Buscar

FUNDAMENTOS DA CONTROLADORIA - CUSTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Administração de Custos
A Contabilidade de custos tem como marco inicial a Revolução Industrial, pois até então existia como atividade principal no mundo o comércio, com o aparecimento da Industria a contabilidade e conseqüentemente a administração de custos surgiram como principal prerrogativa de calcular e administrar os custos nos produtos fabricados.
*
*
Administração de Custos
Como no inicio toda a produção era efetuada de forma artesanal, nos comércios utilizava-se somente a contabilidade financeira para apuração de resultados. 
E como isto era efetuado?
Simples! Como todos os produtos eram comprados (de artesãos) e simplesmente revendidos, tínhamos somente que efetuar a dedução dos Custos das Mercadorias Vendidas da receita de vendas.
*
*
Administração de Custos
Vendas
(-)	Custos das Mercadorias Vendidas
	Lucro Bruto
(-)	Despesas Administrativas
(-)	Despesas Comerciais
(-)	Despesas Financeiras
	Lucro líquido
*
*
Administração de Custos
Porém no inicio da Revolução Industrial não houve por parte das empresas a devida atenção aos custos de produção, tendo simplesmente sua alteração de nomenclatura (CMV por CPV).
Apesar desta alteração não havia por parte das empresas o devido conhecimento dos reais custos de fabricação de seus produtos pois esses não eram mais simplesmente comprados mas sim, produzidos internamente com a compra e administração de seus estoques (matéria-prima, material de embalagem, pessoal, energia, etc).
*
*
Administração de Custos
Nessa situação em que vários itens são consumidos para a confecção dos produtos, o cálculo dos custos dos produtos fabricados (e posteriormente vendidos) não é tão simples. 
A contabilidade de custos aparece como uma ferramenta de auxílio gerencial. Os sistemas de custos podem ajudar a gerência da empresa basicamente de duas maneiras: auxiliando o controle e a tomadas de decisões. No que se refere a controle, os custos podem, por exemplo, indicar onde podem estar ocorrendo problemas ou situações não previstas, por meio de comparações com padrões e orçamentos. Informações de custos são também bastante úteis para fornecer subsídios a diversos processos decisórios importantes à administração das empresas.
*
*
Administração de Custos
Para a Análise dos custos teremos como principal ferramenta os estoque dos insumos utilizados no processo de produção dos produtos para a venda, pois os insumos e suas variações estão ligados diretamente ao preço final de venda.
Para que possamos efetuar um bom trabalho no que tange a análise e gerenciamento dos custos precisamos definir algumas nomenclaturas que serão utilizadas ao longo de nossas discussões.
*
*
Administração de Custos
GASTO E DESEMBOLDO
 
Gasto é o valor dos insumos adquiridos pela empresa, independentemente de terem sido utilizados ou não. O desembolso é o ato de pagamento que pode e geralmente acontece em momento diferente do gasto.
*
*
Administração de Custos
CUSTOS DE FABRICAÇÃO
 
Custo de fabricação é o valor dos insumos usados na fabricação dos produtos da empresa. 
Alguns exemplos de insumos são: materiais, mão de obra, energia elétrica, máquinas e equipamentos.
Qual a diferença entre gasto e custo? O custo refere-se aos insumos que foram utilizados na fabricação do produto. Por exemplo, podemos efetuar a aquisição de 500 unidades de uma determinada matéria prima e utilizarmos somente 300 unidades desta compra.
*
*
Administração de Custos
CUSTOS DE FABRICAÇÃO
Outro exemplo é a aquisição de uma máquina, o valor total da compra será computada como gasto porém, a parcela utilizada no período será considerado como custo. Este valor de custo é lançado como depreciação.
Podemos dividir os custos de fabricação como: Matéria-Prima (MP), Mão-de-Obra Direta (MOD) e Custos Indiretos de Fabricação (CIF).
Custos de Fabricação = MP + MOD + CIF
Lembrando que, as MP aqui relacionadas podem ser subdivididas em: Matéria-Prima, Material de Embalagem, Material Secundário, Material Terciário, etc.,
*
*
Administração de Custos
DESPESAS
 
São os valores gastos com o funcionamento da empresa não relacionados diretamente com os produtos, estas despesas estão relacionadas com as áreas administrativas, comerciais e financeiras.
A diferença entre custos de fabricação e despesas é extremamente importante para a contabilidade financeira, pois os custos são incorporados aos produtos enquanto as despesas são lançadas na Demonstração de Resultados do Exercício.
Porém a gerência deve ficar atenta ao controle tanto das despesas quanto dos custos.
*
*
Administração de Custos
CUSTO GERENCIAL
 
Custo Gerencial será o valor dos insumos utilizados pela empresa, utilizando não somente os custos de fabricação mas também as despesas.
Custos Gerenciais = MP + MOD + CIF + DESPESAS
*
*
Administração de Custos
PERDA E DESPERDÍCIO
 
A perda será considerada como o consumo dos insumos de forma anormal. Não é incorporada ao custo, pois não agrega nenhum valor ao produto ou ao cliente.
O Desperdício pode ser considerado também como um esforço que não agrega valor ao produto porém, engloba a deficiência ou ineficiência nos processos. Por exemplo em uma determinada produção em uma industria de panificação há uma perda de 2% de farinha de trigo no processo normal porém, em um determinado período 8% da farinha foi desperdiçada, a perda anormal foi de 6% sendo que o desperdício total foi de 8%.
*
*
Administração de Custos
INVESTIMENTO
 
Investimento é o valor dos insumos adquiridos pela empresa não utilizados no período, mas que poderão ser empregados em períodos futuros. 
*
*
Administração de Custos
CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS
 
Primeira questão será diferenciar o custo total do custo unitário. O custo total é o montante despendido no período para fabricarem todos os produtos; o custo unitário é o custo para se fabricar uma unidade do produto.
Custo unitário = Custo Total / Produção
*
*
Administração de Custos
CLASSIFICAÇÃO PELA VARIABILIDADE
 
A classificação dos custos se relaciona com o volume de produção, dividindo-se em custos fixos e variáveis. 
Custos Fixos são aqueles que independem da atividade da empresa que não variam conforme a alteração do volume produzido pela empresa. 
Custos Variáveis são aqueles que se relacionam com o volume produzido pela empresa, com o aumento do nível de atividade da empresa.
*
*
Administração de Custos
CLASSIFICAÇÃO PELA VARIABILIDADE
Custo Variável
Custo Fixo
Volume de Produção
*
*
Administração de Custos
CLASSIFICAÇÃO PELA FACILIDADE DE ALOCAÇÃO
 
Podemos classificar também os custos por diretos e indiretos o que é também de extrema importância para a tomada de decisões.
Custos Diretos são aqueles facilmente relacionados com as unidades de alocação de custos (produtos, processo, setores, clientes, etc.). Podemos citar como exemplos de custos diretos as Matérias-Primas e o Material de Embalagem. Em relação a estes custos na maioria das vezes sua alocação e análise são simples.
Custos Indiretos não são tão simples de alocar ou analisar. Exemplos de custos indiretos são Aluguel e Mão-de-Obra Indireta.
Por não ser fácil a alocação deste tipo de custos, iremos recorrer aos métodos de custeio para minimizar estas duvidas.
*
*
Administração de Custos
CUSTO DE OPORTUNIDADE
 
Possuímos ainda o que chamamos de Custo de Oportunidade. 
Mas o que vem a ser este “custo de oportunidade”?
Representa o investimento em determinado projeto e não em outro. Para que se possa entender melhor esta situação, digamos o seguinte:
- Você pode investir na compra de uma nova máquina para o aumento de produção da empresa que, aumentará o retorno sobre o ativo em 20%, gerando uma receita de $50.000, porém se você tivesse investido em outro projeto de expansão da frota de veículos da empresa, o retorno sobre os ativos seria de 50%, gerando uma receita de $60.000. Isto
representa que obtivemos um lucro, porém se tivemos investido em outro projeto nosso lucro seria maior. O custo de oportunidade neste caso foi de 20% ou $10.000.
*
*
Administração de Custos
CRITÉRIOS DE RATEIO
 
Representam os critérios utilizados para distribuição dos gastos indiretos aos produtos, centros de custos, centros de despesas ou receitas geradas. Esses critérios, muitas vezes, são subjetivos e arbitrários, podendo provocar distorções nos resultados finais.
Não existe um critério de rateio homogêneo, que possa ser adotado por todas as empresas, pois cada empresa possui uma definição para cada um dos gastos.
*
*
Administração de Custos
PRINCÍPIOS DE CUSTEIO
 
Os princípios de custeio, são informações básica a serem seguidas pelos sistemas de custos, de acordo com o objetivo e/ou o período de tempo no qual se realiza a análise. Vistos de forma restrita, identificam o tratamento dado pelo sistema aos custos fixos. São três os princípios de custeio: custeio variável, custeio por absorção integral e custeio por absorção ideal.
*
*
Administração de Custos
Custeio por Absorção Integral
No custeio por absorção integral, ou total, a totalidade dos custos (fixos e variáveis) são alocados aos produtos. Este princípio atende em primeira instância a Contabilidade Financeira que é utilizada por usuários externos e em alguns momentos utilizado para fins gerenciais.
Ex. Uma empresa de autopeças produz por mês 4.000 unidades. No levantamento dos custos totais deste período obtivemos o valor de $650.000. Qual é o custo do produto de acordo com o custeio integral?
R. O custeio integral alocaria $ 162,50 (650.000/4.000) ao produto.
*
*
Administração de Custos
Custeio Variável
No custeio variável, ou direto, apenas os custos variáveis são relacionados aos produtos, sendo os custos fixos considerados como custos do período.
Este princípio tem por objetivo a utilização dos custos como ferramenta de apoio a decisão no curto prazo pois, os custos variáveis são relevantes e os fixos não.
A principal decisão da empresa será definir o quanto produzir para tirar o máximo de proveito da estrutura pois, os custos fixos não dependem do volume produzido.
*
*
Administração de Custos
Custeio Variável
Ex. Uma empresa de autopeças produz por mês 4.000 unidades. Os custos totais deste período foram de $ 650.000, sendo $ 500.000 de custos fixos e $ 150.000 de custos variáveis. Qual é o custo do produto de acordo com o custeio variável?
R. O custeio variável considera apenas $ 37,50 (150.000/4.000) como sendo custos do produto. O restante ($ 500.000) é custo do período.
*
*
Administração de Custos
Custeio por Absorção Ideal
No custeio por absorção ideal, todos os custos também são computados como custos dos produtos. Porém os custos relacionados com insumos usados de forma não eficiência não são alocados aos produtos. 
*
*
Administração de Custos
Custeio por Absorção Ideal
Ex. Uma empresa possui a capacidade para produzir 5.000 produtos e, em um determinado mês, produziu 4.000 unidades. Os custos fixos do período atingem $500.000 e os custos variáveis ideais são $37,50 por unidade, atingindo, $ 150.000 (37,50 x 4.000) no período. Quais são os custos dos produtos de acordo com o custeio ideal?
 
R. O custeio por absorção ideal alocaria $ 137,50 (500.000 / 5.000 + 37,50) por item produzido e o restante, $ 100.000 (1.000 x 100), corresponde ao desperdício do período.
*
*
Administração de Custos
Custeio Integral X Custeio Ideal
 
O principal ponto no que diz respeito ao Custeio Ideal é a divisão entre custos e desperdícios, pois estes últimos são de fundamental importância ter sua mensuração para controle dos mesmos.
Com a mensuração dos desperdícios e suas causas podemos iniciar um programa de melhoria continua para redução dos mesmos.
Para que possamos efetuar a comparação entre os dois processos de custeio, vamos utilizar os dados conseguidos nos exemplos anteriores levando em consideração que o preço de venda do produto será de $ 200,00.
*
*
Administração de Custos
Custeio Integral X Custeio Ideal
*
*
Administração de Custos
Custeio Integral X Custeio Ideal
*
*
Administração de Custos
Custeio Integral X Custeio Ideal
No primeiro exemplo temos a informação que a empresa obtém um lucro de $ 37,50, no segundo exemplo possuímos a mesma informação de lucro porém, temos uma informação adicional, a que a empresa temos um desperdício no valor de $ 100.00,00. Significa dizer que o potência de lucro da empresa é muito maior do que o de hoje.
O mercado é extremamente competitivo e a empresa se vê na situação de ter que rever os seus preços e baixar os mesmos para R$ 150,00, como ficará nosso relatório neste caso?
*
*
Administração de Custos
Custeio Integral X Custeio Ideal
*
*
Administração de Custos
Custeio Integral X Custeio Ideal
*
*
Administração de Custos
PREÇO DE VENDA
Na empresas tradicionais o preço de venda é calculado a partir dos custo onde, se insere a partir dos custos uma margem de contribuição:
Preço = Custo + Lucro
Algumas empresas trabalham com uma ótica diferente, onde o preço de venda é determinado pelo mercado:
Lucro = Preço – Custo
A principal diferente entre as duas equações é o preço que é fixado pelo mercado na segunda equação, onde por necessidade a empresa precisa trabalhar sua parte de custos.
*
*
Administração de Custos
PREÇO DE VENDA
Ex:
A empresa X 	faz um único produto, que tem um custo variável de $ 10/um. Os custos fixos totalizam $ 80.000, sendo sua capacidade de produção de 8.000 unidades. Essa empresa vem trabalhando em seu nível máximo sendo assim o custo unitário de seu produto é:
Custo = 80.000 + 10 = 10 + 10 = $ 20/un
 8.000
O preço de venda é determinado fixando-se um lucro de 30% sobre o custo (Mark-up = 1,3) e, então, fica:
Preço = 1,3 x custo = 1,3 x 20 = $ 26/un
*
*
Administração de Custos
PREÇO DE VENDA
Em um período de recessão, as vendas caem 23%, atingindo 6.160 unidades. Pelo custo integral, o custo unitário passa para: 
Custo = 80.000 + 10 = 12,99 + 10 = $ 22,99/un
 6.160
 
Preço = 1,3 x custo = 1,3 x 22,99 = 29,89
 
Com o preço atual a empresa X não consegue atingir o mesmo numero de vendas de outro período. A concorrência mantém o mesmo preço o que é terrível para a empresa X, pois seus custos são maiores que o preço de venda anterior.
*
*
Administração de Custos
PREÇO DE VENDA
Caso utilizássemos o método do custo ideal qual seria a situação?
Custo = 80.000 + 10 = 10 + 10 = $ 20/un 
 8.000
 
 80.000 x (8.000 – 6.160)
		 8.000	
Desperdício = ________________________ = $ 2,99/un
 6.160 
 
Preço = 1,3 x 26 = 1,3 x (10 + 10 +. 2,99) = 13 + 13 + 3,89 = $ 29,89/un
O valor de 3,89 relaciona-se ao desperdício mais 30% de lucro sobre o desperdício.
Porém só conhecer o problema não o elimina a gerência tem que agir de forma pró-ativa aproveitando este conhecimento para minimizar a situação tomando as devidas providências.
*
*
Administração de Custos
FORMAÇÃO DE CUSTO DE MATERIAIS DE ESTOQUE
O custo de aquisição de matérias primas e outros materiais destinados a produção, quando considerada uma empresa de caráter industrial, constituindo normalmente um componente de expressão significativa, deverá compreender a somatória dos valores correspondentes a:
O preço de custo da matéria prima.
As despesas de transporte até o local de estocagem.
Os prêmios de seguros para transporte.
Os impostos não recuperáveis.
*
*
Administração de Custos
FORMAÇÃO DE CUSTO DE MATERIAIS DE ESTOQUE
Portanto, podemos definir que NÃO integrarão o custo de aquisição dos materiais destinados ao estoque, para imediata ou posterior aplicação no processo produtivo, quando considerada uma empresa de caráter
industrial, os valores correspondentes a:
Os Impostos Recuperáveis (ICMS e IPI).
Os valores de depósitos transitórios ou recuperáveis.
*
*
Administração de Custos
FORMAÇÃO DE CUSTO DE MATERIAIS DE ESTOQUE
Portanto, podemos afirmar que o processo de formação de custo de materiais ou produtos adquiridos pela empresa, para posterior incorporação ao processo produtivo ou revenda, dependerá da forma de tratamento fiscal ou tributação no momento da venda dos produtos decorrentes.
Em resumo, podemos a firmar que serão recuperados os impostos pagos na entrada do material ou produto na empresa, sempre que o produto final ou mesmo, aquele objeto de revenda, esteja sujeito a incidência do tributo na saída da empresa.
*
*
Administração de Custos
FORMAÇÃO DE CUSTO DE MATERIAIS DE ESTOQUE
Através do exemplo a seguir podemos analisar o tratamento a ser dado a uma nota fiscal de compra de material ou produto para revenda, destacando-se os seguintes valores da mercadoria e impostos:
Valor Bruto do Material ou Produto Adquirido pela Empresa: R$ 100,00
Valor do IPI Calculado na Nota Fiscal de Compra: R$ 20,00
Valor da Nota Fiscal Fatura/Duplicata de Compra: R$ 120,00
Valor do ICMS incluso no preço da mercadoria (destacado NF): R$ 18,00

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais