Buscar

Trabalho Tecnologia da Construção II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
	Curso(s): Engenharia Civil
	Ano/semestre: 2015/1
	Disciplina: Tecnologia Construção II CÓDIGO: 503528
	Créditos: 04
	Professor: Camila Simonetti
	Carga horária: 68h
	TRABALHO ÁREA 01
	Data: 17.03.2015
	Aluno(s): Renata Sonnenstrahl de Souza
	Nota:
INSTRUÇÕES:
Este trabalho pode ser realizado em grupos de até três pessoas;
Entregar dia 28 de abril, na data da primeira prova. Não serão aceitos trabalhos após esta data;
O trabalho deve ser preferencialmente realizado em programa de texto, exemplo Word;
Não copiar as frases prontas dos slides de aula ou do Google, desenvolver as questões com as suas próprias palavras;
Descreva e exponha as questões de forma organizada e sequencial.
(Vale 1,0 ponto) Em relação ao sistema de pintura, explique como deve ser feita a preparação da base considerando que temos subtratos porosos, metálicos e de madeira. 
Substrato poroso: A superfície deve estar com 30 dias de cura (no mínimo), firme, coesa, uniforme e desempenada. A superfície deverá estar devidamente limpa, não contendo sujeiras, poeiras, gordura, eflorescências, graxas ou microorganismos. Deverá ser realizado o reparo de imperfeições.
Substrato metálico: Remover qualquer tipo de substância depositada por condensação, materiais soltos, óleo, graxa, microorganismos, ferrugem ou sujeiras de laminação e caso houver, remover também o fundo de proteção. Após ter a superfície isenta de todos estes itens, aplicar fundo anti-corrosivo ou específico para aço galvanizado.
Substrato de madeira: A superfície deverá estar devidamente limpa, livre de poeiras, depósitos na superfície, farpas, graxas, resíduos, microorganismos, etc, além de estar isenta da ação de intempéries. A madeira deverá estar seca e o teor de umidade em equilíbrio com o ambiente.
(Vale 2,0 pontos) Em relação às paredes de gesso acartonado, compare este sistema com a alvenaria tradicional em relação ao:
Conforto acústico;
O gesso acartonado oferece melhor conforto acústico. A alvenaria precisa ser de maior amplitude (espessura maior e mais pesada) para alcançar o isolamento que o gesso acartonado oferece.
Peso próprio;
Enquanto uma parede de gesso drywall de 120mm pesa 43kg/m², a parede de alvenaria de tijolo com a mesma espessura pesa 185kg/m², ou seja, a alvenaria pesa 7 vezes mais que o gesso.
Vantagens e desvantagens.
GESSO ACARTONADO
Vantagens: Rápida execução, leveza, menor espessura (maior aproveitamento dos espaços), sem necessidades de cortes ou quebras, maior isolamento acústico, resistência à esforços e à umidade e melhor custo.
Desvantagens: Não pode ser utilizado em áreas externas (sujeito à chuvas), pois não pode ter contato com a água. A superfície em que irá ser aplicado deverá ser regular, pois caso contrário terá de ser aplicado o emboço, tornando o seu custo não tão vantajoso. Não pode ser utilizado em áreas de circulação de prédios comerciais ou industriais pela sua baixa resistência a esforços. Exigência de mão de obra especializada.
ALVENARIA TRADICIONAL
Vantagens: Produção sem projeto ou planejamento prévio. Maior resistência às intempéries e a esforços.
Desvantagens: Tendência ao desperdício de materiais, fiscalização completa, dificuldade na garantia de qualidade, menor precisão dimensional, maior tempo de execução, maior peso.
 (Vale 1,0 ponto) Explique a diferença entre as propriedades de uma argamassa de cal, uma argamassa de cimento e uma argamassa de gesso. 
Argamassa de cal: Maior capacidade de retenção de água, não resiste bem à umidade, baixa retração hidráulica, endurecimento lento, compressão de 1 a 2,5 MPa, tração de 0,2 a 0,5 MPa, menor custo, boa aderência.
Argamassa de cimento: Baixa capacidade de retenção de água, resistência elevada, impermeável, compressão de 25 MPa, tração de 2 MPa, aderência menor, custo elevado e tem a trabalhabilidade inferior que a argamassa de cal.
Argamassa de gesso: Tempo de pega lento, endurecimento rápido, custo reduzido, compressão de 2,8 MPa.
(Vale 2,0 pontos) Escolha uma manifestação patológica relacionada aos revestimentos de argamassa ou aos revestimentos cerâmicos e disserte sobre ela. 
Guia para resposta:
Indicar a manifestação patológica escolhida e suas principais características;
Inserir foto ou desenho esquemático;
Quais são as principais causas.
EFLORESCÊNCIA
É definida como depósitos salinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento cerâmico, resultantes do transporte pela água e posterior evaporação da solução de água + sais. 
É necessário que a umidade atinja o local para que a eflorescência ocorra, considerando que os sais solúveis estão presentes na origem do material. Contudo, os sais estão presentes na matéria prima, que originam os materiais de construção e que, ao contato com a água (umidade), causam a evaporação de soluções aquosas salinizadas, em outras palavras, a eflorescência.
	
	
	Eflorescência no casquilho
	Eflorescência no rejunte
 (Vale 1,0 ponto) Qual a diferença entre mármore e granito? Explique em termos de formação do material e de utilização.
Mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, é pré-existente e foi modificada por esforços no interior da Terra. São rochas capazes de receber polimento e constituídas de minerais com dureza de 3 a 4 na escala de Mohs. É utilizado basicamente nas paredes internas, pois é mais leve. 
Granito é uma rocha ígnea plutônica, ou seja, é gerada do magma. São rochas capazes de receber polimento e constituídas de minerais com dureza de 6 a 7 na escala de Mohs. É utilizado em locais úmidos, pois não é poroso, como banheiros, cozinhas e locais externos. 
(Vale 1,0 ponto) Qual a diferença entre vidro laminado, vidro aramado e vidro temperado? Explique em termos de fabricação do material, de utilização, de vantagens e desvantagens de cada um.
O vidro temperado é produzido por meio de um processo industrial que consiste em aquecimento a altas temperaturas seguido por um rápido resfriamento do material. Segundo a NBR 7199, é necessária a utilização do vidro temperado nas seguintes aplicações: boxes, portas, divisórias, portas de armários, janelas e basculantes, quando projetadas para o exterior a mais de dois pavimentos, com projeção superior a 25 cm da fachada. É o único vidro que pode ser aplicado sem a utilização de caixilhos. O vidro não pode ser manipulado após o processo de têmpera.
Um vidro laminado é composto por duas ou mais peças de vidro intercaladas com uma camada intermediária. O fator de segurança se dá, primeiro, à elasticidade do material que fica entre os vidros, garantindo maior resistência. A segunda e principal característica é a forte adesão dos vidros a essas camadas. As peças de vidro que compõem o vidro laminado podem ser de vidro comum, impresso ou estirado (recozido comum ou temperado). A camada intermediária, pode ser de PVB ou resina de poliéster líquida. O conjunto é preparado e colocado em uma máquina especial onde é submetido à temperatura e à pressão adequadas para que a camada intermediária se fixe no vidro. A NBR 7199 exige a aplicação do vidro laminado ou aramado em situações em que o vidro corre o risco de cair ao se quebrar, como janelas, vitrinas, claraboias, guarda-corpos, fachadas e coberturas. Além da segurança, a laminação também dá ao vidro a função termoacústica. Com o tempo, o laminado pode sofrer delaminação, comprometendo sua função de vidro de segurança.
O aramado possui em seu interior uma malha quadriculada de arame de aço, o que gera o seu fator de segurança. A tela metálica é inserida durante a própria fabricação do vidro, no momento em que a massa vítrea vai para a estenderia. O vidro aramado tem menor preço em relação ao laminado e, além disso, uma das faces do vidro é texturizada. O aramado é oferecido apenas no padrão incolor, com limitação de espessura – está disponível apenas em 6 mm. Aplicação em coberturas, guarda-corpos, divisórias, janelas, saídas de emergência, caixas de escada, fechamentos
de claraboias, sacadas, peitoris, tampos de balcões e móveis, entre outros.
(Vale 2,0 pontos) Escolha um sistema de impermeabilização e disserte sobre ele.
Guia para resposta:
Indicar o sistema de impermeabilização escolhido e suas principais características;
Inserir foto ou desenho esquemático;
Qual a forma de execução;
Quais as vantagens e desvantagens deste sistema escolhido.
IMPERMEABILIZANTE FLEXÍVEL
Os sistemas flexíveis compreendem o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração e são encontrados em forma de mantas pré-fabricadas ou moldadas no local, que, depois de secas, formam uma membrana protetora. Esses produtos garantem a estanqueidade das estruturas ao mesmo tempo em que, por serem mais elásticos, se adaptam às movimentações a que elas estão sujeitas. 
	
	
	Manta asfáltica
	Asfalto a quente
A manta asfáltica é um sistema flexível pré-fabricado, formado por um elemento estruturante central recoberto em ambas as faces por um composto asfáltico. Possui espessura definida e controlada pelo processo industrial, podendo ser aplicado normalmente em uma única camada. 
O sistema moldado no local que pode ser aplicado a quente, como os asfaltos em bloco, ou aplicado a frio, como as emulsões e soluções, possuem espessuras variadas. Exigem aplicação em camadas superpostas, sendo observado para cada produto, um tempo de secagem diferenciado.
O sistema flexível de impermeabilização é normalmente empregado em locais tais como:
Reservatórios de água superior;
Varandas, terraços e coberturas;
Lajes maciças, mistas ou pré-moldadas;
Piscinas suspensas e espelhos d’água;
Calhas de grandes dimensões;
Galerias de trens;
Pisos frios (banheiros, cozinhas, áreas de serviço).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais