Buscar

atps de servico social e conselhos gestores de politicas publicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Anhanguera UNIDERP
Ensino à Distância
Pólo: Natal – RN 
Atividades Práticas Supervisionadas 
Curso: Serviço Social 
 8ª Série
Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas 
Discentes:
Maria Lucí Alexandre da Silva RA: 368015
Maria Luciene Soares da Silva RA: 382480
 
 
  Natal-RN
Novembro - 2015
Revista Virtual 
A Democracia Participativa no Brasil 
Natal/RN
Novembro- 2015
2
Introdução
ATPS fala sobre a importância dos conselhos gestores, que se inserido no fortalecimento da participação democrática da população e o seu conceito de governança.
Tem o propósito de discutir questões pertinentes à institucionalização da democracia participativa no Brasil, através da análise da participação popular no controle das ações governamentais.
 
Neste contexto de gestão pública participativa, o papel dos conselhos gestores como instrumentos dialógicos de controle popular da Administração Pública, permite aos cidadãos muito mais que a sua integração na cogestão administrativa, pois admite que os mesmos possam identificar e contribuir na eleição de políticas públicas que favoreçam a realidade da própria comunidade a qual pertençam.
Com isso, o nosso tema da revista virtual e sobre : A Democracia Participativa no Brasil.
 
Desenvolvimento 
Conselhos gestores de politicas públicas 
 O Conselho Gestor é considerado como forma de organização administrativa que possibilita a participação do povo na gestão das políticas públicas, se configurando como órgão administrativo com representação paritária entre sociedade civil e Poder Público.
 Os primeiros passam para garantir o papel de deliberação e gestão está no instrumento jurídico que legaliza a criação de cada conselho, viabilizando garantia legal para funcionarem. Entretanto, a existência legal dos conselhos não garante a efetiva ação destes organismos públicos de acompanhamento e controle.
 O papel dos conselhos, como instrumento para o controle popular da gestão pública, permite que os cidadãos se integrem à gestão administrativa, identificando e contribuindo na constituição de políticas públicas que levam em consideração cada realidade representada. Os conselhos possibilitam o monitoramento da gestão pública e funcionam inequivocamente como canais de comunicação viabilizando a transparência da gestão pública.
Gestores públicos, são canais efetivos de participação que estabelece na qual a cidadania deixa de ser apenas um direito mas uma realidade. 
O Significador e a importância da Governança para o desenvolvimento da sociedade.
 A expressão governance surge a parti de reflexões conduzidos principalmente pelo “Manco Mundial”, tendo em vista aprofundar o conhecimento das condições que garante um Estado eficiente”(Diniz, 1995p.400). 
 
Ainda segundo Diniz,” tal preocupação deslocou o foco da atenção das implicações estritamente econômicas da ação estatal para uma visão mais abrangente, envolvendo as dimensões sociais e politicas da gestão pública”(Ibid;p400). A capacidade governativa não seria avaliada apenas pelos resultados das politicas governamentais, e sim também pela qual o governo exercer o seu poder.
Com isso a definição geral e governança é o exercício da autoridade, controle, administração, poder de governo. Precisando melhor, é a maneira pela qual o poder é exercício na administração dos recursos sociais e econômicos de um pais visando o desenvolvimento, implicando ainda a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar politicas e cumprir funções. 
Duas questões que se destacar : 
 a )A ideia de que uma ``boa ´´ governança é um requisito fundamental para um desenvolvimento sustentando, que incorpora ao crescimento econômico equidade social e também direto humanos(santos 1997, p.340- 341). 
b) A questão dos procedimentos e práticas governamentais na consecução de suas metas adquire relevância, incluindo aspectos como o formato institucional do processo decisório, a articulação público-privado na formulação de políticas ou ainda a abertura maior ou menor para a participação dos setores interessados ou de distintas esferas de poder (Banco Mundial, 1992, apud Diniz, 1995, p. 400).
Participação popular : como exercer nossos direitos como cidadãos
A participação tem uma soberania do povo em ação, sua expressão concreta; é o efetivo exercício do poder politico pelo seu titular. Como tal, é inerente e indispensável á democracia contemporânea.
A participação popular é da essência do conceito de Estado Democrático de Direito, assumindo- se como principal elemento distintivo deste ultimo em relação aos modelos que o precederam : o Estado (liberal) de direito- mais preocupado com a limitação e repartição do poder político e com a vinculação do próprio Estado á lei o que com a titularidade desse poder ou legitimidade popular de seu exercício; e , mais recentemente, o Estado Social de Direito- voltando á construção da igualdade material por meio da efetividade de direitos sociais, mas indiferente aos meios pelos quais se alcançaria esse fim. 
 
Intervenção Social 
Tema da Ação Social : Vida sem drogas, família feliz!!!
Público-Alvo: Famílias que tenham crianças, adolescentes e adultos dependentes químicos. 
Modo de abordagem : Palestras e confletagens com reuniões mensalmente com as famílias nas comunidades.
Objetivo da ação social planejada : Trabalhar a conscientização por parte das crianças, adolescentes e adultos com relação aos danos que a droga pode causar dentro do ambiente familiar. Tendo sempre um grande objetivo de estar em famílias com a promoção de conscientização, demonstrando por meio de encontros , e fala sobre os prejuízos que a droga traz, para se próprio, e para sua família.
Conceitos: o Brasil tem 370 mil usuários regulares de crack nas capitais, aponta FIOCRUZ. Estudo indireto com 25 mil pessoas mediu consumo por 6 meses em 2012. nordeste libera lista em números absolutos, e 14% do total são menores.
Esse numero de 370 mil pessoas corresponde a 0,8% da população das capitais do pais e a 35% dos consumidores de drogas ilícitas nessas cidades . Além disso, 14% do total são crianças e adolescentes, o que equivale a mais de 50 mil usurários. 
 
/
Consumo regular de crack e similares por regiões do Brasil
Nordeste : 140 mil
Sudeste : 113 mil
Centro-Oeste : 51 mil
Sul: 37 mil
Norte: 33 mil
Principio e seus direitos :Todos tem o seu direito e seus princípios de liberdade na vida , da família
Estratégicas de intervenção : Como já falamos no começo de nosso projeto, e aborda os jovens e adultos que vivem envolvidos com drogas e seus familiares que sofre mais, que o usuário. Tira eles das drogas com nossas palestras para as comunidades , não mais conhecentiza sobre o mal que elas fazem. Cuidem de seus filhos , antes que as drogas cuidem deles.
Vida sem drogas , família feliz 
Uma família sofrendo com o usuário, 
de drogas !!! 
 após o tratamentos da família contra as drogas!!
Conselhos Municípios de Educação e Gestão Democrático do Ensino
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho)
O programa estimula a criação de novos conselhos municipais de educação, o fortalecimento daqueles já existentes e a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais, dentre outras ações. 
O Pró-Conselho tem como principal objetivo qualificar gestores e técnicos das secretarias municipais de educação e representantes da sociedade civil para que atuem em relação à ação pedagógica escolar, à legislação
e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação.
 Os conselhos municipais de educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.
 
Considerações finais 
Conclui-se que o nosso Brasil precisa se de ajuda com tanta violência que vivemos, e com tantas drogas que vivem em nossas cidades , com isto temos quer ter o direitos e mudanças sendo através da politicas publicas . 
Precisamos olha para o FUTURO, que o passado já estamos convivendo.
Com isso nos alunos vimos a maior proposta de nossa intervenção e agir na ajuda de familiares com problemas vividas com drogas e muito mais. Tem uma importância da sociedade numa construção social das politicas publicas , visando uma grande e importante democracia com seus direitos e deveres no Brasil que vivemos.
Referencias bibliográficas 
Conselhos Gestores. Observatório de Gestão Pública Participativa. Disponível em:
<http://ogpp.gid-ufs.org/glossario/conselhos-gestores/>. Acesso em: 28 maio
2013.
 Conselhos Gestores. Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Disponível em:
<http://www.seia.ba.gov.br/seuc/conselhos-gestores-0>. Acesso em: 28 maio
2013.
GONÇALVES, Alcindo. O conceito de governança. Disponível em:
<http://material.canaldosconcursos.com.br/pdf/auditor_fiscal_da_receita_federal
_administracao_publica/afrfb_administracao_publica_wagner_rabello_aula_06_pt_02_conceito_governanca.pdf>. Acesso em: 28 maio 2013. 
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/09/brasil-tem-370-mil-usuarios-regulares-de-crack-nas-capi tais-aponta-fiocruz.html 
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação. Disponível
em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=251&Itemid=470>. Acesso em: 28 maio 2013.
Links das fotos: 
https://www.google.com.br/search?q=vida+sem+drogas,+familia+feliz&espv=2&biw=1242&bih=585&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBsQsARqFQoTCMCDgpPRhMkCFQyPkAodQLMMdA#imgrc=_
https://www.google.com.br/search?q=governanca&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoA WoVChMI2u_D2OT0yAIVRo-QCh32PwdR&biw=1242&bih=585#imgrc=_ 
https://www.google.com.br/search?q=participacao+popular&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMIl4DPkof4yAIVR6QeCh3c8gB8&biw=1242&bih=585#imgrc=_
https://www.google.com.br/search?q=conselhos+municipais+de+educa%C3%A7%C3%A3o&espv=2&biw=1242&bih=585&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMI04TIwqWLyQIVwxmQCh1EAQJ-
https://www.google.com.br/search?q=vida+sem+drogas,+familia+feliz&espv=2&biw=1242&bih=585&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIlYjY8K2LyQIVyoKQCh3jfQmz#tbm=isch&q=vida+sem+drogas%2C+familia+triste&imgrc=_
https://www.google.com.br/search?q=familia+em+uso+de+drogas&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMI_PLi-a6LyQIVBYiQCh3GkAWU&biw=1242&bih=545#imgrc=_

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais