Buscar

Seção 4- Fluxo de Caixa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profº Pedro Luis de Moraes 
2013
Gestão Financeira
Disciplina: Rotinas Financeiras
Seção 4- Fluxo de Caixa
*
*
OBJETIVO DA AULA 
 Capital de Giro Líquido.
 Demonstração do Fluxo de Caixa
 Contas a Pagar e Contas a Receber
*
*
Demonstração do Fluxo de Caixa
	A Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC surgiu através da NBC T 3.8 do CFC, da NPC 20 do IBRACON e pela NIC 7 do IASB, e tem como finalidade: 
a) propiciar informações relevantes sobre as movimentações de entradas e saídas de caixa da entidade num determinado período;
b) apresentar conciliação entre o resultado e o fluxo de caixa gerado pelas atividades operacionais, bem como trazer informações sobre os efeitos destas transações operacionais e de outros eventos sobre o resultado;
c) refletir as transações de caixa oriundas das atividades: operacionais, de investimentos e de financiamentos.
*
*
Demonstração do Fluxo de Caixa
	As informações contidas nesta demonstração, em conjunto com as demais Demonstrações Contábeis, destinam-se a ajudar seus usuários a:
a) avaliar a geração de caixa para pagamento de suas obrigações;
b) identificar necessidades de financiamento;
c) identificar razões para as diferenças entre o resultado e o fluxo de caixa originado das atividades operacionais da Entidade; e
d) identificar o efeito das transações de investimentos e financiamentos sobre a posição financeira.	
*
*
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA - DFC
“As informações dos fluxos de caixa de uma entidade são úteis, também, por proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para determinar a capacidade da entidade para gerar dinheiro e equivalentes, e de suprir as necessidades da entidade ao utilizar esses fluxos de caixa gerados.” 
A DFC é uma demonstração que tem por finalidade evidenciar as transações ocorridas em determinado período e que provocaram modificações nas disponibilidades da empresa (caixa, bancos e aplicações imediatas).
*
*
NIC 7 – Demonstração do Fluxo de Caixa
	A Norma Internacional exige que as entidades forneçam informações referentes aos movimentos históricos das suas disponibilidades e equivalentes de caixa, mediante a apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa, classificados segundo sua procedência, ou seja, se são resultantes da exploração/atividade fim da entidade, de investimentos ou de financiamentos.
*
*
NBC T 3.8 – Demonstração do Fluxo de Caixa
3.8.5.1 A Demonstração do Fluxo de Caixa deve ser apresentada de forma comparativa mediante a divulgação simultânea de informações do período atual e anterior.
3.8.5.2 A demonstração referida no item anterior, quando divulgada, deve ser efetuada como informação complementar às Demonstrações Contábeis, não se confundindo com notas explicativas. (OPCIONAL)
3.8.5.3 A Demonstração do Fluxo de Caixa deve ser objeto de revisão ou auditoria se a entidade possuir auditores independentes que revisem ou auditem suas Demonstrações Contábeis.
*
*
Definições Importantes 
Disponibilidades: compreendem os valores no caixa, depósitos à vista em bancos, os equivalentes representados por investimentos de curto prazo e grande liquidez, ou seja, facilmente conversíveis em moeda, com riscos de mudança de valor pouco significativos.
Fluxo de Caixa: é o conjunto de ingressos e desembolsos de numerário ao longo de um período. Consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma entidade, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens de ativo.
*
*
Definições Importantes
Caixa: compreende numerário em mãos e depósitos bancários disponíveis. 
Equivalentes de Caixa: são investimentos de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em valores de caixa e que estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor.
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
	O fluxo de caixa deve informar acerca dos fluxos de recursos havidos durante o exercício, classificando-os em três categorias: atividades operacionais ou de exploração, de investimento e de financiamento. 
	A apresentação desses fluxos separadamente proporciona a obtenção de informações sobre o impacto de cada atividade na situação financeira da entidade, bem como a comparabilidade entre elas.
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades operacionais ou de exploração:
	São as principais atividades geradoras de receita para a entidade. 
	Portanto os fluxos de caixa das atividades operacionais são basicamente derivados de transações e eventos geradores de receita para a entidade e que entram na apuração do resultado. 
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades de exploração ou operacionais:
	A importância do fluxo de caixa da exploração é “chave”, pois nos informa em que medida estas atividades geraram fundos líquidos suficientes para pagamento de empréstimos, manter a capacidade de exploração e realizar novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento.
	O fluxo de caixa procedente das atividades de exploração deriva-se fundamentalmente das transações que constituem a principal fonte de receitas operacionais da entidade. 
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades de exploração ou operacionais:
	Exemplos:
a) recebimentos em dinheiro de vendas de bens e serviços;
b) recebimentos procedentes de comissões e outras receitas operacionais;
c) pagamentos a fornecedores;
d) recebimentos e pagamentos a empresas de seguros;
e) pagamento de salários e encargos.
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades de Investimento: 
	São aquisições e vendas de ativos de longo prazo e outros investimentos que representam gastos destinados a gerar receitas e fluxos de caixa futuros e que não estão inclusos nos equivalentes de caixa.
	A apresentação em separado dos fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento representa a medida dos desembolsos feitos por causa dos recursos econômicos que irão produzir receitas e fluxos de caixa no futuro. 
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades de investimento:
	
Exemplos:
a) os valores pagos na aquisição de imobilizados de uso e outros ativos de longo prazo incluindo os pagamentos referentes aos custos de desenvolvimento e a trabalhos realizados pela entidade para seu imobilizado tangível;
b) receitas por venda de ativo imobilizado tangível, intangível e outros ativos de longo prazo;
c) adiantamentos e empréstimos a terceiros;
d) receitas derivadas do reembolso de adiantamento e empréstimos a terceiros.
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades de investimento:
	O fluxo de caixa dos investimentos se mostra relevante, uma vez que detalha o destino dado pela entidade aos seus investimentos: na própria entidade, em aquisições de outras entidades ou no mercado financeiro. 
	A geração de resultado e, por conseguinte, de caixa no futuro dependerá desses investimentos atuais.
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades de financiamento: 
	São atividades que resultam em mudanças no tamanho e na composição do patrimônio líquido e empréstimos a pagar da Entidade. 
	Representam, portanto, as exigências impostas a futuros fluxos de caixa para pagamento dos fornecedores de capital à entidade. 
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades de financiamento:
	É importante a apresentação separada dos fluxos de caixa procedentes de atividades de financiamento, uma vez que são úteis para realizar as predições de necessidades de caixa para cobrir os compromissos com os que fornecem capital para a entidade. 
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
Atividades de financiamento:
Exemplos:
a) Pagamento de obrigações, empréstimos e outros fundos tomados em empréstimo, sejam de longo ou curto prazo;
b) Tomada de empréstimos; e
c) pagamentos de arrendamentos (leasing).
*
*
Apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
	A entidade deve apresentar os fluxos de caixa da exploração utilizando um dos seguintes métodos:
Método Direto: onde as principais classes de recebimentos e desembolsos brutos são divulgadas;
Método Indireto: onde o superávit ou déficit líquido é ajustado pelos efeitos das transações que não envolvem dinheiro, quaisquer diferimento ou provisões de recebimentos ou pagamentos operacionais passados ou futuros e itens da receita ou da despesa relativa a fluxos de caixa de atividades de investimento ou de financiamento.
O que importa é o caixa!
O lucro, dentro de critérios perfeitamente adequados, pode ser manipulado. Caixa não tem jeito. Como dizem em Wall Street, lucro é opinião; caixa é fato. 
Fonte : Antônio Manfredini, professor da EAESP-FGV, jornal Gazeta Mercantil, 24/09/2001, relatório “As Empresas Dinâmicas”, p. 01.
*
*
DFC pelo Método Direto
	A Demonstração do Fluxo de Caixa pelo Método Direto caracteriza-se por apresentar os componentes dos fluxos por seus valores brutos, ao menos para os itens mais significativos de recebimentos e de pagamentos, ou seja, faz a descrição das entradas e saídas brutas de dinheiro no disponível durante o exercício. O saldo final das operações informa o valor líquido do caixa provido ou consumido durante esse período.
	“NBC T 3.8.3.2 A Demonstração do Fluxo de Caixa pode ser elaborada pelos métodos direto ou indireto, sendo incentivada a elaboração pelo método direto.”	
*
*
DFC pelo Método Direto
	A informação referente às principais categorias de recebimentos e pagamentos em termos brutos pode ser obtida mediante um dos seguintes procedimentos:
a) utilizando-se os registros contábeis da entidade; ou
b) ajustando-se as vendas e os custos das vendas, e outros itens de resultado por:
		i) as mudanças havidas durante o exercício nos estoques e nas contas a receber e a pagar derivadas de atividades da exploração;
		ii) outros itens sem reflexo no disponível; e
		iii) outros itens cujos fluxos de caixa são considerados provenientes de investimentos ou de financiamento. 
*
*
DFC pelo Método Direto
	Neste método, devem ser apresentados, no mínimo, os seguintes tipos de recebimentos e pagamentos relacionados às operações: 
Recebimento de clientes; 
Juros recebidos; 
Pagamentos a fornecedores e a empregados; 
Juros pagos; 
Impostos Pagos;
Outros recebimentos e pagamentos. 
*
*
Roteiro Básico de Elaboração da DFC pelo Método Direto
1. Ingressos (entradas de recursos)
Recebimentos de clientes
(+) Recebimento de empréstimos de CP
(-) Pagamento a fornecedores
(-) Impostos, Encargos e contribuições pagos
(-) Pagamentos de despesas operacionais (despesas antecipadas)
(=) Recursos derivados das operações
*
*
Roteiro Básico de Elaboração da DFC pelo Método Direto
(+) Recebimentos por venda de bens imobilizados
(+) Resgate de aplicações de liquidez imediata
(+) Ingresso de novos empréstimos
(+) Ingressos de outros recursos
(=) Total das entradas de recursos
*
*
Métodos da DFC
Método direto – Por este método são demonstrados os pagamentos e recebimentos que entraram no Caixa. (disponibilidades)
*
*
Modelo de DFC DIRETO
DFC da _________em __/12/XX:
I - Fluxos das Operações:
(+) Recebimento de Vendas
(-) Pagamento de Compras 
(-) Pagamentos de impostos
(-) Pagamento de Despesas Operacionais 
(=) Caixa Gerado pelas Operações 
II - Fluxos dos Investimentos:
(-) Aquisição de Investimentos /imobilizado
(+) Vendas de Investimentos /imobilizado
(=) Caixa Gerado pelos Investimentos 
III - Fluxos dos Financiamentos:
 (+) integralização do capital
(+) Empréstimos Bancários 
(-) Amortização de Financiamentos 
(-) Pagamentos de dividendos
(=) Caixa Gerado pelos Financiamentos 
Variação Total das Disponibilidades: (I + II + III)
Saldo Inicial das Disponibilidades: 
Saldo Final das Disponibilidades: 
*
*
DFC MODELO DIRETO
DFC em 31/12/07:
I - Fluxos das Operações:
(+) Recebimento de Vendas			1.400
(-) Pagamento de Compras 			(100)
(-) Pagamento de Despesas Operacionais 		(200)
(=) Caixa Gerado pelas Operações 	 		1.100
II - Fluxos dos Investimentos:
(-) Aquisição de novos Investimentos/Imobilizado	(50)
(=) Caixa Gerado pelos Investimentos 		 (50)
III - Fluxos dos Financiamentos:
(+) Empréstimos Bancários 			 0
(-) Amortização de Financiamentos 			(500)
(=) Caixa Gerado pelos Financiamentos 		(500)
Variação Total das Disponibilidades: 	 550
Saldo Inicial das Disponibilidades: 	 700
Saldo Final das Disponibilidades: 1.250
*
*
Roteiro Básico de Elaboração da DFC pelo Método Direto
2. Aplicações de Recursos
(+) Aplicações no Ativo Imobilizado Tangível e Intangível
(+) Pagamento de empréstimos a longo prazo
(+) Outros pagamentos
3. Variação líquida do disponível (1-2)
4. (+) Saldo inicial do disponível
5. (=) Saldo final do disponível (3+4)
Estrutura sugerida pela NIC e NBC
*
*
Divulgações Adicionais Exigidas pelo Método Direto
	A Entidade deverá divulgar, ainda, informações sobre a demonstração dos fluxos de caixa referentes à conciliação do resultado do exercício com o valor das disponibilidades líquidas geradas ou utilizadas nas atividades operacionais, como exemplificado a seguir: 
Divulgações Adicionais  
*
*
Vantagens do Método Direto
É o mais aconselhado a usar, pois proporciona informações que o método indireto não disponibiliza, como estimar futuros fluxos de caixa;
Permite gerar informações com base em critérios técnicos, eliminando qualquer interferência da legislação fiscal;
Permite que a cultura de administrar pelo caixa seja introduzida mais rapidamente nas entidades;
As informações do caixa podem estar disponíveis diariamente.
*
*
Desvantagens do Método Direto
O custo adicional para classificar os recebimentos e pagamentos pelo valor bruto;
A falta de experiência dos profissionais nas áreas atingidas em usar as partidas dobradas para classificar os recebimentos e pagamentos.
*
*
DFC pelo Método Indireto
	A Demonstração do Fluxo de Caixa pelo Método Indireto faz a conciliação entre o superávit líquido e o caixa gerado pelas operações, corrigindo o resultado líquido, pelos efeitos de:	
*
*
DFC pelo Método Indireto
a) mudanças havidas nos estoques, contas a pagar e a receber durante o exercício, e que sejam oriundas de atividades da exploração;
 b) itens sem reflexo no disponível, tais como depreciações, provisões, impostos diferidos;
c) quaisquer outros itens cujos efeitos monetários sejam considerados fluxos de caixa de financiamento ou investimento.
*
*
DFC MÉTODO INDIRETO
 Para evidenciar os fluxos operacionais no método indireto, partimos do lucro líquido do exercício da DRE, isto é, partimos do resultado econômico da companhia. Após sucessivos ajustes, chegamos ao valor de fluxo gerado pelo caixa, este método também é conhecido como o método da reconciliação.
*
*
DFC pelo Método Indireto
	Resumindo, o Método Indireto caracteriza-se por apresentar o fluxo de caixa líquido oriundo da: 
Movimentação líquida das contas que influenciam na determinação do fluxo de caixa das atividades operacionais, tais como estoques, contas a receber e contas a pagar;
Movimentação líquida das contas que influenciam na determinação do fluxo de caixa das atividades de investimentos e de financiamentos, a partir das disponibilidades geradas pelas atividades operacionais, ajustadas pelas movimentações dos itens que não geram caixa, tais como: depreciação, amortização, baixas de itens do ativo permanente, etc. 
*
*
DFC pelo Método Indireto
	Este método permite evidenciar que muitas variações de caixa podem se dar por modificações nos prazos de recebimentos e pagamentos.
*
*
Roteiro Básico de elaboração da DFC pelo Método Indireto
Antes da elaboração é necessário:
remover do lucro líquido, os diferimentos de transações que aconteceram no caixa passado (gastos antecipados) e todas as alocações de eventos que podem ser caixa no futuro;
remover do lucro líquido, as alocações ao período do consumo de ativos de longo prazo e aqueles itens cujos efeitos no caixa sejam classificados como atividades de investimento ou financiamento (depreciação, amortização).
*
*
Roteiro Básico de elaboração da DFC pelo Método Indireto
I – Origens dos Recursos
a) das Operações
(+/-) Resultado Líquido do Exercício
(+-) Ajustes (ex.: depreciação)
(=) Resultado Líquido Ajustado
(+) Aumentos Líquidos nas contas do Passivo Circulante
(-) Aumentos Líquidos nas contas do Ativo Circulante
*
*
Roteiro Básico de elaboração da DFC pelo Método Indireto
b) de Investimentos
(-) Compras de Imobilizado
(+) Recebimentos por venda de Imobilizado
c) de Financiamento
(+/-) Empréstimos Tomados/Pagos
(+/-) Juros Recebidos/Pagos
II – Aplicações dos Recursos (igual DOAR)
III – Variação Líquida do Disponível (I-II)
IV – Saldo Inicial do Disponível
V - Saldo Final do Disponível (III + IV)
Estrutura sugerida pela NIC e NBC
*
*
Vantagens do Método Indireto
A utilização desse método propicia ao usuário avaliar o quanto do superávit do período foi transformado em caixa, desde que sejam ajustados os eventuais recebimentos e pagamentos do período, decorrentes de eventos que afetaram o resultado no passado ou o afetarão no futuro;
Apresenta baixo custo. Basta utilizar dois Balanços Patrimoniais (início e fim do exercício), a Demonstração de Superávit ou Déficit do Exercício e algumas informações adicionais obtidas na contabilidade;
*
*
Vantagens do Método Indireto
Concilia o superávit contábil com fluxo de caixa operacional líquido, mostrando como se compõe a diferença;
 Permite que o usuário avalie quanto do superávit está se transformando em caixa em cada período.
*
*
Desvantagens do Método Indireto
O tempo despendido para gerar informações pelo regime de competência e só depois convertê-las para o regime de caixa;
Se há interferência da legislação fiscal na contabilidade, o método indireto irá eliminar somente parte dessas distorções.
*
*
Considerações Importantes
Apresentação em Termos Líquidos:
	A entidade deve informar por separado sobre as principais categorias de recebimentos e pagamentos brutos procedentes de atividades de investimento ou financiamento, exceto pelos descritos a seguir, os quais podem ser incluídos em forma líquida:
recebimentos e pagamentos por conta de clientes, desde que os fluxos de caixa reflitam a atividade do cliente da melhor forma; e
recebimentos e pagamentos provenientes de itens cuja rotação é elevada, os valores forem altos e os vencimentos próximos.
*
*
Considerações Importantes
Itens Extraordinários:
	Os fluxos de caixa associados a itens extraordinários devem ser classificados, segundo sua origem, em atividades de exploração, de investimentos ou de financiamentos e apresentados separadamente dentro desses grupos na Demonstração do Fluxo de Caixa, permitindo que o usuário entenda sua natureza e os efeitos sobre os fluxos de caixa presentes e futuros da entidade.
*
*
Considerações Importantes
Juros e dividendos recebidos:
	Os fluxos de caixa correspondentes aos juros recebidos e/ou pagos, bem como os dividendos efetivamente recebidos, devem ser revelados separadamente nos respectivos grupos de atividades da exploração, investimento ou financiamento. 
	Todavia, não há consenso no tocante à classificação que as entidades devem dar a estas operações: os dividendos recebidos e os juros recebidos/pagos podem ser classificados como procedentes das atividades de exploração, ou, alternativamente, os juros pagos podem ser considerados operações de financiamento, e os juros e dividendos recebidos, podem ser considerados como operações de investimento.
*
*
Considerações Importantes
Transações não monetárias:
	As operações de investimento ou financiamento que não suponham utilização de efetivo serão excluídas do fluxo de caixa. Todavia estas transações deverão ser informadas, em qualquer outra parte dentro das demonstrações contábeis, de tal forma que forneçam toda a informação relevante referente a tais atividades de investimento ou financiamento.
Ex.: compra de imobilizado mediante financiamento direto, leasing, etc.
	Muitas atividades de investimento e financiamento não incluem caixa e nem equivalentes de caixa, mas, mesmo assim, afetam o ativo e o patrimônio da entidade, como, por exemplo, a aquisição de ativo mediante leasing ou empréstimo.
*
*
Considerações Importantes
Componentes das operações de caixa e/ou equivalentes:
	A entidade deve revelar os componentes das operações de caixa e/ou equivalentes, e deve apresentar a conciliação dos saldos que aparecem no fluxo de caixa com os equivalentes no balanço patrimonial.
	A entidade deve divulgar a política que adota na determinação da composição do caixa e equivalente de caixa. Caso acorra alguma mudança na classificação de instrumentos financeiros.
*
*
MODELO DFC INDIRETO
DFC da _________em __/12/XX:
I - Fluxos das Operações:
Resultado do Exercício					840		
(+) Depreciação					100
(-) aumento das duplicatas a receber			(600)
(+) Diminuição dos estoques				250
(-) diminuição de fornecedores				(100)
(+ aumento de contas a pagar e impostos a recolher		610
(=) Caixa Gerado pelas Operações 1.100
II - Fluxos dos Investimentos:
(-) Aquisição de Investimentos /imobilizado			(50)
(+) Vendas de Investimentos /imobilizado
(=) Caixa Gerado pelos Investimentos (50)
III - Fluxos dos Financiamentos:
 (+) integralização do capital
(+) Empréstimos Bancários 
(-) Amortização de Financiamentos 			(500)
(-) Pagamentos de dividendos 
(=) Caixa Gerado pelos Financiamentos (500)
Variação Total das Disponibilidades: (I + II + III) 550	 
Saldo Inicial das Disponibilidades: 			 700
Saldo Final das Disponibilidades: 1.250
 
*
*
Entendendo o método Indireto
 O método indireto não apresenta diretamente as variações nas disponibilidades (daí o nome indireto),mas efetua a análise por meio das variações corridas nas demais contas do Ativo Circulante e do Passivo Circulante.
*
*
CONCLUSÃO
 A diferença entre o modelo indireto e o modelo direto da DFC está apenas na evidenciação dos fluxos gerados pelas operações. Não há diferença no que diz respeito aos fluxos gerados pelos financiamentos e pelos investimentos 
*
*
Emissão e conferência de notas fiscais
 
Obrigada pela participação.
Até a próxima aula.
Próxima Aula
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais