Buscar

material 7 - Planejamento 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Planejamento da Ação Didática
PENSE ...
A escola necessita formular objetivos , tendo como referência as suas necessidades e em articulação com o projeto político-educacional do sistema de ensino do qual faz parte. É necessário que a escola elabore planos de trabalho ou planos de ação onde são definidos seus objetivos e sistematizados os meios para a sua execução bem como os critérios de avaliação da qualidade do trabalho que realiza.
Sem planejamento, as ações dos diversos atores da escola irão ocorrer ao sabor das circunstâncias, com base no improviso ou na reprodução mecânica de planos anteriores e sem avaliar os resultados do trabalho. A falta de planejamento leva a equipe gestora a se especializar em apagar incêndios, mas, nem todos os incêndios podem ser apagados sem que haja sérios prejuízos. 
Algo que deve ser observado no processo de planejamento e na organização geral do trabalho é o tipo de gestão que se desenvolve na escola. O planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária e centralizadora, uma vez que se pretende instituir uma cultura mais democrática e participativa nos processos desenvolvidos na escola. Uma gestão democrática não se constrói sem um planejamento participativo, que conte com o envolvimento dos segmentos representativos da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão, bem como na definição de metas e estratégias de ação (...). 
Fases do Planejamento Participativo
Passos ...
1º) Descrição do contexto escolar;
2º) Identificação dos desafios e problemas;
3º) Definição dos objetivos, estratégias e metas.	
Em síntese:
PLANEJAR – tomar decisões
Planejamento – processo de tomada de decisões
Plano - consiste na sistematização do processo de organização da ação. O plano se configura, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento.
CAMINHO METODOLÓGICO para o trabalho do professor em sala de aula
Metodologia de AÇÃO / REFLEXÃO / AÇÃO. 
visando contribuir para reinvenção das práticas pedagógicas
	CONHECENDO A REALIDADE: 
 
Olhar a escola, a sala de aula a partir de seus professores, alunos e de suas condições materiais. 
Valorizar as experiências e projetos positivos em desenvolvimento
COMPREENDENDO A REALIDADE ESCOLAR: 
 
(busca das raízes dos problemas). Identificar, analisar os problemas.
 Aprofundar, estudar e pesquisar.
ELABORANDO E PROPONDO: 
 
Oferecer propostas concretas – conjunto de ações e atividades exequíveis.
 Estabelecer prioridades e planos de ação a curto, médio e longo prazo
Hierarquia (principais níveis)
Plano Nacional de Educação (PNE)
- Os Planos der Educação, Nacional, Estadual e Municipais são instrumentos que devem ser definidos tendo em vista a política educacional que queremos implementar, tanto com relação à legislação que lhe dá suporte, como às condições humanas, materiais e financeiras que precisam estar à disposição de toda a sociedade.
Em síntese, espera-se que os Planos de Educação, entre outros, tenham os seguintes objetivos: ampliação da educação obrigatória; definição e garantia de padrões de qualidade; garantia de instalações adequadas; democratização da gestão do ensino público; revisão dos processos avaliativos.
O PNE é gerador da elaboração dos demais níveis de planejamento do Sistema e da Escola
Órgãos do 
Sistema
 Educacional
ESCOLA 
PROJETO PEDAGÓGICO 
É um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar. Revela os modos de pensar e agir dos atores que participam da sua elaboração, expressa a cultura da escola e, ao mesmo tempo, contribui para transformá-la.
↓ 
PLANO DE ENSINO
“É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou um semestre; é um documento mais elaborado, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.” (LIBÂNEO, 1994, p.222)
PLANOS de UNIDADES DIDÁTICAS
“ é um conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas para a consecução de um objetivo em relação a um conteúdo proposto e deve ser organizada em três passos: apresentação, prática e produção.
(Cesar Coll: 1996).
 ↓
Planos (momentos aula)
“Sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem. (PILETTI, 2001,p.73)

Outros materiais