Buscar

GC_Aula_3_AA_Template

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
�
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
	NOME
	ROBERTA MARINS FERNANDES
	RA
	1580118632
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
2015
Introdução: Todas as propostas foram elaboradas foram com o intuito de mostrar ao comitê como eles podem se comunicarem, desenvolverem e valorizarem as organizações, atletas e técnicos olímpicos, esse relatório foi elaborado com a maior clareza possível para que conheçam e entendam o quanto é importante a troca de informações para serem transformadas em conhecimentos sendo elas colocadas em práticas e reforçar assim a união e o aprendizado em conjunto. 
 
Desenvolvimento: 
COMO VALORIZAR O CAPITAL INTELECTUAL E O CONHECIMENTO DOS TÉCNICOS, DEMAIS PROFISSIONAIS E ATLETAS ENVOLVIDOS NAS OLIMPÍADAS?
O capital intelectual são todas as informações que estão retidas em nossas mentes que é útil para a empresa que podem ser transformadas em conhecimentos quando estimulados pelas empresas para que seus profissionais desenvolvam um objetivo comum com melhores resultados, boa parte do capital intelectual é inexplicável, ou seja, um conhecimento tácito difícil de ser explicado, porém podendo ser repassado por outras formas de aprendizagens na prática e no cotidiano, portanto valorizaria seus capitais intelectuais e seus conhecimentos criando reuniões e palestras para ouvi-los adquirindo novas informações e conhecimentos assim estimulando mostrando os seus valores e conquistas para as olimpíadas e os incentivando a adquirir mais informações para transformá-las em conhecimentos e repassá-los.
COMO TORNAR AS VÁRIAS COMISSÕES DO ATLETISMO (CADA MODALIDADE DO ATLETISMO TEM UMA COMISSÃO QUE REÚNE TÉCNICOS E ATLETAS), ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM UMAS COM AS OUTRAS? DÊ EXEMPLOS.
Para que essas várias comissões do atletismo se transformem em organizações que aprendem umas com as outras se aplica muito bem ao estudo de Peter Senger e Thomas Stewart, eles não são forças separadas e que a capacidade de aprender contínua e rapidamente é a única vantagem competitiva sustentável e assim possam expandir, continuamente, a sua capacidade de criar os resultados que desejam, onde se estimulam padrões de comportamento novos e abrangentes, e a capital intelectual de cada um deles sejam estimuladas a serem colocadas em práticas. 
Exemplos: Poderíamos organizar uma reunião com a comissão de cada modalidade do atletismo, para que interajam entre si troquem informações compartilhem seus conhecimentos e visões, organizaremos visitas de técnicos e atletas com suas comissões aos locais de treinamentos de cada uma das modalidades para que se possa criar neles um pensamento sistêmico, ou seja, enxergar as organizações como um sistema integrado e compreender quais são as forças internas e quais são suas inter-relações assim podendo aprender umas com as outras.
Como tornar o ambiente de trabalho das comissões técnicas mais compatível com a livre circulação de ideias? SUGIRA MELHORIAS E AMBIENTES.
Mudando clima organizacional que é a percepção coletiva que as pessoas têm do ambiente de trabalho mostrando a elas que ali é o local exato e apropriado para aprender e trocar conhecimentos o ambiente pode ser um pouco mais informal e descontraído para deixá-los mais a vontades em reuniões para que exponham suas ideias, darem as mesmas oportunidades a um técnico com mais experiências e um técnico com menos experiências de expor suas ideias, opiniões, dúvidas e experiências anteriores assim criando novos conhecimentos, podendo também criar outros espaços onde cada um se sinta mais à vontade para discutirem, aprenderem e exporem suas ideias além de físicos como um escritório, uma sala de reunião, espaço virtual como e-mail, teleconferência e etc. e espaço mental como experiências, ideias e emoções compartilhadas.
Como promover o conhecimento novo valorizando o trabalho de atletas e tecnicos amadores do interior do país, alguns no anonimato, e que podem trazer grande contribuição para o desempenho olímpico brasileiro? pense também na externalização de conceitos novos.
Utilizando o modelo chamado espiral poderíamos utilizar os conhecimentos tácitos e explícitos de técnicos e atletas no anonimato para educar, ensinar e criar projetos envolvendo os esportes olímpicos em escolas, comunidades, clubes e etc., no interior do país novos atletas os transformando em futuros atletas que competiram em jogos olímpicos fazendo com que conheçam a socialização do conhecimento que compreende o processo de compartilhamento das experiências (tácito para tácito); Externalização do conhecimento: que compreende a comunicação do conhecimento ao grupo através do uso de conceitos, analogias, metáforas ou modelos (tácito para explícito); Combinação do conhecimento: que é o uso de uma linguagem formal para registrar e difundir o conhecimento, como por exemplo, a criação de manuais (explícito para explícito). Internalização do conhecimento: compreende o processo de aprendizagem, quando novos conhecimentos começam a ser assimilados pelos indivíduos e são utilizados para agregar ou modificar o conhecimento já existente (explícito para tácito). Trazendo com isso o reconhecimento desses atletas e técnicos do interior assim podendo trazer novos e mais preparados jovens atletas.
Considerações finais: Esse trabalho foi de extrema importância para colocar em prática tudo o que aprendi nas aulas online de gestão do conhecimento me fez pensar e estimular em formas de passar e receber conhecimentos de formas diferentes aumentando assim a minha capacidade de se comunicar e compreender e chamando ao mesmo tempo a minha atenção para um assunto que eu não estava dando muita importância que são as olimpíadas me fazendo ver o lado bom do assunto, e acima de tudo aprendi a importância do conhecimento tácito em como transformá-lo aprendê-lo e aplica-lo no dia a dia e na empresa.
Referências Bibliográficas: 
ESCOLA, INFO. ADMINISTRAÇÃO DO CONHECIMENTO. [S.l.: s.n.], 2005. 1 p. Disponível em:<http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-do-conhecimento/>. Acesso em: 04 maio 2015.
ESCOLA,INFO. CLIMA ORGANIZACIONAL. [S.l.: s.n.], 2015. 1 p. Disponível em: <http://www.infoescola.com/administracao_/clima-organizacional/>. Acesso em: 04 maio 2015.
TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. [S.l.]: PLT Anhanguera, [1994]. 245 p.
AVA, Anhanguera. Aula-tema 2. [S.l.: s.n.], 2015. 2 p. Disponível em: <http://ww4.unianhanguera.edu.br/>. Acesso em: 04 maio 2015.
AVA, Anhanguera. Aula-tema 3. [S.l.: s.n.], 2015. 3 p. Disponível em: <http://ww4.unianhanguera.edu.br/>. Acesso em: 04 maio 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais