Buscar

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS AULA l

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Técnico em ADM. - Processos Organizacionais		Profª Juliana Honda
ADMINISTRAÇÃO CONCEITOS:
Apesar de desde os primórdios da sociedade humana sempre ter havido idéias e práticas de administração, foi somente após as grandes transformações sociais dos séculos XV e XVI e após o advento da Reforma, ensejando o nascimento do capitalismo, que se firmou o conceito de eficiência como objetivo básico da adm.
Segundo Waldo, adm. é um tipo de esforço humano cooperativo que possui um alto grau de racionalidade.
Da definição, destaca-se a palavra cooperativa, esclarecendo que ela é aplicada em termos de resultados, isto é, a ação humana é cooperativa se produzir efeitos que estariam ausentes caso a cooperação não se efetivasse.
Outro ponto importante da definição é o “alto grau de racionalidade”. A ação humana é racional quando dirigida à consecução de objetivos. A ação racional é uma adequação de meios a fins. A ação racional é aquela dotada de estudo, de reflexão, de pensamento, na consecução das metas a serem atingidas. Finalmente, a racionalidade, dentro da organização, interessa-se pela construção de uma cadeia de meios e fins, visando integrar os executivos, desde os níveis mais baixos até os dirigentes de cúpula.
Outrossim, o conceito de Waldo torna-se exclusivo da adm. quando a ele juntamos duas perspectivas, que o completam. Assim, o tipo de esforço humano cooperativo, racional, que é adm., é aquele que apresenta uma perspectiva operacional e uma perspectiva sociológica.
Na perspectiva sociológica, encontramos as contribuições das ciências sociais para o desenvolvimento da adm., desde o conceito de burocracia de Max Weber.
Na perspectiva operacional, quer do estudioso, quer do estudante da adm., o processo adm. apresenta como característica intrínseca a organização-direção.
Fazendo uma analogia com os organismos vivos, podemos associar o termo organização à anatomia e o termo direção à fisiologia. Assim, a organização é estrutura e direção é funcionamento. É bom frisar, contudo, que são variáveis interdependentes e não se concebe uma sem a outra em qualquer sistema administrativo.
ORGANIZAÇÃO CONCEITOS:
“Organização é um tipo de associação em que os indivíduos – em número tal que contatos pessoais se tornam difíceis de ocorrer – se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistêmico estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos.”
								Pfiffner & Sherwood 
“O conjunto de pessoas que, sistemática e conscientemente, combinam seus esforços individuais para a concretização de uma tarefa comum.”	
											Steve
 
 “Organização é o arranjo sistemático das partes dependentes e independentes numa origem, unidade ou todo funcional, para a consecução de objetivos planejados.” Walter 
Organização Formal: 
É uma organização planejada. É um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar.
Organização Informal:
Constitui o resultado da interação espontânea dos membros da organização, o impacto das personalidades dos atores sobre os papéis que lhes foram destinados. É a maneira peal qual os membros da organização realmente se comportam.
Gerência de Processos Organizacionais:
Responsável pelos estudos, junto aos gerentes setoriais, visando assessorar a administração estratégica em matérias relativas ao design organizacional, além de problemas vinculados a centralização x descentralização, burocracia x adhocracia, diferenciação x integração, ou a processo decisório, cultura organizacional e temas afins.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais