Buscar

FÓRUM AULA 9 E 10 METODOLOGIA CIENTÍFICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FÓRUM AULA 9 E 10 METODOLOGIA CIENTÍFICA
A educação é de fundamental importância para todos nós. Os Educadores por conhecer os procedimentos da teoria X prática na educação brasileira, estes profissionais da educação visualizaram a importância do Projeto Político Pedagógico na Escola. Além de oferecer possibilidades de trabalho que norteiam o aprendizado e suas técnicas com eficácia, competência e autonomia. O projeto atende as necessidades de gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição de ensino.
O Projeto Político Pedagógico da Escola é uma exigência legal que está sendo transformada em realidade por todas as escolas do país. Entretanto, não se trata apenas de assegurar o cumprimento da legislação vigente, mas, sobretudo, de garantir um momento privilegiado de construção, organização, decisão e autonomia da escola. Por isso, o governo vem procurando meios para que essa exigência não se reduza a mais uma atividade burocrática e formal a ser cumprida.
A gestão e a supervisão escolar, estão cada vez mais buscando estabelecer um posicionamento político pedagógico coerente e comprometido efetivamente democrático, para que a elaboração do projeto seja coletivo e não por agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.
O Projeto Político Pedagógico da Escola é um procedimento para facilitar a parte pedagógica e administrativa da escola. Para que o projeto seja levado a frente a supervisão escolar e gestão devem ser de caráter democráticos. Pois, o diálogo entre a escola, a comunidade, professores, supervisores, direção e alunos, é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto.
A partir do momento em que conhecemos o processo de construção, desenvolvimento e os benefícios que o Projeto Político Pedagógico da Escola oferece na organização escolar, podem analisar e explicitar a importância do projeto no ambiente escolar.
O papel dos supervisores na elaboração e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da Escola, nas escolas deve ser de autonomia e diálogo, buscando sempre analisar e estudar encaminhamentos epistêmicos e pedagógicos para a real implementação do Projeto Político Pedagógico da Escola, analisando textos e documentos que tratam a questão da qualidade de ensino sob a visão de diversos autores. Oferecendo meios para definir, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas nas quais os problemas não se cristalizaram suficientemente.
Portanto, podemos perceber algumas controvérsias teóricas X práticas sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola e o papel do Supervisor Escolar, dificultando um real entendimento de práticas e teoria no interior das realidades escolares. No entanto, é necessário explorar aspectos onde o problema não está completamente cristalizado, permitindo chegar a conclusões inovadoras.
Pensar em educação e formação do Supervisor na atualidade é necessário pensar a escola como sendo espaço para construção da democracia. Assim, os valores cultivados pelo supervisor, a nosso ver, devem ser de: autonomia, liberdade, responsabilidade e diálogo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais