Buscar

Direitos Humanos: Saúde e Meio Ambiente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
�
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
	NOME
	Thais de Souza Mendes
	RA
	8637275345
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Ângela Pietro.
Anhanguera Educacional
2015
INTRODUÇÃO 
Direitos Humanos são direitos básicos a todos os seres humanos, são direitos civis e políticos independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, religião, etc. Englobam o direito à vida e à liberdade de opinião e de expressão, ao trabalho e a saúde e à educação, sem distinção. Obrigação dos nossos governantes proteger e respeitar esses direitos. Após a primeira Guerra Mundial vieram os direitos voltados as relações sociais, as desigualdades econômicas e sociais eram evidentes. Assim cabe aos governantes a tarefa de fornecer uma prestação legislativa, administrativa ou judicial, a favor das classes sociais mais necessitadas. 
 “Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. 
 (art 3º Declaração Universal dos Direitos Humanos) 
A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações...” (Preâmbulo da Declaração dos Direitos Humanos, 1948). Nos dias atuais todos os povos estão preocupados com a preservação do meio ambiente e ações que previnam a degradação do meio em que vivem e desfrutar assim, de uma vida mais saudável. A preservação da fauna, flora, ar, terra e águas possibilitam uma qualidade de vida saudável, ambientes menos poluídos, refletindo na saúde e bem estar de todos os seres. Vivemos hoje a busca pelo equilíbrio entre os seres humanos e o meio ambiente com reflexo nas futuras gerações.
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica” 
Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, Art 196 diz que: “ A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário.
A saúde é o carro chefe do ser humano, artigo de extrema necessidade para a sociedade, mas infelizmente menos de 25% da população brasileira tem acesso a planos de saúde os outros pouco mais de 75% padece no SUS tendo a sua qualidade de vida prejudicada.
A má gestão dos nossos governantes mostra que a saúde está precária e cheia de problemas, pois é vergonhoso o descaso com as pessoas. 
Os meios de comunicação mostram diariamente os registros com esse caos e assistimos de braços cruzados sem poder fazer nada com o desrespeito a esse direito do cidadão. 
No Brasil temos o (SUS) Sistema Único de Saúde que deveria permitir o acesso à saúde para todos da população, tendo que ser financiado com recursos da União, dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios. 
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica” 
A classificação do direito ao meio ambiente como um direito fundamental é muito importante e permite a proteção dos recursos naturais é especificado pelo Art.225 no capitulo VI da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia a qualidade de vida, impondo-se ao poder público à coletividade e o dever de preservar para as atuais e futuras gerações.
 Tem sido muito discutido o assunto sobre a proteção dos recursos naturais, que seria só assim que garantiríamos a preservação da evolução da humanidade. 
O direito ao meio ambiente e seu reconhecimento surgiu na Conferência das Nações Unidas realizada em 1972, na cidade de Estocolmo de lá para cá só tem melhorado as pesquisas sobre o assunto. 
O mesmo é um direito fundamental do ser humano que deve ser respeitado e preservado. É um bem que pode ser desfrutado por toda e qualquer pessoa. 
CONCLUSÃO 
A Constituição Federal regulariza e garante os direitos da população e nossos governantes tem o dever de executa-los, se os mesmos fossem colocados em prática, garantiriam o direito à saúde e ao meio ambiente de todos. Mas sabemos que não é bem assim que funciona no nosso país e quem sofre com tudo isso é o povo que vê seus direitos garantidos por leis, sendo desrespeitados por grande parte dos políticos corruptos com enriquecimento as custas do sofrimento de uma população carente. 
REFERÊNCIAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos
http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf
http://ambito-juridico.com.br/site/?artigo_id=10795&n_link=revista_artigos_leitura
Constituição Federal, Capítulo VI do Meio Ambiente (ART. 225). Disponível em: <http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/constfed.nsf/16adba33b2e5149e032568f60071600f/62e 3ee4d23ca92ca0325656200708dde?OpenDocument> Acesso em 14/09/2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes