Buscar

Estratégia Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL�
Eder Emanuel Araújo de Almeida�
Edmilson Araújo Nascimento Júnior
Fábio Araújo Fonseca
INTRODUÇÃO
 
 O objetivo deste artigo é ressaltar a importância do planejamento estratégico no processo gerencial bem como analisar os fatores de planejamento e o processo de mudança que acontece no mesmo no contexto global atual. Verifica – se também a estratégia do planejamento eficiente para um maior sucesso organizacional, sobretudo o estudo amplo dos ambientes organizacionais e os participantes das tomadas de decisão no processo administrativo, levando em consideração o ambiente e a necessidade de conhecê-lo bem.
 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO PROCESSO GERENCIAL
 
 O termo estratégia é um conceito militar bastante antigo, definido pela aplicação de forças contra determinado inimigo. O termo se origina da palavra grega strategos do qual se deriva o significado “a arte do general”, ou ainda, “a ciência dos movimentos guerreiros fora do campo de visão do general.” (OLIVEIRA, 2002 p. 192).
 Já no processo gerencial a estratégia tem suma importância principalmente na definição dos objetivos de qualquer organização, sobretudo na análise efetiva do mercado, concorrência, estrutura, tarefas, e na organização como um todo. Durante muitos anos achava-se que o planejamento estratégico definido inicialmente por uma empresa era sólido o suficiente para manter-se consistente diante das transformações e mudanças do mercado, hoje sabe - se que essa linha de raciocínio é arcaica e não traz mais benefícios para as empresas bem como lucros nos setores de atividades das mesmas. Segundo Kotler (1992, p.63) “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado.” A partir disso podemos perceber que planejar no contexto globalizado de hoje pode significar mudança constante desde que acompanhe os objetivos e princípios da organização como também uma integração compatível com os seus recursos materiais, estruturais e humanos.
 Planejar estrategicamente numa organização é está diretamente ligado aos fatores macro ambientais, levando em consideração todos os fatores pertinentes a organização em conjunto com disposições internas da empresa, dessa forma sistematizando o processo gerencial constitui a vertente do processo decisório. Segundo Campos (1988), “a definição de processo decisório pode ser apresentada como uma sucessão de etapas que levam à tomada de decisão e garantem sua implementação”, com base nessas informações podemos destacar a importância de um eficiente planejamento já que o mesmo é responsável direto pela projeção organizacional e, contudo essa estratégia leva a uma cadenciada organização das tarefas e na seqüência sua implementação atendendo os objetivos.
O PLANEJAMENTO COMO PRINCIPAL ESTRATÉGIA DO SUCESSO ORGANIZACIONAL 
 
 Um dos conceitos mais antigos do planejamento nasce ainda na pré-história com os “homens das cavernas” embora não cientificamente comprovado. Eles agiam de forma que pudessem otimizar ao maxímo o tempo combinando assim o tempo de preparo do alimento com o momento em que todos pudessem estar presentes para a refeição já que naquela época não havia nenhum método de conserva de alimentos como conta Hindle (2002, p.142).
 No mundo organizacional o planejamento precisa ser categoricamente preciso e essa otimização do tempo também se dar na estratégia empresarial principalmente no mercado atual tão turbulento e rotativo. E dentro desta ótica é necessário que o administrador perceba os acontecimentos e processe - os de maneira mais rápida e eficaz agindo de forma intensa e incessante para alcançar os objetivos da organização atingindo assim o sucesso da empresa. 
 E para um maior entendimento das questões organizacionais é necessário que os participantes das tomadas de decisão bem como a cúpula da alta administração compreendam dois focos distintos como afirma Moresi (2000), “é importante destacar que as informações podem atender a duas finalidades estratégicas: Para conhecimento dos ambientes interno e externo de uma empresa e para atuação nestes ambientes”. Como evidencia o autor sem esses dois lados diferentes, porém que se interagem no processo do sucesso organizacional é praticamente impossível alcançar a perfeição e o controle absoluto de uma direção nos negócios, e esse conhecimento de base nasce dessas relações intrínsecas, sobretudo na aquisição de novas formas e inovações estratégicas que garantem a sustentabilidade do empreendimento e como conseqüência o enriquecimento de planos e rumos didáticos para estudos posteriores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
 Pretendeu-se neste artigo apresentar o estudo do planejamento no processo gerencial e a importância que o mesmo tem nas organizações e no alcance de metas e objetivos. Dentro desta abordagem foi proporcionada a idéia de mudança do planejamento clássico imutável, e apresentado um nova vertente de que adapta ao período presente da organização. Nesta ótica podemos concluir que a base do sucesso organizacional está na forma do planejar constante com acompanhamento necessário e prático, e que para isso acontecer é imprescindível o conhecimento do ambiente organizacional para auxiliar o processo decisório como um todo, haja vista o comprometimento dos responsáveis diretos pela decisão e, sobretudo a análise constante do mercado e suas transformações.
 As estratégias organizacionais constituem um aspecto chave para a sustentação de uma empresa principalmente no mundo competitivo de hoje, vale lembrar que como o planejamento tem sua total importância, mas, porém, outras estratégias também participam deste desenrolar dos negócios e quanto maior esse arsenal de idéias da organização será o seu rendimento, beneficiando assim administradores, colaboradores, sociedade e o desenvolvimento das nações bem como a aquisição de novas práticas para implementação futura. 
 
 
REFERÊNCIAS 
CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Modelos Assistenciais e Unidades Básicas de Saúde: Elementos para Debate. In Planejamento Sem Normas. Editora Hucitec, São Paulo, 1989.
HINDLE, Tim. Tudo sobre administração. São Paulo: Editora Nobel, 2002.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.
MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 1, jan./abr. 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2002. 
 
� Artigo científico apresentado ao curso de Administração de Empresas da Faculdade Sete de Setembro na disciplina de TGA II do segundo período sob a orientação do professor Jacques Fernandes. 
� Graduandos do curso de Administração de Empresas do segundo período da Faculdade Sete de Setembro de Paulo Afonso - BA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais