Buscar

33331_139156_analise_de_um_artigo_cientifico (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Análise de um artigo Científico
Título: Informa sobre o objetivo (ou resultado) do trabalho a ser desenvolvido/apresentado (sim/não)
Resumo: é completo? (sim/não) Apresenta o objetivo do trabalho, método (participantes, procedimentos e instrumentos), principais resultados que respondem ao objetivo do trabalho, conclusão – interpretação dos autores sobre o principal resultado?
Introdução: Apresenta os principais conceitos e variáveis de delimitam o problema de pesquisa a fim de justificar a relevância do trabalho a ser apresentado?
Método: é claro? é possível replicar o estudo com as informações apresentadas no método (participantes e critérios de seleção dos mesmos, instrumentos e formas de análise, procedimentos para coleta de dados e para análise destes)? Os instrumentos ou procedimentos adotados dão conta de responder a pergunta de pesquisa? Indica em seu texto os cuidados éticos e se este passou por um comitê de ética? 
Resultados: Os autores apresentam de forma clara os principais resultados da pesquisa? apresentam todos os resultados que puderam ser obtidos por meio dos instrumentos utilizados? 
Discussão e Conclusão: Os autores retomam o objetivo e descrevem os principais resultados que respondem a pergunta de pesquisa ou objetivo do trabalho? Os autores contextualizam os resultados em seus referencias utilizados, ou seja, no contexto teórico atual e utilizado? Os autores apresentam quais as limitações do estudo realizado e possíveis pesquisas futuras a serem realizadas?

Outros materiais