Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL AV 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CCE0488_AV_201407302213 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL      
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 1        Data: 20/06/2015 16:58:10 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 244544)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Descreva as três fases da Ética Empresarial.
		
	
Resposta: Fase industrial - prizavam a visão moral e a gestão dos negócios - Fase pós-industrial - os interesses passam a não ser mais somente dos acionistas mas também dos steakholders - Fase da informação: a é tica é voltada a integridade e transparência.
	
Gabarito: Fase Industrial: A ética empresarial seria alcançada quando a organização, dentro de sua estrutura, se preocupasse condições legais e morais (Adam Smith e Max Weber). Fase Pós-industrial: Uma nova visão da empresa, não como máquina para obter o máximo de produção, mas sim como organização, como empresa. Todos os stakeholders ganhando e não somente os acionistas. Fase da Informação: Nesta era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial: integridade e transparência, para que haja viabilidade empresarial.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 668743)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	É possível que os Projetos Sociais de Responsabilidade Social das empresas, resolvam os problemas sociais na área que atua?
		
	
Resposta: Depdendendo do tamanho ou demanda desses problemas será possível definir, pois se os projetos sociais forem voltados a questões de pequeno tamanho é possível sim resolvê-los mesmo que temporariamente, mas em problemas maiores envolvendo um quantitativo grande de coisas e pessoas pode ajudar a amenizar os problemas e não solucionar.
	
Gabarito: Não, por mais que as empresas tenham interesses éticos no que se refere a contribuir para minimizar os problemas causados pelo capitalismo contemporâneo não terão como solucionar tais problemas, especialmente por não conseguir atender a todos/as que necessitam.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 265357)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ética, enquanto disciplina filosófica, que investiga a natureza do agir humano, tem sua origem na Grécia Antiga com o surgimento da Filosofia como um saber racional, especulativo, rigoroso, totalizante etc. Nesse sentido, muitos foram os filósofos gregos que contribuíram para o desenvolvimento da ética até ser instituída no campo científico de análise. Ressalta-se, porém, que o filósofo grego mais importante para a construção desse ¿status¿ da ética foi:
		
	 
	Aristóteles
	
	Protágoras
	
	Sócrates
	
	Platão
	
	Epicuro
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 570236)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na fase da industrialização várias questões passaram a ter destaque. Escolha alternativa que NAO está relacionada com a fase da industrialização:
		
	
	Avaliação de qualidade
	 
	Integridade e transparência
	
	Responsabilidade corporativa
	
	Comunicação e balanço social
	
	Recursos humanos
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 576229)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada empresa tem sua forma de tomar decisões, seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Escolha a alternativa que NÂO faz parte diretamente do processo de formação do caráter da empresa:
		
	
	as pessoas que fazem parte da empresa
	
	somatório de cada componente da empresa
	
	os iniciadores da empresa
	
	a alta direção da empresa
	 
	um bom programa de marketing
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 269259)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No exemplo dado em aula, segundo o qual uma companhia obriga seus funcionários a fazer exames de detecção de uso de drogas e álcool, visando a evitar acidentes operacionais, o dilema dos valores caracteriza-se pela dificuldade em se saber o que é ético. A partir dos conteúdos estudados, neste caso específico, a ética organizacional exige que a empresa dê prioridade:
		
	 
	Ao respeito à privacidade dos funcionários
	
	À lucratividade dos acionistas e investidores da empresa
	
	Aos usos e costumes vigentes nos países onde a empresa atua
	
	Aos acordos comerciais que regem a navegação internacional
	
	À prevenção de acidentes que geram prejuízos materiais
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 232235)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é o fundamento e a sustentação da Ética Ambiental (base cientifica)?
		
	
	A relação entre os produtores e os consumidores;
	
	A relação entre o mercado e os atravessadores
	
	A relação entre os produtores e os investidores;
	 
	O estudo da relação homem X natureza;
	
	O estudo da relação entre os empreendedores e os trabalhadores;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 659877)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Visando à conservação ambiental, os recursos não-renováveis devem ser utilizados somente na medida em que podem ser substituídos por um recurso equivalente renovável. Assinale o ÚNICO recurso renovável, dentre os listados abaixo:
		
	 
	Solo.
	
	Petróleo.
	
	Gás natural.
	
	Urânio.
	
	Carvão mineral.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 235182)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com nosso conteúdo, a organização americana Business for Social Responsability ( Negócios para Responsabilidade Social) o exercício da responsabilidade social por parte de uma empresa inclui:
		
	
	Direitos profissionais, sociais, governamentais, educacionais e dos consumidores.
	
	Direitos educacionais, trabalhistas, políticos, sociais e governamentais
	 
	Diretos ambientais, trabalhistas, fiscais, sociais e dos consumidores.
	
	Direitos familiares, profissionais, empresariais, imobiliários e mercadológicos.
	
	Direitos financeiros, de produção, fiscais, imobiliários e de propaganda
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 570522)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Balanço Social proposto pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e os indicadores ambientais, apesar de serem instrumentos distintos, buscam avaliar a incorporação dos princípios da ecoeficiência e da sustentabilidade socioeconômica pelas instituições. A respeito desse assunto está correto o que se afirma APENAS em:
		
	
	A atividade de maior importância a ser desenvolvida por empresas que atuam com responsabilidade social é a publicação do Balanço Social devido a sua obrigatoriedade legal.
	
	As atividades destacadas pelo Balanço Social e pelos indicadores ambientais servem para dar suporte aos projetos das instituições visto que elas refletem o engajamento das empresas com os objetivos do milênio, estabelecidos nas normas ISO 14000 e NBR 16000.
	
	No mundo corporativo, os relatórios de interesse público são aqueles referentes ao desempenho econômico das organizações. As demais atividades, principalmente aquelas relacionadas com aspectos sociais, dizem respeito apenas ao público interno.
	
	A decisão das instituições em se envolver ou não com aspectos socioambientais cabe a seus dirigentes, já que ainda não há cobrança do público com relação a esse tipo de atuação.
	 
	O Balanço Social busca dar destaque ao trabalho desenvolvido pelas instituições, com ênfase na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, sem ignorar a importância das dimensões econômica e ambiental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais