Buscar

APOL 1,2,3,4coaching e controle de qualidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
O atributo qualidade intrínseca refere-se a qualidade dos produtos ou dos serviços da organização. O cliente deseja receber um produto ou serviço de acordo com as especificações e dentro dos parâmetros prometidos. 
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 21. ISBN: 978-85-7838-718-1
 A partir do texto, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa que represente exemplos do atributo: Qualidade intrínseca.
	
	D
	Exemplos de qualidade intrínseca são os manuais de produtos eletrônicos e cardápios de restaurantes porque trazem informações úteis para os clientes.  
Você acertou!
A alternativa D está correta porque segundo SELEME página 21, Exemplos de qualidade intrínseca são os manuais de veículos novos, as bulas de medicamentos, os manuais de produtos eletrônicos e os cardápios de restaurantes, pois o que neles está registrado corresponde a função que o produto ou serviço deve cumprir.
 
INCORRETAS:
A alternativa A está incorreta porque segundo SELEME, página 21, “os produtos entregues no local certo, na hora certa e com a qualidade certa porque é isso que o cliente espera” retrata o atributo da qualidade: Entrega.
 
A alternativa B está incorreta porque segundo SELEME, página 21, “os fatores motivacionais que existem nas organizações e que mantém os colaboradores comprometidos” retrata o atributo da qualidade: Moral. 
A alternativa C está incorreta porque segundo SELEME, página 22 “os preços praticados no mercado os quais são percebidos pelos clientes como justos em relação ao beneficio-custo” retrata o atributo da qualidade: Custo.
A alternativa E está incorreta segundo SELEME, página 22, “os investimentos em processos produtivos seguros para os colaboradores e produtos seguros para os clientes” retrata o atributo da qualidade: Segurança.
Questão 2/5
Leia o trecho a seguir:
No Brasil, Vicente Falconi Campos adaptou o ciclo PDCA para o MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas). No próprio nome o Masp apresenta como prioridade a palavra metodologia, tamanha é a importância do conhecimento do método para a perfeita aplicação das ferramentas.
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, págs. 27 e 29. ISBN: 978-85-7838-718-1
 
A partir da colocação do texto que conhecer o Masp é importante para as organizações, analise as sentenças a seguir.
I - O Masp utiliza o ciclo PDCA como base para realizar a análise do problema, para validar a solução proposta e como direcionador das ações a serem realizadas pelo Masp.
II - O Masp é um método pouco explorado pelas organizações porque trata dos processos internos e assim exonera-as das preocupações com as correlações externas. 
III - O Masp pode ser utilizado em todas as áreas da organização, sejam áreas administrativas ou operacionais, nas quais identifica-se as funções: planejamento, organização, controle e direção. 
IV - O Masp pode ser utilizado de forma sistêmica pelas empresas porque sua adequada aplicação conduz a solução dos problemas e auxilia na sistematização dos resultados. 
V - O Masp é uma metodologia de análise que permite a verificação do grau de qualidade de uma organização dispensando o uso de ferramentas em suas fases.
Agora marque a única opção correta:
	
	
	B
	Estão corretas as sentenças I, III, IV, apenas.
Justificativa
A alternativa B está correta porque é a única alternativa que cita que as sentenças corretas são: I, III e IV.
 
CORRETAS:
A alternativa I está correta porque segundo SELEME 2010, p. 29 o Masp utiliza o PDCA para realizar a análise do problema e para validar a solução proposta, além de direcionador para as ações que serão realizadas pelo Masp.
A alternativa III está correta porque segundo SELEME 2010, p. 32 o Masp pode ser aplicado em todas as áreas funcionais da organização, nas quais podem ser identificadas as funções da administração de planejamento, organização, controle e direção.
A alternativa IV está correta porque segundo SELEME 2010, p.32 o Masp deve ser utilizado de modo sistêmico nas organizações, uma vez que sua adequada aplicação conduz a solução de problemas e sistematização dos resultados. 
 
INCORRETAS:
A alternativa II está incorreta porque segundo SELEME 2010, p. 32 na aplicação do Masp são observados o ambiente interno e correlações externas das organizações como clientes, bancos e acionistas, comunidade, entre outras.
A alternativa V está incorreta porque segundo SELEME 2010, p. 31 a metodologia proposta pelo Masp permite identificar e estabelecer parâmetros de análise de problemas até a obtenção da solução, a qual, ao se integrar com as ferramentas, permite a aplicação prática do método.
Questão 3/5
O início do processo de coaching compreende: o estabelecimento das regras, o alinhamento das expectativas entre coachee, organização e coach e a construção da confiança e dos valores que estarão presentes no processo – ou seja, dos princípios que o guiarão. O início do processo de coaching é composto por oito etapas, que vai desde a relação contratual até a busca por resultados. Selecione a alternativa correta que contempla a etapa de foco nos resultados.
	
	D
	Pensar no presente e nas ações necessárias para alcançar as metas e os resultados.
Você acertou!
Foco nos resultados: pensar no presente e nas ações necessárias para alcançar as metas e os resultados.  2014, p. 50.
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
O ciclo PDCA, desenvolvido por Edward Deming, como método de melhoria contínua apresenta uma sequência que, como em toda prática administrativa, começa pelo planejamento. O método está dividido em quatro partes: Plan, Do, Check e Act. (Planejar, Fazer, Verificar e Agir)
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 28. ISBN: 978-85-7838-718-1
 A partir do texto, leia as sentenças a seguir e marque a única alternativa que representa a fase: “Do” (Fazer)
	
	E
	Execução do planejamento, qualificação e treinamento dos colaboradores para o uso dos métodos.
Você acertou!
A alternativa E está correta porque segundo SELEME, página 28, na fase “Do/ Fazer” é realizado a educação e também os treinamentos necessários para execução das atividades que servirão para se atingirem os objetivos e efetivamente a execução das atividades que compõem os processos e a realização da manutenção e das medições da qualidade. 
A alternativa A está incorreta porque representa ações da fase: Agir
A alternativa B está incorreta porque representa ações da fase: Planejar
A alternativa C está incorreta porque representa ações da fase Verificar
A alternativa D está incorreta porque representa ações da fase: Agir
Questão 5/5
O início do processo de coaching compreende: o estabelecimento das regras, o alinhamento das expectativas entre coachee, organização e coach e a construção da confiança e dos valores que estarão presentes no processo – ou seja, dos princípios que o guiarão.   O início do processo de coaching é composto por oito etapas, que vai desde a relação contratual até a busca por resultados.   Selecione a alternativa correta que contempla a etapa de não condutividade.
	
	C
	O coach jamais determina ou impõe uma linha de ação ou uma solução.
Você acertou!
Não condutividade: o coach jamais determina ou impõe uma linha de ação ou uma solução específica, a base é o dialogo. O coach ou o líder coach confrontam o coachee ou o seu colaborador provocando-o para que ele encontre opções e respostas, para que analise os prós e os contras de cada uma delas, para que planeje os passos para a implementação e discuta os prazos para cada etapa.Conforme Lotz, Erika Gisele; Gramms, Lorena. Coaching e Mentoring. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 50.
APOL 02 100
 1/5
De acordo
com afirmação do célebre físico alemão, Einstein (1879-1955),  de que “os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos”: eis a essência da aprendizagem, a ampliação do modelo mental. O argumento apresenta que a ampliação de modelos mentais é uma forma de aprendizagem. Desse modo, assinale a alternativa correta que apresenta a função do modelo mental.
	
	A
	O modelo mental de um indivíduo molda as formas pelas quais ele percebe e dá sentido ao mundo e pelas quais identifica ameaças e oportunidades.(pag .129 do livro)
	
	B
	O modelo mental de um indivíduo influencia na maneira como o indivíduo executa uma tarefa.
	
	C
	O modelo mental de um indivíduo orienta a percepção e a ação para o interesse da organização.
	
	D
	O modelo mental de um indivíduo que orienta a percepção e a ação do grupo para o interesse da organização.
Questão 2/5
Leia o trecho a seguir:
O Brainwriting é similar ao Brainstorming, entretanto, nesse caso, os integrantes, em vez de exporem oralmente suas ideias, registram-nas em documentos próprios. Para ocorrer o Brainwriting, esses documentos devem ser passados a outros integrantes até que, ao final, cheguem ao controlador do processo de geração de ideias.
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, p.57. ISBN: 978-85-7838-718-1
A partir do texto, analise as sentenças a seguir em relação a importância da utilização do Brainwriting.
I - A ferramenta de Brainwriting promove a participação oral de todos os envolvidos na tentativa de criar novas ideias. 
II - A ferramenta de Brainwriting permite que todos os envolvidos no processo de geração de ideias possam contribuir.
III - A ferramenta de Brainwriting facilita o processo de geração de ideias inovadoras sem qualquer favorecimento.
IV - A ferramenta de Brainwriting auxilia na seleção de líderes que tenham boa oratória para comandar processos de melhoria. 
V - A ferramenta de Brainwriting propicia aos envolvidos expor suas ideias sem constrangimento pelos demais partícipes. 
	
	A
	(   ) I, II, III, apenas.
	
	B
	(   ) II, IV, V, apenas.
	
	C
	(   ) I, III, IV, apenas.
	
	D
	( ) II, III, V, apenas. (certa)
	
	E
	(   ) I, III, V, apenas.
Questão 3/5
Leia o trecho a seguir:
Atualmente, os clientes estão mais exigentes que outrora e isso impacta nas ações das empresas que desejam continuar no mercado. Em busca dessa perpetuidade, organizações de melhores práticas buscam constantemente desenvolver novos produt  os e serviços para satisfazer as necessidades dos clientes. E um dos recursos utilizados para fomentar esse processo de inovação é a utilização das ferramentas de geração de ideias, tais como Brainstorming, Brainwriting, Diagrama de Afinidades e Benchmarking.
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, págs. 56 a 60. ISBN: 978-85-7838-718-1
 
A partir do texto, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa que descreve a utilização da ferramenta: Diagrama de Afinidades:
	
	A
	(    ) Um Diagrama de Afinidades tem como principal objetivo incentivar os integrantes a expor suas ideias por mais absurdas que pareçam.
	
	B
	(    ) Um Diagrama de Afinidades tem como principal objetivo incentivar as pessoas as exporem suas ideias em documentos escritos.
	
	C
	(  ) Um Diagrama de Afinidades tem como principal objetivo organizar um grande número de ideias muito próximas. RESPOSTA PAG.58
	
	D
	(    ) Um Diagrama de Afinidades tem como principal objetivo identificar as melhores práticas de mercado para aplicar na empresa.
	
	E
	(    ) Um Diagrama de Afinidades tem como principal objetivo identificar ideias que possam induzir a inovadoras soluções de problemas.
Questão 4/5
Leia o trecho a seguir:
O Brainstorming é uma ferramenta utilizada em reuniões nas quais os integrantes têm liberdade de expor suas ideias, por mais absurdas que pareçam sem se preocuparem uns com os outros, dos quais recebem ou não influências.
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 56. ISBN: 978-85-7838-718-1
A partir do texto, analise as alternativas a seguir que conceituam Brainstorming.
I – O Brainstorming é uma ferramenta de geração de ideias que tem como princípio dar liberdade ao integrante do grupo para expor suas ideias sem preocupação com críticas ou restrições.
II – O Brainstorming é uma ferramenta de geração de ideias, a qual o colaborador se isola para pensar em uma possibilidade factível de solução de um problema existente.
III – O Brainstorming uma ferramenta de geração de ideias, onde a empresa líder de mercado se torna referência em determinados fatores competitivos e são procuradas em espécie de consultoria.
IV – O Brainstorming é uma ferramenta de geração de ideias onde os colaboradores contribuem com todas as sugestões possíveis, e após o encerramento da fase de captação das ideias, as mesmas são classificadas.
V – O Brainstorming é uma ferramenta de geração de ideias onde o colaborador que é tímido tem a possibilidade de contribuir com suas sugestões através de um documento escrito.
	
	A
	(   ) Estão corretas as sentenças I, III, IV, apenas
	
	B
	( ) Estão corretas as sentenças I, e IV, apenas.certa
	
	C
	(   ) Estão corretas as sentenças II e III, apenas.
	
	D
	(   ) Estão corretas as sentenças III e V, apenas.
	
	E
	(   ) Estão corretas as sentenças II, III, IV, apenas.
Questão 5/5
O coaching, quando trazido à esfera organizacional como uma ferramenta para o desenvolvimento de pessoas, ratifica, fortalece, apoia e possibilita a aprendizagem na organização. Em sua filosofia, essência e prática, o coaching contribui para solidificar a cultura da aprendizagem nas organizações. Esse contexto exibe a importância das Learning Organizations (Organizações de Aprendizagem). Selecione a alternativa correta que apresenta a definição de Learning Organizations.
	
	A
	Empresas que aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos. (PAG 227) (Certa )
	
	B
	Empresas que possuem aversão a riscos.
	
	C
	Empresa que se preocupa em esconder erros.
	
	D
	Empresa que busca fazer sempre as mesmas coisas.
Apol 03
Um dos objetivos do coaching é maximizar o desempenho do indivíduo. Assim, seu processo pode ser aplicado em diversas modalidades, uma delas é o: coaching que enfoca as dimensões pessoais e profissionais do cliente, incluindo saúde e relacionamentos. Assinale a alternativa correta que apresenta o termo correspondente à modalidade de coaching apresentada anteriormente.
	
	A
	Coaching de Saúde. em duvida
	
	B
	Coaching Esportivo.
	
	C
	Coaching Executivo.
	
	D
	Coaching de vida.
Questão 2/5
O Modelo Achieve é um acrônimo formado pelas palavras Access (acesso), Creative alternatives (alternativas criativas), Hone goals (apurar as metas), Initiate options generation (iniciar a geração de opções), Evaluate options (avaliar as opções), Valid action plan (estabelecer um plano de ação) e Encourage momentum (encorajar a ação). Na sequência é descrito um dos propósitos do modelo: “passo final do modelo, indica o fim da parceria entre coach e coachee”. Selecione a alternativa correta que apresenta um dos passos do modelo Achieve que apresentam relação com o propósito supramencionado.
	
	A
	Estabelecer plano de ação.
	
	B
	Avaliar opções.
	
	C
	Gerar alternativas.
	
	D
	Encorajar a ação. certa 
Questão 3/5
Leia as duas asserções a seguir:
I - A Folha de Verificação é considerada uma ferramenta de obtenção e de coleta de dados relativamente simples de compreender e de utilizar.
Porque
II - A Folha de Verificação é um documento utilizado em um sistema
informatizado onde todos os colaboradores podem registrar as anotações contribuindo para gestão da qualidade.
 
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, págs. 67 e 68. ISBN: 978-85-7838-718-1 duvida ( A & E)
 
	
	A
	(  ) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
	
	B
	( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, a asserção II é uma proposição falsa.
	
	C
	(    ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a primeira.
	
	D
	(  ) As asserções I e II são proposições falsas e a II não justifica a primeira.
	
	E
	(    )  A asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/5
O coaching executivo busca alinhar a visão e os valores do coachee com os da organização, preocupando-se, dessa forma, com o desenvolvimento profissional de executivos em organizações específicas. De maneira mais comum, o coaching executivo busca desenvolver as habilidades de liderança do profissional, tais como:  
I.              competências e habilidades. 
II.            desempenho. 
III.           desenvolvimento.   
Cada habilidade apresenta um foco de atuação específico, os quais são: 
A.   responsabilidade de cargos futuros. 
B.   cargo atual. 
C.   projeto atual.   
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as habilidades de liderança com seu respectivo foco de atuação.
	
	A
	I – A, II – B, III – C
	
	B
	I – A, II – C, III – B
	
	C
	I – B, II – A, III – C
	
	D
	I – C, II – B, III – A ( certa )
Questão 5/5
Leia o trecho a seguir:
Estratificação é uma forma de realizar a separação de grupos em subgrupos específicos, a fim de possibilitar a análise de segmentos menores, até que seja encontrada a raiz dos problemas apresentados.
Fonte da questão: SELEME, Robson. STADLER. Humberto. Controle da Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªed.rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010, p.67. ISBN: 978-85-7838-718-1
 
A partir da afirmação do texto, analise as sentenças a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso em relação aos objetivos da Estratificação.
I - A Estratificação tem como objetivo demonstrar a causa raiz de um problema ocorrido.
II - A Estratificação tem como objetivo demonstrar a média da amostra de um gráfico.
III - A Estratificação tem como objetivo demonstrar as causas de variação do processo em análise.
IV - A Estratificação tem como objetivo analisar os dados em busca de oportunidades de melhorias.
V - A Estratificação tem como objetivo identificar defeitos no processo de produção.
	
	A
	(  ) V, F, F, V, V. não sei se esta certa
Apol 04 >>100
Questão 1/5
O papel do coach é fazer perguntas que iluminem os lugares certos. Ele é, então, um profissional com habilidade para fazer perguntas que estimulem o coachee a identificar seu objetivo e suas possibilidades, a elaborar seu plano de ação e a desenvolver estratégias para remover as possíveis barreiras.   Para alcançar seu objetivo, o coach usa diversas categorias de perguntas. Na sequência são apresentadas algumas:   – Resuma: o que você vai fazer, quando e como? – O que você leva dessa conversa? – Até a próxima reunião, o que você terá finalizado? – Em uma escala de 1 a 10, qual é o grau de certeza que você tem de que levará adiante as ações combinadas?   Selecione a alternativa correta que apresenta a categoria relacionada às perguntas supramencionadas.
	
	A
	Estabelecer o foco.
	
	B
	Identificar possibilidades e recursos.
	
	C
	Plano de ação.
	
	D
	Finalização.
Questão 2/5
O Gráfico de Dispersão é uma ferramenta que possibilita o estudo da relação entre duas variáveis associadas, indicando, inclusive, parâmetros de variação que definirão o padrão de qualidade.
Observe a seguinte situação: o levantamento de peso x altura dos alunos em uma academia de ginástica apresenta os dados a seguir:
Fonte do gráfico: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgn2AAE/resumo-matriz-dados-diagrama-dispersao>. (Adaptado)
A partir dos dados do gráfico de uma amostra aleatória, analise as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso. 
I.     Nessa amostra, pessoas com 1,6 m de altura têm em média 85 kg.
II.    Nessa amostra, quanto maior a altura, maior é o peso da pessoa.
II.    Nessa amostra, quanto menor a altura, maior é o peso da pessoa.
IV.   Nessa amostra, pessoas com 1,8 m de altura têm em média 80 kg.
V.    Nessa amostra, pessoas com 1,75 m de altura têm em média 55 kg.
 
 
Alternativas
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V – F
Questão 3/5
O rapport é o alicerce de toda a comunicação eficaz, pois promove um relacionamento alinhado e harmônico. No que diz respeito à construção do rapport, ela pode ocorrer, de acordo com o Chung (1995, p. 74), em quatro níveis, que vão desde a forma mais simples de rapport, que ocorre naturalmente quando nos interessamos genuinamente pelo outro, até as construídas por meio de palavras, expressões, emoções e significados. Selecione a alternativa correta que apresenta o segundo nível de construção do rapport – recapitular o significado que as palavras procuram transmitir.
	
	B
	Nível que também faz uso de funções racionais e lógicas do hemisfério dominante.
4/5
Leia o trecho a seguir:
O Diagrama de Pareto foi criado a partir dos estudos do economista italiano Vilfredo Pareto, o qual chegou à seguinte conclusão: de todos os valores depositados em bancos, 80% deles são de propriedade de apenas 20% dos clientes, consequentemente os 20% dos valores restantes são de propriedade de 80% dos clientes desses bancos.
A partir das informações do texto e do material de apoio da disciplina, analise as sentenças a seguir:
I.    O Diagrama de Pareto é um gráfico que permite identificar os problemas de maior importância.
II.   O Diagrama de Pareto é um gráfico que permite utilizar a métrica dos Limites Superiores e Inferiores.
III.  O Diagrama de Pareto é um gráfico que permite o gestor identificar a causa raiz do problema.
IV.   O Diagrama de Pareto é um gráfico que permite classificar os problemas considerados mais críticos.
V.    O Diagrama de Pareto é um gráfico que permite o gestor entender a correlação entre variáveis. 
É correto o que se afirma apenas em:
	
	C
	I e IV, somente.
Questão 5/5
Leia o texto a seguir:
O controle da qualidade é uma necessidade para as organizações, pois atualmente é o que diferencia um concorrente do outro. Para avaliar os processos as empresas utilizam ferramentas que as auxiliam na tomada de decisões em direção a três elementos básicos: o cliente, o produto e o processo de fabricação ou fornecimento do serviço e dentro desse contexto, o índice de capacidade do processo é bastante utilizado.
Diante do contexto apresentado e o conteúdo do material de apoio, analise as sentenças a seguir em relação aos objetivos do índice de capacidade do processo assinale a opção correta:
	
	D
	Um dos objetivos do índice de capacidade do processo é comprovar que o processo atende as especificações do cliente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes