Buscar

Pesquisa em Letras no Ensino Superior

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Aula 01
Professor Joacyr Oliveira
Orientação de Met. e Pesquisa Educacional 
*
*
*
A questão da pesquisa
Nesta aula discutiremos como se dá a pesquisa na área da letras.
Para iniciar, leia o texto "E tem pesquisa em letras?!" disponibilizado em http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/27/artigo206870-1.asp 
*
*
*
Reflexão
A faculdade se difere do ensino médio porque é, principalmente, um lugar de pesquisa. Infelizmente, uma certa parcela da comunidade de alunos que chega no ensino superior, traz consigo a falsa ideia de que o professor é detentor de “todos” os conhecimentos e que, por ser professor, deve passar tal conhecimento para o aluno. O aluno, por sua vez, se coloca, voluntariamente, à mercê do professor, que decide, então, o que aluno aprende ou não aprende. 
*
*
*
Já o professor universitário é (ou deveria ser visto pelos alunos), na verdade, um orientador de pesquisa. O professor universitário apresenta um assunto na aula, e os alunos, usando suas ferramentas de pesquisas (Internet, biblioteca, etc) se aprofundam nos assuntos de seu interesse. Ou seja, o aluno universitário é um sujeito que assume um papel ativo na sua própria formação. Ele lê, reflete, indaga, questiona, discute e expõe suas conclusões seja participando de fóruns de debates, fazendo apresentações ou escrevendo artigos. 
*
*
*
Boca no trombone!
Após ler o artigo proposto e com essas reflexões em mente, entre no fórum e se posicione enquanto aluno em relação a pesquisa no nível universitário. 
Você, como aluno, ao se projetar nos próximos 7 semestres que farão parte de sua formação como educador, como se coloca diante da pesquisa? Como você pensa em contribuir para a pesquisa na área do ensino? O que você gostaria de já ter pesquisado quando estiver no 3º, no 5º e no 7º semestres? E posicione-se: Afinal, há pesquisa em letras ou não?
*
*
*
Avaliação
A sua participação no fórum contará como nota na Avaliação continuada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais