Buscar

simulados fundamentos filosoficos da educação 1 ao 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] Para a filosofia clássica, a distinção entre verdade e falsidade, entre aquilo que é e o que não é, entre o que é segundo a sua essência e o que parece ser, é uma tarefa cognitiva a ser empreendida pela razão. E não resta duvida de que se trata de um julgamento de valor, porque para os gregos, há uma correspondência íntima entre ser, realidade e verdade. [...]
Fonte: CAMPOS, Maria Teresa de; Marcuse: realidade e utopia. São Paulo: Annablume, 2004. (p. 56-57)
Conforme texto e o livro-base da disciplina, no princípio, as principais especulações filosóficas dos gregos da Antiguidade (filosofia clássica) consideravam o homem como um ser biológico, como ... (resposta: pagina 23)
	
	A
	um elemento do cosmo.
	
	B
	uma estrutura física apenas.
	
	C
	um sujeito da pólis.
	
	D
	corpo social.
	
	E
	unidade natural. 
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
São Tomás de Aquino construiu um vigoroso sistema filosófico, suas principais ideias eram “a razão deve servir à fé”. Nós devemos buscar entender com a razão os mistérios, mas nunca opor “razão e fé”, pois a Fé ainda suplanta a razão.
Fonte: NUNES, César Aparecido. Aprendendo filosofia. 2 ed. Campinas: Papirus, 1987. (p. 56)
De acordo com o texto e com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, Tomás de Aquino buscou conciliar a filosofia com a fé cristã, buscando argumentos nas traduções de livros escritos por qual filósofo grego?
(pagina 33)
	
	A
	 Sócrates.
	
	B
	Platão.
	
	C
	Aristóteles.
	
	D
	Pitágoras. 
	Avaliação finalizada com sucesso. Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	E
	Demócrito.
Simulado 2 – fundamentos filosóficos
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
Rousseau foi contemporâneo de grandes pensadores como Kant e Hume, mas, ainda assim, sua obra teve um alcance popular bem maior que a de ambos. Kant e Hume podem ter sido filósofos superiores em um sentido acadêmico, mas, o mero poder das idéias de Rousseau foi inigualável em sua época. [...] 
STRATHERN, Paul. Rousseau em 90 minutos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. 
Baseado no conteúdo e no livro da disciplina, é possível dizer que existe dificuldade em sintetizar o pensamento de Rousseau pois ...
	
	A
	seus escritos auxiliaram na definição dos currículos escolares de países como Estados Unidos.
	
	B
	com o passar do tempo esse autor mudou algumas de suas concepções fundamentais.
	
	C
	sua obra retrata aspectos do cotidiano da indústria, o que engloba muitos fatores sociais, políticos e culturais.
	
	D
	mais de mil livros foram escritos por ele, traçando um paralelo entre a valorização da razão e do ideal burguês.
	
	E
	seus tratados sobre os princípios da evolução social assumem um caráter pouco conservador para a sua época.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O Renascimento expõe uma nova correlação entre diferentes grupos sociais, especialmente a emergência da burguesia como agente das principais transformações políticas (transformação do sistema feudal em estados nacionais) e econômico (superação do sistema feudal pelo capitalismo mercantil).
 
FONTE: BARROS, Armando Martins de. Breves notas ao ensino de história da educação. Rio de Janeiro: E-papers serviços editoriais, 2003. (p. 182)
De acordo com as aulas e com o livro base da disciplina, é possível dizer que a Burguesia, no século XVIII se encontrava numa disputa de poder com a Nobreza, conquistando para si esse poder. Tal fato é visível nos casos ...
	
	A
	da Revolução Industrial e da Revolução Comercial.
	
	B
	da Reforma e da Contra-Reforma.
	
	C
	da Revolução Russa e da II Guerra Mundial.
	
	D
	da Revolução Científica e da Revolução Inglesa.
	
	E
	da Revolução Francesa e da Revolução Americana.
Avaliação finalizada com sucesso. Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Simulado 3 – fundamentos filosóficos
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
Augusto Comte (1798-1857) era um admirador entusiasta das realizações científicas de seu tempo a tal ponto que julgava ter chegado o momento em que se devia substituir a especulação racional da filosofia pelos dados positivos das ciências. Comte iniciou uma campanha contra a filosofia e propôs, como seu substituto, uma coletânea de Ciências, cuja ramificação deveria esgotar todo o saber humano. Seu lema era: nada de pura especulação e sim, sistematização e metodologia das ciências.
OLIVEIRA, Admardo Serafim de, et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005. (p. 53)
A partir do texto, relacionado com dos conteúdos e livro-base da disciplina, pode-se dizer que o positivismo pedagógico de Comte, no Brasil ficou predominantemente conhecido como:
	
	A
	Apostólico
	
	B
	Ortodoxo
	
	C
	Tradicional
	
	D
	Evolucionista
	
	E
	Empirista
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Ora, o período no qual Comte viveu corresponde ao auge da industrialização e do aumento substancial da liberdade humana, Antes desse período as pessoas tinham como referência ontológica as instituições tradicionais, tais como a Igreja, o Estado, a Escola, a família. Isso ocorria, principalmente, porque a liberdade era restrita, o que, por sua vez, impedia o desenvolvimento de questionamentos em massa acerca de organizações social e das normas de estruturavam a vida em sociedade. Com a chegada da modernidade essa referência se perde. [...]
É função desse contexto que surge a Sociedade e Comte foi o artífice dessa construção. Foi ele também que primeiro ressaltou a necessidade de uma ciência capaz de dar conta da especificidade das questões sociais. [...]
 
ALCÂNTARA, Fernanda Henrique Cupertino. Os clássicos no cotidiano: Auguste Comte, Karl Marx, Aléxis de Tocqueville, Émile Durkheim, Max Weber. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. (p. 24)
 
Com base no texto e nos conteúdo e livros da disciplina é possível afirma que Comte criou uma ciência para investigar a sociedade. Qual o nome dado a esta ciência?
	
	A
	Filosofia.
	
	B
	Sociologia.
	
	C
	Antropologia.
	
	D
	Psicologia.
	
	E
	Demografia.
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Simulado 4 – Fundamentos Filosóficos 
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Em relação à luta de classes no interior das escolas, as afirmações sobre os aparelhos ideológicos sindical e político, que aparecem no texto Sobre a reprodução (1999), pode-se inferir que com relação à escola Althusser também a compreende como um espaço de luta de classes, mantendo a advertência que a luta que se trava na escola, como em qualquer outro AIE, é limitada, [...].
 
LOMBARDI, Claudinei; SAVIANI, Dermeval. Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2008. (p. 169)
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, em caso de ocorrer um processo revolucionário o que deveria, nos preceitos de Althusser, ocorrer à escola?
 
	
	A
	Nessa situação, os professores deveriam passar por um processo de formação que os habilite para ensinar a pensar criticamente.
	
	B
	Nesse caso, a eliminação da escola contribuiria sobremaneira para a emancipação da classe trabalhadora alienada.
	
	C
	Nesse contexto a escola deveria ser local de prática educativa que desperte para a tomada de consciência da dominação sofrida.
	
	D
	Nessa perspectiva o currículo deveria sofrer uma reorientação radical, buscando fundamentos teóricos na ciência do socialismo.
	
	E
	Nesse panorama cabe à escola organizar-se de modo à evitar a confusão, fazendo fruir a dinâmica
dos processos de ensino-aprendizagem.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto:
Modo de produção é um conceito teórico, segundo Marta Harnecker, que é uma totalidade social, formada pela estrutura econômica, pela estrutura jurídico-político (Estado) e pela estrutura ideológica. O fator econômico é determinante, em última instancia, das outras estruturas. O modo de que produz bens materiais de uma forma que implica a divisão produção capitalista, por exemplo, ao mesmo tempo dos homens dessa totalidade social em capitalistas e operários e dá origem a toda ideologia que fortalece este tipo de produção e a uma forma de poder que a defende e estimula, vai continuamente reproduzindo suas condições de produção. [...] 
OLIVEIRA, Admardo Serafim de, et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005. (p. 50-51)
Em conformidade com o texto e com o livro-base da disciplina, a respeito da sociedade baseada no modelo fabril de produção, analise as proposições a seguir: 
I – A Revolução Industrial permitiu à sociedade um aumento substancial nas possibilidades de produzir riquezas.
II – A contínua exploração da mão de obra trabalhadora levaria a sociedade ao desenvolvimento social e ao progresso.
III – Segundo alguns pensadores o socialismo era uma perspectiva para transformar a sociedade e reduzir as desigualdades.
Agora assinale a resposta correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I e II apenas.
	
	B
	Está correta a proposição II apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições II e III apenas.
	
	D
	Está correta a proposição III apenas.
	
	E
	Estão corretas as proposições I e III apenas.
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Simulado 5 – fundamentos filosóficos
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
Trazendo consigo a pergunta pelo sentido do ser, avançando pelo caminhos que suas intuições haviam preparado na fenomenologia, Heidegger manteve muito presente a aspiração de sua época. [...] 
STEIN, Ernildo. Introdução ao pensamento de Martin Heidegger. Porto alegre: EDIPUCRS, 2011. (p. 33)
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, a respeito das proposições de Heidegger sobre o ser, analise as asserções a seguir:
I – O homem, na perspectiva heideggeriana é chamado de Dasein.
II – O ser, para Heidegger é, inevitavelmente, um ser para a morte.
III – A delimitação geral para o ser é apresentada em Paixões da Alma. 
Agora assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as asserções I e II.
	
	B
	Está correta a asserção I apenas.
	
	C
	Estão corretas as asserções I e III apenas.
	
	D
	Está correta a asserção III apenas.
	
	E
	Estão corretas as asserções II e III apenas.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
Mas, ao analisar os chamados pensadores existencialistas, Sartre viu em todos uma característica comum: a precedência da existência sobre a essência. Não sendo o homem um ser definível, mas tendendo a definir-se, o conceito fundamental da filosofia existencialista é a existência humana e não a natureza humana. 
NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001.(p. 210) 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina é possível dizer que Sartre explica o existencialismo a partir de dois conceitos fundamentais. Quais seriam esses conceitos?
	
	A
	Sentidos e essência.
	
	B
	Essência e existência.
	
	C
	Ser e nada.
	
	D
	Concreto e imaterial.
	Avaliação finalizada com sucesso. Sua nota nesta tentativa foi: 100 
	E
	Dialética e retórica.
Simulado 6 – fundamentos filosóficos
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
Depois de A filosofia e o espelho da natureza, Rorty, abriu caminho para o centro da discussão filosófica contemporânea, pelo menos daquela de maior audiência e visibilidade, dialogando, de um lado, como Habermas, e, de outro, com os "pós-modernos" franceses. Ao mesmo tempo, mantendo uma discussão com os colegas mais próximos, de usa própria linhagem de pensamento, envolvidos com filosofia analítica de linguagem, como Wittgenstein, Sellars, Quine, Putnam e Davidson, que têm, em maior ou menor medida, retomando os caminhos pragmatismo. [...]
 
SOUZA, José Crisóstomo de. Introdução aos debates Rorty & Habermas: Filosofia, pragmatismo edemocracia. In.: SOUZA, José Crisóstomo de (org.) Filosofia, racionalidade, democracia: os debates Rorty & Habermas. São Paulo: Editora UNESP, 2005. (p. 25)
 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, classifique as assertivas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F)
 
I – ( ) Ao questionar a ideia da possibilidade da autonomia de pensamento do sujeito, Rorty recorre ao pragmatismo de John Dewey.
II – ( ) Em A filosofia e o espelho da natureza, Rorty tece elogios à tradição filosófica moderna, em contrapartida aos filósofos clássicos.
III – ( ) Em diferenciação à filosofia das representações, Rorty propõe um modelo mais flexível, que ele chama de behaviorismo epistemológico.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V.
	
	B
	F – V – F.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	F – F – V.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Muitas das críticas ao pragmatismo são dirigidas especificamente contra as concepções de verdade dos pragmatistas. Em termos gerais, a crítica é que os pragmatistas trocaram a verdade pela gratificação.
 
WAAL, Cornelis. Sobre pragmatismo. São Paulo: Loyola, 2007. (p. 23)
 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, para pragmatistas como Charles S. Peirce, Wiliam James e John Dewey, a verdade, em si mesma...
 
	
	A
	é inatingível.
	
	B
	é essencial.
	
	C
	é relativa.
	
	D
	é imutável.
	
	E
	é axial.
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais