Buscar

Direito Empresarial IV - 2015 - Plano de Aula - 16

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula: Crimes Falimentares
Número de Semana de Aula
16
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
DUDONY - MP-PR denuncia empresário por crimes falimentares e formação de quadrilha
Dono de empresa do ramo de móveis e eletrodomésticos é acusado de enriquecer às custas de credores; rombo inicial é de RS 306 milhões.
O Ministério Público em Maringá apresentou denúncia criminal contra Antônio Donisete Busíquia, conhecido em todo país por ser proprietário da rede de móveis e eletrodomésticos Dudony. O MP-PR sustenta que o empresário gerencia um esquema criminoso que envolve a apropriação de lucros em detrimento do pagamento de credores, públicos e particulares. A dívida aproximada estaria em R$ 308.235.494,14, sem contar débitos eventualmente existentes perante a Receita Federal e Municipal.
No final de 2008. Busíquia conseguiu na Justiça a recuperação judicial da Dudony, nome fantasia das empresas DISMAR - Distribuidora Maringá de Eletrodomésticos Ltda. e Markoeletro Comércio de Eletrodomésticos Ltda. Além da ação penal, o Ministério Público ingressou com pedido de prisão preventiva do empresário e sequestro de bens. O Juízo local não acatou a prisão, mas deferiu o segundo pedido. A Promotoria vai ingressar com recurso. O responsável pelo caso é o promotor de Justiça Maurício Kalache, que investiga o grupo Dudony desde o ano passado. 
Na denúncia o Ministério Público descreve em detalhes o sistema que teria sido adotado por Busíquia e resultado no enriquecimento do empresário e de seus familiares, bem como relaciona os bens que teriam sido adquiridos com o esquema. Basicamente, ele deixava de pagar fornecedores, assumia empréstimos bancários que não honrava e gastava os lucros que tinha com a aquisição de dezenas de imóveis de alto padrão, veículos de luxo e outros bens. Além disso, criava outras empresas para desviar dinheiro e aparentar legalidade a suas ações? A Promotoria descobriu pelo menos sete empresas ligadas diretamente a ele. E um exemplo nocivo de ascensão econômica garantida às custas dos credores e do patrimônio público, diz o promotor Maurício Kalache. Se somarmos hoje todos os valores questionados em ações penais que tratam de crimes contra o patrimônio no Estado não chegaremos nem perto do rombo causado pelo responsável pelo grupo Dudony, afirma.
Também são acusados por participação no esquema a mulher do empresário, Ana Márcia Messias Busíquia; seus filhos Leonardo Messias Busíquia e Fernando Messias Busíquia; seu irmão Paulo Sérgio Busíquia; Geraldo Luiz Gonçalves e José Ramil Poppi, que teriam sido usados como laranjas; Júlio Gonçalves Neto, contador, e os funcionários da rede Mauro José de Farias e Eido Moreno. O MP-PR acusa os denunciados de crime falimentar e formação de quadrilha.
Tendo por base a Lei 11.101/2005, elencar de acordo com os fatos narrados na reportagem os crimes praticados.
No caso em tela, à luz da lei falimentar, temos os crimes de fraude a credores (168), indução a erro (171) e desvio, ocultação ou apropriação de bens (173) 
Questão Objetiva
Considerando as normas vigentes de direito falimentar. Analise dentre as questões abaixo a(s) que esta(ão) em desacordo com os efeitos da condenação por crime falimentar;
I - a inabilitação para o exercício de atividade empresarial;
II - o impedimento para o exercício de cargo ou função exclusivamente para o conselho de administração;
III - existe a possibilidade de gerir empresa por mandato ou por gestão de negócio;
IV - Transitada em julgado a sentença penal condenatória, será notificado o Registro Público de Empresas para que tome as medidas necessárias para impedir novo registro em nome dos inabilitados.
A) as afirmativas I. II e III estão corretas;
B) as afirmativas II e III estão incorretas; 
Art. 181, II e III da LF
C) as afirmativas II e IV estão corretas;
D) todas as afirmativas estão corretas;
E) todas as afirmativas estão incorretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais