Buscar

Culturas e Artes do Pós-humano - Resumo Cap 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo do Cap. 2 do Livro “Culturas e artes do pós-humano” de SANTAELLA, Lucia
Por Andre Campopiano e Lucas Batista
No seculo xix a cultura era linear e haviam dois lados, uma era a cultura erudita das elites, e a outra era a cultura popular, produzida pelas classes dominadas. Com a explosao dos meios de reprodução técnico-industriais – jornal, foto, cinema -, seguida da onipresenca dos meios eletronicos de difusao – rádio e televisão -, produziu um impacto até hoje atordoante naquela tradicional divisão da cultura em erudita, culta, de um lado, e cultura popular, de outro.
Dentro da cultura de massas, foi absorvido e digerido as duas formas de cultura, dissovendo a polaridade entre o popular e o erudito. Com isso, resultaram cruzamentos culturais em que o tradicional e o moderno, o artesanal e o industrial mesclam-se em tecidos hibridos e volateis proprios das culturas urbanas.
No seculo xx ja estava dificil perceber distinções claras entre o popular, o erudito e as culturas em massa. Ainda mais após os anos 80 onde surgiram novas formas de consumo cultural propiciadas pelas tecnologias do disponivel e do descartavel: as fotocopiadoras, videocassetes, videoclips, videojogos, o controle remoto, seguido pela industria de CDs e a TV a cabo. 
No ano de 1992 surgiu o que a autora do livro chama de Cultura das Midias, onde já não era mais uma cultura onde poucos produziam e era consumida por uma massa que nao tinha o poder para interferir nos produtos simbólicos que consome, a cultura das midias inaugurou uma forma dinamica de cultura, onde podemos perceber quando Livros se tornam best-sellers após o lancamento de um filme inspirado no mesmo.
Segundo Walter Benjamin(1985), o ponto de vista mais fundamental para se compreender a dinamica cultural é o produtivo, a cultura vista como um tipo muito especial de produção humana. Esse aspecto se divide em quatro niveis indissociavelmente conectados:[1: Walter Benedix Schönflies Benjamin (Berlim, 15 de julho de 1892 — Portbou, 27 de setembro de 1940) foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão.]
O nivel da produção em si;
O da conservação dos produtos culturais, ligado à memória;
O da circulação e difusão, ligados á distribuição e comunicação dos produtos culturais;
O da recepção desses produtos, isto é, como são percebidos, absorvidos, consumidos pelo receptor.
Sobre a produção cultural, a indagação deve vir necessariamente acompanhada das seguintes questões: onde e quando a cultura é produzida? Por quem ela é produzida? Como é produzida? Para quem ela se destina?: 
“Onde e quando”: refere-se aos pontos de vista geograficos, regionais, étnicos e ao ponto de vista historico;
“por quem”: aplica-se ao ponto de vista dos agentes produtores e de seus coadjuvantes, ou seja, as forças economicas que apoiam os agentes e tornam a produção possivel;
“como”: tem por referencia os meios que são empregados para a produção dos bens, simbólicos, meios artesanais, industriais, eletrônicos ou telemáticos.
“para quem”: refere-se ao receptor, coincidindo esta quarta questão com o quarto nível de produção cultural, o de seu consumo.
A culturamidiatica é a responsavel pela expansão e criação de novos habitos no consumo de cultura. A dinamica cultural midiatica é a peça chave para se compreender os deslocamentos e contradições, os desenhos móveis da heterogeneidade pluritemporal e espacial que caracteriza as culturas pós-modernas.
Desde meados dos anos 90, os cenarios culturais miaticos começaram a conviver com uma revolução da informação e da revolução digital. Onde o computador pode colocar toda a informação em texto, som, imagem e video em uma unica linguagem. Todas as midias podem ser traduzidas, manipuladas, armazenadas, reproduzidas e distribuidas digitalmente produzindo o fenomeno que vem sendo chamado de convergencia das midias. 
Esse fenomeno se torna ainda mais impressionante quando se conectado, como ja vem acontecendo, com a cibercultura. Onde ocorre a fusão das telecomunicacoes, da informatica, da imprensa, da edicao, da televisao, cinema, dos jogos eletronicos em uma unica industria unificada da hipermidia. 
Será que a cibercultura, com a convergencia das midias que ela promove, irá absorver para dentro de si toda a cultura midiatica, ou sera que a cultura midiatica continuara a existir paralelamente a ela, ambas convivendo atraves de novos conflitos e aliancas que, por enquanto, ainda nao estamos conseguindo discernir?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais