Buscar

EXERCCIOS_aula_1_a_10_e_Avaliao_Parcial__FUNDAMENTOS_DAS_CIENC_SOCIAIS.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos das ciências sociais
Aula 1:
	1a Questão (Ref.: 201509319133)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 30)       Saiba  (1 de 6)
	
	Veja - 06/09/2012 - 10:13 - Eleições 2012 "Pesquisa eleitoral dá o tom da campanha nas ruas Apesar de os candidatos insistirem na máxima de que pesquisa eleitoral é um retrato do momento e evitarem, publicamente, comemorar ou demostrar preocupação com os resultados, fato é que os reflexos dos números podem ser sentidos nas ruas. No mesmo dia da publicação de mais uma pesquisa Datafolha, o primeiro colocado, Celso Russomanno (PRB), teve uma agenda no extremo sul da cidade onde não faltaram comentários sobre a liderança e possíveis rivais no segundo turno. Já o segundo colocado, José Serra (PSDB), que registrou queda na preferência do eleitorado, teve um encontro fechado com taxistas e preferiu se calar sobre a pesquisa." A pesquisa eleitoral é um instrumento de investigação que permite compreender os conceitos de poder, autoridade e dominação, conceitos que são utilizados por qual ciência social?
		
	
	Ciência da comunicação.
	
	Ciência da Informação.
	 
	Ciência Política.
	
	Ciência Eleitoral.
	 
	Ciência Antropológica.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509384826)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 30)       Saiba  (1 de 6)
	
	"As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política." (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão corretas as opções:
		
	
	III e IV.
	 
	I, II e V.
	
	I e III.
	
	I, III e IV.
	
	II e III.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509389100)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 30)       Saiba  (1 de 6)
	
	A ciência que estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos é a:
		
	
	Filosofia
	 
	Antropologia
	
	Psicologia
	
	Sociologia
	
	Ciência Política
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509321000)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 30)       Saiba  (1 de 6)
	
	As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção correta.
		
	
	A explicação sociológica deve seguir os padrões de pensamento dominantes na sociedade estudada.
	 
	A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
	
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
	
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
	
	Todos os sociólogos estão de acordo cm a ideia de que é necessário mudar, além da natureza humana, também a sociedade em que vivem.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509158335)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 30)       Saiba  (1 de 6)
	
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509224654)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 30)       Saiba  (2 de 6)
	
	Observe a frase: " NÃO SE NASCE MULHER, TORNA-SE MULHER. " A partir de tão conhecida frase de Simone de Beauvoir e dos conhecimentos acerca do modo como as Ciências Sociais abordam a questão do comportamento de gênero, assinale a alternativa correta sob o ponto de vista sócioantropológico:
		
	
	Homens são mais fortes fisicamente que mulheres; portanto, é natural a relação de poder instituído e construído numa sociedade entre os sexos.
	
	A diferenciação de papéis sociais entre homens e mulheres baseia-se em critérios puramente biológicos.
	
	Partindo da ideia de que a diferenciação entre os sexos é biológica, o movimento feminista enquanto fenômeno social, por exemplo, reivindica igualdade natural entre homens e mulheres.
	 
	Ser mulher é um comportamento apreendido através de um processo de socialização.
	
	Ser mulher é uma criação extremamente cultural, mas ser homem é um dado somente natural.
Aula 2:
	1a Questão (Ref.: 201509390742)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 19)       Saiba  (3 de 4)
	
	Vários cientistas sociais enfatizam as diferenças metodológicas entre as ciências naturais e as ciências sociais. Com base nesta afirmação, examine as proposições apresentadas.
I - As ciências naturais estudam fenômenos simples e as ciências sociais estudam fenômenos complexos.
II - Os fenômenos sociais não podem ser analisados fora do contexto em que foram originalmente produzidos.
III - O pesquisador não tem como reproduzir os fenômenos sociais em laboratórios de pesquisa.
IV - A interpretação não é parte do trabalho do cientista social, pois toda ciência é objetiva e neutra.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, IV.
	
	II e IV.
	
	II, III e IV.
	
	todas.
	 
	I e II e III.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509319474)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 19)       Saiba  (3 de 4)
	
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Partindo dessa perspectiva, assinale quais das afirmações abaixo sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais é correta: I - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente. II - As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente. III - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós,
pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
		
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	 
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509384361)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 19)       Saiba  (3 de 4)
	
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa:
		
	
	às Ciências Filosóficas
	
	às Ciências Tecnológicas
	
	às Ciências Sociais
	 
	às Ciências Naturais
	
	às Ciências Exatas
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509375607)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 19)       Saiba  (3 de 4)
	
	Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
		
	
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	 
	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
	
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509729126)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 19)       Saiba  (1 de 4)
	
	As afirmações abaixo pretendem caracterizar os fenômenos sociais e humanos como dimensões da realidade sob a qual as ciências sociais se debruçam: I - São facilmente compreendidos pelo pesquisador, que, inclusive, pode abrir mão de instrumentos metodológicos mais rigorosos e das contribuições teóricas mais elaboradas: sua simplicidade torna desnecessária qualquer apelo à sofisticação; II - São facilmente reproduzidos em condições controladas; III - São históricos, influenciados pelo tempo e pelo espaço em que ocorrem; IV - São generalizáveis e de fácil observação, por isso, são considerados fenômenos simples. Identifique a única alternativa correta.
		
	
	Apenas a afirmação II está correta;
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	 
	Apenas as afirmação III está correta.
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509374366)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 19)       Saiba  (4)
	
	A especificidade das Ciências Sociais pode ser observada quanto ao seu objeto e método de estudo e isto as diferencia das Ciências Naturais, por exemplo. Marque a opção abaixo que contempla a especificidade das Ciências Sociais:
		
	
	a possibilidade de reprodução em laboratório das experiências sociais históricas.
	 
	a relação dialética entre o investigador e o objeto investigado.
	
	a possibilidade de controle e reprodução de fenômenos sociais em laboratório
	
	a neutralidade científica absoluta do investigador diante do seu objeto de estudo.
	
	o distanciamento absoluto e a neutralidade científica total entre o objeto de estudo e o observador
Aula 3:
	1a Questão (Ref.: 201509763641)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 20)       Saiba  (1 de 10)
	
	Crash, filme vencedor do Oscar de 2005, retrata as tensões verificadas numa grande cidade (Los Angeles) na convivência entre pessoas de diferentes origens étnicas e classes sociais. Contextos como esse mostram a necessidade da busca do reconhecimento da diversidade cultural como algo positivo. Tal fenômeno, que se impõe no mundo contemporâneo é conhecido como:
		
	
	Cientificismo
	
	Monoculturalismo
	 
	Multiculturalismo
	
	Etnocentrismo
	
	Positivismo
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509722683)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	A pesquisa do antropólogo sobre novas culturas deve ser fundamentada na análise neutra do que é percebido. Quando ele, por algum erro, passa a considerar os aspectos de sua própria cultura como o padrão, a norma, passando a ver o diferente como errado, ele está assumindo uma postura?
		
	
	Policêntrica
	
	Naturalista
	
	Falocêntrica
	 
	Etnocêntrica
	
	Egocêntrica
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509722411)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	Recentemente têm provocado reações algumas ¬declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:
		
	 
	etnocêntrica.
	
	paranoica.
	 
	xenófoba.
	
	preconceituosa.
	
	relativista.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509729039)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e, ao analisar a discriminação de grupo em relação a outro que é considerado inferior por diferenças em hábitos, vestuário ou postura, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
		
	
	Relativismo cultural
	
	Universo sociocultural
	
	Diversidade cultural
	
	Alteridade
	 
	Etnocentrismo
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509374572)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	Duas novas tentativas de homicídio - uma contra um pai de santo e a outra contra um membro da religião afro - foram registradas pela Comunidade Tradicional de Terreiro da Cidade de Manaus, como mais dois casos de violência atribuída à intolerância religiosa e homofobia em Manaus. Com esses, sobe para sete o número de ataques a pais de santo e frequentadores de terreiros na cidade nos últimos quatro meses. (Publicado no Jornal A Crítica, de Manaus, em 18/02/2014). As atitudes de violência descritas no texto acima revelam uma clara repulsa e intolerância dos praticantes das agressões, com as práticas religiosas e culturais dos grupos que foram alvo dos ataques. A partir da abordagem antropológica da cultura, estas ações podem ser definidas como:
		
	 
	etnocêntricas.
	
	bárbaras.
	
	egocêntricas.
	
	relativistas.
heréticas.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509374384)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo.
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
Aula 4:
	1a Questão (Ref.: 201509809727)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 4)
	
	Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um "instrumento", por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva. Daí a importância desse "instrumento", pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal "instrumento" um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva neste instrumento, isto é, agente do processo de elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade. (http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm) Qual seria esse "instrumento" a que se refere Rousseau?
		
	
	a moral e os bons costumes.
	
	a nota fiscal.
	
	o executivo, o legislativo e o judiciário.
	 
	o contrato social.
	
	a constituição federal.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509808426)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 4)
	
	"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
		
	
	Charles Darwin
	 
	John Locke
	
	Herbert Spencer
	
	Cesare Lombroso
	
	Augusto Comte
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509264876)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 15)       Saiba  (1 de 4)
	
	Max Weber propõe as seguintes formas puras de dominação:
		
	
	carismática, carismático-legal, tradicional.
	 
	carismática, racional-legal e tradicional.
	
	carismática, racional-legal e ideológica.
	
	carismática, total e legal.
	
	carismática, simbólica e racional-legal.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509153995)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 15)       Saiba  (4)
	
	"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:
		
	
	Nobreza e Plebe
	
	Proletariado e Nobreza
	 
	Burguesia e Proletariado
	
	Nobreza e Clero
	
	Burguesia e Nobreza
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509808500)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 15)       Saiba  (1 de 4)
	
	Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
		
	 
	Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
	
	Dominação Tradicional, Dominação Carismática e Dominação Racional legal
	
	Dominação Carismática, Dominação Tradicional e Dominação Racional legal
	
	Dominação Carismática, Dominação Racional legal e Dominação Tradicional,
	 
	Dominação Racional legal,Dominação Tradicional e Dominação Carimática
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509374622)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 4)
	
	Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
		
	
	Weber
	 
	Hobbes
	
	Locke
	
	Marx
	
	Rousseau
Aula 5:
	1a Questão (Ref.: 201509763578)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (1 de 1)
	
	A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como:
		
	
	Cientificismo
	
	Positivismo
	
	Darwinismo social
	 
	Neocolonialismo
	
	Neoliberalismo
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509374405)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (1)
	
	Corrente filosófica criada por Augusto Comte , cujo tema central é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da Humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento. Esta corrente de pensamento, predominante na segunda metade do século XIX, é o (a):
		
	 
	Positivismo
	
	Multiculturalismo
	
	Sociologia Compreensiva
	
	Marxismo
	
	Relativismo
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509812411)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (1)
	
	Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia como ciência podemos afirmar que:
		
	
	A Sociologia surge no século XX como consequência da complexificação da sociedade com a globalização.
	
	A Sociologia como ciência nasce independente, desvinculada de qualquer outro tipo de saber, área do conhecimento ou evento.
	
	A Sociologia surge durante a Baixa Idade Média por conta do fim das Cruzadas e do surgimento da burguesia como classe.
A Sociologia surge no contexto do neocolonialismo por conta das informações enviadas sobre os povos exóticos pelos viajantes, que foram sistematizadas pelos primeiros sociólogos.
	 
	A Revolução Industrial é um dos eventos que propiciam o surgimento da sociologia como ciência, pois esta ciência se configura como uma resposta à instalação definitiva do capitalismo e a ascensão da ideologia burguesa.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509732110)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (1)
	
	A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos tratados pela Sociologia?
		
	
	O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
	
	O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
	 
	O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.
	
	A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.
	 
	A situação da classe trabalhadora, a sociedade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509732094)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (1)
	
	Marque a alternativa abaixo que explica com clareza a essência do pensamento Positivista.
		
	
	Valoriza a ciência como única forma concreta de respostas eficazes para os problemas da humanidade, que funciona com auxílio da filosofia e da religião.
	
	Considera que o conhecimento humano evolui da experiência sensível à lógica racional e que só é possível atingir a informação correta depois de muitas repetições do procedimento que conduz do objeto a consciência e da consciência ao objeto, provando a existência da ciência matemática.
	
	Tenta conciliação entre o teórico e o prático, o ideal e a realidade, buscando enfim reunificar a razão e construir um conceito de absoluto baseado nos ideais religiosos.
	
	Dá ênfase à importância da base material (a estrutura econômica, o modo de produção) que garante a manutenção da vida coletiva, por intermédio da alienação no trabalho.
	 
	Expressa confiança no progresso da industrialização e na manutenção da ordem. Cultua a ciência e valoriza o método científico.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509381379)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (1)
	
	O Darwinismo Social, numa analogia a teoria de Darwin, foi utilizado para explicar a evolução dos grupos sociais. Conforme esta teoria podemos afirmar:
		
	
	Os grupos sociais mantêm-se os mesmos desde a Antiguidade;
	
	Os grupos sociais se modificam independentemente do caráter biológico;
	
	Os grupos sociais demonstram-se não adaptados, lutando para sobreviver;
	 
	Os grupos sociais se modificam e se desenvolvem, saindo do estado inferior para alcançar o superior.
	
	os grupos sociais mostram-se evoluídos e sem aspectos a desenvolver.
Aula 6:
	1a Questão (Ref.: 201509380534)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 17)       Saiba  (0)
	
	O que Emille Durkheim denominou como fato patológico ?
		
	
	É todo fato que fica restrito ao método de investigação das ciências da natureza.
	 
	É todo fato que extrapola os limites aceitos pela consciência coletiva.
	
	É todo fato que não se limita ao que é imposto pela sociedade.
	
	È todo fato que engendra estado ¿mórbido¿ e o consenso .
	
	É um fato que se assemelham aos fatos naturais.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509391713)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 17)       Saiba  (0)
	
	Durkheim parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de Socialização, a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse tudo ele chamou de Fatos Sociais, e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Segundo Durkheim são características do fato social:
		
	
	A interioridade, a coercitividade e a generalidade
	
	A interioridade, a coercitividade e a particularidade
	
	A exterioridade, a coercitividade e a particularidade
	
	A diversidade, a comunicabilidade e a socialização
	 
	A exterioridade, a coercitividade e a generalidade.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509811486)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 17)       Saiba  (0)
	
	Émile Durkheim escreveu em seu livro As regras do método sociológicos que o fato social é independente e exterior ao indivíduo, e é capaz de condicionar ou mesmo determinar suas ações. Relacione os três princípios básicos de fatos sociais. (1)coercitividade (2)exterioridade (3)generalidade ( ) Os fatos sociais são exteriores a pessoa e não dependem de sua consciência. ( ) Força que a sociedade exerce sobre os pessoas, obrigando-as, através do constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores sociais vigentes; ( )Os fatos sociais são coletivos e permeia toda a sociedade sobre a qual atuam.
		
	
	1,2,3
	
	2,3,1
	 
	2,1,3
	
	3,1,2
	
	3,2,1
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509810767)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 17)       Saiba  (0)
	
	Durkheim considerava a generalidade uma das importantes características de um fato social. Assinale a alternativa que corresponda a essa característica do fato social:
		
	
	Que não foi instituído pelos indivíduos que fazem parte dela, quando eles chegaram ou nasceram ele já existia.
	
	É a ausência de regras.
	 
	Que atinge a totalidade ou grande parte de um grupo social.
	
	Nenhuma das respostas
	
	Que tem o poder de exercer influência sobre as consciências particulares, se comportando como norma.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509809668)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 17)       Saiba  (0)
	
	A formação da sociologia teve como um de seus temas centrais, a sociedade moderna. Para os primeiros sociólogos, era de primeira importância compreender o processo social em curso, visível em transformações nas relações de trabalho, de amizade, e até mesmo na vida religiosa das pessoas. Aponte a alternativa que INDICA os conceitos desenvolvidos pelo sociólogo francês Émile Durkheim
		
	
	Capital e trabalho.
	
	Feudalismo e Idade Moderna.
	 
	Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
	
	Objetividade e secularização.
	 
	Sociedade complexa e democrática.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509811030)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 17)       Saiba  (0)
	
	Anomia é um conceito:
		
	
	desenvolvido por Marx e significa uma falsa consciência produzida pelos especialistas no trabalho intelectual.
	 
	desenvolvido por Durkheim e significa a pressão da sociedade para o fato social se tornar normal.
	 
	criado por Durkheim e significa ausência de leis e regras na sociedade.
	
	definidor da luta de classe para Marx.
	
	que explica as emoções da ação social afetiva de Weber.
Aula 7: 
	1a Questão (Ref.: 201509159436)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (1 de 1)
	
	A Sociologia, para Max Weber, é a ciência “que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la casualmente em seu desenvolvimento e efeitos” (Weber, Max. Economia e Sociedade). Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo constrói tipos puros ou ideais de ação social. Nesta perspectiva, analise o texto abaixo e identifique o tipo de ação social
presente no plano governamental em questão:
"Plano Nacional de Direito Humanos prevê adoção por casais homossexuais (UOL Notícias, 15/05/2009). O governo federal lançou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais. "Eu e o meu companheiro temos 37 direitos que não são respeitados. Queremos direitos iguais", disse Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Para o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), essas mudanças levam tempo, mas o plano ajudaria a antecipar as decisões. "Antes, se falaria em torno de ideias, propostas. Agora é um plano governamental, e cada ministério tem que se adaptar", disse. "Há um crescente reconhecimento na sociedade, há muitos anos existem casais gays. Existe a convivência. Esse é um passo que o Brasil deu na sua construção democrática”.
Após análise do texto, marque a opção correta: 
		
	
	Ação patológica
	 
	Ação racional em relação a valores
	
	Ação afetiva
	
	Ação tradicional
	
	Ação carismática
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509732153)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (1 de 1)
	
	A ação de um indivíduo inspirada em suas emoções imediatas - vingança, admiração, desejo, compaixão - sem considerações de meios ou de fins de atingir, é classificada por Max Weber como:
		
	
	Ação tradicional
	 
	Ação afetiva
	
	Ação irracional
	
	Ação racional em relação a fins
	
	Ação racional em relação a valores
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509731637)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (1)
	
	Sobre a teoria do conhecimento weberiana assinale a única alternativa correta:
		
	
	Weber procurou negar qualquer tipo de subjetividade nas Ciências Sociais.
	
	Weber defendia que a sociologia deveria ter o mesmo grau de objetividade das ciências naturais.
	
	Weber afirma a possibilidade de um conhecimento absoluto, livre de quaisquer pressupostos, capaz de definir de modo completamente neutro qual a verdade absoluta.
	
	A construção teórica de tipos ideais se aproxima da teoria positivista.
	 
	O modelo teórico weberiano procura valorizar a interpretação do sociólogo na análise das ações sociais, por isso seu método é identificado como método compreensivo.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509381488)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (1 de 1)
	
	Weber, em sua Sociologia Compreensiva, definiu as ações sociais e classificou-as em diferentes tipos. Entre elas destacamos a ação afetiva que se caracteriza por:
		
	
	ser orientada pela tradição, onde os indivíduos atuam em função dos mesmos;
	
	ser motivada por crenças e valores morais, religiosose políticos;
	
	ser orientada por questões individuais onde a principal motivação é a necessidade a satisfazer.
	
	ser motivada por fins específicos para o alcance de objetivos;
	 
	ser orientada por emoções tais como paixão, raiva, amor;
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509414368)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (1 de 1)
	
	Na perspectiva de Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade. Assim, a racionalidade econômica capitalista seria um exemplo de ação:
		
	
	patrimonial
	
	tradicional
	 
	racional realtiva a fins
	
	racional relativa a valores
	
	afetiva
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509156255)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (1 de 1)
	
	Com relação aos tipos puros de ação social na teoria de Weber, assinale a única alternativa correta:
		
	
	O homem que casa na Igreja, apesar de não ser um devoto praticante, pratica uma ação tipicamente "afetiva";
	
	As condutas humanas são tanto mais racionalizadas quanto maior for a submissão do agente aos costumes e afetos e quanto mais ele se oriente por um planejamento adequado à situação;
	
	Quando na rua começa a chover, e uma quantidade de indivíduos abre, ao mesmo tempo, seus guarda-chuvas, este tipo de ação é um caso típico de objeto de estudo da sociologia weberiana;
	
	Um procedimento científico ou uma ação econômica, quando não sofrem perturbações de tradições e afetos expressam uma tendência racional visando aos valores;
	 
	A maioria dos crimes passionais podem ser interpretados como ações afetivas, na medida em que são orientadas pelo ciúme, pela raiva e por outros impulsos passionais.
Aula 8:
	1a Questão (Ref.: 201509388483)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (0)
	
	A luta de classes cumpre uma função importante: é ela que faz as mudanças sociais acontecerem. É portanto o "motor da história". Esta afirmação se refere ao pensamento de que autor?
		
	
	Emile Durkheim
	
	Charles Darwin
	 
	Karl Marx
	
	Max Weber
	
	Auguste Comte
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509381829)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (0)
	
	"O que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é o ter consciência (ser racional), nem tampouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem."( Jean-Paul Sartre) Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida:
		
	
	o entendimento das intenções subjetivas dos atores sociais.
	
	os sistemas sociais capazes de gerar, na esfera da reprodução, mecanismos que contribuem para a estabilidade social
	 
	a análise das relações do homem com a natureza e das relações entre homens na atividade produtiva.
	
	uma ideia ou conceito previamente fixado pelo pesquisador
	
	o comportamento humano diante dos problemas nascidos nas relações familiares.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509381515)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (0)
	
	Marx, em suas contribuições, discute o modo de pensarmos as contradições da realidade asim como as diferenças sociais e suas transformações. A este aspecto teórico, em Marx chamamos:
		
	 
	Dialética;
	
	Síntese;
	
	Hermenêutica;
	
	Tese
	
	Sofisma;
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509377507)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba  (0)
	
	"Quanto mais o trabalhador se empenha em seu trabalho, tanto mais poderoso se torna o mundo estranho que ele cria contra si mesmo, tanto mais pobre se tornam ele e seu mundo interior, e menos estes lhe pertencem (...) o trabalhador coloca sua vida no objeto; mas agora ele não mais o pertence (...). O que o produto de seu trabalho é, ele não é."(Karl Marx). Assinale a alternativa cujo conceito desenvolvido por Karl Marx está expresso no texto.
		
	
	práxis.
	
	ideologia.
	 
	alienação.
	
	anomia.
	
	modo de produção.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509164239)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (0)
	
	 
Observe a figura abaixo, leia o texto e responda à questão proposta (adaptada do ENADE 2008)
 A foto acima, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929. Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela:
		
	
	 
O consumismo de determinadas classes sociais
	
	 
A possibilidade de ascensão social universal
	 
	 
As contradições da sociedade capitalista
	
	 
A esperança de um futuro melhor para negros
A capacidade de organização do operariado
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509732167)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba  (0)
	
	A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
		
	
	Anomia
	
	Ordem social
	
	Práxis
	
	Ação social
	 
	Ideologia
Aula 9:
	1a Questão (Ref.: 201509163638)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (0)
	
	Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a ideia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global. M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica. S. Paulo: Boitempo, 2003 (questão adaptada do ENADE 2005 em Ciências Sociais). Assinale a única opção correta referente ao assunto do texto acima.
		
	
	O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira.
	
	O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
	 
	A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
	
	O trabalho no mundo contemporâneo deixou de ser uma atividade a partir da qual identidades sociais são construídas e reproduzidas.
	
	O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509163646)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (0)
	
	Acerca da interação entre ser humano e meio ambiente, assinale a opção CORRETA.
		
	
	A poluição das águas não é um problema de difícil solução visto que se trata de um elemento natural que flui em todas as partes do ecossistema e é facilmente renovável.
	
	A qualidade do ar é afetada diretamente por substâncias químicas jogadas na atmosfera e pelas queimadas nas florestas, razão pela qual o Acordo de Kyoto, que regula esses processos poluentes, foi aceito, de forma unânime, pela comunidade internacional.
	
	A questão ambiental diz respeito somente às populações das florestas, não se constituindo em problema para as populações urbanas, que possui grande tecnologia.
	
	O consumo ilimitado que se observa nas sociedades industrializadas não deve ser analisado apenas sob aspectos negativos, ao contrário, verifica-se crescente impacto positivo do lixo industrial sobre a renovação dos recursos naturais
	 
	A distribuição e os padrões de organização das populações e seus efeitos no meio ambiente estão todos inter-relacionados e são tópicos importantes para a análise das condições da existência social.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509155687)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 8)       Saiba  (0)
	
	O BICHO (de Manuel Bandeira): Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos./ Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão,/ Não era um gato,/ Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem.
Com base no texto, assinale a única opção correta:
		
	
	A situação de miséria na qual se encontram inúmeras pessoas no Brasil é resultado da má utilização de alimentos, que poderiam ser consumidos, se fossem doados a tempo a comunidades carentes.
	
	A miséria gerada pela má distribuição de renda resulta num consumo excessivo, levando o lixo a ser uma fonte de alimento viável àqueles que desejam comer aquilo que não conseguem comprar.
	 
	A exclusão social no Brasil é tão intensa e violenta a ponto de levar pessoas a se rebaixarem à condição de "bichos", que, não possuindo alternativas, retiram do lixo sua alimentação.
	
	A exclusão social no Brasil leva cidadãos a condição de "abutres", desenvolvendo atividades ecologicamente sustentáveis em relação ao lixo, exercendo um papel não desenvolvido pelas camadas mais ricas da população.
	
	A falta de consciência social das camadas mais ricas da população brasileira resulta na falta de medidas assistenciais que possam fornecer alimentos àqueles que não possuem alimentação adequada.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509416110)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (0)
	
	Giddens define a Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais, unindo localidades distantes". Tal aproximação, no entanto, ocorre muitas vezes somente no mundo virtual. Muitos estudiosos atentam para:
		
	
	A distribuição igualitária de recursos virtuais.
	
	O fato da Globalização só trazer riqueza;
	 
	A desigualdade e exclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	A igualdade e inclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	O fato da Globalização só trazer benefícios;
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509820612)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	Isso é coisa de veado; Fulano parece uma bicha. Essas expressões, recorrentemente utilizadas, expressam que tipo de preconceito?
		
	
	Preconceito de raça
	
	Preconceito de gênero
	
	Preconceito de classe
	
	Preconceito de nacionalidade
	 
	Preconceito de orientação sexual
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509326368)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (0)
	
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de televisão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Antropologia e Sociologia, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	
	O texto mostra que as populações mais pobres são menos desenvolvidas intelectualmente, o que dificulta sua percepção de espaço.
	
	O texto faz uma crítica severa à indústria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	O texto faz uma critica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
Aula 10: 
	1a Questão (Ref.: 201509720196)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	A partir dos anos 1970, ainda que fosse dominante
o modelo da família nuclear, surgem versões inéditas de conjugalidade, sendo os indivíduos das camadas médias urbanas os que primeiro buscaram alternativas fora dos padrões institucionalizados. Apesar do predomínio do modelo nuclear conjugal, entre as famílias das camadas médias, aumentaram as experiências de vínculos afetivo-sexuais variados e o contingente de mulheres optando pela maternidade fora da união formalizada, por exemplo. Estas mudanças da concepção de família, desde então, ganhou mais recentemente um novo capítulo:
		
	
	a substituição da família nuclear pela família homoafetiva
	 
	o reconhecimento social e jurídico da família homoafetiva;
	
	o enfraquecimento da família homoafetiva;
	
	o fortalecimento jurídico da família tradicional;
	
	estigma sobre as famílias homoafetivas;
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509763735)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Pela primeira vez o IBGE divulgou dados sobre o casamento gay no Brasil. No ano passado, para cada mil casamentos heterossexuais, houve três uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Quase metade dos casamentos gays foram realizados em São Paulo. Muitos desses casais são formados por pessoas que já estavam juntas há muito tempo, mas só puderam oficializar a união depois que o Conselho Nacional de Justiça autorizou o casamento entre homossexuais, no ano passado. Pela primeira vez o IBGE analisou os números de casamentos gays no Brasil. No ano passado, ocorreram 3.701 uniões entre pessoas do mesmo sexo, o que representa 0,35% do total de casamentos no país. São Paulo foi o estado que registrou o maior número de uniões gays, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais. "É uma questão legal, justamente o que nós buscamos. É igualdade de direitos", diz o presidente da associação da Parada LGBT Fernando Quaresma. A maioria dessas uniões gays no país foi entre mulheres: 52%. Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/12. Acesso em 25/02/2015. Os dados acima demonstram que a união entre pessoas do mesmo sexo torna-se um fenômeno cada vez mais presente e reconhecido na sociedade brasileira. Em relação a esse tipo de união é correto afirmar que:
		
	 
	Forma uma família constituída de forma distinta e decorrente dos tempos atuais, em que novas configurações familiares se impõem.
	
	Não forma uma família porque no Brasil ainda não foi criada uma lei que institua o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
	
	Forma uma família porque laços consanguíneos unem os indivíduos que estabelecem essa união.
	
	Não forma uma família porque se trata de uma fenômeno antinatural e família é um conceito essencialmente biológico.
	
	Não forma uma família, pois só pode ser considerada família a formada por pai, mãe e seus descendentes.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509763725)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu manter medida liminar obtida pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) para obrigar a União e a Funai a concluírem a demarcação de terras ocupadas por caboclos ribeirinhos no Médio e Baixo Rio Negro, nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, interior do Estado. Os caboclos mestiços foram considerados índios pela Funai como forma de viabilizar a demarcação das terras como indígenas. Com a manutenção da decisão, a Funai segue obrigada a apresentar os estudos técnicos e o laudo antropológico em 45 dias. Em caso de descumprimento, há previsão de multa diária no valor de R$ 5 mil. (disponível em http://www.questaoindigena.org/2014/06) Acesso em 25/02/2015). O texto acima retrata o processo de formação e reconhecimento de novas identidades étnicas, frequentemente verificado no Brasil atual. Esse processo pode ser, neste caso, atestado pelo fato de:
		
	
	Os índios receberem privilégios do Estado Brasileiro.
	
	A demarcação de terras ter sido feita na região amazônica.
	
	A Justiça obrigar a Funai a demarcar terras indígenas.
	
	As populações ribeirinhas não serem índios verdadeiros.
	 
	Caboclos mestiços passarem a ser reconhecidos como índios.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509779418)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	Nos melhores postos da sociedade estão os brancos. Os negros estão nos piores e são, muitas vezes, ligados a crimes. Mesmo os brancos que, conscientemente, não creem que os negros sejam inferiores, constroem imagens negativas inconscientes dos negros. Não se trata de atribuir culpa a ninguém, mas esse 'olhar branco' dos que detêm os postos de decisão social ajuda a reproduzir desigualdades raciais (TRATEMBERG, Maurício. Folha de São Paulo, 13 out. 203). De acordo com o olhar das ciências sociais sobre a questão racial e étnica no Brasil, podemos concluir que:
		
	
	a desigualdade social brasileira é de classe e independe da cor de pele das pessoas.
	
	como as pessoas são iguais, a questão racial e étnica não tem relação com a política.
	 
	a criminalização do racismo e as cotas são instrumentos de luta contra a discriminação.
	 
	a política de cotas é uma forma de reconhecimento da inferioridade do negro.
	
	o país é um exemplo de 'democracia racial', pois não discrimina os negros.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509773482)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Leia atentamente o texto abaixo: "(...) Expressões tais como a "cabeça do casal", "chefe provedor", "guardião moral da família" vêm adquirindo outros significados, tanto no imaginário popular como na literatura científica sobre famílias. Na prática, podemos observar um número significativo de homens assumindo as mais diversas tarefas com as crianças e com a casa. No cinema, nos parques, nos restaurantes é sempre possível encontrar homens sozinhos com seus filhos, enfrentando situações de indisciplina ou preocupados com o filho menor que não quer comer. Outros levam os filhos ao pediatra ou ao dentista sem nenhum constrangimento, enquanto suas mulheres estão no trabalho ou estudando. (...)" Fonte: Perucchi, Juliana. (2010). Nos trâmites da lei: Uma crítica à perspectiva tradicional da noção de família no âmbito da psicologia jurídica brasileira. Em relação aos novos padrões familiares do ponto de vista das Ciências Sociais podemos afirmar que:
		
	
	A família é formada por um homem e uma mulher e seus parentes;
	
	Mães solteiras com seus filhos não constituem uma família;
	
	As transformações ocorridas na condição feminina não afetam os modelos familiares.
	 
	O número de famílias recombinadas vêm aumentando;
	
	O número de uniões consensuais vem diminuindo;
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509771012)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	"A partir dos anos 80 novos modelos de família começam a emergir de modo mais frequente/visível. Surgem as famílias monoparentais. O vocábulo monoparental foi sugerido por Nadine Lefaucheur e sociólogas feministas que teriam utilizado o termo a fim de valorizar lares chefiados por mulheres (divorciadas, mães solteiras, viúvas) e que puderam constituir suas famílias sem sofrer tanto a pressão que a sociedade antes as imputava." (gestaoecuidado.blogspot.com/.../familia-contemporanea-e-seus-novos) Leia as assertivas abaixo considerando o texto acima e assinale: I- O aumento das famílias monoparentais evidencia o crescimento de famílias chefiadas por mulheres após a dissolução dos laços matrimoniais. II- Apesar do crescimento da família monoparental, o modelo de referência ainda é a família nuclear composta de pai, mãe e filhos. III- Na contemporaneidade, a consanguinidade é condição necessária e obrigatória para o reconhecimento do grupo como família. Estão corretas:
		
	
	as alternativas I e III.
	 
	as alternativas I e II.
	
	Somente a III.
	
	as alternativas II e III.
	
	somente a I.
AVALIAÇÃO PARCIAL:
	1a Questão (Ref.: 201509394789)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais
		
	
	Política, História e Antropologia
	
	Sociologia, Historia e Antropologia
	
	Antropologia, Psicologia e Sociologia
	 
	Antropologia, Sociologia e Politica
	
	Politica, Psicologia Social e História
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509319120)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
		
	
	Economia.
	
	Antropologia.
	
	História.
	 
	Sociologia.
	
	Ciência Política.
	
	 3a Questão (Ref.: 201509816446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objeto de investigação das Ciências Sociais é o homem nas relações intersubjetivas. Os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise seja parcial. Os fatos estudados pelo cientista social podem ser passadas ou serem reproduzidos em situações muito distintas. Mas não podem ser reproduzidos em condições controladas. Assim sendo podemos afirmar que:
		
	 
	As percepções são variadas, mudam com o tempo, porquanto históricas.
	
	O objeto das ciências sociais e o das ciências naturais possuem as mesmas características.
	
	As ciências naturais têm metodologia e as ciências sociais não.
	
	Estamos tratando de objetos simples
	
	O objeto das ciências sociais pode ser reproduzido infinitas vezes da mesma maneira e com os mesmos resultados
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201509729177)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles. Neste caso, podemos dizer que:
		
	 
	A matéria prima das Ciências Naturais não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.
	
	O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência.
	
	Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados diferentes e contraditórios.
	
	As ciências sociais abordam fenômenos simples, de fácil observação e que podem ser testados em laboratório.
	 
	As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.
	
	 5a Questão (Ref.: 201509374384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo.
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	 6a Questão (Ref.: 201509375425)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir dos estudos teóricos sobre a cultura para a antropologia, é correto afirmar que:
		
	
	a etnografia consiste na análise em gabinete do antropólogo sobre o material coletado por viajantes ou outras pessoas que tenham tido contato com as culturas objeto de estudo.
	
	a etnografia consiste na observação indireta da cultura objeto de estuo, em que o observador não entra em contato direto com a mesma.
	 
	a etnografia consiste na atividade de campo em que o pesquisador diretamente entra em contato com a cultura objeto de estudo, a fim de coletar dados sobre a mesma.
	
	a etnografia consiste na visão da cultura do outro (observado) como inferior à cultura do observador , a partir de uma hierarquização de valores absolutos.
	
	a antropologia moderna não admite mais a prática etnográfica, uma vez que não existem mais culturas exóticas a serem estudadas.
	
	 7a Questão (Ref.: 201509731079)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	 8a Questão (Ref.: 201509824501)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:
		
	
	Do proletariado.
	
	Dos comunistas.
	
	Da classe média.
	 
	Da burguesia.
	
	Dos trabalhadores.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509732108)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observando os modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais, podemos concluir que o darwinismo social consiste em:
		
	
	a crença de que a relação existente entre as diversas partes que compõem a sociedade é semelhante à relação que guardam entre si os órgãos de um organismo vivo.
	
	os vários processos relacionados às correntes evolucionistas.
	 
	a aplicação das idéias evolucionistas de Darwin às sociedades.
	
	a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico.
	
	a evolução da morfologia social.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 201509812441)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que representa a Lei dos Três Estados?
		
	
	Ela representa a aplicação das ideias evolucionistas de Darwin às Sociedades.
	
	Ela representa a evolução dos Três Estados em questão, que são o animista, o monoteísta e o politeísta.
	
	Ela representa a crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis.
	
	Ela representa uma análise que leva em conta as especificidades culturais das sociedades.
	 
	Ela se configura em uma filosofia da história na medida em que todos os homens de todos os tempos passariam por estes estágios num nível crescente de evolução.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais