Buscar

FUNDAMENTOS III SIMUADOS

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS III
1-O cenário em que se gesta e desenvolve a produção do Serviço Social brasileiro está relacionado ao período do desenvolvimento sócio-econômico-político brasileiro, compreendendo suas transformações, e como elas refletem no modo de pensar e agir dos assistentes sociais. Essa conjuntura impõe aos Assistentes Sociais a necessidade de:
R- Mudanças profundas à sua atuação a fim de atender as necessidades desse modelo de desenvolvimento.
	
2-O Assistente Social trabalha a questão social decifrando as desigualdades sociais da sociedade capitalista. Exatamente por isso, entender as novas mediações nas quais se expressa à questão social significa: R-Decodificar as formas de rebeldia e de resistência dos sujeitos sociais.
	
3-A autocracia burguesa instalada no Brasil pós-64, é responsável pelo processo de precipitação da erosão do Serviço Social Tradicional, dando origem nos anos 70 à seguinte perspectiva: R-modernizadora
4-Complete as lacunas e marque a opção correta: A perpectiva de Intenção de Ruptura traz o olhar sobre a (o) _______________ e permite a (o) ______________.
R-Teoria Marxista / recriação da profissão;
5-Sob a autocracia burguesa (a ditadura de 1964/1984), o Serviço Social brasileiro explicitou, pela primeira vez, a perspectiva da intenção de ruptura com o conservadorismo. O marco desse processo ficou conhecido como: R-¿Método B.H.¿.
 6-O principal marco da fundação do projeto de intenção de ruptura é apontado por diversos autores do Serviço Social no Brasil como decorrente da: R-Elaboração do Método Belo Horizonte.
7-Assinale a alternativa que apresentas um assistente social que não participou do Movimento de Reconceituação Latino Americano: 5) Beatriz de la Vega.
R-Mary Richmond
8- Entre os intelectuais do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, vinculados a proposta de intenção de ruptura, podemos citar, exceto: R-Anna Augusta Almeida
	
9-Assinale a alternativa que apresenta o pensamento apropriado pelo serviço social na entrada dos anos de 1980. R-O pensamento de Antônio Gramsci.
	
10-Podemos afirmar que o surgimento do serviço social no contexto de capitalismo no Brasil, acontece a partir ........................, sendo que nesse período a profissão tem um posicionamento conservador, com a influência do Positivismo R-da década de 1930
	
11-"Autocracia Burguesa" é a denominação dada por José Paulo Netto ao:
R-Período da década de 60 e 70 no Brasil, quando vivemos sob uma ditadura militar.
12-A emergência da ditadura brasileira inscreve-se num panorama internacional, no qual uma sucessão de golpes de Estado constituía-se como cenário necessário à:
R-Alteração na divisão internacional capitalista, sob a hegemonia norte-americana
13-Analisando as diferentes propostas alternativas de ruptura do Serviço Social no Brasil, afirma-se que a maior repercussão na categoria refere-se a que foi elaborada por:
R-Marilda Iamamoto
14-Sobre o Serviço Social e a Tradição Marxista, José Paulo Netto faz a crítica de que inicialmente esta aproximação se deu de forma enviesada, um dos problemas foi:
R-A aproximação se deu não pelos clássicos e pelas fontes marxianas, e sim pela via de manuais
	
15-O método BH foi desenvolvido em que década: R-Década de 1970
	
16-No início do século XX a assistência se fazia indispensável aos trabalhadores mais pauperizados, ao menos transitoriamente, configurando-se como uma _______________ de sobrevivência no injusto regime capitalista. Notoriedade
R-Estratégia
	
17-O Movimento de Reconceituação na América Latina teve como objetivos:
R-Produzir um novo referencial crítico ao enfoque Funcionalista norte-americano.
	
18-A noção ideológica de "Bem-estar" é acompanhada da idéia de harmonia e paz social. Este conceito visualiza o Estado como: R-integrador das classes sociais
	
19-O Serviço Social é compreendido, a partir da nova interpretação histórico-metodológica elaborada por IAMAMOTO e CARVALHO, como uma profissão:
R-surge como resposta às expressões da questão social, no contexto do desenvolvimento capitalista.
20-As transformações societárias, reconfiguram as necessidades sociais existentes e criam novas necessidades, que repercutem nos meios de produção e reprodução da sociedade, e na divisão sócio-técnica do trabalho, envolvendo modificações em todos os seus níveis. Quais as consequencias da crise do modelo do Welfare State na sociedade, principalmente para a classe trabalhadora? R- Com relação às funções do Estado, verifica-se uma diminuição de sua ação reguladora, o encolhimento de suas funções legitimadoras. Entre outros aspectos, na retirada das coberturas sociais públicas, no corte dos direitos sociais, em um processo de ¿ajuste¿ que visa diminuir o ônus do capital com a reprodução da força de trabalho. Consequências para os trabalhadores:- desemprego- em meados dos anos 90, chegou-se a 40 milhões de desempregados;- redução de salários, com aviltamento das condições de vida;- um forte ataque aos sistemas públicos de seguridade social;- pauperização absoluta e relativa para a maioria esmagadora da população do planeta;- crescente alargamento da distância entre o mundo rico e o pobre;- a ascensão do racismo e da xenofobia;- a crise ecológica do globo.
21-Passado o Movimento de Reconceituação, verificou-se no Serviço Social brasileiro a apropriação do referencial teórico do materialismo histórico e dialético. Ao analisarmos hoje acontribuição de diferentes profissionais nesse processo de apropriação do marxismo pelo Serviço Social, dois profissionais destacam-se como ícones do pensamento marxista no Serviço Social . Relacione esses profissionais e suas obras principais que são referências até hoje na formação profissional. R- São dois os principais autores que contribuíram de formas distintas para a apropriação do referencial marxista no Serviço Social: Marilda Iamamoto e José Paulo Netto Podemos destacar a contribuição pioneira de Marilda Iamamoto, na obra ¿Relações Sociais e Serviço Social no Brasil - esboço de uma interpretação histórico metodológica¿ de 1982 ( escrita em parceria com Raul de carvalho), como o primeiro estudo consistente e primeira elaboração analítica do Serviço Social com base no materialismo histórico- dialético, no qual ela descreve o capitalismo sobre a ótica da Teoria Social crítica de Marx, analisa a sociedade brasileira e a inserção do Serviço Social enquanto profissão inserida na divisão sócio-técnica do trabalho, e apresenta uma nova leitura sobre suas funções na sociedade capitalista. Quanto à José Paulo Netto, sua contribuição marcante se deu na obra ¿Ditadura e Serviço Social¿ de 1995 , no qual ele analisa de forma consistente o período ditatorial do Brasil, que ele denomina de autocracia burguesa, e sua funcionalidade ao modo particular do desenvolvimento capitalista subordinado aos interesses norte-americanos. Além disso, Netto dedica-se a uma análise rigorosa do Movimento de Reconceituação do Serviço Social Brasileiro, classificando as três correntes desse movimento , e sua contribuição para o processo de renovação do Serviço Social brasileiro . 
22-Defina a investigação científica:
R- Um conjunto de atividades intelectuais, experimentais e técnicas, baseadas em métodos que buscam separar os elementos subjetivos e objetivos de um fenômeno
23-Segundo Talcott Parsons, o que a institucionalização revela?R- Traduz os elementos culturais mais gerais, valores e símbolos, as normas de ações que inscreve nos papéis concretos que são vividos na ação social.
24-¿A prática do assistente social usa a técnica de interpretação da conduta individual, considerando-a de acordo com os valores e parâmetros estabelecidos. Essa interpretação se baseia numa série de pesquisas, dados, amostras, fichas e outros instrumentos descritivos. Cada indivíduo passa a constituir um caso, que é enquadrado entre vários problemas classificados como econômico, psicológico, social, religioso,moral, dividindo não só a realidade estrutural, mas o próprio indivíduo ¿(FALEIROS, 1982, p.66). Com base na citação , o que podemos depreender acerca das implicações do Positivismo sobre o Serviço Social? R- O Serviço Social desenvolve uma abordagem focal, voltada para as possíveis causas dos desajustamentos ou problemas de indivíduos ou grupos, para trazer a ordem a uma sociedade ou grupo em desordem. Nesta perspectiva, a produção de conhecimento pelo Serviço Social destinava-se a uma compreensão da realidade para enquadrá-la em parâmetros observáveis e não para transformá-la.
24-A perspectiva de intenção de ruptura tem sua culminância na década de 80, no processo de apropriação do Serviço Social brasileiro do materialismo histórico-dialético como referencial teórico crítico em relação ao Serviço Social tradicional . Apresente uma síntese sobre a contribuição desse referencial para o Serviço Social.
R- É com a vertente de Intenção de ruptura que repercutem produtivamente no Serviço Social brasileiro as questões referentes a dinâmica contraditória e macroscópica da sociedade, que põe em causa a produção social com ênfase na crítica da economia política, que ressalta a importância da análise da estrutura da sociedade capitalista sustentada nas relações desiguais entre as classes sociais, a partir das formas de acumulação capitalista e de exploração da classe trabalhadora. Outra contribuição fundamental é no entendimento sobre o papel da superestrutura, compreendendo o estado e demais instituições da sociedade. Avança na problematização sobre a natureza do poder político e o papel do Estado, das políticas sociais e das instituições sociais , indagando sobre seu papel político ideológico e no plano da reprodução social.
25-Apresente em linhas gerais o Método BH , considerado uma das primeiras propostas de intenção de ruptura.R- O "Método BH" foi uma proposta teórico- metodológica de intervenção elaborado por uma equipe de professores da Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no período de 1972 a 1975. Esse grupo elaborou uma proposta crítica, fundamentada no marxismo, com uma crítica ao tradicionalismo profissional. Destacam-se como protagonistas dessa proposta Ana Maria Quiroga, e Leila Lima Santos,. A equipe da escola de BH também recebe as influências de movimentos progressitas da igreja católica, voltados para a classe trabalhadora e para os estudantes: Juventude Universitária Católica ¿ JUC e Política Operária ¿ POLOP, ambos com uma leitura crítica da realidade . Em sua proposta eles abordam a necessidade da profissão se remeter à consciência de sua inserção na sociedade de classes, e propõe uma aproximação ao marxismo, utilizando como fonte as elaborações de Louis Althusser, caracterizado como cientificismo e formalismo metodológico estruturalista, segundo J. P. Netto. Três documentos produzidos por esse grupo foram fundamentais nesse processo: ¿A prática como fonte da teoria¿, ¿Uma proposta de reestruturação da formação profissional¿e ¿ Análise histórica da orientação metodológica da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais¿. O processo de construção dessa alternativa tanto no âmbito teórico quanto na experimentação via extensão e estágios, foi interrompido em 1975, quando uma crise leva à demissão de seus principais formuladores.
26-Algumas categorias da teoria marxista, são analisadas segundo Marilda Iamamoto. Fale sobre o seu entendimento da relação capital-trabalho: R- O homem é um ser que produz e repruduz sua realidade, tem necessidades modifica os meios de produçção e reprodução da sociedade, e utilizando esses meios de produção não é dono do seu próprio trabalho e do que produziu.
27-Após o Golpe de 64, torna-se importante situar a contribuição da ala progressista da igreja católica enquanto força de oposição ao regime e importante espaço de reflexão e participação das classes populares. Nesse contexto histórico destaca-se o trabalho desenvolvido pelas seguintes entidades católicas: R-JOC e JUC 
 	 
28-As transformações societárias, reconfiguram as necessidades sociais existentes e criam novas necessidades, que repercutem nos meios de produção e reprodução da sociedade, e na divisão sócio-técnica do trabalho, envolvendo modificações em todos os seus níveis. Quais as consequencias da crise do modelo do Welfare State na sociedade, principalmente para a classe trabalhadora? R- Com relação às funções do Estado, verifica-se uma diminuição de sua ação reguladora, o encolhimento de suas funções legitimadoras. Entre outros aspectos, na retirada das coberturas sociais públicas, no corte dos direitos sociais, em um processo de ¿ajuste¿ que visa diminuir o ônus do capital com a reprodução da força de trabalho. Consequências para os trabalhadores: - desemprego- em meados dos anos 90, chegou-se a 40 milhões de desempregados; - redução de salários, com aviltamento das condições de vida; - um forte ataque aos sistemas públicos de seguridade social; - pauperização absoluta e relativa para a maioria esmagadora da população do planeta; - crescente alargamento da distância entre o mundo rico e o pobre; - a ascensão do racismo e da xenofobia; - a crise ecológica do globo. 
29-A emergência da ditadura brasileira inscreve-se num panorama internacional, no qual uma sucessão de golpes de Estado constituía-se como cenário para uma alteração na divisão internacional capitalista, sob a hegemonia norte-americana, patrocinando uma contra-revolução que visava à manutenção do sistema capitalista em escala planetária, numa disputa com os países socialistas. Período da década de 60 e 70 no Brasil, quando vivemos sob uma ditadura militar, que José Paulo Netto denomina de:
R-autocracia burguesa
	
30-O autor José Paulo Netto ao analisar o período ditatorial, que chama de modernização conservadora, a ordenação da economia brasileira, caracteriza-se por:
R-Concentração e centralização do grande capital.
31-O cenário em que se gesta e desenvolve a produção do Serviço Social brasileiro está relacionado ao período do desenvolvimento sócio-econômico-político brasileiro, compreendendo suas transformações, e como elas refletem no modo de pensar e agir dos assistentes sociais. Essa conjuntura impõe aos Assistentes Sociais a necessidade de:
R-Imprimir mudanças profundas à sua atuação a fim de atender as necessidades desse modelo de desenvolvimento.
32-A emergência da ditadura brasileira inscreve-se num panorama internacional, no qual uma sucessão de golpes de Estado constituía-se como cenário necessário à:
R-Alteração na divisão internacional capitalista, sob a hegemonia norte-americana
	
33-O crescimento industrial operado na década de 60 modifica a inserção do assistente social no mercado de trabalho. Novo perfil profissional passa a ser exigido em função do surgimento de novos e graves problemas sociais. Esta nova área de atuação é denominada: R-Serviço Social de Empresa
	
34-O Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro,que se gesta em um cenário de mudanças políticas e sociais, apresenta momentos distintos que podem ser assim sumariados:
R-Apresenta faces conservadoras e inovadoras, que resultaram na aproximação e posterior incorporação do referencial teórico marxista.
 
35-Marque a afirmativa correta, correspondente a citação: ¿ caracterizou-se por uma perspectiva crítica em relação à sociedade capitalista e ao Serviço Social tradicional. Esta vertente foi fundamentada numa aproximação ao referencial teórico marxista, que após seu amadurecimento e consolidação, tornou-se predominante ( hegemônica) no Serviço Social brasileiro, a partir de meados da década de 80." R-características da vertente de Intenção de Ruptura, presente no Movimento de Reconceituação do Serviço Social
	
36-Quais dessas vertentes do Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro tem como referencial teórico-metodológico o funcionalismo?
R-Perspectiva modernizadora.
37- Complete as lacunase assinale a alternativa correta: O chamado Movimento de _____________do Serviço Social é parte do processo de erosão do Serviço Social _________. É a partir dele que, pela primeira vez, de forma aberta, o Serviço Social vai recorrer à tradição ________________. R-Reconceitualização / Tradicional / Marxista.
	
38-A autocracia burguesa instalada no Brasil pós-64, é responsável pelo processo de precipitação da erosão do Serviço Social Tradicional, dando origem nos anos 70 à seguinte perspectiva: R-modernizadora
39- Sobre o Processo de Renovação do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir: I - A temática do desenvolvimento ocupou um lugar de destaque nas formulações da perspectiva modernizadora II - O CBCISS foi o grande responsável pela disseminação das reflexões produzidas no interior da perspectiva de Intenção de Ruptura através da realização dos Seminários de Teorização. III - José Lucena Dantas foi um dos principais representantes da Reatualização do conservadorismo. A partir das afirmações acima, assinale a alternativa correta. R-Somente a alternativa I está correta.
 
40-Até a primeira metade da década de sessenta havia no Serviço Social uma relativa homogeneidade nas intervenções e uma grande unidade nas propostas profissionais. A ruptura com esse quadro tem sua origem na: R-laicização da profisão
	
41-A experiência da equipe da Escola de Serviço Social de Belo Horizonte, considerada como uma das primeiras iniciativas concretas da perspectiva de ¿Intenção de Ruptura¿, foi denominada: R-Método BH
	
42-Os principais formuladores da experiência de BH, considerado a primeira proposta do serviço social a partir do modelo de intenção de ruptura, podemos citar:
R-Ana Quiroga, Leila Lima Santos
	
43-A primeira perspectiva renovadora brasileira, que se contrapõe ao tradicionalismo adotado pelo Serviço Social, surge inicialmente na seguinte universidade:
 R-Católica de Minas Gerais
	
44-O Movimento de Reconceituação brasileiro produziu diferentes correntes teórico-metodológicas. Em qual das correntes do Movimento de Reconceituação o Método BH se localiza? R-Intenção de Ruptura.
45-Uma das características da perspectiva de intenção de ruptura é o recurso à tradição marxista em sua elaboração teórica. Nos seus primórdios, segundo J. P. Netto, dois equívocos podem ser apontados nesta perspectiva: R-ecletismo e não utilização de fontes originais
46-A CETALS representou uma organização que contribuiu para a produção, pesquisas e a divulgação no Serviço Social crítico, atuando: R-Na América Latina
48-O Movimento de Reconceituação na América Latina teve como objetivos:
R-Produzir um novo referencial crítico ao enfoque Funcionalista norte-americano.
49-Esta correto afirmar que o........................ teve um importante papel político-formativo no processo de contestação do aparato conservador da profissão em diversos países da América Latina. R-CELATS
	
50-O Método BH foi idealizado por um grupo de professores na Universidade, no estado de Minas Gerais, entre eles podemos citar: R-Leila Lima Santos
	
51-O aprofundamento da análise marxista pelo Serviço Social no Brasil se consolida na profissão a partir da década de:
R-na década de 30 e 40, o Estado é demandado a intervir nas sequelas da questão social, através de políticas sociais, instituições, programas e benefícios para amenizar os conflitos sociais entre a classe trabalhadora e a burguesia industrial.
	
52-O Serviço Social é compreendido, a partir da nova interpretação histórico-metodológica elaborada por IAMAMOTO e CARVALHO, como uma profissão: R-surge como resposta às expressões da questão social, no contexto do desenvolvimento capitalista.
53-História, teoria do valor, políticas sociais, organização popular são temas característicos da seguinte corrente de pensamento: R-crítica
 
54-Segundo J. P. Netto, "a tendência do Serviço Social pós-64 que, criticando o Positivismo, se propõe a analisar a face interna das ações, sem se afastar do forte vínculo com o cristianismo que caracterizou a profissão em seus primórdios" é denominada: R-fenomenológica
	
55-A noção ideológica de "Bem-estar" é acompanhada da idéia de harmonia e paz social. Este conceito visualiza o Estado como: R-integrador das classes sociais
	
56-Qual das opções descreve as caracteristicas que marcam a perspectiva de Reatualização do Conservadorismo? R-Crítica ao positivismo, referencial teórico-metodológico na Fenomenologia e resistencia ao processo de laicização da profissão
	
57-Iamamoto (1998) afirma que ¿a questão social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta¿. Apreender a realidade numa perspectiva de totalidade é um esforço metodológico que exige: R-apreender o processo social como contraditório, reconstituindo no plano do pensamento o seu movimento real em suas dimensões universais, particulares e singulares
	
58-A categoria que inclui todas as objetivações humanas, revela um homem criativo e autoprodutivo, resultando não apenas produtos, obras, e valores que permitem aos homens se reconhecerem como autoprodutores denomina-se: R-Práxis
	
59-Segundo Karl Marx, "não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas o ser social que determina sua consciência". Para esse autor, as infra-estruturas determinam as superestruturas. Por superestrutura se entendem: R-as instituições e as ideologias
	
60-Para o método dialético marxista, a categoria de mediação possui dupla natureza, definida como: R-reflexiva / ontológica;
	
61-Sobre o Movimento de Reconceituação Latino Americano é incorreto afirmar que:R-Coniderou como uma única análise as realidades dos diferentes países latino-americanos
 
62-Para Marilda Iamamoto, o Serviço Social é uma profissão que está inserida na divisão social e técnica do trabalho, exercendo as seguintes funções no modo de produção capitalista: R-que participa do processo de reprodução das relações sociais na sociedade
	
63-Em 1982, o Centro latino Americano de trabajo Social ¿ CELATS realizou em lima ( Peru) o Seminário Serviço Social na América Latina: balanço e perspectivas. Dentre as sugestões indicadas pelos participantes, foi considerada como uma das mais importantes:R-priorizar a área da investigação
	
64-O movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino-americano teve como características: R-o debate crítico sobre as questões do desenvolvimento e subdesenvolvimento nos países latino-americanos;
65-O entendimento da prática como empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada dos profissionais, paramentada por uma ética liberal-burguesa, e cuja teleologia consiste na correção de resultados psicossociais considerados negativos ou indesejáveis à ordenação capitalista. São características do Serviço Social em que período? R-Década de 1960/1970
	
66-Podemos afirmar que, a partir da década de ................ um duplo movimento de desprestígio do Serviço Social tradicional e a crescente valorização da intervenção no plano comunitário, nos quais era possível identificar três vertentes para o Desenvolvimento de Comunidade.. R-1960
	
67-No final da década de 1970 e início dos anos 1980, o debate no âmbito do Serviço Social com base no novo referencial teórico marxista, apontava para a um novo posicionamento político R-Atuar em prol da classe trabalhadora, dos movimentos sociais. Isso significava rever seu clássico papel de colaborador com a classe dominante na exploração e dominação política e ideológica da classe trabalhadora.
	
68-Qual o traço de continuidade presente nos três momentos constitutivos da Intenção de Ruptura: R-No eixo teórico-metodológico ¿ referência à tradição marxista.
	
69-A disciplina mostrou que o debate no âmbito do Serviço Social no final da década de 19 70 e início dos anos 1980, com base no novo referencial teórico marxista, apontava para a um novoposicionamento político. Assinale a alternativa que apresenta tal posicionamento: R-Um posicionamento que convoca a uma atuação em prol da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.
	
70-Na análise histórica da construção da intenção de ruptura, José Paulo Netto justifica sua tese, analisando as contribuições consideradas mais relevantes nesse processo, e indica como as principais: R-Marilda Iamamoto e Método BH
	
71-Analisando o ensino da prática profissional do assistente social, Iamamoto conclui que é imprescindível a este ensino, além de uma consistente formação teórico-metodológica, o acompanhamento da dinâmica histórico-estrutural e: R-a competência técnico-política
	
72-Como desdrobamento do processo de Renovação do Serviço Social, alguns marcos importantes incidiram diretamenta na atuação profissional e outros na formação profissional. A partir disso, marque a alternativa que traz marcos importantes para a constituição de uma formação profissional crítica. R-As Diretrizes Gerais da ABEPSS de 1996 e as Diretrizes Curriculares de 2002
73-O cenário político-econômico e social da década de 80 contribuiu para profundas mudanças na sociedade brasileira, e consequentemente, no Serviço Social. Dentre as mudanças ocorridas destaca-se: R-A ampliação da capacidade de organização e manifestação dos movimentos sociais e da classe trabalhadora, e a consequente aproximação do Serviço Social com suas lutas
74-Segundo José Paulo Netto, reatualização do conservadorismo, modernização conservadora e intenção de ruptura são as três vertentes de renovação do Serviço Social no Brasil pós-ditadura militar. O determinante principal para que a profissão criasse novas alternativas teórico-metodológicas foi: R-a ampliação dos direitos políticos e civis.
75-A mudança do discurso dos assistentes sociais pós 64, os métodos de ação e o projeto de prática profissional adotados diante de novas estratégias de controle e repressão da classe trabalhadora da época, traduzem uma modernização da instituição Serviço Social, que Marilda Iamamoto denomina: R-atualização da herança conservadora
76-Complete as lacunas e assinale a alternativa correta: A base teórica que dá suporte ao Projeto Ético Político é a _______________, fundamentada no (a) _________________ R-Teoria Social crítica / Tradição marxista.
77-A respeito da inserção do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais, marque a opção correta. R-O Serviço Social se insere no processo de reprodução das relações sociais participando de processos de reprodução material e espiritual da classe trabalhadora.
	
78-Podem ser considerados como elementos constitutivos do novo Projeto Ético Político da profissão, produzido na década de 90: R-As Diretrizes Curriculares, o Código de Ética e a Lei de Regulamentação da Profissão.
	
79-Para Marilda Iamamoto, o Serviço Social enquanto profissão na divisão social e técnica do trabalho é uma ação: R-que participa do processo de reprodução das relações sociais na sociedade
	
80-"Um movimento pelo qual realidades novas se explicitam , se deduzem , graças à contradição". Essa afirmativa se refere à luta dos contrários que é a essência fundamental do seguinte método: R-dialético
81-Corrente importante de estudiosos da profissão considera que a análise do papel do Serviço Social na reprodução das relações sociais deve partir do suposto de que a apreensão do significado histórico da profissão só é possível com a sua inserção na sociedade, pois o Serviço Social se afirma como instituição peculiar na e a partir da divisão social do trabalho. Esta concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade: R-a contradição de classes.
	
82-A matriz teórica do Serviço Social identificada pelo CELATS na obra ¿Serviço Social Crítico: problemas e perspectivas, que utiliza como referencial teórico o estrutural-funcionalismo e /ou a Teoria dos Sistemas denomina-se: R-modernizadora
83-Para Marilda Iamamoto, o Serviço Social enquanto profissão na divisão social e técnica do trabalho é uma ação: R-que participa do processo de reprodução das relações sociais na sociedade
	
84-Para Iamamoto, "a formação profissional do assistente social supõe um suporte teórico metodológico necessário à reconstrução da prática e ao estabelecimento de estratégias de ação". Como condição essencial para o diálogo competente com a comunidade científica no campo das Ciências Sociais, ela indica a preparação profissional no seguinte campo: R-investigação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes