Buscar

Habib's: A Franquia Brasileira de Sucesso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: 
Administração Estratégica
	CURSO: 
Administração
	5º Período 
	PROFESSORA: 
Gabriela Góis
	Exercício
	DATA
Aluno (a): _____________________________________________________________
Após a leitura do trecho abaixo responda as questões que seguem.
Habib’s: A Franquia Genuinamente Brasileira
Quando a rede Habib’s inaugurou em 1988 sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São Paulo, certamente o mercado de alimentação não imaginaria o crescimento vertiginoso por qual o Habib’s iria trilhar nas últimas duas décadas, alcançando a marca atual de 305 endereços distribuídos pelo Brasil e 150 milhões de consumidores, o que colocou o Habib´s como a maior rede de fast food genuinamente nacional. Essa posição, resultado do nível de profissionalização que o Habib’s instituiu em seu segmento e das constantes e necessárias inovações operacionais, esteve sempre aliada ao trinômio de preços baixos, variedade e alta performance em qualidade nos produtos padronizados.
A política Habib’s de relacionamento com seus clientes e adequada ao bolso do brasileiro, trouxe, nesses 20 anos, um reconhecido sucesso junto ao consumidor brasileiro. A empresa apresenta números respeitáveis como 150 milhões de consumidores/ano, além de um patrimônio de 18 mil funcionários diretos, responsáveis por toda a operacionalização da marca e parte essencial do sucesso Habib’s.
O cardápio variado do Habib’s somados a uma política de preço baixo e vantagens ao consumidor fez com que o Habib’s vendesse 600 milhões de bib’sfihas em um único ano, elevando a bib’sfiha a categoria de produto mais vendido entre os fast food. É certo que não só as bib’sfihas, pratos árabes e doces sírios traduzem a aceitação do cardápio Habib’s, mas um mix de mais de 50 opções.
1) Descreva as seis forças do ambiente externo que influenciam a empresa do Texto acima e que devem ser continuadamente monitoradas. Não esqueça de apresentar também sua justificativa.
2) Explique, hipoteticamente, o processo de planejamento estratégico que a Habib’s pode ter realizado.
3) Explique o conceito de indústria (setor) e apresente as cinco forças de Porter.
4) Você concorda ou discorda com a frase que segue? Justifique. “A estrutura de qualquer empresa é determinante na escolha da estratégia organizacional. Isso ocorre por que não devemos desenvolver estratégias que a nossa estrutura não suporte.”

Outros materiais