Buscar

RESUMO IMUNOLOGIA - P1.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO IMUNOLOGIA
O sistema imune tem capacidade extremamente abrangente de reconhecimento de antígenos e resposta altamente específica.
A resposta imune se divide em: inespecífica (INATA) e específica (ADAPTATIVA). Ambas dependem das atividades das células sanguíneas brancas e dos leucócitos.
INATA atua contra qualquer agente. Primeira resposta a ser desenvolvida e ativada mediante a entrada de um corpo estranho.
ADAPTATIVA atua somente contra um agente
A resposta imune inata ocorre rapidamente no momento de exposição a um organismo infeccioso. Sobrepondo-se à resposta imune inata, mas levando dias ao invés de horas para se desenvolver, o sistema imune adaptativo é capaz de eliminar as infecções mais eficientemente do que a resposta imune inata. Ela está presente apenas em vertebrados e depende primorosamente das funções de reconhecimento de linfócitos, que possuem a habilidade de distinguir um determinado patógeno e direcionar nele a resposta imune mais fortemente.
Imunidade Inata
Monócitos (macrófagos)
Células dendríticas
Neutrófilos
Basófilos
Eosinófilos
Mastócitos (tecidos)
Células NK
Imunidade Adaptativa
Linfócitos
Linfócitos T (TCD4, TCD8)
Linfócito B
A ativação da imunidade adaptativa pela inata ocorre nos órgãos linfoides secundários ou periféricos.
O baço é o sítio de encontro das imunidades, sua retirada causa prejuízo (deficiência) da imunidade.
APC células apresentadoras de antígenos
O linfócito B não precisa de uma APC para reconhecer um antígeno.
Citocina é o nome geral dado a qualquer proteína que é secretada por células e afeta o comportamento das células vizinhas portadoras de receptores adequados.
As quimiocinas são proteínas secretadas que atraem células portadoras de receptores de quimiocinas, como os neutrófilos e monócitos, da corrente sanguínea para o tecido infectado.
PAMPs padrões moleculares associados à patógenos.
PRR receptores de reconhecimento de padrão
Inflamação reação dos tecidos vascularizados a uma lesão, tem como característica: dor, calor, rubor e tumor. Podendo ocorrer perda da função tecidual. Levando produção de mediadores químicos da inflamação (citocinas e quimiocinas).
As citocinas atuam de forma autócrina, parácrina e endócrina.
As quimiocinas atuam de forma autócrina e parácrina. 
Inflamação crônica
Longa duração
Linfócitos
Macrófagos
Proliferação de vasos
Proliferação de tecido conjuntivo
Inflamação aguda
Curta duração
Edema
Neutrófilos
SISTEMA COMPLEMENTO
O principal local para a ativação da via do complemento é a superfície do patógeno e existem três vias distintas de ativação do complemento. Essas vias dependem de diferentes moléculas para seu início, porém convergem para a geração do mesmo grupo de proteínas efetoras do complemento. Existem, também, três maneiras pelas quais o sistema do complemento protege contra a infecção. Na primeira, gera um grande número de proteínas do complemento ativadas que se ligam covalentemente ao patógeno, opsonizando-o para ser englobado pelos fagócitos portadores de receptores do complemento. Na segunda, pequenos fragmentos de proteínas do complemento atuam como quimioatraentes para recrutar mais fagócitos para o local da ativação do complemento e também para ativar os fagócitos. Na terceira, os componentes finais da via do complemento causam lesões em certas bactérias pela criação de poros na membrana bacteriana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais