Buscar

Exercicios - IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TEC. DA INFORMAÇÃO - CCT0254 - discursivas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

P: Frase: A Gerência das Comunicações, contida no PMBOK é de extrema importância nos projetos de TI, nos dias de hoje. Analise a frase acima, diga se VERDADEIRA ou FALSA. e justifique. 
R: A finalidade da gerencia de comunicações é gerir a comunicação ente equipe e interessados (stakeholder). Um dos maiores motivos de problemas em projetos é justamente a falta ou má comunicação. Logo gerir com destreza as comunicãções, reduz as incertezas e consequentente os riscos.
P: Discuta as vantagens e desvantagens de uma empresa terceitizar os serviços de TI. Sinalize a principal das vantagens.
R: Vantagens. 1. Empresa deseja reduzir seus excessivos custos com TI 2. A área de TI não esta funcionando bem 3. deseja­se aprender com o Know how do terceiro 4. Liberar sua equipe de TI para outras atividades de cunho mais estratégico, terceirizando as atividades de rotina. 5. valer­se da expertisse do terceiro (principal). Desvantagens 1. Maior tendencia a rotatividade de pessoal. 2. Tendência do terceiro a ter menos comprometimento com a empresa/ equipe / trabalho que executa. 3. Diminui o controle sobre o servico terceirizado, embora se possa estabelecer contratos com acordos de nível de serviço (SLA).
P: Quanto aos níveis de sistemas de informação nas empresas, baseando-se na pirâmide organizacional, temos para os níveis operacional, tático e estratégico, respectivamente, os sistemas transacionais, os sistemas de informações gerenciais e os sistemas de informação estratégicos. Neste contexto, disserte sobre a inserção dos sistemas de apoio à decisão.
R: Os sistemas de apoio à decisão é um tipo especial de sistemas de informação também conhecido como sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão, acerca das ações gerenciais.
P: Defina Acordo de nível de serviço (SLA) e explique qual a finalidade em se estabelecer acordo de nível de serviço nos contratos de terceirização de atividdes de TI? Caso o acordo não seja cumprido pelo fornecedor , que tipo de penalidade pode ser aplicada ? 
R: SLA = Acordo formal de responsabilidades e penalidades estabelecido entre fornecedor e clientes A finalidade é fazer com que os fornecedores cumpram os requisitos acordados com os clientes (internos ou externos), e entreguem serviços e produtos com a qualidade e prazo acordados. As penalidades podem variardes de o desconto de valor a ser pago, passando pelo não pagamento de alguma parcela do serviço ou até mesmo o cancelamento do contrato.
P: Cite e explique 3 vantagens proporcionadas pela TI com a economia digital.
R: 1. Menor custo, na medida em que elimina espaço físico e funcionários. 2. Possibilidade de aumentar o leque de produtos oferecidos, ja que não depende de espaço físico e não necessariamente precisa ter estoque. 3. Traz ao mercado a possibilidade de um nova modalidade de transação comercial, como por exemplo deixar que os fornecedores gerenciem estoque dos produtos que fornecem.
P: Explique com suas palavras o que significa dizer que "a TI deve agregar valor ao negócio?"
R: A TI deve contribuir de forma efetiva para o negócio acontecer e ter resultados favoráveis a seus clientese acionistas. Ressaltando que deve fazer isso a um custo justo (viável frente ao investimento necessário).
P: Sabe-se que a participação do usuário é fundamental no processo de implementação de software. Por que devemos encorajar os usuários a participarem e influenciarem o projeto.
R: A participação ajuda a elevar a auto estima e implica em maior comprometimento com a mudança, em melhor entendimentoso sistema, que tende a ser mais usado, pois o usuário estara mais apegado ao sistema, ja que participou de seu processo de criação. Ou seja, tendo participado e motivados os usuários tendem a ter atitudes mais favoráveis.
P: Por que a Gerencia de Aquisições, definida no PMBOK, é umas das mais relevantes no contexto atual das corporações?
R: Gerenciam as terceirizações que estão em crescimento e a tendência no mundo contemporâneo. O grande problema das terceirizações é justamente sua gestão, de forma a garantir que o que é contratado aplicará uma gestão consoante com as diretrizes da empresa contratante. 
P: Na análise de um fornecedor para prestar um serviço ou vender uma aplicação de TI, devemos consideraraspectos financeiros (custo x benefícios), técnicos (melhor solução), gerenciais (políticas com fornecedores) eintangíveis. Cite e explique 2 (dois) aspectos intangíveis.
R: Confidencialidade Apenas pessoas autorizadas tem acesso. Disponibilidade O serviço estar disponível quando for preciso.
P: Cite 3 fatores que contribuíram para o crescimento da "economia digital".
R: 1. O avanço das tecnologias de redes de comunicações digitais: Internet / intranet / extranet, redes privadas 2. Tecnologia de servidores e escalabilidade 3. Tecnologia de clientes móveis 4. Cooperação entre clientes, fornecedores e outros 
P: Podem existir projetos que possuam apenas Inicio e Meio, sendo cíclicos? Por que?
R: Não. Projetos devem ter inicio, meio e fim, do contrário são rotinas e nao projetos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes