Buscar

AV2 GESTAO E LEGISLACAO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202834947)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Disserte acerca da gestão ambiental e seu ciclo de atuação.
		
	
Resposta: a gestão ambiental é uma ferramenta utilizada por empresas que buscam se enquadrar nos padrões ambientais, seu ciclo de atuação pode ser amplo, baseado nos aspectos legais e que de forma clara dão diretriz as ações de melhoria do meio ambiente, controle das atividades realidas, controle das questões poluidoras, entre outros benefícios. temos muitos exemplos de empresas que hoje para crescimento e melhor visualizaçãonão somente de mercado ou social que fazem a aplicação da iso 14000 e consegue muitos benefícios quanto a implantação desse sistema.
	
Gabarito: A gestão ambiental consiste em um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos que se adequadamente aplicados, permitem reduzir e controlar os impactos introduzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente. O ciclo de atuação de gestão ambiental, para que esta seja eficaz, deve cobrir desde a fase de concepção do projeto até a eliminação efetiva dos resíduos gerados pelo empreendimento depôs de implantado e durante todo o período de seu funcionamento. A gestão ambiental também deve contribuir para a melhoria contínua das condições ambientais, de segurança e saúde ocupacional de todos os seus colaboradores e para um relacionamento sadio com os segmentos da sociedade que interagem com o empreendimento e a organização.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202415751)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Os Sistemas de Gestão Ambiental devem ser analisados em suas 03 dimensões: a Espacial, a Temática e a Institucional. Caracterize cada uma dessas dimensões.
		
	
Resposta: o sistema ambiental de forma espacial atende a empresa e sociedade como um todo, através da adoção das normas é possível fazer um levantamento técnico e definir parâmetros e metas para as ações. de forma temática, consegue através de programas e projetos alcançar dimensos dentro da empresas e fora, viabilizando e melhorando os aspectos ambientais. na parte institucional, agrega valores, respeito e conhecimento da empresa quanto aos aspectos de meio ambiente, inclusive com a parte dos acionistas e sociedade que hoje cada vez mais se interessa pela questão ambiental.
	
Gabarito: A Espacial que corresponde à área na qual se espera que as ações de gestão tenham eficácia; a Temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam e a Institucional relativa aos agentes que tomaram as iniciativas de gestão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202248281)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo a Resolução CONAMA n° 237/97, licenciamento ambiental é um procedimento administrativo para conduzir o processo, resguardando o direito de preservar o meio ambiente dos impactos oriundos das atividades com potencial de degradação ou que utilizam os recursos naturais. Uma vez verificada a necessidade do procedimento, o órgão ambiental irá proceder, abrangendo as seguintes fases:
		
	
	licença prévia, licença definitiva e plano de monitoramento.
	
	alvará de licença, plano de contingência e plano de monitoramento.
	
	regularização da área, alvará de licença e plano de monitoramento.
	 
	licença prévia, licença de instalação e licença de operação;
	 
	avaliação de impacto ambiental, estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202249072)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	 
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202747072)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Política Nacional do Meio Ambiente , Lei 6.938, de 17/01/1981.
		
	
	Reordena a legislação ambiental brasileira no que se refere às infrações e punições. A partir dela, a pessoa jurídica, autora ou co-autora da infração ambiental, pode ser penalizada, chegando à liquidação da empresa, se ela tiver sido criada ou usada para facilitar ou ocultar um crime ambiental.
	 
	A mais importante lei ambiental. Define que o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente de culpa. O Ministério Público (Promotor de Justiça ou Procurador da República) pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados.
	
	Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Recursos Hídricos.
	
	Institui a Política Ambiental para o Município de Charqueadas e dá outras providências.
	
	Lei, que trata da ação civil pública de responsabilidades por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimônio artístico, turístico ou paisagístico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202829539)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, de acordo com os preceitos do 1º. Do art. 14º. Da Lei n. 6.938/81, é uma ____________________________ e se fixa independentemente de culpa.
		
	
	degradação ambiental
	 
	responsabilidade objetiva
	
	responsabilidade social
	
	responsabilidade subjetiva
	 
	ação corretiva
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202778789)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A omissão de dados técnico-científicos durante um processo de licenciamento ou autorização ambiental é considerado(a):
		
	
	Um mecanismo de agilidade e preservação ambiental
	 
	Crime ambiental
	
	Conduta normal pela legislação
	
	Falha técnica, porém, não evidencia crime ambiental
	
	Um processo normal de negociação
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202249031)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, talcomo existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202348740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por causa de pressões sociais, comerciais e das lições aprendidas na década de 1980, a International Organization for Standartization (ISO) anunciou no Rio de Janeiro em 1982, a decisão de desenvolver uma série de normas sobre gestão ambiental. Essa série é:
		
	
	ISO 9000
	
	ISO 21300
	
	OHAS
	 
	ISO 14000
	
	ISO 9001
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202348709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual tópico abaixo não corresponde ao segundo princípio da etapa de implantação de um SGA por uma empresa?
		
	 
	Treinamento, Conscientização e Competência
	
	Requisitos legais e outros requisitos
	
	Objetivos e metas
	
	Aspectos ambientais
	
	Programas de Gestão Ambiental

Outros materiais