Buscar

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA(SIMULADOS)
Segundo Batista (2001), a Supervisão/Orientação Pedagógica se configura como uma prática social caracterizada pela mediação técnico pedagógica. Desta forma podemos dizer que é específico do fazer da Supervisão e Orientação Pedagógica:
Resposta: 
Assegurar a eficiência e eficácia do processo ensino aprendizagem, oferecendo condições e facilitando a relação professor, aluno e ensino;
A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos, portanto, a premissa básica do trabalho da supervisão pedagógica é:
Resposta: 
Trabalhar na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.
A Reforma Couto Ferraz (1854) estabeleceu como missão do Inspetor Geral supervisionar todas as escolas, nesse momento a ideia de supervisão ganhou contornos mais nítidos, passou a existir a necessidade de organização dos serviços educacionais, apontando para dois requisitos, são eles:
Resposta: 
A organização administrativo-pedagógica do sistema, assim como a organização das escolas na forma de grupos escolares.
Para Saviani (1999, p. 106) (...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica. Sendo assim, podemos identificar como ação política:
Resposta: O desafio de ir além do contexto pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
De acordo com Libâneo (1994), o trabalho docente deve ter como referência a prática social, isto é, a realidade social, política, econômica e cultural da qual tanto o professor como os alunos são parte integrante. Nesse contexto, surge a necessidade da presença de um profissional preparado para enfrentar esses desafios junto ao corpo docente e demais segmentos da comunidade: o Supervisor Escolar. Assinale a opção que NÃO condiz com o trabalho do Supervisor que tem um papel político-pedagógico e de liderança no espaço escolar.
Resposta: O Supervisor deve refugiar-se nas atividades burocráticas, trabalhando junto à secretaria e à direção da escola, envolvendo-se na organização de conselhos de classe e reuniões.
Complete o sentido da frase marcando a resposta certa: A Supervisão Pedagógica tem uma ação política, pois deve perceber seu fazer:
Resposta: Relacionado ao contexto social, político, econômico e educacional.
Christov (2008), define os saberes fundamentais para o exercício da Supervisão Pedagógica como sendo os saberes pedagógicos e os saberes das relações interpessoais. Desta forma, podemos afirmar que o Supervisor Pedagógico deve ter uma prática que:
Resposta: 
Envolva os professores afetivamente, também apoiando em suas rotinas pedagógicas diárias.
Observe a afirmativa: ¿A ação do Supervisor pedagógico transita sob as lentes das relações interpessoais.¿ Podemos dizer que significa dizer que:
Resposta: 
O Supervisor pedagógico trabalha em contextos de desenvolvimento não apenas intelectuais ou técnicos, mas também afetivo, ético, social e político.
Para Rangel (2000) o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem. A abrangência desse processo inclui:
Resposta: Supervisão do currículo, dos programas, na escolha do livro didático, do planejamento de ensino, dos métodos de ensino, da avaliação, da recuperação, do projeto pedagógico e da pesquisa.
Ao longo da formação do supervisor escolar, muitas mudanças ocorreram quanto a sua função na escola.Assinale abaixo o que  NÃO corresponde a tal função:
Resposta: Fazer a inspeção e fiscalização dos aspectos burocráticos da escola
Observando as especificidade e abrangência da ação Coordenadora, podemos destacar algumas que consideramos desencadeadoras de mudanças, são elas:
I - Promover um trabalho de coordenação em conexão com a gestão escolar;
 II - Realizar trabalho coletivo, integrado com os atores da escola;
III - Mediar a competência docente;
 IV - Investir na formação continuada dos professores na própria escola
 V - Criar oportunidade de integração da pessoa do professor aos diferentes canais políticos do bairro. Estão corretas:
Resposta: I, II, III e IV;
O uso do termo Supervisão pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ¿olhar sobre¿ o pedagógico oferece condições de coordenação e orientação e, desta forma pressupõe:
Resposta: Um olhar que transita entre os diferentes cenários e espaços, que vão além da escola, encontrando projetos diversos, construindo caminhos de aproximação, negociação, diálogo e troca, trabalhando o grupo como pares legítimos e participantes do projeto político pedagógico na escola.
A pedagogia tecnicista que se instalou no Brasil, na década de 60 tinha como objetivo:
Resposta: Garantir a eficiência e a produtividade do processo educativo com a aplicação da taylorização no trabalho pedagógico.
No Brasil percebe-se a presença da ideia de supervisão desde o período dos jesuítas na educação brasileira. Essas funções foram reguladas por trinta regras, dentre elas existe uma que poderia ser usada ainda hoje. Assinale a regra correta:
Resposta: Faz parte da função do supervisor, ouvir e observar os professores e, de vez em quando, assistir suas aulas.
De acordo com a finalidade da prática pedagógica do Supervisor Escolar, uma ação educativa só poderá ser avaliada a partir da reflexão sobre a que interesse serve e a quem pretende servir. Portanto, NÃO é correto afirmar que compete ao Supervisor Escolar:
Resposta: determinar o como fazer a partir de suas atribuições específicas alheio à natureza da prática educativa.
O supervisor escolar encontra em sua prática cotidiana muitos desafios ao se deparar com a realidade das escolas públicas. São desafios frequentes:
Resposta: Alto índice de reprovação, evasão e falta de materiais pedagógicos
Quando abordamos o fazer do Supervisor pedagógico em sua perspectiva política, estamos afirmando que seu trabalho deve também buscar:
Resposta: A consciência dos direitos e deveres políticos na escola.
Silvana é Supervisora/Orientadora Pedagógica de uma escola. No início do ano letivo ela organiza uma semana para encontro dos professores, onde são feitos estudos das Diretrizes Curriculares e, em seguida, os esboços dos planejamentos de seus respectivos cursos. Neste período, também aproveita para discutir sobre as metodologias e materiais didáticos. Levando em conta o desenvolvimento dessas atividades, podemos definir como saberes do Supervisor/Orientador Pedagógico:
Resposta: Formação continuada, currículo, planejamento e didáticos pedagógicos;
Para Rangel (2000) o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem, nesse processo encontramos a supervisão da avaliação. Podemos afirmar que supervisão da avaliação inclui:
Resposta: Encaminhar o professor para que avalie a avaliação e o momento propício a essa atuação é o Conselho de classe, onde é mais possível realizar a reavaliação dos conceitos, procedimentos e instrumentos de avaliação.
Em seu cotidiano, compete aos supervisores o desenvolvimento e a execução de uma série de atividades, dentre as quais podemos destacar: I- Preenchimento de diários de classe e fichas de matrícula;
II- Organização e orientação de reuniões pedagógicas;
III- Acompanhamento do processo ensino aprendizagem;
IV- Organização e implementação de festas e eventos escolares para angariar fundos para a escola. 
Resposta: Apenas II e III;
Observe a afirmativa e assinale a opção que melhor justifique seu conteúdo. A ação da Supervisão Pedagógica pode se configurar como uma prática social:
Resposta: Além de cuidar da mediação técnico-pedagógica tem o compromisso com um projeto educativo que esteja sintonizado com o diálogo com e entre os diferentes, se traduzindo em consideração pelos sujeitos envolvidos e sua história.
Podemos afirmar que o objetivo específico da ação supervisora na escola é:
Resposta: Estabelecer parceria com a equipe docente
para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Na década de 60 o Parecer nº 252/1969 reformulou o curso de Pedagogia e diferenciando as funções do educador denominando-as habilitações. Dentre as habilitações do curso de Pedagogia foram previstas quatro habilitações na área técnica. Como podemos explicar essa diferenciação das funções?
Resposta: Pela necessidade de identificar elementos que sejam responsáveis por cada área na escola.
Em 1834 o Ato Adicional faz a descentralização da educação, cada província passa a ser responsável por sua própria educação. Naquele momento o ministro do Império reclamava a necessidade da criação do cargo de Inspetor de Estudos. Em seu relatório faz uma advertência cujo conteúdo é muito atual. Marque a alternativa que expressa a realidade da educação, naquele momento e hoje:
Resposta: Uma estratégia que vai contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é o estabelecimento nas escolas, de uma supervisão permanente.
De acordo com a finalidade da prática pedagógica do Supervisor Escolar, uma ação educativa só poderá ser avaliada a partir da reflexão sobre a que interesse serve e a quem pretende servir. Portanto, NÃO é correto afirmar que compete ao Supervisor Escolar:
Resposta: determinar o como fazer a partir de suas atribuições específicas alheio à natureza da prática educativa
A Supervisão pedagógica, no cenário atual, vem adquirindo novos compromissos e responsabilidades passando a ter outra amplitude. Segundo Ferreira (2008), a Supervisão pedagógica deve, marque com x a resposta certa:
Resposta: Ter o compromisso de garantir a qualidade da formação humana que se processa nas instituições escolares.
Quando se debatem as transformações que a sociedade contemporânea vivencia e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem, o currículo tem sido um dos principais objetos de questionamento. Um importante profissional no fazer educativo é o supervisor educacional que tem como cerne de sua função:
Resposta: propiciar oportunidades de estudos e a interlocução entre os professores, para reflexão e reavaliação de programas, conteúdos e material didático, e para a definição de ações curriculares inovadoras que atendam às demandas da sociedade
A escola se constitui por áreas onde a atuação do Supervisor pedagógico é de extrema relevância e a elaboração do PPP é uma delas. Nesse fazer o Supervisor pedagógico atua na relação com os docentes buscando, marque a resposta certa:
Resposta: 
Articulação e participação.
Em seu cotidiano, compete aos supervisores o desenvolvimento e a execução de uma série de atividades, dentre as quais podemos destacar:
I- Preenchimento de diários de classe e fichas de matrícula;
II- Organização e orientação de reuniões pedagógicas;
III- Acompanhamento do processo ensino aprendizagem;
IV- Organização e implementação de festas e eventos escolares para angariar fundos para a escola.
Resposta: Apenas II e III;
O grupo de supervisão escolar do município de Magé participou e continua participando da várias ações como:
I- Realização de reuniões pedagógicas;
II- Organização e planejamento dos planos de estudo e reformulações de acordo com o Projeto Político Pedagógico;
III- Articulação com diversos projetos pedagógicos;
IV- Estudo e organização do material para construção do Regimento Escolar em conjunto com o Conselho Escolar e a Comissão do Regimento.
Estão corretas as alternativas:
Resposta: I, II, III, IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais