Buscar

ARQUITETURA MULÇUMANA THAU

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Paulista 
Arquitetura e Urbanismo 
THAU 4 – NP2
Alunos :
Karoline Albernaz 
Maysa Antunes 
Licyelle Fernandes 
Pedro Ivo Mendonça 
Bruno Alves
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
A Arquitetura Muçulmana é o estilo construtivo produzido pelo Islã, o conjunto de povos que segue a religião monoteísta fundada pelo profeta Maomé -Islamismo.
É uma arquitetura que expressa, através de seus espaços e componentes, as crenças e costumes relacionados ao campo espiritual, social, econômico e político destes povos.
Devido à Expansão Islâmica, ocorrida entre os anos 632 – 732 d.C., hoje são encontrados exemplares dessa arquitetura em uma área que abrange a Ásia Central,Oriente Médio e porções do Mediterrâneo, do norte da África à Península Ibérica .
Para os povos islâmicos a religião é um ponto central, adotada como um modo de vida. O Alcorão, equivalente à Bíblia para o Cristianismo, mais do que um livro religioso, dita a constituição do Estado Islâmico e a noção do que é certo e errado. A fé é edificada nos “Cinco Pilares” que figurativamente se traduzem em um quincunce.Este é um padrão geométrico que se repete muito nesse estilo arquitetônico, onde há a disposição de 5 elementos: quatro formando um quadrado e o quinto elemento localizado ao centro. Os “Cinco Pilares” da fé muçulmana são: 
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
1)Shahada (atestado de fé) 
2) Salat (oração)
 3) Syiam (jejum)
 4) Zakat (caridade)
 5) Hajj(peregrinação à Mecca). 
Assim é guiado o muçulmano  em todos os âmbitos de sua vida, profundamente interligados entre si.
Em sua origem é uma arquitetura profundamente comprometida com o campo metafísico e divino – a concepção de suas formas materiais tem uma razão de ser bastante espiritual, ainda que esse motivos não sejam reconhecidos atualmente. Nesse sentido, foge à compreensão do pensamento ocidental, que tem como base a razão, a ordem e o equilíbrio. A própria orientação de um edifício islâmico confirma isso – na planta, sua direção física está alinhada com um eixo horizontal invisível denominado Qibla (em árabe: قبلة‎, – “direção”), que converge em direção à Mecca, para onde a oração deve ser direcionada e onde se encontra o eixo vertical invisível, que faz a conexão entre plano terreno e plano divino.
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Na Arquitetura Islâmica, a planta do edifício apresenta-se como um conjunto de retalhos, onde cada espaço possui sua própria natureza geométrica.  O resultado é uma planta sem um centro regulador, sem uma simetria uniforme, onde cada porção de estrutura estabelece sua própria ordem. A planta do Palácio de Alhambra, localizado em Granada, na Espanha, ilustra bem essa idéia: é a união de quadrados, retângulos, octógonos, dispostos em diversas escalas e ângulos, formando um todo harmonioso. 
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
É difícil imaginar a cara dos espanhóis quando a cidade de Granada Caiu, na noite de 2 de janeiro de 1492, afinal aquela era a última cidade muçulmana na Espanha e a guerra de reconquista havia finalmente terminado.
Quando foi tomada pelos árabes, Granada era uma vila pequena e fétida, e ninguém acreditava no que os muçulmanos a haviam transformado.
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Alhambra y Granada
Granada agora possuía o glorioso complexo de Alhambra, a maior herança muçulmana na Europa; 
Um lugar tão perfeito que os espanhois se recusaram a acreditar que ainda estavam na Andaluzia.
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Alhambra y Granada
Uma das principais características da Arquitetura Islâmica é sua subjetividade. 
É conhecida como uma “arquitetura velada”. Em geral, seus volumes e fachadas pouco revelam sobre a função do edifício e seus espaços exteriores não traduzem a natureza do interior da construção, geralmente mais rica e ornamentada. Os ornamentos, criados em cores e texturas variadas, variam desde pinturas, azulejos, mosaicos, e formas geométricas carvadas em materiais diversos. À estes ornamentos são combinados  elementos naturais – A Luz, a Água e a Vegetação.
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
A Luz é um de seus principais componentes, por razões espirituais e por razões práticas, ligadas ao conforto térmico do edifício. Simbolicamente, a presença da luz no interior da construção representa a presença de Deus. O Alcorão diz: “Deus é a Luz dos Céus e da Terra”(24:35). A incidência da luz, em diferentes intensidades e focos, em ambientes internos repletos de adornos, aumenta a sensação de subjetividade e de multiplicidade do espaço. Surge o jogo de sombras e meio tons que transfere um aspecto místico ao lugar. Do ponto de vista térmico, a Arquitetura Islâmica floresceu principalmente em regiões de clima desértico (foto 01), onde aberturas variadas eram necessárias para a ventilação dos espaços internos de uma construção.
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Foto 01 : Fotografia da região do Marrocos, no norte da África, mostrando algumas construções islâmicas da área rural
A Água e a Vegetação são utilizadas também por motivos ambos práticos e místicos. O Alcorão diz:
 “E Ele  é Quem envia, proporcionalmente, água dos céus, e com ela faz reviver uma comarca árida; assim sereis ressuscitado” (43:11).
 A água e o verde remetem à promessa do Paraíso, a ser encontrado na além-vida. Em inúmeras construções islâmicas são encontrados referências à esse Paraíso, através do desenho da planta de um pátio/jardim que contém uma fonte no centro, e quatro cursos de água fluindo à partir dela. Esse desenho encontra variações, porém conta sempre com a presença da água e da vegetação. Do ponto de vista térmico, a água corrente ajuda a amenizar a temperatura do ar, processo auxiliado pelo sombreamento criado pelas árvores e arbustos presentes no pátio.
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Entre outros motivos, o uso de ornamentos na arquitetura islâmica tem por objetivo confundir o olho humano e criar valores contrários à tectônica do edifício, valores ligados à questões metafísicas: não-substancialidade da estrutura, sensação de leveza, ideia de espaço ilimitado.
As principais tipologias da Arquitetura Islâmica são os Palácios, as Mesquitas, os Fortes e os Túmulos. Dentro dessa classe de edifícios, encontram-se os elementos construtivos mais representativos desse estilo arquitetônico. São estes:
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Cúpula :
 De origem romana, as cúpulas foram introduzidas na Arquitetura Islâmica à partir da construção do Masjid Qubbat As-Sakhrah, o famoso “Dome of the Rock” ( Cúpula da Rocha), um templo localizado em Jerusalém e o mais antigo edifício islâmico, que data de 691 d.C.  
As cúpulas passam a ser utilizadas nessa arquitetura pela sensação transmitida de aproximação com o céu, com o plano superior, ampliando verticalmente o espaço das construções.
Mihrab :
 É um nicho semicircular adornado, construído na parede interna da mesquita ou outros edifícios, com o propósito de indicar a Qibla, a direção de Mecca.
Malgaf (catador de vento):
 É uma abertura específica construída no  edifício, sempre no sentido do vento mais forte da região, utilizado para conduzir o ar aos ambientes internos, refrigerando-os.
Badgir (torre de vento):
 É uma torre alta, utilizada para canalizar o vento e direcioná-lo ao interior da construção, aumentando a ventilação natural do edifício.
Minaret (torre de chamada para a oração): 
Construída nas mesquitas e palácios, sua função principal é oferecer um ponto alto para convocar a comunidade para a oração cinco vezes ao dia.  O Cristianismo se utiliza do sino, o Judaísmo do shofar, e o Islamismo se utiliza do canto do Muezzin, o homem escolhido na mesquita para fazer o chamado dos fiéis.
Fonte da Purificação: 
Construída em mesquitas para a lavagem dos fiéis antes de adentrar a sala de oração, ou em outros tipos de edifício, satisfazendo
finalidades já mencionadas anteriormente.
Mashrabiya (Muxarabi):
 A palavra deriva da raíz S-R-B, que denota o ato de absorção. Originalmente construído em madeira, o muxarabi é uma tela hoje trabalhada em diversos materiais,  e instalada na fachada do edifício ou entre ambientes internos. Sua função é filtrar a entrada da Luz e manter o grau de privacidade dentro dos espaços, qualidade muito valorizada na Arquitetura Islâmica.
Caligrafia:
A arte da Caligrafia é a mais elevada na hierarquia das artes do Islã, pois é através dela que embeleza a palavra de Deus. A caligrafia árabe é aplicada nas paredes internas do edifício, como uma forma de ornamento.
Planta de Quatro “Iwans”: 
A estrutura dessa planta é de origem pré-islamica, da região da Ásia Central. Seu desenho cruciforme com destaque para o centro da geometria satisfaz o fundamento dos Cinco Pilares da fé islâmica. Foi adotada pelos povos muçulmanos para integrar sua arquitetura. Hoje é uma das plantas mais populares nos edifícios islâmicos, utilizada em combinação com outras estruturas.
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Mesquita de Quba
Arquitetos: Maomé, Abdel – Wahed El – Wakil 
Local: Medina 42318 Arábia Saudita 
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Mesquita de Quba
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Mesquita de Quba
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Masjid al-Nabawi
Planta Baixa Masjidun Nanawi
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Masjid al-Nabawi
Embora nos últimos anos o tempo tradicional de peregrinação tem sido no outono e inverno meses mais frios , este período está mudando progressivamente de acordo com o calendário lunar e os meses de verão , quando as temperaturas são extremamente altos retornos, superior a 120 graus F.
Estes espaços com piso de mármore pode ser punindo por aqueles milhões de peregrinos que se reúnem aqui , portanto, essas praças abertas tiveram que ser eficientemente climatizada . 
Para uma situação tão excepcional , tinha que haver uma solução excepcional e designers alemães , SL- Rasch , em colaboração com SEFAR Arquitetura veio com uma forma engenhosa que melhorou micro- clima natural da mesquita , sem destruir o seu carácter arquitectónico. Em novembro de 2010 , eles completaram a plantação de uma floresta de guarda-sóis dobráveis ​​gigantes, cada um sendo quase 20 metros de altura. Eles foram os maiores guarda-chuvas construídas
Os guarda-chuvas impressionantes trabalham em conjunto para constituir o tejadilho conversível sombreamento de uma das quadras da Mesquita, tendo um total de 143.000 m2, que é maior do que a área de chão do próprio Mesquita. Para ter o resultado esperado e fornecer peregrinos com sombra e ambiente ideal, os protetores solares de alta tecnologia são feitas de um material especial chamado tecido PTFE, que satisfaça os padrões rigorosos exigidos pelo cliente e resistir à radiação UV agressivo. Além disso, o material tem uma resistência extremamente elevada à tracção devido à carga de vento, resistência ao fogo, o máximo de flexibilidade, bem como protecção eficaz e transmissão de luz adequada.
Como flores desabrochando, todos eles são programados para abrir e fechar simultaneamente em seqüência minuciosamente adiada para evitar colisões entre as suas partes móveis. Este procedimento leva três minutos, oferecendo uma cena fascinante para assistir.
A cidade Muçulmana e sua Arquitetura
Qusair Amra e Khirbat al – Mafdjar 
Mesquita de Kairouan
Exemplo da arquitetura islâmica africana é a mesquita de Kairouan, Tunísia, construída em 670 e reconstruída em 836. 
Lá surge uma nova forma, a maksoura, espaço coberto com uma cúpula e fica em frente ao mirhab. 
Esta arquitetura reflete-se na arquitetura espanhola (Sevilha, La Giralda), onde as mais belas casas e palácios são obras de arquitetura mourisca como em Alhambra, Granada.
Taj Mahal
Na Índia a arquitetura islâmica também se adapta às formas tradicionais, durante a dinastia mongul (XVI – XVII) são construídas obras esplêndidas como os palácios de Delhi, Agra, Fatehpur, Sikri, Lahore e Udaipur, que eram divididos em partes públicas e privadas. 
As mesquitas são de influência persa. 
Mas é na arquitetura mortuária que se encontra o maior esplendor da arquitetura islâmica indiana, como o de Mahmud, em Bijapur, mas sobretudo pelo famoso Taj Mahal, erguido pelo imperador Shah Jahan entre 1631 e 1633 em memória de sua esposa Mumtaz-i-Mahal.
Taj Mahal
O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país
Taj Mahal
Mohammad Reza Ganji
As imagens a seguir revelam o bom gosto dos persas muçulmanos, que vêm construindo os templos e monumentos há 14 séculos. 
Mohammad Reza Ganji um jovem estudante de Física de Babol, norte do país, resolveu fazer fotografias panorâmicas das deslumbrantes mesquitas e prédios históricos do seu país.As fotos de Ganji mostram ainda os paralelismos presentes na arquitetura e nos adornos. 
Dubai é uma cidade espetacular  é conhecida mundialmente pela sua arquitetura arrojada e conceitual. , planejada com tudo que tem direito e o que o dinheiro pode comprar. Esse lugar é mágico, tudo é grandioso e único! Dubai está localizada nos Emirados Árabes e é a cidade mais populosa do país com cerca de 1.570.000 habitantes.
Dubai
.
Dubai é a cidade do futuro, dos prédios que chegam nas nuvens e de obras arquitetônicas extravagantes. A cidade está em constante mutação, diz-se que Dubai possui 30% dos guindastes de construção do mundo, devido as suas obras magníficas.
Dubai
Burj Al Arab é o hotel mais caro de Dubai e um dos mais caros e luxuosos do mundo, decorado em ouro e mármore e está localizado numa ilha artificial. Com o formato de vela de barco é o principal ponto turístico da cidade. Esse hotel sete estrelas só pode ser visto por dentro se você fizer alguma reserva nos restaurantes do hotel.
Dubai
Mall of the Emirates é um grandioso shopping com mais de 500 lojas de grifes, já que dubai respira luxo, mas o que é incrível nesse shopping é a psita de ski, o Ski Dubai é uma pista de neve artificial que tem várias pistas para esquiar e diversão no gelo para quem não sabe esquiar, além disso a temperatura é baixíssima enquanto na rua está com temperaturas altíssimas. Para essa visita dedique tempo e muita caminhada é muito provável que um dia não seja suficiente para a imensidão do lugar.
Dubai
Mall of the Emirates
Dubai
Uma das principais obras de Dubai é o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo  com 828m de altura e 160 andares. A edificação destaca-se notavelmente no horizonte de Dubai, e ganhou vários prêmios recentemente.
Dubai
Palm Jumeirah é a conhecida ilha em formato de palmeira, esse arquipélago artificial com casas, apartamentos, hotéis e resorts de luxo rodeados por praias privadas. E falando de hotel de luxo, o mais famoso da ilha é o hotel Atlantis Dubai que fica na ponta da ilha, com uma arquitetura impressionante abriga um parque aquático e várias lojas de luxo, além do aquário com 65 mil espécie de peixes.
Dubai
hotel Atlantis Dubai 
Dubai
Jumeirah Mosque essa mesquita é belíssima pela sua arquitetura islâmica e fica aberta ao público para visitação, a iluminação durante a noite deixa o lugar ainda mais lindo.
Dubai
Al Bastakiya é o bairro mais antigo de Dubai, muito charmoso e é uma área de labirintos com cafés, restaurantes, galerias de artes e com apresentação ao ar livre de dança.
Dubai
Al Bastakiya
Dubai
Museu de Dubai é bem pequeno, mas rico em história com videos que conta a história de Dubai ao longo do tempo e tem um pátio com características militares.
Dubai
Dubai Creek é uma canal que divide a cidade e onde as embarcações passam com mercadorias. É possível fazer um “cruzeiro” por esse canal e ver a vista dos grandiosos prédios em volta.
Dubai
E um dos
destaques de Dubai é o imenso aeroporto. Dubai é tudo isso e muito mais, exótico, grandioso, de várias culturas, de muito dinheiro e é um espetáculo a céu aberto.
Dubai
Bibliografia
Michell, George, Architecture Of The Islamic World – Its History And Social Meaning 
(London: Thames & Hudson Ltd, 1995)
Steele, James, Architecture For The People: The Complete Work of Hassan Fathy 
(London: Thames & Hudson Ltd, 1997)
Arquitetura Islamica : http://www.islam.org.br/arquitetura_islamica.htm
Elementos arquitetônicos do Islã : http://www.resumosetrabalhos.com.br/arquitetura-muculmana_1.html
Mohammad Reza Ganji

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais