Buscar

ATPS produção e operações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO EAD INSTITUTO ADVENTISTA CRUZEIRO DO SUL
PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
DJULI SAFT ZANETTI - 423273
MALONE DE JESUS BITTENCOURT - 438782
RELATÓRIO ACADÊMICO
PROFESSORA DIOVANA GUERRA SIMÕES
TAQUARA – RS
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO EAD INSTITUTO ADVENTISTA CRUZEIRO DO SUL
DJULI SAFT ZANETTI - 423273
MALONE DE JESUS BITTENCOURT - 438782
ADMINISTRAÇÃO
PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
RELATÓRIO ACADÊMICO
	Trabalho de Produção e Operações apresentado ao professora Diovana Guerra Simões, disciplina de Produção e Operações do Polo Educacional de Taquara – RS da Universidade Anhanguera, turno da noite do curso de Administração de Empresas.
TAQUARA – RS
2014
Introdução
	Neste presente trabalho iremos saber da importância dos processos para as organizações, para que cada empresa consiga ter um controle completo da produção O planejamento é iniciado quando um produto é vendido, ele mede o índice de qualidade e produtividade, custo da produção, menor índice de falhas, melhor gerenciamento dos recursos que estão disponíveis, decisões de acordo com o desenvolvimento do produto, e ele são compatíveis com todos os setores da empresa. Iremos abordar quais são as principais vantagens destes processos para o aperfeiçoamento da produção da empresa. Casa setor da organização é feito um controle para saber o seu rendimento mensal. 
	A Produção pode ser feita sobre pedido, em lotes ou contínua. As decisões do Processo de controle e produção podem sofrer algumas variáveis, isto pode ocorrer devido a um replanejamento da produção, as estas decisões não podem alterar em nada a o que foi proposto.
ETAPA 01 – CONCEITOS DE PREVISÃO E DEMANDA
A empresa selecionada possui o nome de Grupo Herval está localizada na Br-116 atua no segmento moveleiro, a mesma possui em torno de 7 mil colaboradores. Sua Missão é a implantação de novas tecnologias e sistemas para reduzir os impactos das atividades da empresa sobre o meio ambiente. Trabalha com móveis para sala de jantar e cozinha. (HERVAL)
Na parte do processo e controle de produção da empresa é controlada toda a produção o e estoque da empresa. Quando há um pedido, é averiguado no sistema na parte do estoque e quais peças estão disponíveis. Caso houver disponível a peça não será produzida, se não tiver será produzida. Na segunda etapa são averiguadas quantas peças do item do pedido há em produção. Quantas peças têm no corte, na montagem e na pintura. Todos os dias são atualizados os dados da produção para que não haja desperdício de matéria-prima e mão de obra. (HERVAL, 2010) 
Segundo Lustosa um processo formal de previsão de demanda inicia-se com a definição clara do objetivo principal, sendo associado de demanda. A previsão de demanda para reposição de estoques para planejamento da capacidade de uma nova linha de produto. (HERVAL, 2010)
A partir da definição dos objetivos de previsão, na sequencia é a coleta de dados, incluindo os dados de vendas e informações que podem influenciar nas vendas. Uma analise preliminar feita pode indicar a necessidade de correção ou mesmo exclusão de alguns dados de serie histórica. (LUSTOSA, 2011)
Nas empresas deste segmento moveleiro são evidenciadas as tecnologias de informação para a organização de demanda em banco de dados facilitando o processo de coleta de dados. (LUSTOSA, 2011)
Depois de definido o modelo, consiste a realização de testes para a calibração e avaliação da confiabilidade das previsões geradas.
O gerenciamento dos dados primários no interior de um sistema informatizado de planejamento e controle da produção gerando os danos principais para o planejamento dos materiais. Esses dados são coletados para a produção de um pedido especifico, tendo informações essências para a produção. Para qualificar o processo foram adotadas formas organizacionais especificas para reduzir a armazenagem de dados. (MARQUES, 2009)
Uma operação específica pode ser também incorporada em vários planos de trabalho. Os componentes e matérias de nível inferior podem ser incorporados no elemento de nível superior 	por meio de uma variedade de operações. Determinadas operações podem ser efetuadas usando várias classes de equipamentos diferentes. (MARQUES, 2009)
ETAPA 02 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO USADO PELAS EMPRESAS 
O planejamento e controle de produção são feitos para o controle da produção, este controle é feito para enxugar o estoque, evitando que a matéria prima fique acumulada. (FUSCO, 2007)
Existem quatro processos que são essências para manter o processo enxuto. A primeira etapa a ser realizada seria a verificação da quantidade de produtos a serem feitos. Na segunda parte do processo é feito o trabalho de leitura das listas das operações que constituem o processo produtivo do produto, onde se determina quem fará as operações, e onde serão feitas. A terceira etapa é chamada de aprazamento, onde será empregada uma data de entrada para o produto a ser produzido e uma data de entrega final aonde o mesmo será encaminhado para expedição. A quarta fase é a liberação que consiste na movimentação dos recursos utilizados na produção. (FUSCO, 2007)
O planejamento é uma função administrativa que determinam quais serão os objetivos a serem alcançados da melhor maneira possível. Ela está voltada para que a empresa consiga aperfeiçoar a sua produção no futuro. Sabendo determinar o que fazer, quando fazer, quem deve fazer e de que maneira. O planejamento é a primeira etapa do processo administrativo. Ao planejar o processo de produção, a empresa controla adequadamente para tirar melhor proveito em termo de eficiência e eficácia. (FUSCO, 2007)
	O controle é a função administrativa que tem por finalidade de corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados de melhor maneira possível, sendo que a tarefa do controle é verificar se está sendo feito de acordo com o que foi planejado e conforme as ordens dadas com possibilidade de corrigi-los no decorrer do processo, para evitar que faça duas ou mais vezes.
	A finalidade é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo, planejando a produção, e controlar o desempenho estabelecido antecipadamente o que a empresa deve produzir, bem como estoque de produto.
 	O Processo e controle de produção desenvolvem suas funções, mantendo uma rede de relações com as demais áreas da empresa, para que a mesma utilize racionalmente os recursos materiais, humanos e financeiros da empresa. (MARQUES, 2009)
	O processo de produção é de extrema importância para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planejamento para que os seus objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade da matéria- prima. O planejamento e controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar dos sistemas em todas as suas etapas. (ARAUJO, 2009)
	 O processo de produção e controle reúne informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo, tendo sempre em vista o objetivo de conciliar o planejamento estratégico com as atividades desempenhadas diariamente no setor operacional. É o elo entre o estratégico, tático e operacional. Para isso, é importante que o responsável pelo desenvolvimento deste processo seja uma pessoa extremamente dinâmica e flexível, com capacidade de tomar decisões rápidas e acertadas. (ARAUJO, 2009)
	Em um sistema produtivo, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-los, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. Para a efetiva execução deste processo é necessário conhecer a complexidade e a natureza da atividade produtiva. O grau de padronização dos produtos, o tipo de operação e processos necessários, a natureza do produto e até mesmo as políticas
e diretrizes adotadas pela empresa são fatores determinantes para se determinas as atividades do processo e controle de produção. (ARAUJO, 2009)
O planejamento, organização, direção e acompanhamento da produção são importantes não só para a organização, mais também para o indivíduo e para a sociedade como um todo, uma vez que a eficácia deste sistema depende do projeto dos subsistemas componentes e das tarefas desempenhadas pelo trabalhador alocado ao sistema. (MARQUES, 2009)
ETAPA A: A produção constante da empresa estudada é de 1000 unidades mês
ETAPA B: A capacidade do sistema produtivo da empresa é de 10 máquinas que produzem 100 unidades mês. O volume de produção da empresa é de 1000 unidades mês. 
ETAPA C: A produção mensal inferior a 10% do sistema será 100 unidades. O estoque inicial é composto por 500 unidades da capacidade produtiva. Após seis meses o estoque final estaria com 30% da capacidade produtiva. 
ETAPA D: Com uma produção de 875 unidades mês o estoque ficaria zerado no oitavo mês. Já nos próximos quatros meses o estoque ficaria em torno de 30% da capacidade de produção.
	Uma vez definida a programação da produção semanal, o setor gera ordens de produção baseado na capacidade e nos pedidos em carteira. 
ETAPA 03 – PLANEJAMENTO DE MATERIAIS REQUISITADOS PELO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A facilidade de troca de informações gerada pela globalização tornou o mercado, além de mais dinâmico mais exigente e com maior gama de opções para os consumidores. Esse fato gerou uma corrida acirrada por clientela e percebeu-se que não bastava apenas produzir o produto dentro dos padrões de especificação. Verificou-se que, além disso, era necessário ter um diferencial que possibilitasse ao cliente a conquista de seus anseios. Com isso verificou-se que não bastava produzir no prazo certo, o produto certo com o preço menor, já que isso é por obrigação o mínimo que a empresa pode oferecer. Percebeu-se que há um grupo significativo de clientes que preferem pagar mais por um produto e ter um atendimento diferenciado ou um prazo menor em relação aos outros clientes (MARQUES, 2009)
 	Nesse contexto verifica-se que a produção está intimamente ligada com o sucesso da negociação visto que, atualmente, não vale mais a velha estratégia da produção em massa e sim a flexibilidade justamente com o objetivo de atender as diversas necessidades dos clientes. Planejar o processo produtivo não é tão simples, principalmente por conta das adversidades costumeiras de toda produção. 
FIGURA 01- Descrição do sistema produtivo moveleiro
Faturamento do produto durante 8 meses – Estante.
	Outubro 2014 
	Novembro 2014
	Dezembro 2014 
	Janeiro 
2015 
	Fevereiro 2015
	Março
 2015 
	Abril 
2015
	Maio 2015
	
70 un.
	
250 un.
	
140 uni.
	
280 uni.
	
190 uni.
	
202 uni.
	
160 uni.
	
220 um
	
	
	
	
	
	
	
	
	Total
	
	
	
	
	
	1.512 un.
	
	Média 1
	
	
	
	
	
	252 un.
	
	Média 2
Média 2
	
	
	
	
	
	275 un.
266 un.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Item
	Quantidade
	Item
	Quantidade
	Divisão
	01
	Parafuso minifix
	06
	Prateleira Central
	03
	Parafuso de união
	01
	Prateleira Superior
	01
	Tambor minifix
	14
	Prateleira inferior
	01
	Minifix duplo
	04
	Traseiro
	01
	Parafuso soberbo
	20
	Base
	01
	Sapata plástica
	04
	Rodapé direito
	01
	Adesivo tapa tambor
	08
	Rodapé central
	01
	Cavilha
	20
	Rodapé esquerdo
	01
	Gabarito de Papel
	01
	Rodapé frontal
	01
	Manuel de montagem
	01
	Caixa papelão
	01
	Etiqueta 
	03
	Isopor
	07
	Papel seda
	01
Para produção desta Estante foram utilizados 24 itens e 103 peças. Com uma produção de 20 unidades por dia a produção completa do produto ficaria em torno de 03 dias. Na fabricação deste produto é importante destacar as vantagens positivas da MRP, eficiência no PCP ajudando a aperfeiçoar a produção e a qualidades dos produtos fabricados. 
Conclusão
	Neste presente trabalho vemos que não é diferente com as organizações, é preciso ter uma meta, ou seja, um produto vendido, uma prestação de serviço, precisa ser de modo ser organizado, assim pode usufruir da tecnologia, uma grande aliada neste século.
	 Para organizar o que produzir com qualidade é determinante pode contar com o planejamento e controle da produção que mostra como usar os recursos de produção, executando o que foi determinado. O mesmo permite que se controlem todos os momentos da produção, até a fase final, utilizando os recursos de maneira correta, evitando desperdícios, corrigindo as falhas e chegando a resultados totalmente satisfatórios. Neste processo podemos observar como é importante a utilização do planejamento para conseguir enxugar estoques conseguindo assim reduzir o desperdício de matéria prima e consequentemente redução da carga horária de mão de obra. 
	Dentro do conteúdo estudo conseguimos chegar a uma conclusão que todo o processo de que é utilizado dentro das empresas é feito de uma maneira praticamente correto, em todos os casos se cada empresa do mercado moveleiro conseguir planejar corretamente este processo com um aproveitamento acima de 70% conseguirá ver um ganho de lucro significativo mensal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais