Buscar

Estudo Dirigido II - Saude Bucal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unigranrio
Disciplina de Saúde Bucal Coletiva 2015-2
ESTUDO DIRIGIDO 2: 
-Este estudo dirigido poderá ser feito em grupos de até 8 alunos.
-Utilize a Referência: “Serviços Odontológicos-Prevenção e Controle de Riscos”, disponível em Materiais de Aula. 
-Responda os seguintes questionamentos:
1) Caracterize e descreva os Equipamentos de proteção utilizados na prática Odontológica;
EPI para proteção da cabeça:
I - Gorro :É uma barreira mecânica contra a possibilidade de contaminação por secreções, aerossóis e produtos, além de prevenir acidentes e evitar a queda de cabelos nas áreas de procedimento.
EPI para proteção dos olhos e da face:
 I – Óculos de proteção :Protegem os olhos das secreções, aerossóis e produtos químicos utilizados durante os procedimentos odontológicos e na limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes.
II- Protetores faciais: Representam uma barreira física de proteção à transmissão aérea de infecções e inalação de agentes e substâncias químicas.
III-Máscara: As máscaras devem ser descartáveis, de filtro duplo e tamanho suficiente para cobrir completamente a boca e o nariz, permitindo a respiração normal e não irritando a pele.
EPI para proteção do tronco:
I- avental: Deve ser de mangas longas, tecido claro e confortável, podendo ser de pano ou descartável para os procedimentos que envolvam o atendimento a pacientes.
EPI para proteção dos membros superiores:
I- luvas: Devem ser de boa qualidade e usadas em todos os procedimentos. Constituem uma barreira física eficaz que previne a infecção cruzada e a contaminação do profissional de saúde e reduz os riscos de acidentes.
EPI para proteção dos membros inferiores:
I- calçados: Devem ser fechados e com solado antiderrapante.
2) Descreva as vacinas que devem ser realizadas por profissionais de saúde em Odontologia (Tipos e doses);
As vacinas mais importantes para os profissionais da Odontologia são contra hepatite B, influenza, tríplice viral e dupla tipo adulto. Essas vacinas devem ser preferencialmente administradas nos serviços públicos de saúde ou na rede credenciada para a garantia do esquema vacinal, do lote e da conservação adequada.
Vacina contra hepatite b: Deve ser feita em três doses, em períodos de zero, um e seis meses de intervalo; dois meses após o esquema vacinal completo, recomenda-se a realização de testes sorológicos para verificar a soroconversão das pessoas vacinadas.
Influenza: Atuam contra gripe e pneumonia, respectivamente, e requerem uma dose a cada ano para gripe e reforço após cinco anos para pneumonia.
Triplice viral: Deve ser feita em dose única.
Dupla triplo adulto: Em três doses no esquema básico. Requer uma dose de reforço a cada dez anos, antecipada para cinco anos em caso de gravidez ou acidente com lesões graves.
3) Quanto ao item: Fluxo e Processamento de Artigos, descreva minuciosamente: 
a)Limpeza de artigos: A limpeza é a remoção mecânica de sujidades, com o objetivo de reduzir a carga microbiana, a matéria orgânica e os contaminantes de natureza inorgânica, de modo a garantir o processo de desinfecção e esterilização e a manutenção da vida útil do artigo. Deve ser realizada em todo artigo exposto ao campo operatório.
b)Tipos de limpeza: Limpeza manual- É o procedimento realizado manualmente para a remoção de sujidade, por meio de ação física aplicada sobre a superfície do artigo.
Limpeza mecânica- É o procedimento automatizado para a remoção de sujidade por meio de lavadoras com jatos de água ou lavadoras com ultra-som de baixa freqüência, que operam em diferentes condições de temperatura e tempo.
c)Enxágue em Inspeção visual: Deve ser realizado em água potável e corrente, garantindo a total retirada das sujidades e do produto utilizado na limpeza. A qualidade da água tem relação com a durabilidade do instrumental, sendo recomendado que o último enxágüe seja feito com água livre de metais pesados. Os artigos que contêm lúmen devem ser enxaguados com bicos de água sob pressão. Na inspeção serve para verificar a eficácia do processo de limpeza e as condições de integridade do artigo. Se necessário, deve-se proceder novamente à limpeza ou à substituição do artigo.
d)Secagem: Deve ser criteriosa para evitar que a umidade interfira nos processos e para diminuir a possibilidade de corrosão dos artigos. Pode ser realizada com a utilização de pano limpo e seco, exclusivo para esta finalidade, secadora de ar quente/frio, estufa regulada para este fim e/ou ar comprimido medicinal.
e) Empacotamento/seleção de embalagens: A embalagem deve permitir a penetração do agente esterilizante e proteger os artigos de modo a assegurar a esterilidade até a sua abertura. Para esterilização em autoclave, recomenda-se papel grau cirúrgico, papel crepado, tecido não-tecido, tecido de algodão cru (campo duplo), vidro e nylon, cassetes e caixas metálicas perfuradas.
4) Caracterize o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços Odontológicos.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos. Contempla os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente. O Plano deve ser baseado nas características e no volume dos RSS gerados e deve ser compatível com as normas locais relativas à coleta, ao transporte e à disposi- ção, estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Quando exigido pelas autoridades locais de saúde e/ou ambiente, deve ser submetido à aprovação prévia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais