalho apresentado, podemos concluir que os Rhizobios influenciam claramente no desenvolvimento das plantas, aumentando a produção e crescimento da soja.
No experimento realizado, vimos que o solo com maior teor de matéria orgânica teve também maior desenvolvimento dos nódulos. Isso se deve pelo fato do solo ter favorecido o crescimento, no solo arenoso, por exemplo, teve menor concentração de rizobios, devido o solo ser muito aerado e a C.C ser bem mais baixa, fazendo ter menor produção de rhizobios.

Outros materiais