Buscar

Desafio Profissional INOXEL 2º Bimestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE ANHANGUERA SÃO BERNARDO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Bruna Mayara Gomes Mendes - RA: 1250468995
Carolina Movio de Souza - RA: 0196601291
Érika Ribeiro Soares Silva - RA: 0164553019
Joyciane da Conceição Silva Rodrigues - RA: 1246467659
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
Tutor EAD: Franciele Maria Santicioli dos Santos
Tutora Presencial: Marta Adriane Alves Mateus
São Bernardo do Campo – São Paulo
22 de Setembro de 2015
INTRODUÇÃO
Este desafio visa apresentar uma proposta para resolver questões de gestão e melhorias dos processos produtivos, criar um sistema de gestão ambiental, afim de orientar resultados na empresa INOXEL, que é uma caldeiraria industrial, com quase 10 anos de atuação no mercado. Formada pela fusão de duas outras empresas “RER – Caldeiraria” e “MHI – Estruturas Metálicas”, que tem sede na cidade Jundiaí, São Paulo e outras 05 filiais espalhadas pelo Brasil. E tem como clientes grandes empresas, por exemplo, Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.
Com tudo, devido à expansão e visibilidade que vem ganhando no mercado a INOXEL preocupada com a qualidade de vida de seus colaboradores e buscando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de aperfeiçoar os resultados, contratou uma empresa de consultoria (Gestão Empresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental).
Inicialmente foi realizado um relatório com levantamentos da real situação da INOXEL, pra que se possam entender os princípio básicos da mesma, e aprimorar competências gerenciais, bem como a buscar da melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais.
O relatório Inicial aponta que a INOXEL não possui nenhum sistema de gestão de qualidade. Porem nos últimos anos os grandes clientes estão exigindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO e Quanti Q) para que continue como fornecedor. Até o momento a INOXEL acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria o suficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita, mas a cobrança tem sido constante.
Em segundo plano o relatório mostra a INOXEL como sendo uma estrutura que se caracteriza por uma organização vertical, sendo quatro níveis de hierarquia. O conceito enraizado na empresa é: “o controle é a melhor e única ferramenta de gestão”.
Com os dados em mão, a equipe de Consultoria, gerou um “Modelo de Excelência de Gestão”, para que se promova um alto desempenho de resultados sustentáveis.
Princípios Básicos
Seus princípios estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.
Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. 
Trata-se de uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores, oferecendo a eles várias formas de benefícios. 
Ponto Negativo
Até o momento a INOXEL sempre acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado seria suficiente para desenvolver bons projetos e manter sua clientela satisfeita, mas não está sendo assim, a cobrança dos clientes tem sido constante. 
Um dos motivos que levou a empresa a contratar nossos serviços, vem sendo a sugestão de alguns de seus maiores clientes para que busque certificações de qualidade (como ISO), para que continuem sendo seus fornecedores.
Passo 01
Modelo de Excelência da Gestão
Primeiramente, o Modelo de Excelência de Gestão é o carro-chefe da FNQ (Fundação Nacional de Qualidade) para concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 
Ao adotar o MEG (Modelo de Excelência de Gestão), a organização alinha seus recursos, identifica os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, aprimora a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de se preparar para que os seus objetivos estratégicos sejam atingidos. 
O MEG é o gerir de um exemplo já existente realizando apenas as modificações necessárias para a necessidade de cada organização. Uma boa gestão vem se tornando cada vez mais um fator de sucesso para as organizações, já que a grande maiorias delas além de visarem os lucros buscam uma forma cada vez mais eficiente de redução de custos, e caso os objetivos não sejam alcançados os responsáveis pela gestão é que serão cobrados, por isso é fundamental que os gestores consigam manter as informação das diversas áreas da empresa integradas evitando assim a necessidade de uma gestão por improvisos. A gestão deve ser feita de forma que o administrador, através dos recursos que foram disponibilizados, faça com que a empresa alcance seus objetivos e atenda às necessidades de seus clientes internos e externos. (CARVALHO, Rafael de. 2009)
O MEG (Modelo de Excelência da Gestão) pode ser aplicado em qualquer tipo de organização. São diversos os benefícios da adoção do modelo, como:
Promove a competitividade e a sustentabilidade.
Proporciona um referencial para a gestão de organizações.
Promove o aprendizado organizacional.
Possibilita a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente.
Prepara a organização para participar do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas.
Mensura os resultados do negócio de forma objetiva.
Desenvolve a visão sistêmica dos executivos.
Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas.
Incorpora a cultura da excelência.
Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial.
Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão.
Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.
O Que Pode Ser Utilizado Na INOXEL?
Os fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais. Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, de acordo com o ciclo de PDCL – Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar), Learn (Aprender).
Plan (planejar): estabelecer missão e objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para atingir os resultados.
	Check (Checar): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.
	Act (atuar): agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Os modelos que a INOXEL pode utilizar são:
Pensamento Sistêmico: Compreensão e tratamento das relações de interdependência e o seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.
Atuação em rede: Desenvolvimento de relações em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.
Aprendizado Organizacional: busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e experiências.
Inovação: promoção
de um ambiente favorável à criatividade e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.
Agilidade: flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos.
Liderança Transformadora: atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar, realizados e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.
Olhar Para o Futuro: projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazos, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.
Conhecimento Sobre Clientes e Mercados: interação com clientes e mercados e entendimento de suas necessidades, expectativas e comportamentos, explícitos e potenciais, criando valor de forma sustentável.
Responsabilidade social: dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.
Valorização das pessoas e da Cultura: criação de condições favoráveis e seguras para as pessoa se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência. 
Decisões Fundamentais: deliberações sobre direções a seguir e ações a executar, utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retroalimentações e de experiências.
Orientação por processos: busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.
Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades das partes interessadas.
Que Critérios Podem Ser Trabalhados Na INOXEL?
Os critérios de excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário ou global onde a empresa atua ou se relaciona.
Os critérios para a INOXEL são:
Liderança
Esse critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
Estratégias e Planos
Esses critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e a execução das estratégias, inclusive aqueles referentes aos estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias. 
Clientes
Esse critério aborda os processos gerencias relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
Sociedade
Esse critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
Informações e Conhecimento
Esse critério aborda os processos gerencias relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
Pessoas 
Esse critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e a manutenção do seu bem-estar.
Processos
Esse critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
Resultados 
Esse critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
A Consultoria indicou o uso de algumas ferramentas técnicas, as mais utilizadas pelas organizações, sendo elas: Gestão de Qualidade; Gestão de Projetos; Estratégias; Negociação e Comunicação. Para a aplicação destas ferramentas é necessário, habilidade e conhecimento da própria ferramenta, muita paciência, poder de análise e também criatividade 
O panorama que se mostra para os próximos anos revela um quadro de graves desafios para a INOXEL. Fatores como novas exigências dos mercados consumidores, antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, globalização, aumento da competitividade, evolução tecnológica e disputa por recursos escassos têm exigido mudanças significativas no modo de gerir a empresa, visando estas mudanças, buscamos um sistema de Gestão de Qualidade diferente do habitual para a INOXEL, aprimorar os conceitos de segurança para assim alcançar o Certificado da ISO, e desenvolver outra ferramenta de gestão, usando o conceito de organização ”Controle”.
Considerando As Ferramentas De Gestão Mais Utilizados Pelas Organizações Líderes De Mercado, Quais Ferramentas A Consultoria Indicaria À INOXEL?
A adoção de modelos e normas de sistema de gestão, como:
Certificado ISO: Após a implantação dessas ferramentas na empresa, visando à melhoria da qualidade e também a redução dos impactos no meio ambiente, buscando sempre se adequar as normas previstas, buscando também a certificação ISO. Segundo o site http://www.significados.com.br/iso, ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.
O principal objetivo da ISO é aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. 
ISO 9000 e 9001: De acordo ainda com site acima citado, ISO 9000 E 9001 é um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente. A ISO 9001 esta agrupada da seguinte maneira: responsabilidade da direção, gerenciamento de recursos, realização do produto e medição, análise e melhoria continua de desempenho. Vejamos as seguintes vantagens de se obter a certificação ISO:
Vantagens para a empresa: 
Maior participação no mercado.
Maior satisfação dos clientes.
Redução de custos.
Melhoria na produção.
Maior lucro.
Vantagens para os clientes: 
Maior confiança na organização.
Redução de custos.
Melhor atendimento em caso de reclamações.
Passo 02
Dê acordo com o contexto, as ações referentes à sustentabilidade ambiental a empresa pode inserir nas práticas da organização visando adequar o impacto ambiental de sua atividade o seguinte quadro:
	Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização
	Medidas sugeridas para adequar esse impacto
	Custo/Benefício
	Exploração Mineral Desordenada
	Maior planejamento no uso de suas matérias primas.
	Redução do custo com matérias primas e redução do impacto ambiental.
	Alto Consumo de Energia
	O uso de energia solar
e/ou eólica.
	Redução no custo com eletricidade e redução do impacto ambiental.
	Alto Consumo de Água
	Programas de conscientização para os funcionários.
	Economia com o consumo de água e redução do impacto ambiental.
	Manutenção (Contaminação do Solo)
Derrame de Lubrificante óleo e graxa. Lavagem de Equipamentos
	Instalação de Redes de drenagem e sistemas de tratamento de efluentes; Plano de Contingência.
	Preservação do Ambiente.
	Soldagem
Poluição atmosférica – Alteração na Qualidade do Ar.
	Umidificação e proteção do solo; utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.
	Preservação do Ambiente.
Passo 03
Cuidados Na Terceirização de Atividades
A terceirização é cada vez mais utilizada. Para que essa forma de contratação de serviços tenha êxito, é necessário o cumprimento de alguns procedimentos e regras básicas.
Os contratantes de serviços terceirizados são corresponsáveis pela mão-de-obra terceirizada em suas dependências perante reclamações trabalhistas. Isto significa, que poderão responder por dívidas trabalhistas e previdenciárias de empregados que trabalhem em suas instalações, embora vinculados a empresas de prestação de serviços.
Atualmente, outro fator que merece destaque na contratação de terceiros é a retenção tributária, ou seja, retenção de INSS, PIS, COFINS, CSLL, ISS e IRRF. A contratante não efetuando as respectivas retenções, em procedimento de fiscalização tributária, deverá recolher os tributos, mesmo que não os reteve.
A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio. Para identificar as áreas que podem ser terceirizadas deve-se analisar criteriosamente o contrato social das empresas e definir acertadamente a atividade-fim.
A CLT, no art. 581, 2º dispõe que se entende por atividade-fim a caracterizar a unidade do produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente em regime de conexão funcional. 
É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente terceirizadas.
A atividade-fim é a constante no contrato social da empresa, pela qual foi organizada. As demais funções que nada têm em comum com a atividade-fim são caracterizadas como acessórias, ou de suporte à atividade principal, as quais podem ser terceirizadas.
Conforme decisões do TST – Tribunal Superior do Trabalho, existindo a terceirização ilícita ou ilegal é configurado o vínculo trabalhista, sendo a Tomadora responsável solidária, sendo que é a Justiça do Trabalho que determina o vínculo empregatício. Ocorrendo a determinação do vínculo trabalhista pelo juiz, a Tomadora é responsável imediatamente pelo pagamento de todas as verbas trabalhistas a que funcionário tem direito.
Também, a Justiça do Trabalho vem decidindo que, se a empresa terceirizada não tiver recursos suficientes para os pagamentos das verbas relativas a reclamatórias trabalhistas, caberá à empresa Contratante o pagamento das verbas trabalhistas reclamadas. Isso significa, mesmo não sendo considerado vínculo trabalhista, que a Tomadora pagará os direitos trabalhista, nos casos em que a terceirizada não honre seus compromissos com os funcionários.
Por isso, a escolha do terceirizada é de fundamental importância para que a tomadora não tenha contratempos trabalhistas, os quais não são totalmente inevitáveis, mas podem ser reduzidos ao contratar uma empresa idônea. Em qualquer caso, se o funcionário não receber as verbas trabalhistas, a tomadora é responsável, configurando ou não o vínculo. Dessa forma, é muito importante, ao selecionar a terceirizada averiguar sua capacidade financeira, sua idoneidade e exigir garantias.
Como Evitar Erros Na Terceirização
A terceirização legal é aquela que segue os preceitos jurídicos e da legislação, respeitando as normas regulamentares, tais como a Súmula 331 – TST, este abaixo mencionado:
Nº331 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE (mantida) – Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
I – A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974).
II – A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com órgãos da administração pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988).
III – Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983).
IV – O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, inclusive quanto aos órgãos da administração direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresa públicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relação processual e constem também do título executivo judicial (art. 71 da Lei nª 8.666, de 21.06.1993).
Histórico:
Súmula alterada (Inciso IV) – Res. 96/2000, DJ 18, 19 e 20.09.2000
Redação orifinal (revisão da Súmula nº256) – Res. 23/1993, DJ 21, 28.12.1993 e 04.01.1994
	Nº 331 (...)
II – A contratação irregular de trabalhador, através de empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da administração pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da Constituição da República).
IV – O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, inclusive quanto aos órgãos da administração direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresa públicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relação processual e constem também do título executivo judicial (art. 71 da Lei nª 8.666, de 21.06.1993).
Vale lembrar que é permitido apenas locar mão-de-obra na forma de empresa de Trabalho Temporário, disciplinado pela Lei nº 6.019/74, previamente autorizados pelo Ministério do Trabalho e nos casos de Trabalho Avulso Sindicalizado Amparado pelo artigo 513, único do CLT.
Passo 04
Relatório Final
Após levantamentos das informações apresentadas pela empresa, foi sugerido algumas medidas para o melhor direcionamento dos negócios da organização, como podemos enumerar a seguir:
Implantação de Sistema de Qualidade: Através da Implantação de Um Sistema de Qualidade (como ISO 9001) a empresa tende a seguir um caminho de documentação e padronização de seus procedimentos, sejam eles operacionais ou administrativos/gerenciais, o que traz confiabilidade aos seus clientes e até mesmo uma melhor forma de trabalhar aos seus colaboradores, de forma organizada, sistêmica e de melhor avaliação de resultados.
Aplicação de Sistemas Ambientais e Práticas Sustentáveis: A aplicação de sistemas de gestão ambiental vem crescendo em empresas do Brasil inteiro. O sistema de gestão ISO 14001 requer o cumprimento de algumas normas aplicadas na organização para que a empresa adeque seus processos para que assim, eles sejam realizados de forma sustentável e com o mínimo de dano ao meio ambiente, portanto, a aplicação desse modelo de gestão seria também muito importante para a redução dos custos da organização como por exemplo a utilização de fontes de energia alternativas pode trazer grande redução no consumo de energia elétrica, gerando grande economia para a organização , assim como a melhor e mais radical forma de utilização das matérias primas pode trazer também redução no custo da organização.
Desenvolvimento de um quadro de Gestão Executivo – O modelo de gestão familiar pode sim ser eficiente de certa forma, porém a adoção de um quadro de executivos e gerentes, voltados às áreas especificas e até mesmo o desenvolvimento desses gestores traz mais benefícios à empresa, melhorando o planejamento de metas a serem cumpridas, ampliando o foco nas pessoas, finanças e demais processos, visando também montar uma
estrutura que passe ainda mais confiabilidade ao clientes.
Bibliografia
AZEVEDO, Carlos Eduardo de; HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Desafio Profissional de Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente. [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-12. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>.
BARBOSA, Ronaldo. Tecnologias de Gestão: Ferramentas de Qualidade – Parte 2. Caderno de Atividades. Valinhos. Anhanguera Educacional, 2014.
CARVALHO, Rafael de. Modelos de Gestão. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/modelos-de-gestao/33343/> Acesso em: 26 de Outubro de 2015.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE (FNQ). Disponível em: <http://fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos> Acesso em: 26 de Outubro de 2015.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE (FNQ). Disponível em: < http://fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao> Acesso em: 26 de Outubro e 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais