Buscar

RESUMO ETICA E RESPONSABILDIADE SOCIAL AULA 2 AO 10 CONTEUDO ONLINE E TELETRANSMITIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 2 CONTEUDO ONLINE - AS TRÊS FASES DA ÉTICA EMPRESARIAL 
Reflexão ética 
Ética - parte intrínseca da conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral.
Ética empresarial - Aplicação da ética ao ambiente das empresas, onde os colaboradores e os gestores devem agir e interagir com os consumidores, os fornecedores, visando estabelecer relações de mercado transparente, que contemplem valores, tais como, fidelidade, sinceridade, autenticidade, a fim de preservar o coletivo. No mundo corporativo, as questões éticas são complexas. 
Noções gerais – éticas empresariais
Situadas em sociedades regidas por princípios éticos, normas e regras, as empresas não são um universo independente, isto é, suas ações são avaliadas moralmente, como o são as ações dos indivíduos e dos grupos sociais. As transformações contemporâneas implicam uma ampliação das preocupações internas das empresas. O conceito de valorização do stakeholders (acionista) estende-se para a valorização dos stakeholders (todos os envolvidos com a empresa). As ações empresariais possuem impacto social, posto que as empresas não se limitam a gerar mercadorias, interferindo nos hábitos, nos comportamentos e na qualidade de vida dos cidadãos. 
Ética empresarial, pode ser definida como: pode ser definida como “um conjunto de princípios e padrões morais que orientam o comportamento no mundo dos negócios” (FERREL). 
As empresas consideradas éticas são aquelas cujas condutas estão sintonizadas com a moral vigente, subordinando as suas atividades e estratégias a uma reflexão ética prévia, para que suas ações sejam socialmente responsáveis.
Responsabilidade social: concebida como “a obrigação que a empresa assume para maximizar os efeitos positivos e minimizar os negativos que ela produz sobre a sociedade” (FERREL).
As ações empresariais devem considerar as questões sociais, ambientais e culturais relacionadas às sociedades nas quais se inserem.
A ética é feita de fases: 
FASE 1 - ERA INDUSTRIAL
Segundo Cortina, 1970 - Surge com ímpeto o tema da ética dos negócios ou, como definida pelos europeus, da ética das empresas.
1980 - O tema propaga-se pela Europa.
1990 - Propaga-se pela América Latina e pelo Oriente.
Culturas com certo grau de complexidade, que passaram a ter destaque, principalmente, no mundo reflexivo. Na verdade um conjunto de dimensões que compõe o caráter de uma organização. 
Cultura de empresa, Avaliações de qualidade, Recursos humanos, Clima ético, Responsabilidade corporativa, Comunicação e balanço social. 
FASE 2 - PÓS - INDUSTRIAL 
Segundo Cortina, novas razões surgem para o fortalecimento da ética empresarial na década de 1970. 
Necessidade de se criar capital social ou a necessidade premente em redes de confiança. Depois vários escândalos, principalmente na sociedade norte - americana, como o Watergate, a desconfiança passou a predominar em todo o mundo.
1-Making Democracy Work, onde procura mostrar como redes de confiança contribuem para o funcionamento da economia. O fim das ideologias trouxe o interesse pelas boas práticas em todas as esferas, inclusive nas esferas corporativas. 
2- A concepção da empresa sofreu transformação em vários pontos: Dimensão cultural; Uma nova visão da empresa, não como máquina para obter o máximo de produção, mas sim como organização, como empresa; O modelo taylorista foi substituído pelo pós- taylorista; Todos os stakeholders ganhando e não somente os acionistas. 
3-Novos desafios organizacionais levam a entender que a ética se fazia necessária na gestão.
Em último lugar, Cortina chama a atenção para a exigência cada vez maior advinda de uma ética cívica, configuradas pelos valores compartilhados dentro de uma sociedade pluralista. Assim, a revitalização da ética empresarial depende de sua reformulação. 
FASE 3 - DA INFORMAÇÃO
Esta Ética Empresarial revitalizada depara-se com novos desafios, como a passagem da economia velha para a chamada nova economia e a era da informação. 
Vejamos alguns desses grandes desafios sob a ótica de Cortina (2007: 32-34):
Lideranças muito suscetíveis à questão financeira, trocando de empresa em curto espaço de tempo.
Dificuldade da construção de uma ética global, em um universo com enormes diversidades culturais.
Trabalhador pouco qualificado, precariedade do trabalho e as justas exigências de um salário digno.
Os habitantes do ciberespaço têm sua moral individual, porém nada garante que será compartilhada.
Nesta era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial: integridade e transparência, para que haja viabilidade empresarial.
Na era da informação, uma coisa é patente: escândalos empresariais têm largos espaços nos veículos de comunicação, o que nos leva a reformular leis e, sobretudo, hábitos. A integridade e a transparência devem ser incorporadas ao caráter - das pessoas, do cidadão e da empresa. Somente assim haverá mudança de fato.
AULA 2 TELETRANSMITIDA - TEORIAS ÉTICAS 
Teoria kantiana: Elaborada pelo filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), estabelece a necessidade de se identificar racionalmente leis morais que devem ser seguidas sempre pelos indivíduos, independentemente das circunstâncias. As ações por dever baseiam-se no reconhecimento de leis morais – chamadas por ele de imperativos categóricos - que, muitas vezes, contrariam desejos, sentimentos, enfim, inclinações individuais. Immanuel Kant: “Devo proceder sempre de maneira que eu possa querer também que a minha máxima se torne uma lei universal.” 
Teoria utilitarista: Desenvolvida pelos filósofos britânicos Jeremy Bentham e John Stuart Mill, a teoria utilitarista afirma que as ações humanas devem se orientar pela busca da felicidade para todos aqueles que são por elas afetadas. O utilitarismo: teoria ética consequencialista, porque entende que o valor moral de uma ação está nas consequências que produz. Devemos, em cada circunstância específica, identificar as alternativas de conduta disponíveis e escolher aquela que, provavelmente, produzirá as melhores consequências. 
Teoria Relativista: A moralidade é, unicamente, uma convenção dos homens em sua vida social, uma expressão de um certo consenso acerca dos princípios que devem reger as ações morais dos homens. Sociedades diferentes desenvolvem diferentes noções acerca do que se considera bem e mal, certo e errado, sem que se possa pretender um padrão único para toda a humanidade.
AULA 3 CONTEUDO ONLINE - EMPRESA E ÉTICA: OCARATER DAS ORGANIZAÇÕES
O que é CARÁTER? Um conjunto de fatores que incidem sobre cada indivíduo tornando – o único dentro da sua própria espécie.
CARÁTER ADQUIRIDO - (Psicol.). Modificação que se apresenta no organismo como consequência da própria atividade ou da influência do meio.
CARÁTER CONGÊNITO - (Psicol.). a) É o que é herdado. Também indica o que é condicionado em parte pelo meio pré-natal.
Caráter de um indivíduo é a sua maneira de ser, suas características próprias, seus impulsos, seus temperamentos.
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO (EMPRESA)
O que é empresa? Semanticamente é um empreendimento, uma atividade produtiva, um negócio; É uma sociedade organizada para a exploração de uma indústria, comércio ou serviços, tendo por objetivo final o lucro; No Direito Trabalhista, é a organização do capital e do trabalho, empenhada em atividade econômica.
AULA 4 CONTEUDO ONLINE - O DILEMA DOS VALORES 
Dilema: Forma alternativa da qual, dos dois membros aceitos como premissas ou princípios, só podem tirar uma consequência.
Exemplo: O dilema do cirurgião diante da situação de ter que sacrificar a mãe ou o filho no momento do parto; não podendo salvar ambos, precisa optar.
A responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos. Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio indivíduo quanto com relação aos outros. Assim, valores, moral e ética se complementam. 
AULA 4 TELETRANSMITIDA – ETICA
E RESPONSABILIDADE SOCIAL 
De acordo com o conceito de responsabilidade social, as empresas deveriam existir para servir à comunidade, sendo que o benefício não poderia ser exclusivamente econômico, promovendo também a satisfação das necessidades sociais da comunidade.
CÓDIGO DE ÉTICA
Criação de código de ética pelas empresas: definição de um sistema de valores que direcionem as decisões e as ações no interior da empresa. Foi criado para ser criado um ambiente moralmente gratificante.
Para que um código de ética seja efetivo, é necessário ser conhecido e aceito por todos.
A IMPLANTAÇÃO DE CÓDIGO DE ÉTICA: sensibilização, conscientização, motivação, capacitação, princípios e valores perenes.
NORMA MORAL E NORMA JURIDICA: Ação moral pressupõe a ação consciente do sujeito, enquanto que a norma jurídica se impõe pela coação explicita. A norma jurídica deve ser cumprida, a norma moral e mais efetiva/objetiva alcança melhor o conjunto de pessoas envolvidas por aderir por sua vontade.
Maior amplitude da esfera moral diante do plano jurídico, posto que nem tudo que é reprovável moralmente está inscrito no plano de lei.
O fato de uma empresa não ferir os princípios legais da sociedade não significa que sejam éticas todas as suas ações.
CÓDIGO DE ETICA: O código de ética deve expressar a participação coletiva, o que não apenas produz normas mais significativas, como também assegura o comprometimento dos indivíduos que pertencem à organização.
MARKETING SOCIAL
O marketing social corresponde a variados procedimentos que tem por meta, a difusão de valores considerados benéficos para o conjunto da sociedade, a promoção de mudanças comportamentais e a divulgação das ações sociais empregadas. Corresponde mudar o comportamento para melhor.
AULA 5 CONTEUDO ONLINE – A ECOLOGIA
A Ecologia estuda o Ambiente natural e as relações entre os organismo entre si e com o seu meio circundante. Maneira superficial, os níveis de organização biológica: Célula, Órgãos, organismo, população, Comunidade + Ambiente = Ecossistema.
TERMOS ECOLÓGICOS:
População - É o conjunto de organismos de uma mesma espécie que ocupada uma determinada área, mantendo intercâmbio de informação genética.
Comunidade - É o conjunto de populações que convive em uma determinada área e que usualmente interage de forma organizada.
Meio Ambiente - É a soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos.
Vegetação - É o conjunto de vegetais que existem em determinado local.
Flora – É o conjunto de plantas de uma determinada região ou período geológico vinculados a um táxon botânico.
Fauna - É o conjunto de animais que ocorrem em uma área vinculado a um táxon zoológico.
Nicho ecológico - É o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie. Modo de vida único e particular que cada espécie explora no seu próprio habitat.
Habitat - É o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento e a sobrevivência de determinados organismo.
Biótipo - É o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; o lugar onde há vida.
Biota - É o conjunto de plantas, animais e microrganismos de uma determinada região, província ou área biogeográfica.
Bioma - são amplos conjuntos de ecossistemas terrestres e aquáticos caracterizados por tipo semelhante de vegetação ou de mesma fisionomia ambiental.
FATORES ECOLÓGICOS QUE AFETAM SOBRE MANEIRA O AMBIENTE - São componentes do meio que podem agir diretamente sobre os seres vivos, ao menos durante uma fase do seu ciclo de desenvolvimento.
Algumas Ações desses fatores: Variação da densidade das populações, afetando as taxas de natalidade e mortalidade, imigração e emigração; Processos de colonização e distribuição espacial e temporal das populações e comunidades; Modificações adaptativas, tais como reações foto periódicas, hibernação, estivação, entre outras.
CONSIDERADOS FATORES ECOLÓGICOS
Atmosféricos: Luz, temperatura, umidade, vento etc.
Edafológicos: estrutura e textura do solo, nutrientes e organismos.
Geográficos: altitude, latitude, correntes marinhas e rede hidrográfica.
Bióticos: interações entre vegetais, animais e micro organismos.
Aquáticos: pressão hidrostática, luminosidade, salinidade, oscilação das marés.
Antrópicos: agricultura e aquicultura, pecuária, erosão e assoreamento, construções, usinas, barragens, rodovias etc.
NECESSIDADE DA ÉTICA AMBIENTAL
Tem seu início marcado pelos grandes avanços tecnológicos.
A ética ambiental e apoiada em duas teorias recentes: a teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia, também conhecida como Teia da vida e defendida por Lovelock.
A primeira consiste em pensar o homem como todos os outros seres viventes – em constante evolução.
Na outra, Gaia, a mãe terra, é considerada um organismo vivo interligado a todos os outros seres, incluindo o homem, em igualdade de condições. As duas teorias contradizem o modelo antropocêntrico, no qual o homem é o centro do universo, considerando sua condição de “espécie superior” devido à razão e à capacidade de gerar cultura.
Definição - Conduta ou a própria conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global. Tem a ética ambiental como base cientifica e o estudo da relação do homem x natureza.
Com objetivo de formar uma humanidade consciente de sua posição perante a vida no planeta terra, orientando uma nova postura: a de preservar globalmente a natureza, sendo uma nova esperança da vida para o planeta.
AULA 5 TELETRANSMITIDA – RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. 
O conceito de responsabilidade social desenvolve-se ao longo do século, estimulado pelas crises socioeconômicas que afetaram profundamente o capitalismo.
As crises socioeconômicas capitalistas, bem como a emergência dos problemas ambientais, promoveram a reflexão sobre a necessidade de as ações econômicas serem praticadas com responsabilidade social. 
Evidenciam-se os problemas ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento da civilização ocidental assentado na dilapidação dos recursos planetários. 
PACTO GLOBAL 
É uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Pretendendo promover um diálogo, entre empresas, organizações das nações unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável. 
4 ÁREAS: Direitos humanos; Trabalho; Meio ambiente; Combate à corrupção.
AULA 6 - A ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS
RECURSO NATURAL - é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Tecnologia e recursos naturais uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso. Recursos naturais e economia interagem de maneira bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável.
Definição de recurso natural existem 3 tópicos relacionados: economia, meio ambiente e tecnologia.
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais (água, ar, biomassa etc.).
Os recursos não renováveis são aqueles que não podem ser reutilizados.
Atenção: dentro dos recursos não renováveis
há duas classes: a dos minerais não energéticos (fósforo, cálcio etc.) e dos minerais energéticos (combustíveis, fósseis e urânio).
POLUIÇÃO é uma alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que causa ou pode causar prejuízo à saúde, à sobrevivência ou às atividades dos seres humanos e outras espécies. A partir da revolução industrial, o crescente número de indústrias e a aglomeração da população nos grandes centros provocou sérios problemas de poluição do ar, da água e do solo. É imprescindível que além das normas incriminadoras coexistam a fiscalização, a aplicação efetiva e consciente da população sobre a importância de preservar e tutelar esse recurso natural, enquanto não sobrevier este conjunto continuar-se-á a observar a impunidade e o aumento de animais em extinção.
AULA 6 – TELETANSMITIDA - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Necessidade de profundas modificações nas relações entre os seres humanos e a natureza, imposta pelos riscos à sobrevivência planetária, estimula o conceito de desenvolvimento sustentável. 
Consiste em uma proposta de desenvolvimento econômico submetido à preservação ecológica e à supressão das injustiças sociais
O conceito do desenvolvimento sustentável retira a prioridade do fator econômico – tão notável no modelo clássico de desenvolvimento – e transfere-a para as questões sociais e ambientais. Os resultados econômicos passam a depender cada vez mais de decisões empresariais que levem em conta que: não há conflito entre lucratividade e questão ambiental;
Clientes e comunidade em geral passam a valorizar cada vez mais o meio ambiente. A noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação das empresas deve buscar benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente, e trazer retorno para os investidores.
 A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalece a legitimidade social de suas atividades, refletindo-se positivamente no conjunto de suas relações.
AULA 7 – CONTEÚDO ONLINE – AÇÃO PREDATÓRIA DO HOMEM 
Ações predadoras do homem agridem a natureza de tal forma que colocam em risco a própria espécie humana.
MATA ATLÂNTICA é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta, só fica atrás de Madagascar, apesar disso, a mata atlântica ainda mantém índices altíssimos de biodiversidade (um dos maiores do mundo). – Amazônica.
A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como dióxido de carbono, é conhecida mundialmente como efeito estufa. Entre suas principais causas, estão a queima de combustíveis fósseis, a devastação e a queima de áreas florestais, como a Floresta Amazônica.
CLIMA E EFEITO ESTUFA: O clima da terra é um produto de interações complexas da atmosfera, oceanos, calotas glaciais, seres vivos e até mesmo rochas e sedimentos. Nessa interação, estão presentes vários gases naturais. Estão aqueles que provocam o famoso efeito-estufa em virtude de seu acúmulo (acúmulo este influenciado pela ação humana).Principais Gases-Estufa da atmosfera: Vapor d’água é um dos constituintes variáveis do ar atmosférico, chegando ter 4% em volume.
As principais reservas de carbono da natureza, liberado durante a fotossíntese, são a biota, o solo e os oceanos. 
Isto representa cerca de 14% do teor total de CO2 da atmosfera.
O metano é o segundo gás-estufa em importância produzido durante a decomposição anaeróbica. O óxido nitroso é ainda mais potente que o metano, e sua eficácia é cerca de 23- vezes superior à do CO2.
A educação ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global.
Educação ambiental: consegue mudar a visão da pessoa em relação ao local onde vive;
Envolve a família e a coletividade;
É obrigatória em todos os níveis de ensino, mas não é uma disciplina;
Estimula o senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem a realidade em torno de si;
Não tem uma proposta fechada de metodologia ou prática.
A educação ambiental não é uma disciplina, mas um processo permanente que combina conhecimentos, atitudes e valores.
Para ver o universal e o imanente espírito da verdade face a face é preciso ser capaz de amar a mais ínfima das criaturas como se ama a si próprio. E um homem que a isso aspira não pode ser omisso em nenhum aspecto da vida.
AULA 7 TELETRANSMITIDA RESPONSABILIDADE SOCIAL 
Responsabilidade Social: empresas afinadas com as atuais mudanças organizacionais realizam ações de responsabilidade social empresarial (SER) para contemplar seus stakeholders, sejam eles seus proprietários, sócios ou acionistas, diretores, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, clientes, governo, meio ambiente e comunidade.
Em algumas sociedades, a responsabilidade social empresarial tornou-se um comportamento econômico adquirido: exigências da sociedade civil em relação à dimensão ética das ações empresariais.
Sociedade e Estado: envolvimento mais sistemático da iniciativa privada com a temática da responsabilidade social revela a crescente percepção de que a solução dos problemas sociais é responsabilidade de todos, e não apenas do estado.
Responsabilidade social e filantropia: noção de responsabilidade social atrelada ao mundo empresarial pode ser considerada recente, visto que o que havia anteriormente era a prática da filantropia.
As ações de filantropia, motivadas por razões humanitárias, são isoladas e reativas, enquanto o conceito de responsabilidade social possui amplitude mais significativa.
Filantropia configura-se como doação eventual, não estabelecendo vínculos efetivos e permanentes da empresa com a comunidade.
Um projeto efetuado sob o conceito de responsabilidade social deve construir laços permanentes com a comunidade, constituindo polos de interação social.
A responsabilidade social consiste em projetos elaborados para a potencialização de talentos e o desenvolvimento da autonomia dos cidadãos.
O conceito de responsabilidade social empresarial é compatível com uma nova orientação do capitalismo, na qual as empresas são estimuladas a ampliar seus horizontes além dos seus objetivos de lucro.
AULA 8 CONTEUDO ONLINE - POLITICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA EMPRESA 
A Responsabilidade Social tem dois pilares básicos: preservação do meio ambiente e direitos dos consumidores. Isto porque envolve a sociedade como um todo. Nesta aula, veremos a importância e a formação de uma política social em uma organização.
O que é Responsabilidade Social Empresarial (RSE)? É a forma de gestão que define pela relação ética transparente da empresa em relação a todos os públicos. Relacionando o estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
O terceiro setor é constituído pelas organizações não governamentais (ONGS), associações voluntárias ou organizações sem fins lucrativos. Expressa uma alternativa para as desvantagens tanto do mercado, associadas à maximização do lucro, quanto do governo, com sua burocracia inoperante. 
Peter Drucker foi quem melhor identificou o surgimento do novo Terceiro Setor, caracterizando-o como nova esfera econômica, denominada “economia social”.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E FILANTROPIA TEM O MESMO SIGNIFICADO? 
Filantropia desenvolve-se através das atitudes e ações individuais de empresários. 
A responsabilidade social diz respeito à consciência social e ao dever cívico. 
Ação de Responsabilidade Social não é individual, mas coletiva. 
Filantropia é assistencialista, procura auxiliar os pobres, os menos favorecidos, os excluídos etc.
Responsabilidade social é mais substancial e abrangente, buscando estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. 
Ações são extensivas a todos que fazem parte da sociedade: indivíduos, governo, empresas, grupos sociais, movimentos sociais, igreja, partidos políticos etc. 
Ação de Responsabilidade Social exigem periodicidade regular, método, sistematização e, principalmente, gerenciamento efetivo por parte das empresas-cidadãs.
A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. 
Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. 
A empresa que deseja ser cidadã precisa adotar atitudes diferenciadas que a façam ser vista no mercado como tal.
AULA 8 TELETRANSMITIDA – O CAPITALISMO NO SECULO XX
O desenvolvimento de organizações dos trabalhadores, marcado por crescentes reivindicações sociais, contribuiu para reavaliar a perspectiva de atuação do empresariado frente às questões sociais.
A grande depressão da década de 1930 e os efeitos do pós-guerra são exemplos de fenômenos históricos que revelaram a vulnerabilidade do capitalismo.
A guerra fria favoreceu as preocupações com responsabilidade social, isto é, a incorporação do conceito nas reorientações das estratégias socioeconômicas empresariais.
Os movimentos jovens e estudantis da década de 60, com seus questionamentos sociais e culturais diante do capitalismo, também fortaleceram as preocupações com a responsabilidade social empresarial.
A partir da década de 1970, com o desemprego e suas desastrosas consequências sociais para a política dos países industrializados, a discussão sobre responsabilidade social se ampliou.
Resumidamente, pode-se afirmar que o surgimento da responsabilidade social é decorrente das crises capitalistas, de pressões da sociedade civil e das próprias estratégias de marketing empresarial.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NO BRASIL
A Redemocratização do Brasil, em meados da década de oitenta, proporcionou maior participação da sociedade civil na vida sociopolítica do país, favorecendo ações sociais de amplo alcance.
1980 – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (FEA/USP)
Pioneiro no Brasil na geração e disseminação de conhecimento sobre SER.
Em 1981, o sociólogo Herbert de Souza fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), com a proposta de democratizar informação sobre a realidade econômica, política e social no Brasil.
A criação e a atuação do Grupo de Instituições, fundações e Empresas (GIFE), no grupo de trabalho instituidor do embasamento do conceito de “cidadania empresarial”, é o ponto altamente relevante para consolidação das práticas de responsabilidade social no país.
O mesmo grupo que originou o GIFE deu um passo adiante criando, em 1998, o Instituto ETHOS de empresas e responsabilidade social.
AULA 9 CONTEUDO ONLINE - ISO 14000 NBR 16000 E SA 8000 E OHSAS
Para implantar a Responsabilidade Social dentro de uma empresa é preciso vontade da diretoria em realiza-la, pois causará impactos nos: Objetivos, missão, valores, cultura, estratégias e próprio significado da empresa. 
Existe uma série de certificações que levam a empresa a ser considerada realmente uma empresa que tenha responsabilidade social, dentre elas: 
ISO 14000 
ISSO 26000 
Certificação NBR 16000 
Certificação AS 8000
ORIGEM DA ISSO 
Teve uma contribuição para melhorar as condições de trabalho, aumento a produtividade e mantendo a qualidade. (Taylor, Fayol e outros). 
A preocupação com a qualidade levou ao surgimento, em 1947 de uma entidade denominada INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZTION (Organização Internacional de Padronização). Sua sede fica na cidade de Genebra (suíça). Ela é mais conhecida pela sua sigla ISO, que em grego significa “igualdade”. 
Principal atividade da ISO é elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento da sociedade. 
O nome genérico ISSO 9000 representa todo o conjunto de documentos relacionados à sistematização de atividade para garantia da qualidade. 
A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de sistema para gestão e garantia da qualidade nas empresas.
ISO 14000
É especifica sobre o meio ambiente. Ela é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental por parte das empresas, tanto privadas quanto públicas. Tais normas foram elaboradas objetivando diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. 
A proposta é que as empresas sigam as normas ISO 14000, reduzindo significativamente os danos ao meio ambiente. 
As empresas que implantam os processos indicados pela ISO recebem certificado ISSO 14000 declarando aquelas ao mercado como empresas que têm responsabilidade social, pois se preocupam com a questão ambiental. 
A empresa que tiver por objetivo a certificação ISO 14000 deve seguir rigorosamente a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para também seguirem as normas e diagnosticar os impactos ambientais das suas atividades, visando diminuir os prejuízos. 
A ideia da criação da ABNT (associação Brasileira de Normas Técnicas) surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras para a tecnologia do concreto, em substituição às inúmeras normas utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país. 
Esses laboratórios tinham leis muito discrepantes entre si. Estas foram relacionadas pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland – desde a sua fundação, em 1937.
NBR 16000 – OBJETIVOS DA NORMALIZAÇÃO. 
Economia: proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos. 
Comunicação: proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços. 
Segurança: Proteger a vida humana e a saúde. 
Proteção do consumidor: prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos. 
Eliminação de Barreiras técnicas e comerciais: evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial. 
NBR 16000 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), lançada em 2004, que contém critérios no que tange à proteção da criança, ao trabalhador em regime semiescravo, à saúde, à segurança e à discriminação, de maneira sistêmica e bem planejada. Determina que a empresa crie um sistema de gestão de Responsabilidade Social Eficaz.
SA 8000
Elaborada pela organização não governamental norte-americana Council on Economic Priorities Accreditation Agency (Cepaa), atualmente Social Accountability International (SAI), foi o primeiro padrão passível de certificação elaborada por especialista e representantes de stakeholders. 
Baseia-se num sistema de gestão e estabelece requisitos baseados nas diretrizes internacionais de Direitos Humanos e da ONU, nas convenções da OIT e nas convenções da ONU sobre direitos das crianças. 
É adotada mundialmente por organizações que desejam ser reconhecidas pela manutenção de condições dignas de trabalho e respeito aos direitos fundamentais do trabalho. 
Tem sido utilizada principalmente por empresas que possuem unidades de produção ou fornecedores em países onde a fiscalização e o controle das condições de trabalho são precários. 
A SA 8000 é restrita à relação da empresa com seu público interno, isto é, para aquelas empresas que ainda têm preocupação em resolver questões internas de responsabilidade social. 
A NBR 16000 é mais completa, sistematizada e bem planejada.
ISO 26000 
Surge para ser a primeira norma internacional de responsabilidade social empresarial. Foi durante uma reunião do comitê de política de consumidores da ISSO (Copolco), em 2001, que se cogitou, pela primeira vez, a criação de uma norma global de responsabilidade social corporativa. No entanto, o documento passou a ser discutido em 2006. Desde
então, uma série de encontros do comitê organizador já ocorreram em diversas partes do mundo. Diretrizes para uma conduta sustentável. A Norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não como uma certificadora. Os sete princípios da ISO 26000 são: Responsabilidade; Transparência, Comportamento Ético; Consideração pelas partes interessadas; Legalidade; Normas internacionais; Direitos Humanos.
OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. O seu foco é a qualidade no que tange à saúde e à segurança no trabalho.
AULA 9 TELETRANSMITIDA - CRISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O domínio da tecnologia moderna em relação ao meio natural trouxe consequências negativas para a qualidade da vida humana e do meio ambiente. 
Crise ambiental: caracterizada pelos problemas socioambientais existentes no planeta terra. 
A permanência do modo tradicional de desenvolvimento apresenta sérios riscos à continuidade da vida. 
O desenvolvimento sustentável é a expressão utilizada para alertar sobre a necessidade de uma radical modificação nas relações do homem com o meio ambiente. 
Certificado e relatórios. 
Avaliação de impacto ambiental chamado de estudo de impacto ambiental/relatório de impacto ao meio ambiente, ou EIA/RIMA: documentos que avaliam os impactos ambientais decorrentes da instalação de um empreendimento e estabelecem programas para o monitoramento e estabelecem programas para o monitoramento e o abrandamento desses impactos.
AULA 10 C0NTEUDO ONLINE – BALANÇO SOCIAL
O BALANÇO SOCIAL é uma ferramenta ou um instrumento de suma importância para as empresas que têm, de fato, Responsabilidade Social. 
O Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão e de informação, que evidencia, de forma transparente, itens econômicos, sociais e ambientais sobre o desempenho das empresas em relação aos stakeholders. O balanço social é um instrumento importante para sociedade segundo a CVM, o balanço é o instrumento que possibilita à sociedade ter conhecimento dessas ações empresariais. 
Esse conhecimento se processa mediante a divulgação de um conjunto de informações relevantes, normalmente agrupadas em indicadores (por exemplo, os indicadores laborais, sociais e do corpo funcional) que evidenciam, dentre outros, os gastos e investimentos feitos em benefício dos empregados e em benefício da comunidade. 
Os estudos partiram das universidades. As características principais do modelo dirigiram-se aos aspectos sociais, às questões da diminuição da violência e da melhoria da relação das empresas com os consumidores. 
AS PROPOSTAS DO BALANÇO SOCIAL 
Desenvolveram-se em direção à solidariedade econômica do bloco europeu em formação, e enfatizaram os aspectos do planejamento humano e social na empresa. O sentido era a igualdade de competência e aceitação, comparativamente aos demais processos empresariais (econômico, comercial, tecnológico...). 
Com referência ao meio ambiente e a relação com os stakeholders, estes também foram foco das propostas. 
Buscou-se, na verdade, um novo papel para cada um dos atores, seja na empresa pública ou privada. 
Consideraram-se as experiências norte-americana e europeia, mesclando as duas tendências. Buscou-se uma forma, um modelo capaz de humanizar a empresa, criando propostas participativas e tão democráticas quanto possível, tendo em vista o fato de que quase todos os países latino-americanos viviam num regime fechado, totalitário. 
Neste cenário, em meados de 1977, um grupo de estudiosos da Responsabilidade Social nas empresas, ligado à ADCEUNIAPAC e à Fundação FIDES, formulou uma proposta para o desenvolvimento de um Balanço Social aplicável à realidade brasileira. 
O BALANÇO ABRANGE 
Basicamente quatro vertentes: Empresa e empregados, englobando despesas com pessoal, ou seja, aquelas originárias de pagamentos e salários, treinamentos, assistência médica e outras, que alteram o patrimônio da empresa com reflexos na sociedade, mais especificamente sobre os funcionários da empresa; 
Empresa e meio ambiente, abarcando despesas com o meio ambiente, gastos com pesquisas de meio alternativos de produção que sejam menos poluentes. 
Empresas e sociedade, sob o aspecto da empresa como elemento da criação e distribuição de valor ou riqueza, representado pelo recolhimento de encargos para o governo, feitos por uma entidade, sob as mais diversas formas de impostos, contribuição de melhorias, taxas etc.; 
Empresa e sociedade, sob a forma de ações sociais, evidenciados através de ações filantrópicas desenvolvidas pela empresa ao patrocinar entidades filantrópicas. 
Segundo Kroetz (2000), o balanço social apresenta os seguintes objetivos principais, ampliando o grau de confiança da sociedade na organização: 
Abranger o universo de interações sociais entre clientes, fornecedores, associações, governo, acionistas, investidores e outros, ampliando o grau de confiança da sociedade na organização; 
Apresenta os investimentos no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e contribuir para a implementação e a manutenção de processos de qualidade; 
Melhorar o sistema de controle interno, permitindo qualificar o ambiente organizacional, na perspectiva de confirmar a regularidade da gestão identificada com o gerenciamento social ecologicamente correto e divulgar os objetivos e as políticas administrativas, julgando a administração não apenas em função do resultado econômico, mas também resultados sociais; 
Medir os impactos das informações perante a comunidade dos negócios, sobre o futuro da entidade, a marca e a imagem do negócio, revelando, conjuntamente com as demais demonstrações contábeis, a solidez da estratégia de sobrevivência e crescimento da entidade; 
Formar um bando de dados confiável para análise e tomada de decisão dos mais diversos usuários; 
Servir como instrumento para negociações laborais entre a direção da empresa e os sindicatos ou representantes dos funcionários; 
Verificar a participação do quadro funcional no processo de gestão.
AULA 10 TELETRANSMITIDA - CIDADANIA EMPRESARIAL
 
Empresas que realmente adotam a cidadania empresarial exercem a responsabilidade social como um processo contínuo, em projetos ou programas permanentes de responsabilidade social. 
RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 
O relatório ou memória de responsabilidade social corporativa se destina a sistematizar as atividades e os compromissos assumidos pela empresa em relação à política social e a delimitar os critérios da organização para todas as dimensões de atuação: social, ambiental e econômica. 
Relatório deve conter uma descrição das relações que a empresa mantém com os grupos envolvidos no processo, ou seja, os stakeholders bem como as ações que a empresa realiza na sociedade. 
Relatório de responsabilidade social corporativa vai além do preenchimento do formulário do balanço social, pois contempla vários aspectos da cultura organizacional da empresa: os societários, administrativos, negociais, financeiros, sociais, ambientais e culturais. 
BALANÇO SOCIAL é um instrumento que torna públicas as ações que a empresa coloca em prática sobre responsabilidade social corporativa, devendo ser publicado anualmente e demonstrar informações sobre os benefícios e as ações sociais destinadas aos stakeholders da empresa. 
Considerando-se o fato de que a empresa é uma organização lucrativa, um agente econômico e, ao mesmo tempo, uma corporação que estabelece relações sociais e gera impacto na sociedade, chegou-se à conclusão de que seria de extrema importância prestar contas desse impacto sobre a sociedade. 
A Transparência como valor agregado às mudanças do mundo globalizado passou a exigir das empresas a publicação dos relatórios anuais de desempenho das atividades sociais e ambientas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais