Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO AULA 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201501661953)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (0)
	
	Considerando o conceito doutrinário do princípio da Transparência sendo o princípio adotado na chamada política nacional de consumo, insculpido no seu art. 4º é o da transparência,ora transcrito: A transparência e sem má fé, não apenas na fase contratual, mas também na fase preliminar ou pré-contratual. De fato, está o fornecedor obrigado a agir com transparência na publicidade que fizer sobre as características e qualidade do produto ofertado, fazendo-o de maneira clara, ampla, correta, inclusive quanto às condições do contrato. Isso porque o consumidor pode adquirir um produto que não preenche as suas necessidades, se não tiver as informações claras e precisas sobre as características do mesmo, ou se as informações divulgadas pelo fornecedor não correspondem às características do produto.¿ (LUÍS FERNANDO NIGRO CORRÊA; OSÍRIS LEITE CORRÊA, Código de Defesa do Consumidor, Del Rey, 2007, p. 15). Após leitura do princípio, identifique o princípio adotado na política nacional de consumo mencionado que está interligado com outro princípio adotado no CDC e no Código Civil:
		
	
	Princípio Presença do Estado.
	
	Princípio da Vulnerabilidade do consumidor.
	
	Princípio Harmonização de interesses
	 
	Princípio da Boa fé.
	
	Princípio Coibição de abusos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501668795)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (0)
	
	Identifique e marque afirmativa correta do conceito de Consumidor:
		
	 
	A lei o equipara ao conceito de consumidor, podendo com isso o agente se valer das proteções das regras consumeristas.
	
	É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira e os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
	
	É qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
	
	É qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária.
	 
	A relação de consumo é constituída pela relação jurídica composta pelos dois agentes atuantes nas relações de consumo: de um lado o consumidor e do outro a figura do fornecedor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501263731)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (0)
	
	Quanto aos defeitos relativos à prestação de serviços, o § 1º, art. 14, do CDC., assim dispõe: " O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, ..." . Constata-se pelo enunciado que o defeito do produto ou do serviço estão intimamente ligados a falta de segurança que legitimamente e essencialmente o consumidor ou o usuário esperam. Das hipóteses abaixo qual a que indica vício de serviço?
		
	
	Emprego de sinteco que pode causar alergia nos moradores
	
	Boneca de plástico imprópria para crianças abaixo de 5 anos
	 
	Azulejo que se desprende de um prédio, ferindo um transeunte
	
	Detergente que não indica no rótulo as especificações e sua validade
	 
	Má colocação de um kit gás em carro que acaba por produzir ferimentos no motorista
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501264057)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (0)
	
	Horácio adquiriu, na Padaria Goiás Ltda., uma garrafa de água mineral com a designação diet, apesar de a mesma não ter sofrido qualquer alteração em sua composição. A garrafa tinha em seu rótulo uma menção a promoção de tampinhas premiadas. Ao consumir o produto, Horácio verificou que a tampinha da garrafa de água era premiada e exigiu o prêmio da fabricante, a Indústria de Bebidas S.A. Contudo, a fabricante alegou que havia erro na grafia da tampinha apontada como premiada, negando o pedido de Horácio e atribuindo a total responsabilidade por qualquer dano à Indústria de Alumínio S.A., fabricante das tampinhas das garrafas que guarnecem os produtos da Indústria de Bebidas S.A. Tendo como referência a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta acerca das normas do CDC.
		
	
	D) A publicidade veiculada pela Indústria de Bebidas S.A. quanto às tampinhas premiadas das garrafas de água mineral é abusiva
	
	A) Apesar de não ter sofrido qualquer modificação em sua composição, a água mineral adquirida por Horácio pode conter em seu rótulo a qualificação diet.
	 
	C) A Padaria Goiás Ltda., a Indústria de Bebidas S.A. e a Indústria de Alumínio S.A. são solidariamente responsáveis pela reparação dos danos suportados por Horácio
	 
	B) A ausência de informações de que havia tampinhas de garrafas de água mineral com defeito de impressão capaz de impedir a percepção do prêmio oferecido configura publicidade enganosa por omissão
	
	E) A ausência de informações é suficiente para caracterizar publicidade abusiva
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501662038)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (0)
	
	O Supermercado Come Bem colocou nas prateleiras para circulação de vendas os produtos alimentos para bebês com prazo de validade vencidos e uma genitora distraída adquiriu o produto e utilizou na alimentação suplementar do seu filho com 04 (quatro) meses de idade ocasionando-lhe gastrenterite aguda. Pergunta quem responde na relação jurídica de reparação do dano causado ao Consumidor:
		
	 
	Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Empresário e o Fabricante.
	
	Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Reprodutor e o Fabricante.
	
	Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Montador e o Fabricante.
	 
	Sujeito ativo da relação jurídica o Empresário e o Fabricante da relação jurídica da ação de danos e o Sujeito passivo a Consumidora.
	
	Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Construtor e o Fabricante.
	 6a Questão (Ref.: 201501662024)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (0)
	
	Regina comprou produto para alisar o cabelo sem qualquer transparência e informações na embalagem sobre ocasional possibilidade de periculosidade na utilização do produto. Após usar o produto, perdeu aproximadamente todo o cabelo com graves queimaduras no couro cabeludo. Indaga-se: É admissível Regina propor no Juízo competente reparação de danos materiais e estéticos, baseada no CDC:
		
	
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Produtor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	 
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do fabricante, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Construtor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Montador, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Consumidor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais