Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL DE POLITICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO PARCIAL DE POLITICAS
SIMULADO 1
Se o Estado do Bem-Estar Social surgiu em oposição às ideias liberais, podemos afirmar que em oposição ao Estado do Bem Estar Social foi proposto outro modelo de estado que é o
R: Neoliberalista
O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado pela Medida Provisória n. 213, de 10 de setembro de 2004, mas foi com a Lei nº 11.096 e o Decreto 5.493, ambos de 13 de janeiro de 2005, que ficou instituído oficialmente e regulamentado para todos os efeitos legais. O programa tem por finalidade criar um mecanismo de concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. O PROUNI é um exemplo de:
R: Política pública educacional
As ideias do Manifesto dos Pioneiros de 1932 influenciaram a elaboração da Constituição de 1934. Marque a única alternativa que expressa corretamente esse ideário:
R: garantiu, legalmente, gratuidade e obrigatoriedade do ensino primário
As opções destacam ações que identificam correntes de pensamento político. Dentre as opções abaixo, aquela que NÃO corresponde a uma ofensiva neoliberal é:
R: Defesa dos princípios dos bens e serviços públicos e de qualidade para todos
De acordo com a Lei nº. 4024/61 é INCORRETO afirmar que:
R: ( ) instituiu que os recursos seriam aplicados apenas nas escolas públicas, devendo o setor privado buscar suas próprias formas de sustentabilidade.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação a primeira LDB que o Brasil conheceu:
R: Estabeleceu o direito de todos à educação e obrigatoriedade e gratuidade do ensino primário além de vincular os recursos a serem aplicados para o desenvolvimento do ensino público.
Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea. Contudo, ela não pode ser confundida, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação, que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de educação básica. A lei 5692, conforme ficou conhecida, não tratava, também, dos objetivos gerais e finalidades da educação para o país. Ela era específica para dois segmentos do ensino. Sobre essa Lei podemos afirmar que: I.	foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo Presidente Médici II.	tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 III.	O ensino profissionalizante tinha o objetivo de atender à formação de mão-de-obra IV.	foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino supletivo V.	Criou a estrutura de ensino que se organizou em 1º e 2º graus.
R: TODAS SÃO CORRETAS
Na lei 5540/68, a reforma do ensino superior tinha por finalidade a desmobilização?
R: Dos Estudantes Universitários;
Os princípios do ensino foram especificados no artigo 206 da Constituição de 1988, onde podemos destacar que:
R: Valorização dos profissionais da educação, que inclui plano de carreira e piso salarial para o magistério;
Na década de 1960 e nos primeiros da década de 1970 o Brasil foi governado por uma ditadura militar que fez reformas na educação através de Leis específicas, sobretudo, por ações de controle social, censura ideológica, repressão, torturas, assassinatos. Qual par abaixo representa Leis da reforma da ditadura na educação? Marque a ÚNICA opção:
R: 5540/68 e 5692/71

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais